Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC dá tela preta e congela, depois reinicia


Posts recomendados

Prezados, estou com um problemão e venho buscar buscar a ajuda de vocês antes de levar a alguma assistência técnica, visto que, na maioria das vezes os problemas são solucionados.

 

O problema é o seguinte, simplesmente do nada, a tela congela, perde o sinal e reinicia (quando o reiniciamento automático está ativado) ou fica com a tela sem sinal (desligado) até apertar o botão de power/reset.

 

E ele não tem um padrão para acontecer, acontece jogando, navegando na web, no facebook etc. Um exemplo quando é em jogo, a tela congela, em seguida a tela fica preta e o monitor fica ligando e desligando (a luz do monitor fica azul, vermelho, azul, vermelho) o som do jogo fica tocando por um tempo também e depois para, depois aparece na tela a mensagem que está sem sinal e o monitor desliga, porém o cooler do processador continua girando normalmente.

 

Todas as peças do meu computador são novas com no máximo 1 mês, única peça usada é o HD e mais nada.

 

Processador: AMD Ryzen 3 2200G, Cooler Wraith Stealth, Cache 6MB, 3.5GHz (3.7GHz Max Turbo), AM4 - YD2200C5FBBOX

Placa-Mãe: Asus Prime A320M-K/BR, AMD AM4, mATX, DDR4

Memória RAM: 2x Corsair Vengeance LPX, 8GB, 2400MHz, DDR4, CL16, Preto - CMK8GX4M1A2400C16 (Totalizando 16GB)

Fonte: Bluecase 500W com Cabo e com Caixa - BLU500PFC

Gabinete: Gamer Warrior com Lateral em Acrílico e 3 Baias Internas, Preto - GA155

SSD: Adata SU650, 120GB, SATA, Leitura 520MB/s, Gravação 450MB/s - ASU650SS-120GT-R

HD: SAMSUNG HD 322GJ (Única peça usada que meu cunhado me deu de um antigo PC dele)

OS: Windows 10 Pro

 

Eu estou achando que pode ser a fonte por ser "genérica" e não ser 80plus ou até mesmo o HD por ser usado, já formatei, já desinstalei os drivers e instalei tudo novo, já verifiquei as temperaturas e estão normais, já deixei o cooler do processador no modo turbo pra justamente descartar a possibilidade de super aquecimento, o monitor que uso também é novo com no máximo 1 mês, o problema dá tanto usando HDMI como VGA, já utilizei alguns comandos para verificar a integridade dos arquivos do win para ver se não teria algum arquivo corrompido e também não deu nada. Eu já joguei a toalha e busco a ajuda de vocês para tentar resolver este problema porque não aguento mais, estou evitando ao máximo de ter que levar numa assistência técnica e for uma coisa boba/simples que eu possa resolver por conta própria.

 

Infelizmente eu não tenho peças sobressalentes pelo fato de ser meu primeiro computador de mesa depois de ANOS então não consigo testar com outra fonte, ou com outro HD etc.

Minha última esperança está aqui, fé.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phitz O problema com certeza é a fonte! Essa fonte é bem genérica e só tem carcaça "gamer". Ela não deve estar conseguindo entregar potência suficiente para sua máquina, causando os desligamentos. Evite comprar fontes de má qualidade, e mesmo que o problema não seja a fonte, compre uma nova.

Se for comprar uma fonte nova, compre pelo menos uma de 400w (de boa qualidade) que já irá alimentar perfeitamente seu pc.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phitz Isso tem cara de fonte vagabunda.

 

O ideal seria você pelo menos testar o seu pc com uma fonte de qualidade, algo como uma Corsair, XFX, Thermaltake, EVGA e Pcyes electro v2.

 

No caso de ter de comprar, precisa de uma fonte de no máximo 550W, seu pc não gasta mais que isso.

 

E também nunca use estabilizadores.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, jogador de Terraria disse:

@Phitz O problema com certeza é a fonte! Essa fonte é bem genérica e só tem carcaça "gamer". Ela não deve estar conseguindo entregar potência suficiente para sua máquina, causando os desligamentos. Evite comprar fontes de má qualidade, e mesmo que o problema não seja a fonte, compre uma nova.

