Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade para gastar menos energia elétrica (Trabalho e Jogos)


Posts recomendados

Olá, peço a ajuda de vocês para ver se é viável atualizar os dois computadores aqui de casa para que tenha uma redução no custo da energia elétrica. Desde já agradeço a toda ajuda.

Moro com minha namorada, somente nos dois. Ambos trabalhamos em casa com desenho digital e ficamos com os computadores ligados de 12h a 16h diárias.
As configurações dos nossos computadores são:

Meu:
AMD FX-6300 Black Edition
4GB DDR3 1300mhz
4GB DDR3 1600mhz
RX 550 Gaming 2GB GDDR5 RX550 OC
1 SSD 120gb
1 HD 1TB
1 HD 500GB
1 HD 320GB

Dela:
AMD FX-6300 Black Edition
8GB DDR3 1600mhz
GTX 750 Ti 2GB DDR5 128Bits
1 HD 1TB
1 HD 500GB

Atualmente estamos pagando entre R$220 a R$260 por mês de energia elétrica. Esse ultimo mês o consumo foi de 292kWh. Não temos televisão, não temos ar condicionado. Somente ficamos com as coisas básicas ligadas, além de um ventilador. Eu acho que esse valor está um pouco alto, então desconfio fortemente que seja pelos nossos computadores.

É viável atualizarmos os nossos computadores para uma geração mais recente, visando diminuir os custos futuros de energia elétrica? Se for, qual seria a configuração? Grande parte do tempo que ficamos no computador estamos trabalhando, mas também jogamos as vezes. Não vejo necessidade de um upgrade das placas de video para mais potencia, já que trabalhamos com desenhos 2D e não modelagem 3D, somente se atualizar as placas de video for viável para a redução dos custos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual a marca e modelo das fontes? O upgrade mais simples e significativo que dá pra fazer pra diminuir o consumo é trocar as fontes por melhores, mais eficientes, especialmente se as suas forem genéricas/bomba. Mas também não espere milagres, estamos falando de algo como 10~20% de economia no consumo dos PCs.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @BunnyBug ! Seja bem-vindo ao Fórum do Clube do Hardware!

 

Os dois computadores são montados com base numa plataforma que foi descontinuada pela AMD. Dessa forma, qualquer upgrade implicaria em necessariamente trocar placa-mãe, processador e memórias RAM. É fato que praticamente todos processadores mais modernos consomem menos energia (e entregam mais performance) do que os FX.

 

O TDP do FX 6300 é 95W enquanto do Ryzen 5 2600, por exemplo, é 65W. O TDP não é o consumo exato do processador (que inclusive varia bastante) mas é uma boa estimativa do consumo máximo (quando em 100% de uso) da CPU. Calculemos com as premissas:

- 2 pcs trabalhando a todo vapor;

- 16h/dia;

- 30 dias/mês;

- 0,03 KW/h (30W de diferença)

- 0,65 R$/KWh (preço do KWh)

A economia seria da ordem de 18 reais (apenas multiplique todos os valores).

 

A placa de vídeo dificilmente será o ofensor, uma vez que ambas possuem perfil de baixo consumo.

 

Não me entenda mal, como entusiasta eu recomendo que troque de plataforma em nome da qualidade de vida! Mas não se anime muito com relação a economia de energia mesmo modernizando as máquinas hehehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BunnyBug como dito pelo @Shaman93, a melhor forma a princípio é usar fontes mais eficientes, se as suas já não forem. Trocar a plataforma terá um impacto na sua conta de luz também, pois tudo hoje consome menos do que na época dos FX. Ainda sim, como mencionado pelo @Openkore, não compensa um upgrade completo se esse for o único fator que o fez decidir pelo upgrade. Se desejar maior desempenho e essa for sua prioridade, aí sim concordo que vale a pena trocar tudo, e de quebra reduzir a conta de luz.

