Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de setup pra edição e multitasking


Julio Marin

Posts recomendados

Pessoal, estou entrando no mundo dos AMDs agora e preciso de ajuda para escolher um processador e placa-mãe para trabalhar.
Estou em dúvida entre o 2700x (mais antigo porém com mais cores) ou o 3600x que é mais novo porém tem menos cores/threads.
Não irei jogar, apenas edição.
E a placa estou em dúvida da ASUS B450 PLUS GAMING, TOMAHAWK e STEEL LEGEND.
Se puderem dar uma luz eu agradeço! Obrigado!
 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Julio Marin Mesmo sem overclock sempre é uma boa opção ir em placas com dissipador de fases.

 

Tem a placa-mãe ASROCK B450M STEEL LEGEND DDR4 SOCKET AM4 CHIPSET AMD B450

 

E você pode também optar por essa: placa-mãe Asus TUF B450M-PLUS GAMING, Chipset B450, AMD AM4, mATX, DDR4

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

@Julio Marin Mesmo sem overclock sempre é uma boa opção ir em placas com dissipador de fases.

 

Tem a placa-mãe ASROCK B450M STEEL LEGEND DDR4 SOCKET AM4 CHIPSET AMD B450

 

E você pode também optar por essa: placa-mãe Asus TUF B450M-PLUS GAMING, Chipset B450, AMD AM4, mATX, DDR4


Muito obrigado Elder, valeu pelas indicações! Estão num preço bem legal

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Placa-Mãe Gigabyte B450M DS3H, AMD AM4, mATX, DDR4 - R$ 479,90

Não tem PCIe reforçado nem enfeites, mas com o peso de GPUs cada vez menor eu não me preocuparia tanto, e enfeites eu não faço questão (exceto meu gabinete que tem que ser bonito mesmo para ficar em cima da mesa).

 
 

Ah, não tem M.2 extra também, se você precisa mais de um, tem que pegar a Steel Legend ou alguma Full ATX.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Placa-Mãe Gigabyte B450M DS3H, AMD AM4, mATX, DDR4 - R$ 479,90

Não tem PCIe reforçado nem enfeites, mas com o peso de GPUs cada vez menor eu não me preocuparia tanto, e enfeites eu não faço questão (exceto meu gabinete que tem que ser bonito mesmo para ficar em cima da mesa).

 
 

Ah, não tem M.2 extra também, se você precisa mais de um, tem que pegar a Steel Legend ou alguma Full ATX.

Muito obrigado! Estou pensando em pegar essa Steel Legend mesmo. Vai bem com o 3700x/3800x? Obrigado!
PS: Vai ser meu primeiro componente AMD a ser adquirido.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Julio Marin disse:

Muito obrigado! Estou pensando em pegar essa Steel Legend mesmo. Vai bem com o 3700x/3800x? Obrigado!
PS: Vai ser meu primeiro componente AMD a ser adquirido.

Não vai se arrepender. Passei 9 anos sem montar PCs AMD por causa do fiasco dos bulldozer. Depois de tantos Intel montados (trabalho com isso), fico grato de ver a competição voltando e o cenário ficando mais receptivo. O desempenho e durabilidade dos AMD é similar ao dos Intel em todos os aspectos, com a diferença de que você tem mais desempenho por um custo menor. 

 

A Steel Legend é bem cotada, recebeu muitas avaliações positivas. Não curto Asrock por que acho uma marca de menor qualidade que as três gigantes MSI, Gigabyte e Asus. Ainda sim não dá para negar que tem bom custo/benefício em vista do que oferece.

 

Qualquer B450 de qualidade vai bem com CPUs de alto desempenho. Dissipadores no VRM são recomendados por muitos dos membros da comunidade, mas os três modelos sugeridos aqui os tem. Acima dessas MBs só as X470 e superiores, mas essas são para entusiastas. 

 

Seu PC é para trabalho?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, WOZ Dods disse:

Não vai se arrepender. Passei 9 anos sem montar PCs AMD por causa do fiasco dos bulldozer. Depois de tantos Intel montados (trabalho com isso), fico grato de ver a competição voltando e o cenário ficando mais receptivo. O desempenho e durabilidade dos AMD é similar ao dos Intel em todos os aspectos, com a diferença de que você tem mais desempenho por um custo menor. 

 

A Steel Legend é bem cotada, recebeu muitas avaliações positivas. Não curto Asrock por que acho uma marca de menor qualidade que as três gigantes MSI, Gigabyte e Asus. Ainda sim não dá para negar que tem bom custo/benefício em vista do que oferece.

 

Qualquer B450 de qualidade vai bem com CPUs de alto desempenho. Dissipadores no VRM são recomendados por muitos dos membros da comunidade, mas os três modelos sugeridos aqui os tem. Acima dessas MBs só as X470 e superiores, mas essas são para entusiastas. 

