Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC travando durante jogos


Posts recomendados

Opa, boa noite! 
Gostaria de saber se alguém poderia me ajudar a encontrar o problema que tanto afeta o desempenho do meu computador...

Já deixando claro que estou ciente que as peças que estou usando são milenares, devido à minha falta de orçamento e conhecimento.

Eu tinha um Phenom II x2 e uma placa-mãe lascada da Positivo, antiga que só ela. Mas por incrível que pareça, era capaz de rodar LOL de "boa", recentemente tive um pouquinho de dinheiro sobrando e investi em um II x6, que pra minha surpresa não era compatível com a minha placa-mãe, ou sua bios, não sei dizer. Então, achando que a melhor decisão seria seguir em frente com minha escolha, decidi comprar uma placa-mãe capaz de rodar ele, no caso, uma M5A78L-M PLUS/USB3. Montei o pc e no começo fiquei bem feliz com o desempenho dele... Mas por algum motivo (para mim) misterioso, ele simplesmente se nega a me permitir terminar uma partida... Sendo que as temperaturas não passam de: 34° (P. II x6) e 52° (GTX 550 Ti).

Então fui atrás de fazer um OC, ver se dava uma tunada e quem sabe, rodava tranquilo... Claro que não. O processador não é Black Edition, que só após aprender a fazer o OC descobri que é necessário para que se faça um clock seguro (pelo que entendi). Mesmo não sendo seguro, tentei e o windows não funciona, dá erro e me pede pra reiniciar.

Estou com o seguinte setup:
CPU: Phenom II x6 1065T
MoBo: M5A78L-M PLUS/USB3
RAM: 2x 4gb DDR 1333Ghz
GPU: Nvidia Geforce GTX 550 Ti
Fonte: Epic Power 550W

Gostaria de saber qual a melhor decisão a tomar nesse momento pra conseguir extrair alguma performance desse computador, pois não sei se serei capaz de devolver as peças já compradas ou comprar novas, o que me deixou sinceramente deprimido.
Então, não sei o que faço, qual peça manter, qual peça trocar, se vale a pena manter algo...
Por favor, alguém me da uma luz... Gastei tudo que tinha e não saí do lugar. (Pra não dizer que piorou minha situação).

Desde já, grato!

Augusto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Augusto Buosi disse:

Montei o pc e no começo fiquei bem feliz com o desempenho dele... Mas por algum motivo (para mim) misterioso, ele simplesmente se nega a me permitir terminar uma partida...

 

sim, mas o que acontece? o pc desliga? reinicia? da tela azul? nao ficou claro 

adicionado 1 minuto depois
6 horas atrás, Augusto Buosi disse:

Mesmo não sendo seguro, tentei e o windows não funciona, dá erro e me pede pra reiniciar.

 

entao algo q você mexeu é incompativel com um deles ou ambos.. ja tentou resetar a bios para o padrão de fabrica fazendo um clear cmos?

adicionado 2 minutos depois
6 horas atrás, Augusto Buosi disse:

Então, não sei o que faço, qual peça manter, qual peça trocar, se vale a pena manter algo...

 

se você ainda estiver com o phenon II, tente rodar ele nessa placa-mãe nova, depois q resetar a bios..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mick 07 @rodrigo.dcvieira Perdão! Estava sonolento e meio atribulado com isso... O meu problema é que mesmo demonstrando boa performance e baixa temperatura, no meio do jogo ele trava; tela geralmente fica em cor sólida, as vezes com riscos horizontais, e o áudio também trava fazendo aquele zumbido continuo, creio que dependa do som que estiver reproduzindo no momento, pois as vezes é grave, as vezes agudo a depender do que estiver acontecendo... E ele só volta ao normal sendo reiniciado. Não sei se isso influencia, mas estou rodando com Windows 10.
Em breve tentarei utilizar a CPU antiga como indicado, mas não creio que o chipset seja compatível. Acredito que o Phenom II x2 era 780g. Enquanto o II x6 é 760g.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Augusto Buosi disse:

mas não creio que o chipset seja compatível. Acredito que o Phenom II x2 era 780g. Enquanto o II x6 é 760g.

 

nao tem muito a haver nao.. senao seu processador nao seria compativel com a placa-mãe e nao estaria na lista de processadores suportados

 

Screenshot_1.thumb.png.5933f22f851203960a05b6400b0776ae.png

 

alias, ja viu se está nessa versao de bios? as vezes o processador ate funciona mas se nao tiver na bios q diz suportar, vai ter um comportamento estranho até atualizar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rodrigo.dcvieira Sim, a versão da BIOS está correta sim! 0205. E de fato ele está na lista de processadores supportados... Mas sendo um processador (acredito eu) inferior... Não sei se isso pode ajudar. Mas claro que caso aja algum problema no processador poderei dizer. Após o almoço farei o teste. Estou curioso porém se isso poderia de fato ser um problema do processador... Pois quando tirei a GPU não tive nem ânimo para testar um jogo prolongado... Ele se mantinha a 30 ou menos FPS e ainda assim com lag gráfico... Acha possível (não sei como por ambas serem peças anciãs) que esteja dando gargalo entre o x6 e a 550ti? E também, a resolução do monitor pode ser um problema? Eu costumava rodar 1900x600. Mas como estou em um monitor emprestado, estou rodando à 1920x1080.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Augusto Buosi disse:

@rodrigo.dcvieira Sim, a versão da BIOS está correta sim! 0205. E de fato ele está na lista de processadores supportados... Mas sendo um processador (acredito eu) inferior... Não sei se isso pode ajudar. Mas claro que caso aja algum problema no processador poderei dizer. Após o almoço farei o teste. Estou curioso porém se isso poderia de fato ser um problema do processador... Pois quando tirei a GPU não tive nem ânimo para testar um jogo prolongado... Ele se mantinha a 30 ou menos FPS e ainda assim com lag gráfico... Acha possível (não sei como por ambas serem peças anciãs) que esteja dando gargalo entre o x6 e a 550ti? E também, a resolução do monitor pode ser um problema? Eu costumava rodar 1900x600. Mas como estou em um monitor emprestado, estou rodando à 1920x1080.

 

bem, se você mudou de resolucao entao essa é mais uma variavel q deve ser levada em consideracao..

 

tente voltar as resolucoes q era acostumado a usar com o phenon antigo e veja se volta a ser como era ou se fica melhor.. caso nao surta efeito, ai ja podemos descartar isso

 

o fato é que os phenons/fx's causam sim algum gargalo em placas de video melhores, mas nao sei até q ponto influenciaria numa gtx 550ti, q é antiga tb.. 

 

 

enfim, você tem q retornar ao maximo das configs q eram pra ver se algo muda e ir descartando outras coisas até achar a causa.. ter mudado de resolucao pode sim ter alguma culpa nisso mas so testando pra ver

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...