 

1 minuto atrás, Elder Nauvirth disse:

@Phitz Isso tem cara de fonte vagabunda.

 

O ideal seria você pelo menos testar o seu pc com uma fonte de qualidade, algo como uma Corsair, XFX, Thermaltake, EVGA e Pcyes electro v2.

 

No caso de ter de comprar, precisa de uma fonte de no máximo 550W, seu pc não gasta mais que isso.

 

E também nunca use estabilizadores.

 

Antes de comprar as peças meu amigo falou exatamente a mesma coisa, pra não comprar essa fonte que era furada, que era melhor eu gastar um pouco mais e pegar uma 80 plus, não ouvi e agora estou tendo dor de cabeça zZz.

Vocês saberiam me dizer se uma fonte de 450w 80 plus poderia resolver o problema, mesmo tendo 50w a menos que a minha mas pelo fato dele ser 80 plus ela poderia ser mais forte que essa minha genérica e entregar energia o suficiente? Pois não tenho a intenção de fazer overclock e também não tenho placa de vídeo e não vou ter uma por no mínimo 1 ano até terminar de pagar o PC. Porque não consigo arrumar uma fonte mais forte pra fazer teste, o que tenho seria essa de 450w 80 plus do meu vizinho.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phitz 450W da conta sim, e se engana que ela é 50W mais fraca que a sua atual.

 

A sua atual é 100W mais baixa que a de 450W que essa por sua vez é cerca de 150W a mais.

 

A sua por ser genérica sofre para entregar os 450W, então deve entregar pelo menos 400.

 

Já uma boa de 450 vai entregar mais que isso.

 

É só pegar uma fonte de marca boa, exemplo a CX450.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phitz Uma fonte 80 plus qualquer não é o suficiente! o selo 80 plus atualmente não vale nada. Várias marcas vagabundas usam esse selo para enganar o consumidor. E o importante não é ter o "80 plus" e sim a fonte ter qualidade. 80 plus se resume à eficiência energética, ou seja, só irá gastar menos energia.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, elivelton0 disse:

Estamos deduzindo que você não alterou nada no setup amigo, se você fez qualquer alteração ou não formatou o pc, pode ser um dos problemas, reseta a bios ou se não formatou, formate do 0.

Não fiz nenhuma alteração, únicas coisas que fiz foi atualizar a BIOS, remover os drivers antigos e instalar os novos direto do site da AMD e da ASUS. Não fiz e nem irei fazer overclock, do jeito que veio, eu só montei, instalei o SO e atualizei tudo. E sobre formatar, já formatei 7 vezes e o problema continuou, irei formatar pela 8 vez agora pra realizar o teste com outra fonte pra ter certeza.

 

17 horas atrás, Elder Nauvirth disse:

@Phitz 450W da conta sim, e se engana que ela é 50W mais fraca que a sua atual.

 

A sua atual é 100W mais baixa que a de 450W que essa por sua vez é cerca de 150W a mais.

 

A sua por ser genérica sofre para entregar os 450W, então deve entregar pelo menos 400.

 

Já uma boa de 450 vai entregar mais que isso.

 

É só pegar uma fonte de marca boa, exemplo a CX450.

Vou pegar agora uma fonte de 450w 80 plus da PcYes do meu amigo, sei que não é uma marca tão boa, mas já é melhor que bluecase e também é o que tenho no momento para testar, se der ruim vou precisar correr atrás de alguém que tenha uma melhor.

 

17 horas atrás, jogador de Terraria disse:

@Phitz Uma fonte 80 plus qualquer não é o suficiente! o selo 80 plus atualmente não vale nada. Várias marcas vagabundas usam esse selo para enganar o consumidor. E o importante não é ter o "80 plus" e sim a fonte ter qualidade. 80 plus se resume à eficiência energética, ou seja, só irá gastar menos energia.

Eu sinceramente não sabia disso sobre 80 plus, sou um pouco leigo nisso, eu acreditava que o 80 plus representava uma maior qualidade, White, Silver, Bronze, Titanium etc. Referente a qualidade, teria como saber qual tem e qual não tem? Isso sem se basear por marcas mas por algum tipo de especificação, porque pode existir uma marca pouco conhecida que seja tão boa quanto uma da Corsair por exemplo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Elder Nauvirth disse:

@Phitz Pcyes é marca boa sim, as melhores são as electro v2.