 

Seu PC é para trabalho?

Obrigado novamente WOZ.
Dessas três marcas que citou, tem algum modelo B450 que recomenda, nem que for para pagar um pouco mais? Queria escolher bem para casar com esse 3800x que to namorando tanto 😍
Meu PC é para edição de fotografia RAW (Photoshop e Lightroom) e vídeos (até o momento apenas em Full HD - nada 4k) no Premiere Pro (não utilizo After Effects), nada de jogo.
Porém não é meu emprego esse, faço como hobby e as vezes (raramente) uns bicos... mas queria que ele durasse bem como esse atual que tenho desde 2014 que até hoje me serviu bem (i7 4770k - Sabertooth z87)
Abraços!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Esta é boa, mas também tem esta: Placa-mãe Gigabyte B450 Aorus M, AMD AM4, mATX, DDR4 - R$ 670,90 que vem até com dissipador para o M.2

Entre todas elas, ficaria com a DS3H, pois não tem nada a menos que importe em relação às outras e custa bem menos.

 

Acima disso só placa X470 e superiores como esta: placa-mãe MSI X470 Gaming Plus, Chipset X470, AMD AM4, ATX, DDR4 - R$ 921,33

 

29 minutos atrás, Julio Marin disse:

Porém não é meu emprego esse, faço como hobby e as vezes (raramente) uns bicos... mas queria que ele durasse bem como esse atual que tenho desde 2014 que até hoje me serviu bem (i7 4770k - Sabertooth z87)
Abraços!

Seu processador ainda aguenta bem os aplicativos que usa. Se quer ganho de desempenho, pode instalar um SSD e aumentar o volume de RAM que ele ainda aguenta um pouco. Se algum dos programas que utiliza é compatível com CUDA, uma GPU Nvidia também traria ganhos substanciais.

 

Se for mesmo optar pelo upgrade de plataforma, o Ryzen 5 3600 já é uma excelente opção, com o dobro de desempenho Multi Threading do seu atual. O 3800X vai custar 70% a mais sem entregar mais do que 20% de desempenho adicional. 

 

Veja o comparativo de desempenho: 

 

image.thumb.png.723cb93697c7151d94959103d8eafafe.png

adicionado 0 minutos depois

https://bit-tech.net/reviews/tech/cpus/amd-ryzen-7-3800x-review/3/

adicionado 3 minutos depois

Claro que isso é só uma sugestão. Eu sempre acho uma boa opção comprar algo diretamente abaixo do topo de desempenho, pois o topo sempre tem custo desproporcional demais para valer a pena. Assim você tem o melhor dos dois mundos.

 

Já decidiu o restante dos componentes?

adicionado 6 minutos depois

Mais uma leitura legal: https://www.guru3d.com/articles_pages/amd_ryzen_7_3800x_review,9.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Esta é boa, mas também tem esta: Placa-mãe Gigabyte B450 Aorus M, AMD AM4, mATX, DDR4 - R$ 670,90 que vem até com dissipador para o M.2

Entre todas elas, ficaria com a DS3H, pois não tem nada a menos que importe em relação às outras e custa bem menos.

 

Acima disso só placa X470 e superiores como esta: placa-mãe MSI X470 Gaming Plus, Chipset X470, AMD AM4, ATX, DDR4 - R$ 921,33

 

Seu processador ainda aguenta bem os aplicativos que usa. Se quer ganho de desempenho, pode instalar um SSD e aumentar o volume de RAM que ele ainda aguenta um pouco. Se algum dos programas que utiliza é compatível com CUDA, uma GPU Nvidia também traria ganhos substanciais.

 

Se for mesmo optar pelo upgrade de plataforma, o Ryzen 5 3600 já é uma excelente opção, com o dobro de desempenho Multi Threading do seu atual. O 3800X vai custar 70% a mais sem entregar mais do que 20% de desempenho adicional. 

 

Veja o comparativo de desempenho: 

 

image.thumb.png.723cb93697c7151d94959103d8eafafe.png

adicionado 0 minutos depois

https://bit-tech.net/reviews/tech/cpus/amd-ryzen-7-3800x-review/3/

adicionado 3 minutos depois

Claro que isso é só uma sugestão. Eu sempre acho uma boa opção comprar algo diretamente abaixo do topo de desempenho, pois o topo sempre tem custo desproporcional demais para valer a pena. Assim você tem o melhor dos dois mundos.

 

Já decidiu o restante dos componentes?

