Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador desligando de forma estranha: será a fonte?


Posts recomendados

Boa tarde gente, venho enfrentando um problema, provavelmente relacionado a fonte,gostaria da opinião de vocês acerca do assunto, um mês atrás eu terminei de comprar todas as peças do meu computador, faltava apenas o gabinete, no mesmo dia montei, ao ar livre mesmo, fiz tudo que devia ser feito e quando tentei abrir um jogo pesado o computador simplesmente desligava, fiz alguns testes e mudei o cabo de força da fonte que comprei pelo cabo de força que veio com o monitor, que parecia de mais qualidade, e para a minha surpresa o computador parou de desligar ao iniciar o jogo, porém continuava desligando de 2 em duas horas aproximadamente (detalhe que desligava apenas em processos pesados, ficar o dia todo navegando na internet não desligava),no visualizador de eventos do windows o erro que era citado pelo desligamento do computador era "Kernel Power 41 63", passei uma semana tentando resolver o problema de todas as maneiras imagináveis, sem sucesso.

 

Meu gabinete tinha chegado finalmente, mesmo com o problema de desligamento coloquei tudo dentro do gabinete e percebi que ao ligar, estava dando choque nas portas USB frontal e espelho traseiro, o fio do aterramento da tomada não estava conectado,conectei e problema resolvido, o choque parou e os desligamentos também ... ou ao menos eu achava, fiquei cerca de 20 dias usando o computador diariamente, e não houve desligamento, porém dia 12/1 o problema voltou, fiquei me perguntando o que tinha feito de diferente para o problema voltar, e a única coisa que fiz de difrente foi o seguinte: Nos 20 dias que ocorreram tudo normal, ao terminar de usar o computador eu retirava da tomada meu filtro pois alguns leds continuavam ligado mesmo ao desligar o computador. no filtro eu uso meu monitor, força da fonte e roteador apenas, então eu retirava o filtro da tomada e colocava o roteador no seu lugar, para não ficar sem internet, fiquei assim por 20 dias até que ao invés de ficar conectando e desconectando na tomada comecei apenas a desligar pelo interruptor de power da fonte, o problema não apareceu por 1 dia, mas no final do segundo ele voltou, então eu apenas desconectei o filtro da tomada e conectei novamente e o problema parou imediatamente, assim como nos 20 dias onde eu desconectava da tomada também.

 

É uma medida provisória, estou retirando novamente da tomada no final de cada dia,meu palpite é de como se fosse a fonte que está acumulando energia ao permanecer muito tempo ligada diretamente à energia(não tenho certeza, apenas um palpite de um leigo) não sei quais efeitos pode causar ficar utilizando o computador com esse problema, se pode dafinicar algum componente ou algo do tipo, mas sei que isso não é algo normal de acontecer, minha fonte é uma EVGA 500w 80plus white, e apesar de ser nova tenho quase certeza de que o problema deve ser ela, gostaria de saber a opnião de vocês, se alguém já passou por algo parecido deixa aí nos comentários kkk. Obs: Desculpa o texto longo aí, achei que ficaria melhor se eu contasse todo o contexto :)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Wélino Júnior  - seja bem-vindo ao Fórum Clube do Hardware. :)

 

Bom, é melhor escrever mais e explicar o problema do que escrever pouco e precisar ficar voltando para adicionar. Falando nisso, nos informe marcas e modelos dos seus componentes, a começar por essa fonte da EVGA que usa aí e é interessante conhecer o modelo exato.

 

Sobre o erro nomeado como "Kernel Power 41 (63)" - é um erro de desligamento inesperado. Ele é apenas um sintoma, não mais um problema. Aparentemente, ele geralmente aponta para o hardware, porém não sem limita na parte física dos componentes. Seria muito interessante testar seu computador com uma outra fonte, uma de qualidade. Suspeitar da sua atual é um bom começo. Ela pode ter vindo danificada, pode ser um modelo específico que é realmente ruim que a EVGA colocou no mercado (sim, eles fizeram isso) ou algum fator pode ter causado seu mau funcionamento. Ainda assim, é de se suspeitar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tenho 2 teorias para seu problema, quando é intermitente, as vezes o diagnóstico das ações é pura coincidência então eu não descartei problemas térmicos, podes usar o AIDA para avaliar as temperaturas e rodar um stress test para monitorá-las sob carga.

Com relação aos choques elétricos, choques leves são comuns se não houver aterramento mas choques fortes são preocupantes e podem indicar algum problema na fonte. Mas se apos o aterramento isto foi resolvido então deixa de ser algo preocupante. siga a instrução do @Bakura Ryo e teste com outra fonte, as vezes mesmo fontes novas podem apresentar problemas, algumas pessoas não tem a mesma sorte que eu para comprar fontes, as que eu compro mesmo sendo fontes bomba costumam ter um desempenho bacana ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Bakura Ryo disse:

@Wélino Júnior  - seja bem-vindo ao Fórum Clube do Hardware. :)

 

Bom, é melhor escrever mais e explicar o problema do que escrever pouco e precisar ficar voltando para adicionar. Falando nisso, nos informe marcas e modelos dos seus componentes, a começar por essa fonte da EVGA que usa aí e é interessante conhecer o modelo exato.

 

Sobre o erro nomeado como "Kernel Power 41 (63)" - é um erro de desligamento inesperado. Ele é apenas um sintoma, não mais um problema. Aparentemente, ele geralmente aponta para o hardware, porém não sem limita na parte física dos componentes. Seria muito interessante testar seu computador com uma outra fonte, uma de qualidade. Suspeitar da sua atual é um bom começo. Ela pode ter vindo danificada, pode ser um modelo específico que é realmente ruim que a EVGA colocou no mercado (sim, eles fizeram isso) ou algum fator pode ter causado seu mau funcionamento. Ainda assim, é de se suspeitar.

Valeu :) 

 

É só o que me falta testar mesmo, uma fonte diferente, tá meio difícil arranjar uma, tô quase mandando essa minha pra garantia, tenho quase certeza que é ela. 

 

Quanto aos componentes vou deixar aqui caso seja de ajuda

 

Fonte EVGA 500W 80 Plus White - 100-W1-0500-KR

Processador AMD Ryzen 5 2600 em stock

Mobo GIGABYTE AB350M DS3H V2

SSD Adata XPG Gammix S11 Pro 256gb

Memória Corsair Vengeance LPX, 8GB               CMK8GX4M1A2400C16

Placa de Vídeo XFX AMD Radeon RX 580           RX-580P8DFD6 

adicionado 4 minutos depois
7 horas atrás, Eder Neumann disse:

tenho 2 teorias para seu problema, quando é intermitente, as vezes o diagnóstico das ações é pura coincidência então eu não descartei problemas térmicos, podes usar o AIDA para avaliar as temperaturas e rodar um stress test para monitorá-las sob carga.

Com relação aos choques elétricos, choques leves são comuns se não houver aterramento mas choques fortes são preocupantes e podem indicar algum problema na fonte. Mas se apos o aterramento isto foi resolvido então deixa de ser algo preocupante. siga a instrução do @Bakura Ryo e teste com outra fonte, as vezes mesmo fontes novas podem apresentar problemas, algumas pessoas não tem a mesma sorte que eu para comprar fontes, as que eu compro mesmo sendo fontes bomba costumam ter um desempenho bacana ^^

Tá osso alguem emprestar uma fonte pra eu testar, mas acho que vou conseguir e espero que o problema seja nela mesmo, se não for vai ser mais dor de cabeça :( queria ter sua sorte kkkk

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...