Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pode um PC sofrer com BSOD por causa de uma fonte?


Ir à solução Resolvido por KairanD,

Posts recomendados

Vou tentar resumir minha situação

 

Comprei uma 1050 Ti no fim de 2018, usei ela num pc meio antigo com um i3(não lembro do modelo, mas provavelmente era segunda geração), 8gb dd3(2x4gb), windows 7 e uma fonte "simples" com um selo 500w e que herdei um pc que comprei num mercado no inicio de 2010/201.

 

Tudo ia bem até ter algumas BSODs aleatórias ao longo do caminho, algo que praticamente nunca tive no meu pc antigo "antes" da 1050 ti, ai eu pensei, talvez porque a placa é muito nova, a melhor coisa seja atualizar pro windows 10, e nisso, comprei o w10 e instalei.

 

Alguns dias depois, uma grande surpresa, tela azul, em geral, Memory Management Error e System Service Exception, e eu pensei, deve ser a RAM, comprei outros 2 pentes de 4gb e continuei com as BSODs.

Levei numa assistência técnica e eles ficaram uma semana com meu pc, e nada de "descobrirem" o problema, testaram com um monte de coisa e nada, gastei dinheiro e voltei pra casa pra ter tela azul ❤️

 

Ai cheguei numa situação crítica e comprei um pc inteiramente novo, hd, placa-mãe, processador, gabinete, porém, mantive a fonte e a placa de vídeo, não conseguia acreditar que uma fonte poderia me dar tela azul e nem na placa de video por causa dos códigos nos BSODs

Levei pra eles outra vez...e nada de dar problema lá :)

E nisso passei o ano inteiro tendo tela azul, e por algum motivo misterioso, meio que de maio do ano passado até inicio de dezembro eu não tive muitas telas azuis, acho que nem chegou a 10.

 

Resultado? Ainda tenho tela azul em pleno 2020[onomatopeia de estouro de champanhe]

E levei a minha placa de video pra outra assistência técnica, expliquei a situação e ela ficou uma semana lá, e não que eu tenha ficado surpreso, mas ela não deu tela azul lá

 

E nisso ela está quietinha em cima da minha mesa, não tenho coragem de ligar ela pra ter os velhos problemas de volta enquanto jogo ou uso o chrome, até porque com o ryzen 5 2400g que tenho, a placa de video integrada roda os meus jogos favoritos de boa(claro, com texturas menos definidas e numa resolução menor, mas roda tudo muito bem a 60fps, a vega 11 é um ótimo quebra galho).

 

Então a pergunta que faço, como não tenho grana pra comprar uma placa de video nova e tentar a sorte com a velha fonte, vale a pena trocar a minha fonte por uma EVGA 650W 80 Plus Gold 100-GD-0650-V,  Cooler Master 550W MPX-5501-AMAAB, COOLER MASTER MWE 550 BRONZE 80 PLUS, MPE-5501-ACAAB-BR ou alguma fonte boa até uns R$400?

 

Não sei mais o que fazer além de dar um tiro no meu e quebrar a 1050ti na marretada no fundo do quintal.

 

Lembretes:

 

Minha fonte é marca capeta, não esperem dados específicos "reais" dela, o adesivo que ela tem de 500w é colado "em cima" da fonte, totalmente separado do adesivo que explica o que cada cabo faz e quanta energia passa por ele

Não consigo imaginar algum outro motivo para 2 pcs totalmente diferentes, que compartilham apenas a fonte a placa de video, carregarem o mesmo problema.

 

Please, help.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@José de Carvalho Pega a sua fonte que descreve ai e joga o mais longe que possível, mas com tanta força que faça talvez chegar no Iraque.

 

O mau de problemas com pc é justamente o uso de fonte vagabunda, mas calma né, você comprou um pc lá em 2010 e veio essa fonte vagabunda, lá nessa época você provavelmente não sabia nada e acreditava estar fazendo um bom negócio.

 

Minimo que recomendo é 550W, a menos que ache alguma fonte de 650W com preço realmente bom, ai vale a pena pegar.

 

E nada de usar estabilizadores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elder Nauvirth

sim, naquela época praticamente não sabia nada além de jogar no pc, e como não tinha dinheiro e meu pc foi comprado no mercado(sim, literalmente eles tinham pcs lá e compramos um), mantive a fonte só por não acreditar que ela poderia ser o problema, li ontem em vários lugares(reddit e trocentos outros foruns), que não é comum, MAS PODE SER O PROBLEMA, uma má alimentação poderia fazer alguma coisa rodar mal e causar um BSOD.