Eu tinha visto essa aqui Asus TUF B450 por 660 também, que já vem atualizada para Ryzen 3000. Essa que mandou DS3H acho que não vem né. Vale a pena pagar um pouco mais pela ASUS ou é furada?
Uso SSD Sata 3 já e tenho 16GB de ram. A VGA é uma Quadro K600... mas queria fazer outro PC do zero.
Eu tinha cogitado o 3800x por ele estar a 1799...

Acho que a placa de vídeo vai ser uma 2060, a fonte 650W XTR Series Full Modular 80 Plus Gold, SSD NVMe 500GB (ainda não sei qual) e as memórias 32GB (2x16GB), 2666Hz, DDR4, (acho que são compatíveis)
 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

46 minutos atrás, Julio Marin disse:

Eu tinha visto essa aqui Asus TUF B450 por 660 também, que já vem atualizada para Ryzen 3000. Essa que mandou DS3H acho que não vem né. Vale a pena pagar um pouco mais pela ASUS ou é furada?
Uso SSD Sata 3 já e tenho 16GB de ram. A VGA é uma Quadro K600... mas queria fazer outro PC do zero.
Eu tinha cogitado o 3800x por ele estar a 1799...

Acho que a placa de vídeo vai ser uma 2060, a fonte 650W XTR Series Full Modular 80 Plus Gold, SSD NVMe 500GB (ainda não sei qual) e as memórias 32GB (2x16GB), 2666Hz, DDR4, (acho que são compatíveis)
 

Vamos por partes:

 

Asus TUF B450 é uma boa MB. A única coisa que ela oferece em relação a todas as demais do tópico é o USB Type C. Fora isso, não vejo diferença que compense o preço adicional. 

 

Todas as pacas mães que usei para montar PCs no segundo semestre de 2019 (trabalho com montagem) vieram atualizadas para Ryzen 3000. Mesmo as B350 vieram atualizadas. A B450 DS3H eu comprei uma no final do ano e veio. Se ainda ficar inseguro em relação a isso, muitas lojas atualizam para a versão mais recente antes de enviar se você solicitar.

 

Hoje não compensa mais comprar GPUs workstation class como a quadro. Você se sairá muito melhor com uma Geforce mesmo. A 2060 é uma boa escolha e vai permitir trabalhos pesados. Só observe a quantidade de VRAM. No seu caso, quanto mais melhor. Prefira a Super, com 8GB de RAM ou mais. As melhores marcas são as mesmas de placas mãe.

 

A fonte é uma boa escolha. Certifique-se de que está pegando o modelo XTR2, pois o XTR é péssimo. A XTR2 passou em todos os testes, a XTR falhou.

 

SSD eu tenho defendido regularmente que não faz tanta diferença, para aplicações normais, ser NVMe. Se custasse aqui no Brasil o que custa nos EUA, compensaria pela diferença de preço ser pequena, mas se não faz questão de 1 a 3% de ganho efetivo no desempenho de leitura e gravação (não no desempenho do PC como um todo), então pode pegar M.2 SATA de até 1 TB pelo mesmo preço.

 

As memórias que você já tem, se forem DDR4, serão compatíveis e podem ser reaproveitadas. 

 

 

adicionado 5 minutos depois

Gabinete eu recomendo o Thermaltake Versa J24, o Corsair Carbide Series SPEC-DELTA, ou o Thermaltake Core X31. Temos outros modelos de qualidade similar no mercado, mas pessoalmente esses são meus três favoritos em custo/benefício, sendo que oferecem ótima ventilação já de fábrica.

 

Recomendo o Cooler Master MasterAir MA410P, se quiser uma solução de arrefecimento do processador de qualidade e baixo custo, ou o MA620P se quiser algo mais robusto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citação

 

Vamos por partes:

 

Asus TUF B450 é uma boa MB. A única coisa que ela oferece em relação a todas as demais do tópico é o USB Type C. Fora isso, não vejo diferença que compense o preço adicional. 

 

Todas as pacas mães que usei para montar PCs no segundo semestre de 2019 (trabalho com montagem) vieram atualizadas para Ryzen 3000. Mesmo as B350 vieram atualizadas. A B450 DS3H eu comprei uma no final do ano e veio. Se ainda ficar inseguro em relação a isso, muitas lojas atualizam para a versão mais recente antes de enviar se você solicitar.

 

Hoje não compensa mais comprar GPUs workstation class como a quadro. Você se sairá muito melhor com uma Geforce mesmo. A 2060 é uma boa escolha e vai permitir trabalhos pesados. Só observe a quantidade de VRAM. No seu caso, quanto mais melhor. Prefira a Super, com 8GB de RAM ou mais. As melhores marcas são as mesmas de placas mãe.

 

A fonte é uma boa escolha. Certifique-se de que está pegando o modelo XTR2, pois o XTR é péssimo. A XTR2 passou em todos os testes, a XTR falhou.

