Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HTML Código que bloqueie CTRL C e o botão direito do mouse em páginas da WEB


Posts recomendados

Teria como eu criar um código para impedir que alguém copie algo da minha página e, além disso, teria como eu colocar um código que eu consiga saber quem tentou copiar o conteúdo da minha página? É porque futuramente eu possa precisar criar uma página de teste de conhecimentos, e eu quero evitar ao máximo que uma pessoa possa fraudar o teste procurando respostas na internet. Pesquisei a respeito e uma das táticas que muitas empresas usam é bloqueando o botão direito do mouse ou colocando cronometro por questão. Também gostaria de saber se teria como eu criar um código que detecta uma pessoa que tentou dar CTRL C, por exemplo, eu deixar liberado o botão direito do mouse e assim que um usuário aperta, automaticamente a página bloqueia a opção e envia um aviso de que aquele usuário tentou copiar algo da página.

 

É possível tudo isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi @LucasElt!

 

Sim, mas o teu site não vai ser 100% protegido, vou explanar as duas desvantagens: os inteligentes e os hackers:

  • Eles podem ter mais de dispositivos, enquanto ele faz teste no computador, ele tira a foto e pesquisa no outro dispositivo;
  • Mesmo bloqueando o botão direito, os inteligentes e os hackers serão de abrir, utilizando o Ctrl + SHift + I para abrir o inspector;
  • Mesmo blqoueando o inspector, eles serão capazes de abrir o menu do navegador (por exemplo, no Firefox, menu de hambúrger >>> Web Developer >> Toogle Tools ou Inspector) que tu nuncas irás conseguir bloquear. Há plugins em quaisquer navegadores que são capazes de trapacear no teste e de ignorar o bloqueio;
Citação

automaticamente a página bloqueia a opção e envia um aviso de que aquele usuário tentou copiar algo da página.

 

Infelizmente os hackers serão capazes de falsificar o IP e mudar o VPN para tu não conseguires localizar o verdadeiro IP e o utilizador.

 

Tive uma conversação com os atendentes das lojas de fontes. Comprei as fontes deles para meu site, e eu estava preocupado que os hackers criminosos podiam roubar as minhas fontes. Os atendentes me explanaram que embora o site deles seja extrema e eficientemente protegido contra ataques de hackers criminosos, havia ainda hackers criminosos que conseguiram capturar as fontes do site deles. Isso significa que o site, apesar de extremamente eficiente e protegido, não é 100% invulnerável.

 

Ideal

 

O ideal é utilizar o cronómetro no caso de testes. Caso o cronómetro expire, suspende o aluno por um mês ou cobra-o com uma taxa para próxima tentativa de prova, para que ele faça outra tentativa de teste com uma taxa. Isso era o que minha faculdade e SoftBlue fazem.

 

Quanto ao copiar, como já te disse, o site não será 100% protegido contra plágio. O ideal é que registres os direitos autorais e patentes o site, mas o registro é muito caro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GustavoReis1989 Porém o cronometro limita você a perguntas mais simples. Geralmente esses cronômetros dificilmente passam de 5 minutos. E mesmo que a pessoa não utilize o CTRL C ainda tem o super algorítimo de pesquisas do Google, basta você abrir outra janela e escrever uma simples frase de um enunciado de uma questão grande no Google que o Google já localiza a questão que você quer a resposta, sendo assim ficando inviável para o administrador do site saber que você fraudou a questão.

 

E esqueci de mencionar também que tem o fator de julgamento errado, a pessoa pode sem querer ter apertado o botão direito do mouse em um texto e dado copiar sem querer na hora de fechar a janelinha que se abriu ( já ocorreu várias vezes isso comigo ao longo da minha vida). Ou seja, por mais que o site tente evitar fraudes, nada substituirá o julgamento presencial, fazendo assim o administrador do site tomar uma ação injusta com um candidato que apertou o botão direito do mouse sem querer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, LucasElt disse:

Porém o cronometro limita você a perguntas mais simples. Geralmente esses cronômetros dificilmente passam de 5 minutos.

 

Também te lembra que eles também trapacearão nas perguntas mais difíceis. Não limites o cronômetro apenas às perguntas simples.

 

3 minutos atrás, LucasElt disse:

mesmo que a pessoa não utilize o CTRL C ainda tem o super algorítimo de pesquisas do Google, basta você abrir outra janela e escrever uma simples frase de um enunciado de uma questão grande no Google que o Google já localiza a questão que você quer a resposta

 

Já disse que:

 

29 minutos atrás, GustavoReis1989 disse:

Eles podem ter mais de dispositivos, enquanto ele faz teste no computador, ele tira a foto e pesquisa no outro dispositivo;

 

Por isso,

 

4 minutos atrás, LucasElt disse:

sendo assim ficando inviável para o administrador do site saber que você fraudou a questão.

 

O ideal é utilizar o algoritmo de antiplagiarismo no teste para verificar se as frases que eles copiam ou modificam são semelhantes. Ao concluir o teste, o algoritmo encontra plágio e suspende o aluno por um mês ou cobra-o com uma taxa para outra tentativa. O Grammarly faz isto e alerta aos professores de tese (semelhante americano aos TCCs), mestrado e de doutorado que há plágios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GustavoReis1989  Não precisa de outro dispositivo, basta abrir outra janela e escrever um pequeno trecho da questão manualmente que já fica inviável para o adm do site saber que você está tentando colar. E aplicativos que detectam plágio são inúteis em questões alternativas, que por sinal são a maioria nos testes online. É complicado isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, LucasElt disse:

Não precisa de outro dispositivo, basta abrir outra janela e escrever um pequeno trecho da questão manualmente que já fica inviável para o adm do site saber que você está tentando colar.

 

Ah, sim, é possível, mas não totalmente. SoftBlue faz isto. Talvez possas contactar os dois professores do site SoftBlue, explanando que estás a trabalhar numa escola e precisas restringir os testes online. JavaScript bloqueia por meio do codigo window.open('', 'noopener'). Ou se sabes inglês, dá uma olhada: https://stackoverflow.com/questions/630118/how-can-i-restrict-the-use-of-other-applications-during-an-online-exam/630138#630138. Nessa questão, há respostas em que dizem que embora possível, mas não totalmente e ao invés, sugerem o cronómetro como uma única solução, e há um snippet noutra resposta do sujeito que estava a desenvolver um projecto académico de teste online.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...