 

Estou utilizando agora a fonte da PcYes Electro v2 450w, formatei o computador, coloquei o Win 10 Home porque já tenho uma key digital para não precisar fazer gambiarra pra ativar, deixei o Windows Update baixar tudo que precisava, reiniciei o PC, coloquei em Alto Desempenho nas Opções de Energia, baixei apenas o League of Legends, CCleaner, CPU-Z, Chrome e a Steam, meu PC é ligado em um filtro de linha e esse filtro é ligado diretamente na tomada e não atualizei nenhum driver ainda e quando estava mexendo no Chrome aconteceu o mesmo problema... Eu sinceramente não sei mais o que fazer, já estou dormindo mal e indo trabalhar igual um zumbi a 1 mês por causa desse problema. Existe uma remota possibilidade do problema estar na instalação do Windows? O ISO eu baixei direto da Microsoft mas usei um programa para tornar meu pendrive bootavel, não sei se pode ser isso o problema, ou se pode ser o pendrive, ou se pode ser até mesmo a placa-mãe ou o HD visto que já é usado. Como todas as peças tem garantia, estou pensando seriamente em mandar tudo pra garantia.

Obs: Foram todos comprados na Kabum.

Obs²: Vou desinstalar os drivers de vídeo que vem padrão e instalar o mais recente pelo site da AMD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phitz Bem difícil ser todas as peças ou o Windows, desconfio da sua ram.

 

Eu tinha memória RAM da Corsair também e tive de trocar por conta de tela azul, no site da placa-mãe te lista de rams testadas e ela não constava lá, vale a pena ver isso também.

 

Pelo menos eliminamos o problema em fonte.

 

Pela lista de programas que baixou, tirando o CCleaner que não presta pra nada, baixou praticamente o básico.

 

CCleaner digo que não presta pra nada porque programas de limpeza são tudo furada, não funciona de fato, você está sendo enganado usando ele, igual quando comprou a outra fonte, foi enganado também.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Elder Nauvirth disse:

@Phitz Bem difícil ser todas as peças ou o Windows, desconfio da sua ram.

 

Eu tinha memória RAM da Corsair também e tive de trocar por conta de tela azul, no site da placa-mãe te lista de rams testadas e ela não constava lá, vale a pena ver isso também.

 

Pelo menos eliminamos o problema em fonte.

 

Pela lista de programas que baixou, tirando o CCleaner que não presta pra nada, baixou praticamente o básico.

 

CCleaner digo que não presta pra nada porque programas de limpeza são tudo furada, não funciona de fato, você está sendo enganado usando ele, igual quando comprou a outra fonte, foi enganado também.

 

Por incrível que pareça ao pesquisar no google cai num post seu de agosto de 2018 com o mesmo problema que o meu, até os problemas de tela azul, e você tinha o mesmo setup que o meu atualmente, mesmo processador, mesma placa-mãe, e mesma memória ram, a única diferença é que uso dois pentes de 8GB e fui consultar o modelo da memória e realmente não consta a CMK8GX4M1A2400C16, só consta a do modelo CMK8GX4M1A2400C14. Se no seu caso resolveu, o meu com absoluta certeza vai resolver também, o problema agora é o seguinte, eu comprei pela Kabum, o prazo de arrependimento já se passou, eu não sei se eles poderiam fazer a troca das duas memórias por outras duas que sejam compatíveis e que seja do mesmo valor, ou até mais barato, não me importo, sendo compatível e tendo a mesma frequência tá ótimo. Porque se eu não conseguir trocar essas memórias eu simplesmente me lasquei de verde e amarelo, eu não tenho condição alguma no momento de investir em outras 2 memórias de 8GB, já estou com a dívida do PC pra pagar e sou muito cabreiro em trocar essas duas memórias em outras 2 memórias com outra pessoa, até porque eu zelo as minhas coisas, mas não sei se essa outra pessoa tem o mesmo cuidado entende? Eu precisaria de uma solução que eu não precisasse ter que gastar dinheiro, até porque operador de telemarketing recebe mal de mais pra se enfiar em mais dívida hahaha. E vamos supor na situação que eu tenha que trocar a memória da mesma forma que você fez, como irei saber qual é compatível? Porque pelo que vi a sua também não consta naquela listagem.