 

SSD eu tenho defendido regularmente que não faz tanta diferença, para aplicações normais, ser NVMe. Se custasse aqui no Brasil o que custa nos EUA, compensaria pela diferença de preço ser pequena, mas se não faz questão de 1 a 3% de ganho efetivo no desempenho de leitura e gravação (não no desempenho do PC como um todo), então pode pegar M.2 SATA de até 1 TB pelo mesmo preço.

 

As memórias que você já tem, se forem DDR4, serão compatíveis e podem ser reaproveitadas. 

 


Beleza, vamos lá. Primeiramente obrigado de novo!

Então compensa mais essa Gigabyte Aorus B450? A placa é o que está me deixando mais em dúvida...


E realmente, essas Quadro não estão compensando não... vi uma Geforce RTX 2060 Super Gaming X, 8GB, GDDR6. Seria essa uma indicada né?

Fonte XTR2 eu não achei nenhuma loja que tivesse disponível para venda, recomenda algum outro modelo?

Eu vi um teste de transferência de arquivos e o NVMe deu um baaaanho no SSD Sata 3, por isso preferi escolher ele.

Minhas memórias atuais são DDR3 4x4GB.
Quero troca-las por 2x16GB de preferência.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gigabyte B450 Aorus M é muito melhor  queGigabyte B450M DS3H. Peguei na mão e usei as duas. A qualidade de construção é muito superior. Não é só questão de VRM e seus dissipadores e especificação  em dados, com conectores de memória e VGA com duplo reforço e a própria aparência do acabamento.

Pegue SSD nvme se coube no orçamento , caso compre padrão m.2 para o armazenamento do sistema operacional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, SamucaFO disse:

Gigabyte B450 Aorus M é muito melhor  queGigabyte B450M DS3H. Peguei na mão e usei as duas. A qualidade de construção é muito superior. Não é só questão de VRM e seus dissipadores e especificação  em dados, com conectores de memória e VGA com duplo reforço e a própria aparência do acabamento.

Pegue SSD nvme se coube no orçamento , caso compre padrão m.2 para o armazenamento do sistema operacional.

Ae, valeu!! Tava em dúvida entre a Asus TUF B450 Plus Gaming e a Gigabyte B450 AORUS M. Acho que vou de Gigabyte mesmo.
E vou comprar SSD NVMe sim, obrigado!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, tava decido comprar o 3800x mas o dinheiro saiu "voando" da minha mão e vou ter que comprar algo mais em conta.
Pesquisei em DIVERSOS lugares, foruns, review e etc...
Alguns falam que o 2700 é melhor para edição por ter 8 Cores e 16 Threads. Já outras pessoas falam que o 3600 é melhor pois é mais novo e essa tecnologia compensa a quantidade de cores e threads que o 2700 tem. Os benchmarks do 3600 também são melhores.
Pretendo usar ele em uma B450 e uma 2060 8GB e vai ser meu primeiro AMD.
Abraços a todos!
 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Julio Marin disse:

Já outras pessoas falam que o 3600 é melhor pois é mais novo e essa tecnologia compensa a quantidade de cores e threads que o 2700 tem.

 

sei nao hein.. 2 núcleos e 4 threads a mais fazem diferenca em cenários q se precise disso.. talvez esse cenario seja mais assertivo na questao dos jogos, ai sim, se for apenas pra jogar, o 3600 vai entregar um pouco mais

 

ainda assim, nada alem q um 2700 q é um baita processador.. eu mesmo tenho um e nao tenho o que reclamar.. tava quase agora ripando uns DVDs, jogando gta 5 e tudo ao mesmo tempo, processador com 30, 40% de uso, pra mim, espetacular

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, rodrigo.dcvieira disse:

 

sei nao hein.. 2 núcleos e 4 threads a mais fazem diferenca em cenários q se precise disso.. talvez esse cenario seja mais assertivo na questao dos jogos, ai sim, se for apenas pra jogar, o 3600 vai entregar um pouco mais

 

ainda assim, nada alem q um 2700 q é um baita processador.. eu mesmo tenho um e nao tenho o que reclamar.. tava quase agora ripando uns DVDs, jogando gta 5 e tudo ao mesmo tempo, processador com 30, 40% de uso, pra mim, espetacular

Opa, muito obrigado!!
Vou usa-lo para editar fotografias no Lightroom, Photoshop e alguns vídeos Full HD 1080p no Premiere Pro.
Não vou editar 4k por enquanto nem usar o After Effects (que é bem pesado) e não irei jogar absolutamente nada. Apenas navegador e edição de mídia.
Abraços!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim e não é a resposta pra sua pergunta... Acredito que o comparativo que tá completo e próximo de te responder sobre o tema é o do link abaixo.

https://www.gamersnexus.net/hwreviews/3489-amd-ryzen-5-3600-cpu-review-benchmarks-vs-intel

 

Basicamente em algumas aplicações o 3600 se sai melhor apesar de ter 2 cores a menos e em outras se sai pior.