 

Uma coisa que muitas pessoas não sabem é que o gerenciamento de energia do windows muitas vezes é o vilão da conta alta. Usuários comumente, por desinformação, selecionam a opção de energia "alto desempenho", na expectativa de que isso aumentará o desempenho da máquina. A verdade é que isso apenas previne que o processador reduza seu desempenho quando ocioso, o que é um recurso que visa justamente economizar energia. O correto sempre é deixar no modo "equilibrado". Isso associado à configuração correta do tempo para iniciar o modo de suspensão do computador podem impactar bastante o consumo.

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@BunnyBug como dito pelo @Shaman93, a melhor forma a princípio é usar fontes mais eficientes, se as suas já não forem. Trocar a plataforma terá um impacto na sua conta de luz também, pois tudo hoje consome menos do que na época dos FX. Ainda sim, como mencionado pelo @Openkore, não compensa um upgrade completo se esse for o único fator que o fez decidir pelo upgrade. Se desejar maior desempenho e essa for sua prioridade, aí sim concordo que vale a pena trocar tudo, e de quebra reduzir a conta de luz.

 

Uma coisa que muitas pessoas não sabem é que o gerenciamento de energia do windows muitas vezes é o vilão da conta alta. Usuários comumente, por desinformação, selecionam a opção de energia "alto desempenho", na expectativa de que isso aumentará o desempenho da máquina. A verdade é que isso apenas previne que o processador reduza seu desempenho quando ocioso, o que é um recurso que visa justamente economizar energia. O correto sempre é deixar no modo "equilibrado". Isso associado à configuração correta do tempo para iniciar o modo de suspensão do computador podem impactar bastante o consumo.


Seu segundo parágrafo é nada menos que perfeito.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BunnyBug  saindo da questão específica dos PCs, você deveria investigar a sua instalação elétrica. Fiação antiga, fusíveis em vez de disjuntores, muitos circuitos em cada disjuntor, tudo isso tem muito impacto no gasto de energia. Aqui em casa, um prédio de 1956, fiz uma reforma interna na fiação há uns seis anos e ganhei uma bela economia. Este ano que passou o prédio modernizou a fiação comum e deu outra melhorada.

Também olhe com atenção para seus eletrodomésticos, pois as demandas de energia de uma geladeira antiga ou uma máquina de lavar antiga são muito maiores que as atuais.

Outra economia muito simples e que pode não ser desprezível é a quantidade de aparelhos que ficam em standby na sua casa. Tá, um forno de microondas em standby gasta pouquinho, mas ele fica em standby só pra você ver o relógio rsss! Aí multiplique isso por TVs, telefones, modens, máquina de lavar, sei lá mais o quê e o gasto pode ficar perto do que os colega sugerem que seria a economia com os pcs!

Por último, se seu chuveiro é elétrico, pensa na possibilidade de trocar por chuveiro a gás, que além de tudo é um upgrade fabuloso em qualidade de vida rsss.

Eu sei que todas essas coisas que sugeri são caras, mas um upgrade de dois pcs também não é nada barato. E se a questão for modernizar sua rede elétrica você também estará aumentando a segurança da sua casa!

Desculpe se nada disso se aplicar, mas minha experiência pessoal e com amigos é que a gente sempre esquece de pensar na estrutura de onde mora!

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods  é isso aí! Mencionei os standby porque há alguns (como o microondas que citei) que é só parar um minuto pra pensar e ver que não tem sentido rsss. Se for para fazer a rapa na casa tda toma tempo mesmo!

 

@gutopereira eu entendo seu ponto de vista, mas trabalhar com desenho digital em notebook me parece muito sofrimento. Eu não gosto nem de ficar escrevendo longamente com aquela telinha, aquele tecladinho e o pescoço torto rssss Questão de gosto, talvez!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, Arutha disse:

é isso aí! Mencionei os standby porque há alguns (como o microondas que citei) que é só parar um minuto pra pensar e ver que não tem sentido rsss. Se for para fazer a rapa na casa tda toma tempo mesmo!

