Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Asrock Steel Legend resetando bios após ativar XMP


Cyberoma

Posts recomendados

Bom dia pessoal, tenho uma Asrock B450M Steel Legend e memórias 2x8Gb Adata XPG Spectrix D41 3000, quando ativo o XMP, ele inicia normalmente, porém em um ou dois dias (totalmente aleatório) após ligar o PC, a bios está resetada, inclusive com o horário do windows errado.

Sempre desligo a chave do filtro de linha (iClamper) quando vou desligar o pc.

 

A placa e as memórias são novas.

 

Desde domingo deixei o XMP desativado e não resetou mais. Eu estou acreditando que seja algo com o XMP mesmo e não com a bateria (vou continuar monitorando).

Atualizei a BIOS para a versão mais nova 2.90 e dei um clear cmos (usando jumper) após a atualização.

 

Alguém tem alguma ideia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Em 14/01/2020 às 10:19, Cyberoma disse:

Bom dia pessoal, tenho uma Asrock B450M Steel Legend e memórias 2x8Gb Adata XPG Spectrix D41 3000, quando ativo o XMP, ele inicia normalmente, porém em um ou dois dias (totalmente aleatório) após ligar o PC, a bios está resetada, inclusive com o horário do windows errado.

Sempre desligo a chave do filtro de linha (iClamper) quando vou desligar o pc.

 

A placa e as memórias são novas.

 

Desde domingo deixei o XMP desativado e não resetou mais. Eu estou acreditando que seja algo com o XMP mesmo e não com a bateria (vou continuar monitorando).

Atualizei a BIOS para a versão mais nova 2.90 e dei um clear cmos (usando jumper) após a atualização.

 

Alguém tem alguma ideia?

 

Estou com o mesmo problema, possuo a mesma mobo e 2x8Gb Team Group TFORCE DELTA II 3000. A alguns dias eu fiz a atualização da BIOS para a versao 2.90 e foi quando o problema começou e ainda não voltei a versão anterior porque eu estava viajando. Na minha opinião pode ser a versão da BIOS que está com problemas com algumas memorias específicas porque não vi mais em nenhum lugar as pessoas falando desse problema.

Acho difícil ser problema na bateria também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

@romulowts não sei se você resolveu ai, mas eu resolvi aqui fazendo essas alterações na bios:

 

desativei o xmp e coloquei os timings e frequência manualmente.

 

e essas config:

cldo vddp voltage control = 1.050
cldo vddg voltage control = 0.950

 

procodt = 40 ohm
command rate = 1t
gear down mode = enable
power down enable = enable

data bus configuration
    rttnom = rzq/6
    rttwr = rzq/3
    rttpark = rzq/1
    
cad bus configuration (cad bus drive strength user controls)
    clkdrvstren = 24.0 ohm
    addrcmwdrvstren = 20.0 ohm
    csodtdrvstren = 20.0 ohm
    ckedrvstren = 24.0 ohm
    
(external voltage settings and load-line calibration)
vddcr_soc voltage (fixed voltage) = 1.100

 

depois disso não tive mais resets.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...