Mas a diferença nem é tão grande...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, Anderson K disse:

Sim e não é a resposta pra sua pergunta... Acredito que o comparativo que tá completo e próximo de te responder sobre o tema é o do link abaixo.

https://www.gamersnexus.net/hwreviews/3489-amd-ryzen-5-3600-cpu-review-benchmarks-vs-intel

 

Basicamente em algumas aplicações o 3600 se sai melhor apesar de ter 2 cores a menos e em outras se sai pior.

Mas a diferença nem é tão grande...

 

Obrigado! Alguma vantagem de se ter um processador mais novo como o 3600?

Pois vejo que em tarefas um se sai

melhor que o outro em algumas e vice-versa.... então pelo desempenho fica difícil de julgar.

O ponto positivo do 2700 é o valor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O 3600 é pra ser barato daqui um tempo, não duvido nada que apareça por 600 reais após o lançamento dos 4000. To até pensando em vender o meu 2600 pra ir pra um 3700 ou 4700 lá pro final do ano.

Foi o que aconteceu com os 1600 e 2600, chegaram custando entre uns 900 a 1100 e hoje é possível encontrar por 450 usado e até por menos de 600 novo em promoção. A ideia é vender esse e subir mais um degrau com 8 cores. Pretendo fazer e vou fazer isso só quando aparecer um bom negócio, novo ou usado e sem pressa nenhuma! Enquanto isso, o 2600 me supre muito bem!

 

O que gostei dos 3000 foi a melhora no controlador de memória e o ganho de IPC, eficiência por conta da menor litografia  e outras coisas como suporte a PCIe 4.0 (Que infelizmente ainda tá meio distante pra meros usuários comuns tirar proveito, mas pelo menos já tá no caminho certo!)

 

Os 3000 são melhores com toda a certeza! Mas a diferença não é gritante pra quem tem os 2000. Como o colega Rodrigo ali, também não vejo motivos pra correr fazer upgrade ou listar motivos que justifiquem escolher por aspecto técnico, importa mais o valor mesmo nessa comparação. Ryzen 2700x hoje na kabum por 1100 reais à vista e um 3800x por 1800. A diferença de desempenho entre eles não justifica a diferença de preço...

 

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=95565

 

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=102435

 

E pra ver como os caras gostam de meter a faca...3700x por 2000

https://www.kabum.com.br/produto/102436/processador-amd-ryzen-7-3700x-32mb-3-6ghz-4-4ghz-max-turbo-am4-sem-video-100-100000071box/?tag=ryzen 3700

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Anderson K disse:

O 3600 é pra ser barato daqui um tempo, não duvido nada que apareça por 600 reais após o lançamento dos 4000. To até pensando em vender o meu 2600 pra ir pra um 3700 ou 4700 lá pro final do ano.

Foi o que aconteceu com os 1600 e 2600, chegaram custando entre uns 900 a 1100 e hoje é possível encontrar por 450 usado e até por menos de 600 novo em promoção. A ideia é vender esse e subir mais um degrau com 8 cores. Pretendo fazer e vou fazer isso só quando aparecer um bom negócio, novo ou usado e sem pressa nenhuma! Enquanto isso, o 2600 me supre muito bem!

 

O que gostei dos 3000 foi a melhora no controlador de memória e o ganho de IPC, eficiência por conta da menor litografia  e outras coisas como suporte a PCIe 4.0 (Que infelizmente ainda tá meio distante pra meros usuários comuns tirar proveito, mas pelo menos já tá no caminho certo!)

 

Os 3000 são melhores com toda a certeza! Mas a diferença não é gritante pra quem tem os 2000. Como o colega Rodrigo ali, também não vejo motivos pra correr fazer upgrade ou listar motivos que justifiquem escolher por aspecto técnico, importa mais o valor mesmo nessa comparação. Ryzen 2700x hoje na kabum por 1100 reais à vista e um 3800x por 1800. A diferença de desempenho entre eles não justifica a diferença de preço...

