Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvidas sobre qualificação profissional e qual carreira seguir


Posts recomendados

Eai pessoal. Então, eu acabei meus estudos agr (3º ano) e estou a procura de uma profissão mas ainda não escolhi. Eu gosto de tudo que for relacionado a tecnologia, logística então escolher um curso por gostar poderia ser qualquer um. O problema é que tenho medo de escolher algum curso que fique ultrapassado ou que não tenha um bom espaço ainda no mercado. Na área de criação como design já não curto. Queria saber quais cursos técnicos ou profissionalizante vcs indicam e também queria uma profissão que não tivesse necessidade de um curso superior. Só queria algumas dicas tmj crias

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que eu faria:

1 - Buscar os cursos presenciais mais próximos de onde eu moro e mais acessíveis financeiramente.

2 - Entrar em contato com as instituições e solicitar as ementas dos cursos que mais me interessaram. A ementa apresenta detalhadamente os temas abordados em cada disciplina. As instituições podem ter ementas diferentes para disciplinas com denominações iguais.

3 - De acordo com as minhas preferências escolheria o curso de acordo com a ementa.

Caso não encontrasse nada do meu gosto presencial repetiria os passos 2 e 3 para instituições EAD.

Você pode começar com cursos técnicos (alguns são gratuitos), o que te trará oportunidades de estágio mais facilmente.

Procure por aquilo que você gosta e não pelo que dá mais dinheiro ou que não ficará ultrapassado. A área de TI evolui constantemente e não dá para cravar que o que está em crescimento hoje continuará assim após alguns anos.

"É muito mais simples fazer o que gosta do que aprender a gostar do que faz".

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Erso disse:

O que eu faria:

1 - Buscar os cursos presenciais mais próximos de onde eu moro e mais acessíveis financeiramente.

2 - Entrar em contato com as instituições e solicitar as ementas dos cursos que mais me interessaram. A ementa apresenta detalhadamente os temas abordados em cada disciplina. As instituições podem ter ementas diferentes para disciplinas com denominações iguais.

3 - De acordo com as minhas preferências escolheria o curso de acordo com a ementa.

Caso não encontrasse nada do meu gosto presencial repetiria os passos 2 e 3 para instituições EAD.

Você pode começar com cursos técnicos (alguns são gratuitos), o que te trará oportunidades de estágio mais facilmente.

Procure por aquilo que você gosta e não pelo que dá mais dinheiro ou que não ficará ultrapassado. A área de TI evolui constantemente e não dá para cravar que o que está em crescimento hoje continuará assim após alguns anos.

"É muito mais simples fazer o que gosta do que aprender a gostar do que faz".

 

 

Caraca amassou na resposta, tmj

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Bom dia, tenho 17 anos e estou querendo fazer um curso técnico que possa ser na área de mecânica, mecatrônica, automação, e também talvez a área de internet das coisas. Queria saber se conseguiria alcançar cargos bons sem ensino superior. Se sim, quais cursos/qualificações eu poderia fazer dentro de cada área para estar a frente da maioria e conseguir cargos de reconhecimento. Sei que parece que estou querendo algo fácil mas estou completamente perdido por não ter ninguém para sanar minhas duvidas. Recorrendo a vários fóruns kkk

Quem conhecer cada área ai da essa moral pro amigo, tmj

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Curso técnico você vai ter muita prática, vai ter que se esforçar para fazer as coisas na mão e com processos muitas vezes simples. Finalizando com a prova de que consegue reproduzir o conhecimento de alguém que já fez algo importante anteriormente na área que escolher.

 

Faculdade você vai desenvolver intelectualidade, vai ter que se esforçar principalmente para compreender teoria e por parte dessa teoria em pratica se houver espaço, sempre buscando estágio para expandir esse espaço da prática. Você finaliza faculdade criando uma solução diferente da de outras propostas por autores renomados, unindo a teoria com o conhecimento próprio que desenvolveu ao longo do curso.

 

Nos dois casos você se sentirá inseguro até conseguir um trabalho, nada dá mais segurança do que uma prática profissional. A menos é claro se você quiser ser professor e seguir carreira de pesquisa, nesse caso a segurança é embasada no conhecimento de outros pesquisadores renomados e aplicando em métodos de ensino.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nandin 01 sendo bastante realista, hoje em dia até para quem tem ensino superior completo e especialização, não está moleza conseguir ganhar uma grana pesada todo mês e se conseguir, guardar metade ou mais dela, será um desafio consigo mesmo.

 

Você já terminou o ensino médio? 