 

E sobre o CCleaner eu só uso ele pra reparar os registros mesmo e nada mais. E a fonte o meu amigo vai deixar comigo até eu ter condição de poder comprar uma fonte igual a dele ou melhor então nisso eu estou mais tranquilo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phitz Vai ter que aturar esse problema até poder comprar outro módulo de ram de 8gb, mesmo que seja apenas 1 para trocar as suas.

 

E para saber a compatibilidade, tem a lista no site do fabricante da placa-mãe, ela é para ser usada como base, e sim, a minha ram atual não consta lá, mas tem uma outra quase igual, muda 1 digito se não me engano, mas acredite, a minha não dá problemas se ela desse algo, já teria trocado.

 

E veja bem, provavelmente você pode ter caído em um tópico meu antigo sobre Vídeo TDR Failure no meio dessas pesquisas, onde eu só descobri o que poderia ser o problema quando fui pesquisar em fórum americano.

 

Sei bem como é o salário de um operador de telemarketing, cerca de uns 900 e pouco + VA ou VR + passe(caso precise de ônibus para ir até a empresa), e ainda tem que fazer o possível para não ser demitido por justa causa, trabalhei como operador, mas fiquei só na experiencia, pelo menos consegui ao menos aprender algo e ter a experiencia que é totalmente diferente do que muitos empregadores dizem, que seria só cobranças, pelo menos o meu não era de cobranças.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

@Phitz Vai ter que aturar esse problema até poder comprar outro módulo de ram de 8gb, mesmo que seja apenas 1 para trocar as suas.

 

E para saber a compatibilidade, tem a lista no site do fabricante da placa-mãe, ela é para ser usada como base, e sim, a minha ram atual não consta lá, mas tem uma outra quase igual, muda 1 digito se não me engano, mas acredite, a minha não dá problemas se ela desse algo, já teria trocado.

 

E veja bem, provavelmente você pode ter caído em um tópico meu antigo sobre Vídeo TDR Failure no meio dessas pesquisas, onde eu só descobri o que poderia ser o problema quando fui pesquisar em fórum americano.

 

Sei bem como é o salário de um operador de telemarketing, cerca de uns 900 e pouco + VA ou VR + passe(caso precise de ônibus para ir até a empresa), e ainda tem que fazer o possível para não ser demitido por justa causa, trabalhei como operador, mas fiquei só na experiencia, pelo menos consegui ao menos aprender algo e ter a experiencia que é totalmente diferente do que muitos empregadores dizem, que seria só cobranças, pelo menos o meu não era de cobranças.

 

Já me conformei com a situação, até o momento que respondi anteriormente o PC não deu problema, porém eu ainda vou fazer mais 2 testes se acontecer, o primeiro seria de usar sem o HD e só o SSD, e o segundo seria abaixar a frequência da memória para 2133.

Caso não dê jeito mesmo, o jeito vai ser aceitar, tentar vender pra alguém e comprar outro par novo, A minha memória também mudou um digito e deu ruim hahaha mas vou levar como base mesmo a listagem e eu já vi que na Pichau tem a memória C14, caso eu consiga vender, já vou pegar de lá mesmo quando chegar o estoque.

Provavelmente foi neste tópico mesmo do Vídeo TDR, o engraçado é que eu já rodei a internet inteira e nunca tinha encontrado esse tópico, bizarro.

Pois é, é uma rotina puxada e estressante, eu tive que trabalhar e economizar muito pra montar esse PC, já passei por 3 produtos e sobrevivi a muitas ban waves que teve lá, mas hoje em dia posso dizer que esta mais "tranquilo" porém o salário não corresponde ao trabalho realizado, mas a experiência e o que se aprende trabalhando nessa área é algo que de fato vai te servir na vida, desde já agradeço muito a sua ajuda e as dos demais que comentaram, sem vocês eu estaria até agora sem saber o que fazer, pelo menos agora, eu tenho um norte e uma possível causa e solução do problema. 