 

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=95565

 

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=102435

 

E pra ver como os caras gostam de meter a faca...3700x por 2000

https://www.kabum.com.br/produto/102436/processador-amd-ryzen-7-3700x-32mb-3-6ghz-4-4ghz-max-turbo-am4-sem-video-100-100000071box/?tag=ryzen 3700

 

Valeu! Acho que vou de 2700x mesmo pelo preço e não jogar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, depois de pesquisar BASTANTE mesmo (foruns, reviews, benchmarks, vídeos), vi que pelo preço o 2700x da conta do recado em relação ao 3600x se não for para jogar. Então escolhi a seguinte configuração para meu novo PC:

> Ryzen 2700x
> Tomahawk B450

> GeForce RTX 2060 8GB (ainda não sei a marca)

 

Qual memória e fonte recomendam?

Obrigado!!
 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/01/2020 às 16:55, Julio Marin disse:


Beleza, vamos lá. Primeiramente obrigado de novo!

Então compensa mais essa Gigabyte Aorus B450? A placa é o que está me deixando mais em dúvida...


E realmente, essas Quadro não estão compensando não... vi uma Geforce RTX 2060 Super Gaming X, 8GB, GDDR6. Seria essa uma indicada né?

Fonte XTR2 eu não achei nenhuma loja que tivesse disponível para venda, recomenda algum outro modelo?

Eu vi um teste de transferência de arquivos e o NVMe deu um baaaanho no SSD Sata 3, por isso preferi escolher ele.

Minhas memórias atuais são DDR3 4x4GB.
Quero troca-las por 2x16GB de preferência.

Aorus é bacana, boa MB, alta qualidade de fabricação. O mercado está com poucas alternativas porque todas as lojas estão com estoque reduzido. Talvez seja pelo período de balanço, talvez por limitações de importação. Seja qual for o motivo, você estará comprando com poucas alternativas no momento. Pessoalmente, nunca compro sem boas alternativas, mas isso sou eu.

 

Quadro não compensam mais, e isso ouvi de especialistas. 2060 é uma excelente alternativa, apesar de nenhum dos programas que citou justificar o gasto em vista do seu CPU. Recomendo muito que pesquise se os programas que regularmente utilizam CUDA, pois sem CUDA até uma GPU de 200 reais vai ter o mesmo desempenho.

 

A XTR2 é uma alternativa interessante para quem vai montar PCs de alto desempenho mais por causa do "full modular" do que qualquer outra coisa. Uma Corsair CX550 satisfaz qualquer setup hoje com muita sobra para upgrades futuros. Se não achou a XTR2, vá de Corsair CX. Não tem erro.

 

Teste de transferência de NVMe sempre vai mostrar desempenho superior a SATA. SEMPRE, pois os benchmarks são sintéticos e voltados para a taxa de trasnferência. Por outro lado, quando trazemos esse tipo de teste para o cenário real, para o cotidiano da maioria dos usuários, a diferença é de um segundo para a maioria das aplicações, quando não é menor. Você pagaria 40 a 80% a mais do valor por 1 segundo de ganho? Eu não. Vai de você se seu dinheiro vale tão pouco. Se for comprar fora do Brasil, talvez o coeficiente seja mais favorável, mas o fator "custo Brasil" hoje me inibe completamente de indicar NVMe que não em situações de uso crítico (servidores, quase que unicamente).

 

DDR3 não é compatível com nenhuma plataforma atual. DDR é separado por geração. Uma geração não serve em MBs de outra. Se tiver várias DDR3 para usar, todas serão perdidas ao montar um PC novo. 32 GBs de DDR4 terão grande impacto no desempenho do sistema, e isso eu super recomendo para sua finalidade.

 

Em 11/01/2020 às 12:47, Julio Marin disse:

Obrigado! Alguma vantagem de se ter um processador mais novo como o 3600?

Pois vejo que em tarefas um se sai

melhor que o outro em algumas e vice-versa.... então pelo desempenho fica difícil de julgar.

O ponto positivo do 2700 é o valor.

Sim, algumas vantagens. Além de consumir menos, 3rd gen tem maior desempenho por clock e por núcleo. Um 3600X não alcança todo o desempenho de um 2700X, pois são dois núcleos a menos (4 threads), mas chega bem perto sem consumir tanta energia ou gerar tanto calor. Pessoalmente eu iria de 3rd gen, mesmo que fosse com um CPU inferior. A diferença na conta de LUZ só será bem vinda em cenários onde quanto menor o tempo de execução, mais se ganhará dinheiro (cenários comerciais). Afinal, o 3600X ainda vai desempenhar as tarefas com excelente qualidade e desempenho, mesmo que alguns segundos sejam perdidos a cada trabalho. Enfim, vai das suas prioridades. Sobre o 2700 custar menos... ele consome mais, então ao longo de alguns meses de uso ele deixa de ter essa vantagem. Pense na conta de luz.

