Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Compensa trocar o processador e outras peças nesse caso?


Posts recomendados

Boa tarde galera! Então, em agosto de 2015 eu montei um PC com um Intel Core i5-4440 com 8gb de RAM e 1TB de HD. A placa de video eu acabei tendo que trocar no ano seguinte, e tenho até hoje uma GeForce GTX 750 Ti 2GB, juntamente com os outros hardwares citados antes. Acontece que eu tenho percebido meu computador cada vez mais lento e tendo engasgos pra funções "normais", como usar o navegador, redes sociais, com algumas abas abertas, pra usar aplicativos como Spotify, uTorrent e etc, isso mesmo depois de eu formatar. Mas pra jogar, geralmente é de boassa com a placa de video que eu tenho. Então eu acabei decidindo que quero dar um upgrade no meu pc em todas as peças principais, menos na placa de vídeo. Já que aparentemente ela ta cumprindo bem seu papel pros meus jogos.

Eu to querendo comprar um Processador Intel Core i5-9400F Coffee Lake, adicionar mais uma memória RAM de 8gb pra eu ter 16gb no total, adicionar um SSD de 240gb e reinstalar todo o sistema dentro dele, e, claro, comprar uma placa-mãe nova pra ela se adequar melhor a tudo isso novo que vou comprar. Vocês acham que vale a pena e que vai me livrar desses engasgos? Acredito que o SSD vá ajudar bastante. 

O processador que eu citei, não possui placa de vídeo integrada, mas não faz diferença já que eu possuo uma placa de video offboard, certo? 
Desculpa qualquer errinho aí, não sou tão expert no assunto quando se trata de hardware então queria saber a opinião de vocês xD 
Mais pra frente, provavelmente final desse ano, pretendo dar um upgrade na placa de vídeo também pra ficar "completão". Mas por enquanto queria trocar só isso aí. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@freimanmatheus Boa tarde

Já que pretende trocar de plataforma, recomendo que migre para a AMD, que te irá oferecer mais longevidade, desempenho e possibilidade de upgrades futuros. Qual seria o seu orçamento total pra gastar nos componentes? Irá reaproveitar quais peças?

Qual a resolução e a taxa de atualização do seu monitor? 

Se puder, cite também os jogos que irá jogar. Isso influenciará na escolha final dos componentes. 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, pelo visto seu processador está dando um engasgo nos usos normais, então eu te recomendo um Ryzen em vez do I5-9400F ele é bem melhor em funções de multi-tarefas, usar vários programas ao mesmo tempo, e eles nos jogos não costumam atingir 100% o que o i5-9400f está fazendo, pois o i5-9400f tem 6 núcleos e 6 threads, enquanto os Ryzen tem 6 núcleos e 12 threads, o dobro. Então recomendo um Ryzen 5 2600/3600 + B350/B450, vai valer mais a pena.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GenesisG7 Comprando essas peças que eu disse, o total vai ficar 1700.
Eu por enquanto jogo numa tv HD com mera resolução de 720p. Eu pretendo comprar um monitor full hd junto com a placa de video no final do ano.

adicionado 2 minutos depois

@julia2123 Eu sou mais leigo ainda quando se trata de processadores da AMD. Ele é realmente melhor que o da Intel nesse caso? Dei uma rapida pesquisada aqui, e achei esse aqui na Kabum que ta com um preço bem parecido com o da Intel que eu ia comprar ->  https://www.kabum.com.br/produto/95563/processador-amd-ryzen-5-2600x-cooler-wraith-spire-cache-19mb-3-6ghz-4-25ghz-max-turbo-am4-sem-video-yd260xbcafbox?gclid=CjwKCAiA0svwBRBhEiwAHqKjFpGYucuL5sGnHazb2Hr_asLU_Xbb7oy6l5bYoUJQRlxUHCkJlZg1thoCaaEQAvD_BwE

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@freimanmatheus os processadores da AMD estão realmente dando um show atualmente. 

 

7 minutos atrás, julia2123 disse:

Então, pelo visto seu processador está dando um engasgo nos usos normais, então eu te recomendo um Ryzen em vez do I5-9400F ele é bem melhor em funções de multi-tarefas, usar vários programas ao mesmo tempo, e eles nos jogos não costumam atingir 100% o que o i5-9400f está fazendo, pois o i5-9400f tem 6 núcleos e 6 threads, enquanto os Ryzen tem 6 núcleos e 12 threads, o dobro. Então recomendo um Ryzen 5 2600/3600 + B350/B450, vai valer mais a pena.

 

Vai nisso que a amiga aí falou que vai dar certo. Quantos Mhz tem a memória de 8gb que você já tem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, freimanmatheus disse:

@GenesisG7 Comprando essas peças que eu disse, o total vai ficar 1700.
Eu por enquanto jogo numa tv HD com mera resolução de 720p. Eu pretendo comprar um monitor full hd junto com a placa de video no final do ano.

adicionado 2 minutos depois

@julia2123 Eu sou mais leigo ainda quando se trata de processadores da AMD. Ele é realmente melhor que o da Intel nesse caso? Dei uma rapida pesquisada aqui, e achei esse aqui na Kabum que ta com um preço bem parecido com o da Intel que eu ia comprar ->  https://www.kabum.com.br/produto/95563/processador-amd-ryzen-5-2600x-cooler-wraith-spire-cache-19mb-3-6ghz-4-25ghz-max-turbo-am4-sem-video-yd260xbcafbox?gclid=CjwKCAiA0svwBRBhEiwAHqKjFpGYucuL5sGnHazb2Hr_asLU_Xbb7oy6l5bYoUJQRlxUHCkJlZg1thoCaaEQAvD_BwE

 

Te dar uma dica, se quiser promoções recomendo o pelando, cria um alerta e o pessoal posta muitas promoções boas. 