O problema ainda não foi resolvido, caso volte a desligar (provavelmente) ou dar uma BSOD irei retornar e comentar.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phitz Bom se de fato acabou caindo no meu tópico, fiz o teste de reduzir para 2133Mhz e falhou também.

 

Eu atualizei BIOS, formatei, atualizei Windows, atualização de drivers, atualizar jogo(inútil, afinal o lol tá sempre atualizado) e até rodei programa para saber se a memória ram estava com problema.

 

Todos os passos falhou.

 

A solução foi mesmo a compra da ram.

 

E vale a pena procurar em outras lojas também, nem sempre vai ter em uma loja fixa como a Pichau por exemplo, eu já tinha visto uma HyperX na Pichau que tinha preço bom, mas esgotou.

 

Uma ótima ideia é pegar pelo menos 1 se não puder pagar logo 2 de uma vez só.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Atualizando a situação: Para ter certeza, levei o gabinete em uma "assistência técnica", e falei do problema que estava acontecendo, do monitor perder sinal, tudo congelar porém o cooler do processador continuar girando normalmente e pedi para que o mesmo testasse com uma outra memória pois informei que teria 99% de certeza que seria incompatibilidade, e então o rapaz diz ter realizado vários testes, na memória, placa-mãe, hd, ssd, processador e todas estavam OK, deixou o PC ligado por mais de 6 horas e o problema não ocorreu, disse também que ligou meu PC numa fonte de 300W que ele usa na bancada porém não me mostrou qual seria fonte e também não me informou Marca/Modelo. Então este "profissional" me informou que o problema com certeza seria a fonte, pelo fato de ser uma fonte vagabunda (Bluecase 500w) e que as memórias estavam OK porém me informou que só utiliza memórias da HyperX quando monta PC com A320M e queria me empurrar uma fonte da KCAS 400w por 290 talkeis, falei que no momento não poderia comprar e levei o PC de volta pra casa sem pagar nada (pelo menos não me cobrou nada). E então, no dia 20/01/2020 eu resolvi comprar uma outra fonte (até porque iria precisar comprar outra fonte de qualquer forma por ter comprado uma fonte bomba), e hoje 21/01/2020 a fonte chegou, uma Corsair CX450W. Coloquei ela, e depois de um tempo, deu o mesmo problema, dessa forma, conclui que o problema é 100% incompatibilidade das memórias com a placa-mãe.

 

Obs: Estou montando praticamente o mesmo setup que o seu @Elder Nauvirth, com a diferença que a sua é uma CX500 e as memórias ram eu coloquei a venda, quando eu concluir a venda irei pegar 2 de 8GB igual a sua ou então 2 de 8GB da Corsair mesmo do final C14 que tem na Pichau e está mais em conta. Quando eu conseguir pegar as novas memórias irei voltar para dar meu feedback (espero que seja o último) e dar um ultimato nesse problema.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phitz Que "técnico" esse, ligar seu pc em uma fonte de 300W e que possivelmente é vagabunda.

 

Quanto a memória ram, pega igual a minha, mesmo que o preço seja maior, vai valer mais a pena e acaba de vez a dor de cabeça.

 

Eu tinha uma corsair e dava problemas, ai troquei para essa da HyperX.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

@Elder Nauvirth Voltando pra atualizar a situação e graças a Deus é a última. Eu comprei 2x 8GB da Ballistix (Memoria Crucial Ballistix Sport AT 8GB (1x8) DDR4 2666MHz Cinza, BLS8G4D26BFSTK) mesmo este modelo não aparecendo na lista das memórias da placa-mãe, no site da Crucial diz que ela é 100% compatível então fui la e comprei e os problemas finalmente foram resolvidos.

 

Gostaria de te agradecer pela ajuda pois se não fosse o seu comentário e a dos demais que também comentaram eu nunca iria imaginar que seria a memória e mais uma vez Clube do Hardware botando pseudos técnicos de informática pra mamar.

 

Obrigado!

 

Problema resolvido, podem fechar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...