 

3 horas atrás, Julio Marin disse:

Pessoal, depois de pesquisar BASTANTE mesmo (foruns, reviews, benchmarks, vídeos), vi que pelo preço o 2700x da conta do recado em relação ao 3600x se não for para jogar. Então escolhi a seguinte configuração para meu novo PC:

> Ryzen 2700x
> Tomahawk B450

> GeForce RTX 2060 8GB (ainda não sei a marca)

 

Qual memória e fonte recomendam?

Obrigado!!
 

placa-mãe você tem que escolher assim: marcas boas? Gigabyte, MSI e Asus. Chipset bom? B350 já dá conta do recado, mas você pode pegar qualquer um acima dele se quiser mais opções de conectividade. No geral, essa é a única diferença REAL entre todos os chipsets disponíveis hoje, e a maioria dos usuários não usa nem toda a conectividade dos B350, então imagina de um X470... Fiz upgrade de plataforma de clientes a vida inteira que não tinha usado nem 20% do potencial de expansibilidade de suas plataformas. Eu uso tipo 50%, isso porque é minha profissão. Então não adianta crescer o olho com possibilidades, mantenha-se em perspectivas concretas e simples. 

 

Geforce 2060 tem a vantagem do CUDA. Se seus aplicativos não utilizam CUDA, então é dinheiro jogado fora (muito mais literalmente do que a maioria imaginaria já que você não usará para jogos). Se nenhum dos seus aplicativos utiliza CUDA, pegue uma GTX 1660 ou 1060, isso já forçando muito, e seja feliz com a economia. Invista em mais RAM ou em um SSD melhor se lhe apetecer.

 

Memórias de qualidade são Crucial, Patriot, Corsair, Adata, XPG, Geil, G.Skill. Kingston só presta se não tiver dinheiro para mais nada. Teamgroup é lixo, esquece que existe isso e qualquer coisa menos conhecida que isso. SÉRIO!

 

REPITO: Fonte é Corsair, Seasonic ou Antec. No mercado brasileiro hoje só tem a opção de Corsair, e a 550 é quase 2x mais do que você vai precisar. Se quiser uma build limpa, vá de XFX XTR2 550 ou 650 apenas e unicamente pelo fator modular. Caso contrário vá de Corsair mesmo que o custo/benefício é superior que não em situações promocionais. 

 

Você não falou de gabinete nem de cooler, que são dois fatores vitais para a manutenção de desempenho e durabilidade de su PC. Volto a salientar minhas indicações anteriores:

 

Em 10/01/2020 às 16:36, WOZ Dods disse:

Gabinete eu recomendo o Thermaltake Versa J24, o Corsair Carbide Series SPEC-DELTA, ou o Thermaltake Core X31. Temos outros modelos de qualidade similar no mercado, mas pessoalmente esses são meus três favoritos em custo/benefício, sendo que oferecem ótima ventilação já de fábrica.

 

Recomendo o Cooler Master MasterAir MA410P, se quiser uma solução de arrefecimento do processador de qualidade e baixo custo, ou o MA620P se quiser algo mais robusto.

 

 
 
11 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Afinal, o 3600X ainda vai desempenhar as tarefas com excelente qualidade e desempenho, mesmo que alguns segundos sejam perdidos a cada trabalho. Enfim, vai das suas prioridades. Sobre o 2700 custar menos... ele consome mais, então ao longo de alguns meses de uso ele deixa de ter essa vantagem. Pense na conta de luz.

Pensando aqui... não sei se é seu caso, mas meu irmão que renderiza em 3D e 2D regularmente, costuma ficar ausente da presença do computador durante a execução de tais trabalhos. Penso então... será que alguns segundos sequer justificam o investimento se você não estará sentado na frente do computador o tempo inteiro esperando pela finalização do projeto? Não consigo imaginar, pois não trabalho na área, mas ainda sim pondero...

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Aorus é bacana, boa MB, alta qualidade de fabricação. O mercado está com poucas alternativas porque todas as lojas estão com estoque reduzido. Talvez seja pelo período de balanço, talvez por limitações de importação. Seja qual for o motivo, você estará comprando com poucas alternativas no momento. Pessoalmente, nunca compro sem boas alternativas, mas isso sou eu.

 

[...]

Nossa quanta coisa! Muito obrigado amigo pela resposta, fico extremamente grato! Vamos lá:

 

A fonte não achei mesmo a XTR2. Vou de Corsair então, que é a marca que uso a 6 anos e nunca tive problemas!
 

Quanto ao armazenamento, vou continuar de SSD SATA 3 então, valeu pelo esclarecimento.
 

A RAM vai ser 32GB sim. Quanto mais MHZ melhor né? Me recomendaram 3000mhz. É melhor 4x8GB ou 2x16GB?
 