Se eu fosse construir uma casa para mim, faria o circuito de forma que pudesse ter as chaves dos aparelhos que podem ser desligados separada das do que não podem. Casa já montada é um transtorno, e mesmo usando filtro clamper em todos os meus aparelhos eu ainda teria que gastar um baita tempo. Para viajar eu concordo, desliga tudo mesmo, mas no dia a dia não rola.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado a todas as respostas!

@Shaman93 A da minha namorada é uma Fonte PCYES Electro V2 430W 80 Plus Bronze, a minha infelizmente não lembro o modelo, somente lembro que é uma Cougar 500w

@Hanner Otima explicação. Vi que realmente não vale a pena para economizar energia. Mesmo que parcele tudo em 12x, vai demorar muito mais que um ano para "começar a valer a pena". Mas caso eu queira realmente um upgrade, você acha que um setup montado com um Ryzen 5 2600, seria o melhor custo-beneficio? Levando em conta que não quero aumentar os gastos de luz kkkk

@WOZ Dods Verifiquei aqui e ambos os computadores estão no modo "equilibrado". Sobre atualizar o setup, estou estudando se realmente precisamos de um upgrade e quanto que ficaria um setup que supra as nossas necessidades e que fique alguns anos na família, sem dar dor de cabeça. Estou aberto a sugestões kkkk.

@Arutha Boa dica. Então, atualmente moramos em um kitnet que tem mais ou menos 20 anos de idade. Estamos aqui a menos de um ano, e uma coisa que eu percebi foi que, quando ligo o meu computador a luz fica mais fraca. Já aconteceu também do relógio de luz desligar a parte elétrica do banheiro enquanto eu usava o chuveiro. Teria que fazer uma revisão geral na parte elétrica desse kitnet, mas é alugado. O negocio é tentar convencer a imobiliária a fazer uma revisão aqui, vamos ver. Sobre o standby, só fica nele o micro-ondas, mas ele fica com tudo apagado em um modo chamado ECO.

@gutopereira Não me dou bem com notebooks. Já quebrei alguns. Mas obrigado!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, BunnyBug disse:

Verifiquei aqui e ambos os computadores estão no modo "equilibrado". Sobre atualizar o setup, estou estudando se realmente precisamos de um upgrade e quanto que ficaria um setup que supra as nossas necessidades e que fique alguns anos na família, sem dar dor de cabeça. Estou aberto a sugestões kkkk.

Antes de tudo, qual é a finalidade? Jogos? Uso cotidiano (internet, word, excel)? 

Além disso, qual é o orçamento? 

Diga também quais componentes já possui (se possível marca e modelo de cada) para determinarmos o que valerá a pena para você.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BunnyBug  se a luz fica mais fraca quando liga o computador é preocupante! Eu não sei a condição que você tem de negociar com a imobliária. Meu ap também é alugado e resolvemos fazer a reforma porque o quadro de luz ainda usava fusíveis. Liguei para o proprietário, disse que isto era um incêndio esperando acontecer e negociamos: fiz a reforma, passei o valor pra ele e descontamos do aluguel em algumas prestações. Eu não entendo de lei, mas tenho a impressão de que elétrica é uma área em que o dono/a imobiliária não tem como brigar com um laudo que aponte riscos... Questão de investigar, porque com certeza não é sua responsabilidade!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, BunnyBug disse:

Ryzen 5 2600, seria o melhor custo-beneficio? Levando em conta que não quero aumentar os gastos de luz kkkk

Hoje o melhor c X b é o Ryzen 5 1600 AF vendido na Kabum por exatos 515 reais. Amanhã a figura pode ser outra hehehe. Em termos de performance o Ryzen 5 1600 já te mostraria um ganho de desempenho da ordem de 60% (ou muito mais se falarmos de performance multi-core).

 

Quando/se for efetuar a compra, dá uma olhada ou cria um tópico com teu orçamento no setor de recomendação de hardware que te ajudamos a decidir a melhor compra naquela data. Um abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...