 

Se já terminou o ensino médio e está com dúvidas sobre a profissão que quer seguir, eu recomendo que pense nas coisas que você gosta de fazer. Veja o que entre elas você pode desenvolver em uma profissão. Se não conseguir chegar a uma resposta assim, pesquise sobre os vários cursos técnicos que existem e sobre as áreas do conhecimento do ensino superior, algo ali pode lhe chamar atenção. 

 

Atualmente com o dólar acima dos quatro reais; poucas vagas nos concursos(e concorrência pesada); muita enrolação nas universidades públicas(quatro ou cinco anos de curso superior podem demorar mais que isso por conta de greves, falta de professores, etc.), além disso ainda tem o fato de que recém-formado hoje para conseguir serviço, se não tiver indicação ou uma papelada considerável(artigo publicado, participação em grupo de pesquisa, resumo publicado, participante que ajudou a fazer uma oficina ou seminário, médias de 9 pra frente e uma formação complementar de 4 cursos ou mais), vai complicar nessa busca de emprego e na iniciativa privada se te contratarem por tanto e exigirem de você mais do que deveriam, você pode pedir demissão, mas e aí, você não terá contas para pagar? Montar sua própria empresa estando recém-formado, mesmo que você tenha sido o melhor estudante do curso, vai ter a trava financeira, afinal quem vai lhe emprestar milhares de reais, se você não tem patrimônio, conta bancária significativa para garantir que não vai dar o calote no banco ou agência de empréstimo? Esse é o Brasil de 2020 e com forte tendência para piorar.

 

@Rei Motta disse sobre trabalhar com pesquisa científica, o que deveria ser bastante difundido no Brasil dado os vários potenciais, incluindo os potenciais energéticos, mas a realidade é que essa carreira é complicada. Um pesquisador pode ter ideias geniais, mas o orçamento definido para as pesquisas e a preguiça e má vontade de funcionários dos institutos federais, universidades estaduais, ministérios, etc. é que vai travar essas ideias de irem pra frente. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rei Motta @Grande Mestre Lucas

Vejo muitas pessoas dizendo que graduação nos tempos de hoje não é tão viável por ter que 5 anos estudando e ainda sim ter que fazer depois uma especialização em determinado assunto. Nesse tempo já poderia estar estudando focado em um determinado assunto com cursos tecnicos, de qualificação, workshops, aprendendo outras línguas e "turbinando" meu curriculo e como pessoa mesmo. Também posso fazer a graduação em tecnólogo mas não sei se tem peso.

O problema é esse, na facul eu aprenderia de tudo um pouco e naturalmente ja saberia o que queria fazer. Já com cursos tenho medo de fazer e não ser o que queria ou que não tenha muito mercado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nandin 01 tem um ***** que não vou citar o nome, que fica dizendo para as pessoas fazerem tecnólogo e depois fazer um concurso que exige nível superior. O que é duplamente ruim, pois primeiro, você vai fazer algo que não gosta e segundo vai para uma área que é diferente da que você se formou e que também não gosto, exceto se você já tiver um cargo de nível superior geral em vista, mas mesmo assim se começar um curso superior já sabendo que não gosta e terminar ele vai ser uma mala pra você carregar. 

 

Se você tem um talento(música, futebol, desenho, etc.), desenvolva para ver se não consegue dinheiro através dele. 

 

Nenhum ex-colega que estudou na mesma sala que eu, hoje está recebendo cinco mil por mês. Tenho ex-colegas formados, que estão se formando e também aqueles que terminaram o ensino médio e foram para trabalhos comuns para receber menos de dois salários por mês. 

 

Meu advogado que quer ser juiz, já está cogitando a possibilidade de mudar de estado porque aqui onde moramos, as oportunidades estão em falta. 

 

Conheço uma pessoa que foi para outros países e hoje com menos de vinte já fala dois idiomas e arrisca no inglês, logo mais vai falar três idiomas e se quiser, já que sei que essa pessoa é capaz, vai começar a arriscar mais um(italiano, francês ou alemão) e vai conseguir aprender também. Daqui há pouco vai ganhar em euro, falar três idiomas e continuar se destacando na instituição de ensino. 

 

O Gabriel Torres poderia responder nesse tópico, porque ele tem mais de quarenta anos e tem experiência internacional. 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Grande Mestre Lucas

Nao tenho talento algum KKKKK

Acho que sei d quem você ta falando kkk

Mas pelo o que entendi só depende de mim ne.. Também penso muito em ir para o exterior mas pra se virar la ou você vai com uma bagagem que consiga um emprego legal ou com bastante dinheiro e com esse dolar ai kkk

você poderia me falar algumas áreas/profissões que seria legal pesquisar sobre? E algumas que não necessariamente precisasse de superior

 

Na questão do salário que disse.. po, vejo vários, muitos mesmo, sites que dizem, por exemplo: salário inicial de um técnico em mecatrônica seria de 3/4 mil mas estou vendo que é caô

adicionado 5 minutos depois

Estou pensando em nesse ano fazer cursos como inglês, oratória, gestão de tempo, liderança por ser muito tímido e também ser cursos que me ajudariam a chegar em cargos maiores (eu acho). Ai conforme consiga entrar no mercado de trabalho vou vendo o que vou gostar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nandin 01 sobre profissão, não tem como eu te dizer: faça isso, faça aquilo, pois isso é uma decisão sua. O que você pode fazer é comprar um guia do estudante sobre as profissões e pesquisar no google sobre as áreas do conhecimento, como eu disse. 

