Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Luiz Gabriel XXI

Emulador em PC fraco: Qual dessas config escolher?

Posts recomendados

Eu quero tentar montar uma máquina especificamente para emulação de jogos. Mais especificamente, pra deixar na sala de casa, ao envés de colocar o emulador no TV Box (que acaba sendo muito mais complicado e limitado). Meu console preferido é o Nintendo 64, e eu uso o Project64 para emular os jogos. Esse emulador é super leve na minha máquina, como se eu estivesse simplesmente usando o navegador (caso queira saber a configuração, é só clicar aí do lado). Eu possuo algumas peças que estão paradas, sem uso. E aí que começa minha dúvida. Será que roda? Ambas configurações estão montadas, mas uma delas eu mal mexi pois não tenho permissão no momento (antigo dono é um familiar recem falecido) e por este motivo, não sei dos detalhes da configuração. Tentarei entrar na BIOS amanhã para verificar (assim que eu ver, já edito o tópico). As configurações são as seguintes:

Opção 1: Gigabyte GA-945GCM-S2C

Celeron 430 1.8GHz

3GB DDR2

Opção 2: ASRock N68-S

Pode ser um Semprom ou até um Phenom II X6 (segundo o site do fabricante)Lista de CPU

DDR2 (há apenas um pente instalado na máquina então acredito que seja 1GB)

E a próxima questão é upgrades. Eu sei que aquele Celeron ali é uma formiguinha em comparação com os Core 2 Quad. Eu vi um core 2 quad q9400 por $36 no Aliexpress (Q9400). Também vi a opção da AMD e encontrei um Phenom x4 9650 (Phenom) que possui uma frequência um pouco abaixo, mas em questão de preço, a diferença é insignificante pra mim. Se eu não quiser esperar pra chegar, eu posso ir garimpar na feira alí em Acarí ou São Cristóvão. Mas, se o que eu já tenho rodar, esses upgrades passam a ser despensáveis, porém eu pretendo realmente comprar um Q9400, pois assim eu fico com um Celeron sobrando para testar placas 775, e ainda consigo rodar jogos mais pesadinhos (da época dessa linha da Intel). Espero que alguém saiba responder, esse tópico é muito específico.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Luiz Gabriel XXI emulador precisa de processador, quando se fala de processadores antigos rodando emuladores, os Intel são muito superiores aos AMDs equivalentes. Até hoje os Intel levam uma certa vantagem contra seus concorrentes diretos, mas a diferença diminui bastante nos últimos anos. Processadores com múltiplos núcleos não vai fazer diferença em emuladores de consoles antigos, no máximo dois núcleos vão mudar alguma coisa (se o emulador tiver alguma otimização pra isso), então procure um Core 2 Duo, tipo o E8400 e E8500 que deve funcionar na GA-945GCM com bios atualizada. De qualquer forma esse modelo não suporta nenhum Core 2 Quad, aparenta ser uma placa-mãe mais antiga do que esses processadores (lista de suporte de processadores). Mas acredito que também vá precisar de pelo menos uma placa de vídeo básica, porque o vídeo integrado dessa placa-mãe não vai fazer nada por você.

Compartilhar este post

Link para o post

@GuilhermeGB Eu acessei a BIOS da máquina da AMD, e o processador é um Athlon 64 X2 5200+. Possui 2 Gigas de RAM. No momento esta configuração é melhor que a da Intel. Eu posso usar essa ou ir comprar um E8400? Em questão de memória RAM, você acha melhor colocar 4GB? (A máquina da Intel possui 1x 1GB e 1x 2GB, já a da AMD possui 1x 2GB). Na questão de placa de vídeo, uma 9800GT já dá conta do recado? Citei essa placa pois é fácil de encontrar em sucata, e já até encontrei debaixo da cama de um amigo (sério). Óbviamente não compraria nova. Mas qual placa você acha que seria o recomendado?  

adicionado 6 minutos depois

@GuilhermeGB Esqueci de avisar que eu tenho um Athlon X2 270 guardado na caixa do meu Ryzen. Ele não consta na lista de compatibilidade, porém, outros modelos da mesma linha (X2 260) estão na lista. Será que eu tento colocar pra ver se dá algum sinal??

Compartilhar este post

Link para o post
2 horas atrás, Luiz Gabriel XXI disse:

@GuilhermeGB Eu acessei a BIOS da máquina da AMD, e o processador é um Athlon 64 X2 5200+. Possui 2 Gigas de RAM. No momento esta configuração é melhor que a da Intel. Eu posso usar essa ou ir comprar um E8400? Em questão de memória RAM, você acha melhor colocar 4GB? (A máquina da Intel possui 1x 1GB e 1x 2GB, já a da AMD possui 1x 2GB). Na questão de placa de vídeo, uma 9800GT já dá conta do recado? Citei essa placa pois é fácil de encontrar em sucata, e já até encontrei debaixo da cama de um amigo (sério). Óbviamente não compraria nova. Mas qual placa você acha que seria o recomendado?  

adicionado 6 minutos depois

@GuilhermeGB Esqueci de avisar que eu tenho um Athlon X2 270 guardado na caixa do meu Ryzen. Ele não consta na lista de compatibilidade, porém, outros modelos da mesma linha (X2 260) estão na lista. Será que eu tento colocar pra ver se dá algum sinal??

Se você já tem o Athlon dá pra economizar uns trocados, acredito que não terá problemas com o emulador de N64. A placa de vídeo não precisa ser potente, mas também depende da resolução que vai rodar e do jogo também. Acho que a 9800GT seria mais que suficiente para Full HD, por exemplo, pesquise sobre o desempenho dela nos jogos que você quer jogar.

Compartilhar este post

Link para o post

@GuilhermeGB Eu rodei alguns jogos com o MSI Afterburner ligado, e vi que o consumo de memória de vídeo, fica na casa dos 300MB. Uma 9800GT de 512MB serviria, talvez? Porém, talvez eu pegue um modelo de 1GB, ou até uma GT 710 (se eu achar em um bom preço ou debaixo da cama de alguém). 

Compartilhar este post

Link para o post

@Luiz Gabriel XXI 512MB deve rodar tranquilamente, mesmo jogos de PC de 15 anos atrás não chegam a usar 512MB em Full HD.

Compartilhar este post

Link para o post

@GuilhermeGB acho que vou pegar uma placa com pelo menos 2GB pois eu quero também rodar alguns jogos bem leves além dos emuladores.

Compartilhar este post

Link para o post

@Luiz Gabriel XXI geralmente uma placa desse nível não tem potencial para aproveitar os 2GB equipados nela, muitas placas de meados de 2010 ainda rodavam tudo com 1GB. Também é importante observar as especificações gerais, essas placas de baixo desempenho possuem diversas variações, às vezes eles abrem mão de algumas especificações pra aumentar a memória.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Aprenda_a_Ler_Resistores_e_Capacitores-capa-3d-newsletter.jpg

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!