Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Arquivo .FD, como posso fazer BiosMOD utilizando ele?


Rehova
Ir à solução Resolvido por Rehova,

Posts recomendados

Bom, eu tenho a placa-mãe GA-EQ45M-S2 da Gigabyte que no CPU-Z se diz como a Itautec ST4262.

BIOSMOD 771/775

Eu comprei o processador Xeon X3363, que segundo a foruns gringos se diz totalmente compatível com a plataforma Q45, a mesma da minha placa.
O processador ainda está chegando, vai demorar cerca de uns 7 dias, mas já queria adiantar o BiosMOD. Já tenho os microcodes necessários, porém o arquivo não é .ROM para ler no MMTool, então pesquisei na internet e não achei nenhuma informação de como fazer ele ler no MMTool ou em outro aplicativo para editar e inserir os microcodes que o processador exige. 
Se alguém souber como eu poderia fazer isso, eu agradeceria muito. A Bios é um .exe extraível que sai 3 arquivos. 
 

FLASHSPI.exe DE 26KB
EQ45MS2.fd de exatos 1024KB

E um Autoexec.exe de 1KB

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Respondendo a mim mesmo, consegui a solução do BiosMOD depois de horas enfrentando diversos problemas.

Para alguns que estão com duvidas do mesmo problema, segui o tópico anexado abaixo, segui os passos da bios Award Software.

OBS: Eu estava em dúvida para que era o .FD, ele na verdade é a versão da BIOS que na verdade é renomeado e é o formato de arquivo .BIN


https://www.delidded.com/how-to-update-cpu-microcode-in-award-or-phoenix-bios/

Então, fazendo os passos do tópico acima cheguei na parte de instalar a BIOS para a placa-mãe, tive diversos problemas através do Pendrive, utilizando o Q-Flash. Então utilizei o programa próprio da Gigabyte, o @bios.

Ele me serviu muito bem devido à instalação do arquivo modificado. Reiniciei o computador e novamente deu tela, com o atual Core 2 Duo E8400 que ainda continuo utilizando.

Site oficial da Gigabyte para baixar o programa BIOS(Funciona em todas placas-mãe Gigabyte): https://www.gigabyte.com/MicroSite/121/tech_a_bios.htm

Porém o programa Bios fornece a opção de você baixar a BIOS que está rodando atualmente no computador, fiz isso e comparei com a de fábrica e realmente foi alterado os Micro-Codes.

Segue abaixo uma Screenshot comparando a BIOS mais atual da minha placa-mãe GA-EQ45M-S2 com os micro-codes de modificação não inseridos e com os inseridos. Os últimos 2 micro-codes 1067A.


atual.thumb.PNG.08ae2aa364a62451872d7930328d5788.PNG

 

Peço perdão caso infringi alguma regra do Fórum, caso eu tenha feito alguma infração, peço que algum Moderador contate-me e eu com gentileza modifico a publicação.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Tenho o mesmo setup (GA-EQ45M-S2 e Xeon X3363 modificado 771 -> 775), e depois da atualização dos microcódigos na bios, o Windows 10 passou a reconhecer meu processador como compatível para instalação.

Tudo funcionou conforme o descrito, também tive problemas com o Q-Flash não reconhecer meu pendrive e a BIOS modificada, consegui pelo @bios, da própria Gigabyte.

Obrigado pelo tutorial <3

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...