 

https://www.terabyteshop.com.br/produto/9264/processador-amd-ryzen-5-2600-34ghz-39ghz-max-turbo-yd2600bbafbox-r2l-six-core-16mb-cooler-wraith-stealth-imp?gclid=CjwKCAiAis3vBRBdEiwAHXB29Nw3Gjh6JKCPBxIeNWZU8l2Ay5dk2P8-1GXSBob5to5loAtru5blJRoC2qgQAvD_BwE&p=232410&utm_source=pelando

Esse tá mais barato inclusive, mas não é o x.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@freimanmatheus

O 2600X do link que mandou não vale a pena por aquele preço. Quanto à memória RAM, terá que comprar módulos que sejam DDR4, como esta: https://www.pichau.com.br/memoria-team-group-t-force-vulcan-8gb-1x8-2666mhz-ddr4-vermelho-tlred48g2666hc18h01... Compre um módulo e depois o outro, caso ultrapasse o seu orçamento. 

 

Em relação à placa-mãe, pegue a Gigabyte GA AB350M DS3H V2 // Biostar B450GT3 // Asrock B450M Steel Legend (a melhor entre as 3, porém, mais cara). 

 

SSD, recomendo o Crucial BX500 240GB. 

 

Qual a marca e modelo da fonte que possui? A fonte é o componente mais importante do PC. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GenesisG7 Acho que vou comprar o Ryden 5 3600 que ta com um preço ótimo!
Quanto a RAM, vou comprar um agora, e outro mais pra frente também pra não ficar tão caro pra mim, já que aparentemente eu vou ter que gastar um pouco mais com o processador em relação ao da Intel.
A placa-mãe eu já planejava pega essa da Gigabyte.
Quanto ao SSD, eu ia pegar uma XPG S11 Pro de 256gb. Você acha que devo pegar esse que é logo a melhor, ou a que você mencionou já é mais que o suficiente pro resto das especificações? 
Quanto a fonte, eu tive que trocar uma vez e a loja recomendou a BLU 500 ATX 500W por ser mais em conta na época. Mas dependendo eu posso trocar a fonte mais pra frente também.

adicionado 2 minutos depois

@gutopereira Eu tinha realmente esquecido dessa parte do DDR4. De qualquer maneira, vou ficar só com 8GB por enquanto e depois boto outra pra nao fugir tanto do meu orçamento.

adicionado 2 minutos depois

@julia2123 Brigadão pelas indicações!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
5 minutos atrás, freimanmatheus disse:

Quanto ao SSD, eu ia pegar uma XPG S11 Pro de 256gb. Você acha que devo pegar esse que é logo a melhor, ou a que você mencionou já é mais que o suficiente pro resto das especificações?

Se o seu uso for básico (navegação na internet e jogos), pegue o Crucial BX500 240GB mesmo. Fica à seu critério... 

 

5 minutos atrás, freimanmatheus disse:

Quanto a fonte, eu tive que trocar uma vez e a loja recomendou a BLU 500 ATX 500W por ser mais em conta na época. Mas dependendo eu posso trocar a fonte mais pra frente também.

Sua fonte seria esta?: https://www.kabum.com.br/produto/101442/fonte-bluecase-blu-500-e-atx-500w-com-cabo-blu500ecase

Se sim, ela é de PÉSSIMA qualidade e pode colocar os seus componentes em risco. Recomendo que troque-a. 

Uma Super Flower Bronze King 450W/500W ou uma Corsair CX550 são bem mais que suficientes para te suprir e são ótimas escolhas. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GenesisG7 Acho que minha fonte é essa mesmo. Tem algum problema se eu trocar ela apenas mais pra frente, no final do ano? Já to extrapolando até demais meu orçamento por enquanto huauha 
E meu uso é mais pra navegação e jogos mesmo. Nao costumo jogar jogos TÃAAO pesados porque geralmente deixo essa função pro PS4 kkk A Crucial BX500 seria o suficiente então?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
6 minutos atrás, freimanmatheus disse:

A Crucial BX500 seria o suficiente então?

Sim.

 

6 minutos atrás, freimanmatheus disse:

Tem algum problema se eu trocar ela apenas mais pra frente, no final do ano? 

Recomendo que troque primeiro a fonte pra depois comprar as outras peças, pois essa poderá danificá-los. Fica por sua conta e risco...

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GenesisG7 Antes, todos os produtos que eu queria haviam dado R$ 1917. Mas pesquisando bem aqui, consegui tudo que você sugeriu por R$ 1954, MENOS a fonte. Mas peguei o R5 3600, a placa-mãe da Gigabyte, 2 RAMs de 8GB e o SSD da Crucial de 240GB
Eu infelizmente vou deixar a fonte pra depois, mas vou tentar comprar bem antes. Talvez mês que vem eu compre ela.
Mas obrigadão pela ajuda viu :) @GenesisG7 Só mais uma pergunta... Por quanto você acha que consigo vender meu processador i5-4440, minha placa-mãe Gigabyte GA-H81M-H e uma RAM DDR3 de 8GB? Dependendo do retorno que eu conseguir vendendo essas peças, eu consigo comprar a fonte o mais rápido possivel.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...