 

Mesmo que o salário de um técnico na iniciativa privada passe dos dois mil e quinhentos, pode ser que você tenha que ir para outra cidade todos os dias do trabalho ou se ficar inviável essa ida e volta, ter que pagar aluguel, conta de energia, conta de água, passagem de ônibus dentro da cidade para ir e voltar ao trabalho e até mesmo para pagar as contras e comprar os alimentos, já que morando em bairros afastados vai ter que ficar dependente de ir até o centro da cidade. Tem também a questão da insegurança pública que não está para brincadeira. Eu moraria em um bairro afastado do centro em uma cidade do interior onde eu não tenho nenhum parente e nenhum conhecido. Atualmente se você matar um invasor, você pode ser preso. Excesso de legítima defesa pode te ferrar. Existe a possibilidade de mesmo você dominar o ladrão e chamar a polícia, o delegado ou alguma outra autoridade alegar que você torturou o ladrão antes da polícia chegar. É tanta coisa que pode te prejudicar que não tá no gibi. 

 

Curso de gestão do tempo? Para você aprender a organizar o seu tempo é papel, caneta e razão.

 

Curso de inglês no Brasil tem que ver muito bem onde vai se inscrever e tem que ter prática fora da sala de aula. Meu advogado começou um curso de inglês e depois parou. Ele me disse esse ano que já está enferrujado.

 

Você pode começar ganhando um salário em um serviço qualquer, já que ainda não tem nada definido para sua carreira profissional. Enquanto você está ganhando seu salário, você vai pesquisando sobre várias coisas. Eu sugiro que pesquise como é morar sozinho. Não adianta nada você ser aprovado em uma universidade da Europa se quando for não vai saber se virar. Você é muito jovem, pode planejar sua vida. Não precisa planejar até os 90 anos agora. Planeje o que quer alcançar até os seus vinte. O que você precisa comprar, onde você quer morar, quanto vai custar tudo isso, você quer ter filho, você quer ter animais no quintal, quer ter carro, quer praticar algum esporte semanalmente, quer viajar nas férias, enfim, é isso aí. Algumas pessoas focam tanto no serviço que acaba que sua vida gira em torno do serviço, não pode fazer coisas divertidas porque tem que trabalhar. Sempre trabalhando, juntando dinheiro, gastando dinheiro e no final talvez antes de morrerem vem o arrependimento de uma vida "produtiva", porém sem muitos grandes momentos para lembrar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Nandin 01 disse:

Queria saber se conseguiria alcançar cargos bons sem ensino superior.

Com ensino superior já é difícil, imagine sem... Fazer faculdade atualmente é relativamente simples e acessível. Uma leva de profissionais graduados surgem no mercado todos os anos e você deverá ter algum diferencial muito grande para passar na frente desse batalhão sem graduação.

14 horas atrás, Nandin 01 disse:

Se sim, quais cursos/qualificações eu poderia fazer dentro de cada área para estar a frente da maioria e conseguir cargos de reconhecimento. Sei que parece que estou querendo algo fácil mas estou completamente perdido por não ter ninguém para sanar minhas duvidas. Recorrendo a vários fóruns kkk

Quem conhecer cada área ai da essa moral pro amigo, tmj

Cara isso é totalmente pessoal. Cada um vê com um olhar diferente para cada área que tem mais afinidade. Quem gosta de mecânica vai tecer maravilhas a respeito da área. Quem gosta de TI idem e assim por diante. Essas são opiniões baseadas nas preferências de terceiros que muitas vezes não vão ao encontro das suas.

Você precisa fazer um levantamento de cada área, mais especificamente cada curso que tem pretensão de realizar e buscar aqueles que tem mais relação com aquilo que você gosta de estudar (TI, mecânica, elétrica, automação...).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Erso existe a grade curricular dos cursos disponível na internet e até mesmo o calendário dos cursos está disponível na internet. Informações sobre pesquisa ele pode encontrar nos sites dos universidades e na sessão dos núcleos de pesquisa que redireciona quem está na página principal para a página do instituo ou núcleo específico e ele também pode pesquisar na plataforma cnpq. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...