Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde galera,

Já faz um tempo que estou com um problema que não consigo resolver, minha configuração é a seguinte:

- Asus Prime Z390-M Plus

- i5 9600k

- GTX 660
- Fonte Corsair CX 500
- SSD M2 XPG 256GB
- Water Cooler H55 Corsair[

Meu computador fica desligando com essa placa de video, então teste a placa de video em outros computadores e funcionou normal sem nenhum problema, então para resolver meus problemas peguei uma placa de video emprestado com um amigo uma GTX 650 é o PC voltou a funcionar normalmente. Depois de 1 mês de uso ele começou a reiniciar do nada as vezes durante jogos ou ate em uso normal e o problema ficou pior depois de ter instalado o SSD M2.

Gostaria de saber o que pode estar ocorrendo para ele estar desligando?
Estou pensando que pode ser a fonte que não esta aguentando? as vezes observo que a tensão chega ate 10.8v na 12v a 3.3 e 5v ficam normal.

Postado

@thiagobrg23 boa tarde e seja bem vindo, fonte só se for defeito nela, porque é uma fonte de qualidade e supre com uma folga enorme a necessidade da sua máquina, já deu uma olhada nos cabos, estão corretamente encaixados?, a memória também?, já deu uma olhada na temperatura do processador?, e outra se trocou de placa de vídeo deveria ter passado o DDU pra retirar restos de instalação da placa anterior, recomendaria também dar uma olhada na saúde desse seu hd.

Postado

A fonte tem capacidade para suprir a demanda dos componentes.

Pode acontecer é de já ter um tempo de utilização muito grande, e assim, estar fraquejando e pedindo arrego.

Postado

@thiagobrg23 como você fez a medida das tensões? Com um amperímetro ou multímetro? Não dá pra confiar 100% das medidas via software. Se for medida com o aparelho, elas realmente estão muito abaixo do limite mínimo. Você está usando a fonte ligada direto na tomada ou com um filtro de linha ou usa algum tipo de estabilizador/no-break?

Postado
Em 31/12/2019 às 16:27, marcelo-kayo disse:

@thiagobrg23 boa tarde e seja bem vindo, fonte só se for defeito nela, porque é uma fonte de qualidade e supre com uma folga enorme a necessidade da sua máquina, já deu uma olhada nos cabos, estão corretamente encaixados?, a memória também?, já deu uma olhada na temperatura do processador?, e outra se trocou de placa de vídeo deveria ter passado o DDU pra retirar restos de instalação da placa anterior, recomendaria também dar uma olhada na saúde desse seu hd.

A fonte e a gpu são os unicos componentes mais antigos que tenho o resto foi todo comprado esse ano. Os cabos estão ligados corretamente, a temperatura nao passa de 40° no processador. Quando ao DDU realmente não fiz, ate porque não conheço muito sobre isso. Quando ao HD eu dou boot pelo SSD que é novo.

adicionado 0 minutos depois
Em 31/12/2019 às 16:28, Openkore disse:

A fonte tem capacidade para suprir a demanda dos componentes.

Pode acontecer é de já ter um tempo de utilização muito grande, e assim, estar fraquejando e pedindo arrego.

Estou achando que pode ser pelo tempo mesmo, tenho ela a mais de 5 anos. porém gostaria de ter certeza antes de realizar a troca.

adicionado 3 minutos depois
Em 31/12/2019 às 16:36, GuilhermeGB disse:

@thiagobrg23 como você fez a medida das tensões? Com um amperímetro ou multímetro? Não dá pra confiar 100% das medidas via software. Se for medida com o aparelho, elas realmente estão muito abaixo do limite mínimo. Você está usando a fonte ligada direto na tomada ou com um filtro de linha ou usa algum tipo de estabilizador/no-break?

Via software o computador esta ligado a um filtro de linha, juntamente com o monitor.

adicionado 4 minutos depois
Em 31/12/2019 às 16:50, EderPezawm disse:

Faz um teste desligando na BIOS o Anti Surge.
Esta tensão de 12v ai esta muito baixa, por isso ela pode estar desligando. Aconselho a troca da fonte ou tentar consertar.

Vou realizar esse teste, quando fizer volto para informar os resultados.

Edit : Na minha versão de BIOS 2606, de 24/10/2019 não existe a opção de Anti Surge.

Postado

@thiagobrg23 seria bom alguém que entende medir com cuidado as tensões da fonte para ver se estão corretas só pra ter certeza, pois com eles valores o PC realmente não vai funcionar e você vai acabar danificando os componentes. Pode ser também que a placa-mãe está lendo as tensões erradas e desligando por segurança.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!