 

Curiosamente, apareceu aqui do nada isso, e estou tentado a comprar isso agora

pode ser um pouco maior do que preciso, mas é "novo", certamente tem a potência que diz ter, e caso eu melhore meu pc já tenho uma fonte que aguenta

a 1050 eu sacrifico se a fonte ainda me der o problema ❤️ 

 

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=82785&gclid=Cj0KCQiAgebwBRDnARIsAE3eZjT0oZRF9RO99yZocPI_qHeuEoSCWOdo-W59Gtle2DJm912WqyBCuMwaAqZgEALw_wcB

 

e não usamos estabilizador em casa a uns 10 anos

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@José de Carvalho Essa fonte do link não vale a pena, ela tem apenas 75% de eficiência, as outras tem até 82%~85% de eficiência, chega a ser melhor.

 

As fontes boas mesmo entrega até mais do que o rotulado.


Exemplo a minha, eu tenho a CX500 da Corsair de rótulo verde, é descontinuada, tem teste em que foi exigido 625W e ela chegou a entregar isso, mas quando chegou nessa marca ela desligou por proteção, porém não queimou.

 

Já faz bem em não usar estabilizadores, o mesmo vale para módulo isolador e nobreak vagabundo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fonte pode ser a causa sim, diretamente seria desligando por não conseguir entregar o que deveria entregar, nem gerando tela azul ou arquivo minidump, o que faria o pc simplesmente desligar ou desligar parcialmente, forçando um desligamento completo e reinicialização. De forma indireta poderia ser não fornecendo energia suficiente e de maneira constante em determinadas trilhas. O que pode resultar em funcionamento falho de determinadas peças e a comunicação entre componentes causando erros de drivers levando a tela azul.

 

Independente ou não de ser a causa, é recomendável que substitua a sua fonte genérica por alguma de qualidade mínima. Isso aí é uma espécie de praga que tem que ser eliminada da face da terra. Toda fonte que não entrega o que deveria é risco de dano e mal funcionamento.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elder Nauvirth tem a Corsair CX550 que o pessoal até aqui do fórum está elogiando

 

e essa Corsair 450W que tá num preço bacana tb

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=91021&gclid=Cj0KCQiAgebwBRDnARIsAE3eZjQTdXMl96-bXDeVd087bU0gF1Fylh8UWzb2Zz5YDwcNrrPrpQo3gpIaAs53EALw_wcB

 

a única coisa que posso afirmar em relação a pcs, é que de fonte não manjo nada 😐 

mas só quero jogar war thunder, destiny 2 e outros jogos legais, e talvez fazer um upgrade para uma rx580 ou superior, nada muito acima disso

 

se der pra gastar R$400 pra menos, melhor ainda

adicionado 1 minuto depois

@Anderson K sim, agora só me falta encontrar uma fonte bacana pra substituir, sei que tem muita coisa ruim no meio dessas fontes, o difícil pra mim é separar o joio do trigo 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como você tem uma placa de vídeo dedicada, vou fazer duas observações.

 

1) Pelo que me lembro, a 1050ti demanda um conector de 6 pinos, correto? Então, com essa fonte de 450w você vai ficar limitado a apenas 1 conector.

 

Conectores:

- Conector ATX: 1x

........

- Conector PCIe: 1x

 

 

Futuros upgrades e possibilidades de troca de hardware.

Se você planeja manter o computador por longo prazo ou mais pra frente fazer upgrade ou quem sabe se arriscar em placas de vídeo no patamar de 2070 super e semelhantes, recomendaria pegar fonte com 2 conectores PCIe.

Falo isso tranquilamente... por mais que os requerimentos de consumo caíram e vão continuar caindo, as placas de vídeo continuam demandando uma quantidade considerável, principalmente no segmento intermediário e topo.

