Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quantidade de memória não reconhecida pelo sistema


Posts recomendados

@Andre Luiz 9807 Daí partimos para três perguntas:

1. Sua placa-mãe suporta uma quantidade acima de 8gb? Se não suportar pode ser isso. Verifique no manual ou site da fabricante 

 

2. Pelo que vi no print do CPU-Z, você usa dual-channel ( Dois pentes de RAM). Tente inverter eles e tentar novamente, assegurando que esteja bem encaixado. 

 

3. Qual a marca das memórias? Pode ser que o vendedor tenha te enganado com um pente defeituoso.

 

A única coisa que não faz sentido,(pelo menos pra mim), é o CPU-Z mostrar uma informação diferente do Windows.

 

Ainda recomendo um pendrive ou DVD com Linux para averiguar mais a fundo, se o que aconteceu foi com o windows ou o hardware.

(Ps: Não precisa instalar, geralmente as distribuições Linux permitem usar sem instalar)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Posso aproveitar o topic pra falar do meu problema?

 

eu tenho uma mobo Asus Prime H310M-E R2.0/BR e um pente Team Group T-Force Vulcan Z 8GB (1x8) DDR4 2666MHz 

 

acontece que está dando no cpu-z somente 2400. entrei no setup da bios e realmente ta setado em 2400, mudei pra 2666 e o pc nao ligou, tive que voltar pra 2400. alguém sabe dizer como faz ou até mesmo se é possivel?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Andre Luiz 9807 1. Baixa o Ubuntu desse link https://ubuntu.com/download/desktop

2. Baixe o Rufus desse link https://rufus.ie/

3. No Rufus vá em selecionar iso e clique no que você baixou do Ubuntu

4. Clique start e aguarde 

5. Ao finalizar, reinicie o PC com o pendrive inserido e verifique na BIOS se ele tem a prioridade no pendrive primeiro

6. Clique em qualquer tecla, selecione pelo teclado português

7. Clique Usar Ubuntu sem instalar

8. você verifica quanta memória RAM aparece, marca e modo (single, dual, quad).

 

Não precisa ser o Ubuntu, foi só um exemplo

 

Só uma coisa, você citou que usa 4 pentes de memória RAM, nesse caso o CPU-Z está errado ao falar que você usa uma configuração dual-channel quando você usa uma quad-channel.

Porém como ele está lendo os 16gb de RAM se está obtendo informações apenas de dois pentes?

Muitas coisas não estão fazendo sentido...

adicionado 3 minutos depois

@wcandido É preciso criar tópicos separados para cada problema, verifique se sua placa-mãe suporta a velocidade desejada. Para receber mais ajuda, recomendo criar um tópico separado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, 19Théo disse:

Só uma coisa, você citou que usa 4 pentes de memória RAM, nesse caso o CPU-Z está errado ao falar que você usa uma configuração dual-channel quando você usa uma quad-channel.

Core i5 que eu saiba não faz quad-channel. Nenhum processador low end faz isso. Para quad-channel você vai precisar de um Threadripper, por exemplo. Nos processadores mainstream mesmo com quatro pentes fica em dual channel, pois cada canal tem dois slots de memória. Tanto que nos manuais especificam quais slots funcionam para dual channel, pois se você colocar dois pentes em slots do mesmo canal não fica em dual channel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...