O processador, depois de muito pesquisar vi que o 2700/2700x poderia ser melhor para multitasking, mas nunca pensei sobre a energia. Realmente tem tanta diferença assim? Moro com minha esposa apenas e o PC fica ligado o dia inteiro. A conta de energia vem uns 300 por mês (facada).
 

A placa-mãe acho que vai ser a Steel Legend, parece ser o melhor custo-benefício entre as B450. O que acha?
 

A VGA poderia ser a Galax NVIDIA GeForce GTX 1660 6GB então? Ela é beeem mais barata que a 2660 (metade do valor).
 

Cooler e Gabinete vão ser as últimas coisas que vou comprar, por isso não falei nada ainda.
 

Eu uso o PC bastante nele fazendo as edições, é onde eu sinto as travações e lags. Dificilmente saio do PC para exportar arquivo… 80% do tempo eu trabalho nele, 20% é o tempo que espero para exportar e fico ausente.
Meu PC atual não me permite usar ele enquanto exporto vídeo, trava tudo!

 

Abração!!

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Julio Marin disse:

A RAM vai ser 32GB sim. Quanto mais MHZ melhor né? Me recomendaram 3000mhz. É melhor 4x8GB ou 2x16GB?

Se as frequências forem as mesmas, tanto faz.

 

7 minutos atrás, Julio Marin disse:

O processador, depois de muito pesquisar vi que o 2700/2700x poderia ser melhor para multitasking, mas nunca pensei sobre a energia. Realmente tem tanta diferença assim? Moro com minha esposa apenas e o PC fica ligado o dia inteiro. A conta de energia vem uns 300 por mês (facada).

Hoje o fator consumo é o que guia o mercado. Aplicações profissionais em geral tem sido mais favoráveis a baixo consumo. Claro que se você puder pegar um 8 núcleos e 3ª geração terá o melhor dos dois mundos, mas abaixo disso vai do seu discernimento e prioridades. Eu tentaria um 3700 comum, sem X, já que overclock não é algo prioritário.

 

9 minutos atrás, Julio Marin disse:

A placa-mãe acho que vai ser a Steel Legend, parece ser o melhor custo-benefício entre as B450. O que acha?

Sinceramente? Eu não gosto e não confio na Asrock. Ainda sim tenho que levar em consideração o fato de que esse modelo é premiado, teve boas avaliações em vários sites profissionais. É uma boa marca (não confunda com ótima marca) em vista das consagradas. A título de curiosidade, ela já pertenceu à Asus, inclusive. Resumindo, é uma aposta. Melhor custo/benefício sem a mesma garantia de durabilidade. No final, qualquer B450 terá basicamente o mesmo desempenho (a menos que você considere diferenças abaixo de 5%).

 

13 minutos atrás, Julio Marin disse:

A VGA poderia ser a Galax NVIDIA GeForce GTX 1660 6GB então? Ela é beeem mais barata que a 2660 (metade do valor).

Você pesquisou os programas que mais usa sobre o benefício de CUDA? Se não pesquisou, tanto faz. Sério, se não vai se beneficiar do recurso CUDA nem vai usar para jogos, qualquer GPU de 200 reais terá o mesmo desempenho, para sua finalidade, de qualquer outra de 3000 reais ou mais. 

 

16 minutos atrás, Julio Marin disse:

Cooler e Gabinete vão ser as últimas coisas que vou comprar, por isso não falei nada ainda.

São determinantes na durabilidade da sua build. Assim como fonte, não devem nunca ser subestimados. Comece a ponderar agora se ainda não o fez.

 

17 minutos atrás, Julio Marin disse:

Eu uso o PC bastante nele fazendo as edições, é onde eu sinto as travações e lags. Dificilmente saio do PC para exportar arquivo… 80% do tempo eu trabalho nele, 20% é o tempo que espero para exportar e fico ausente.
Meu PC atual não me permite usar ele enquanto exporto vídeo, trava tudo!

Isso é questão de configuração. Se seu sistema estiver configurado para dar prioridade ao aplicativo acima de todo o resto, nenhum CPU do mundo vai mudar isso. Se quer usar o computador livremente durante conversões e renderizações, terá de reservar núcleos só para essa finalidade. Isso reduzirá o desempenho das referidas aplicações, mas certamente aumentará sua produtividade. 

 

O windows tem configurações nativas para isso. Pessoalmente não sei qual é a eficácia por não ser minha área de atuação. Convém testar até mesmo antes de adquirir o novo PC. Afinal, reservar recursos sempre terá impacto na experiência, independentemente da plataforma ou desempenho.

adicionado 1 minuto depois
agora, WOZ Dods disse:

Se as frequências forem as mesmas, tanto faz.

Corrigindo: frequências E latências. Saiba que latência tem um papel específico no desempenho. Muitas vezes latência excede e precede em desempenho em relação a frequência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...