 

Então! Se vai ser pra ficar em um pc de entrada, pode ir nessa que tá tranquilo, se pretende ter liberdade pra colocar por exemplo um ryzen 2600, 2700 3600, 3700 e uma placa de vídeo de uns patamares acima, como as 2070 super, 5700xt e etc, pegaria uma fonte de 550w com dois conectores. Se pretende no máximo ficar em linhas variando entre modelos de placa de vídeo de entrada, tá tranquilo fonte de 450w e essas fontes suprem sei lá, chutando algo entre 50 a 80% dos usuários de pc com tranquilidade. Lembrando que até uma 1660 super usa 1 conector de 8 pinos, o que já é suprido por essa de 450w. 

 

2) Sim, essas corsair bronze são boas, só evitaria a linha White pela baixa eficiência mesmo.. Além dela, tem até alguns modelos da pcyes e outras, tem várias se procurar nas recomendações, eu to meio por fora pois faz uns meses que não acompanho o preço das fontes. Melhor pitaco que posso fazer é o de olhar outros tópicos nessa mesma parte do fórum.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
  • Solução

@José de Carvalho Fontes de baixa qualidade provocam problemas como:

  • Telas azuis;
  • Travamentos;
  • Instabilidade;
  • Perda de dados;
  • Dano aos componentes;
  • Etc.

Não basta que uma fonte ligue o computador e pareça funcionar corretamente: se a energia fornecida não for estável e dentro dos limites adequados, provoca o funcionamento errático dos componentes. Não tem nada de incomum nisso, acontece pra caramba. 

 

A escolha da fonte depende dos upgrades que você pretende fazer. Para a GTX 1050Ti, fontes como a Super Flower Bronze King 450W e a PCYes! Electro V2 Bronze 450W ficam super legais. A CX 450 também é boa, mas não gosto dela pelo fato de ter apenas um conector para placas de vídeo (enquanto as concorrentes já oferecem dois faz tempo). Se for para pegar CX, pegue o modelo de 550W.

 

Se quiser fazer upgrades para placas como RX 570, GTX 1060, GTX 1660, GTX 1660Ti, GTX 1660 Super, as fontes de 450W recomendadas ainda ficam com um encaixe legal. 

 

A linha N1 da EVGA é fria. A EVGA anda dando algumas mancadas que são de doer...

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Anderson K a minha 1050 não precisa de um conetor extra

e vou ver se acho uma fonte com esse conector só por garantia

não é um plano dar upgrade na placa de video agora, mais fácil trocar o processador e a placa-mãe para um ryzen 7 num futuro que termina com 21 na numeração XD

 

adicionado 19 minutos depois

@KairanD tem essa aqui que achei interessante

tem 2 conectores pci caso necessário seja um dia

85% de eficiência"normalmente" 

parece interessante

pressa pra comprar a fonte eu não tenho, mas se for pra comprar algo, que seja bom e durável 

 

https://www.pichau.com.br/fonte-coolermaster-mwe-550-bronze-80-plus-mpe-5501-acaab-br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@José de Carvalho Qualquer fonte de boa qualidade a partir de 400W vai ter pelo menos um conector 6+2 pinos para placas de vídeo. A partir de 450W, o padrão agora é ter dois (a CX 450, portanto, está fora). 

 

A fonte MWE é segura e tem desempenho aceitável. Ela não opera, contudo, no mesmo nível das outras que foram mencionadas... Na mesma loja que você mencionou tem a Super Flower 500W, que foi testada pelo TecLab e teve desempenho muito bom, bem acima do esperado para a categoria. Além disso, é mais barata. Mesmo o modelo de 450W já teria dois conectores. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD vou dar uma olhada, valeu

adicionado 55 minutos depois

@KairanD

Comprei  a Super Flower 500W Bronze King 80 Plus

gostei do preço, vi bons reviews em vários fóruns e chega em uns 8 dias

se meu pc explodir, eu vou na sua casa, e vou dançar macarena na sua cama ❤️ 

 

https://www.pichau.com.br/fonte-gamer-super-flower-500w-bronze-king-80-plus-sf-500p14he-eco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Ainda bem que resolveu o problema. Isso só serve de alerta para o pessoal, não adianta nada investir em um monte de componente para computador e usar a fonte velhinha e sem marca que segurava o PC antigo. Se você vai comprar componentes para montar ou fazer um upgrade no PC, avalie a compra de uma boa fonte de alimentação, você só vai estar protegendo o investimento que você fizer nos outros componentes.

 

Essa Super Flower é uma boa marca, é OEM de diversos "fabricantes" famosos.

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...