Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

FX 6300 gargalando com GTX 750ti


Ir à solução Resolvido por Husardo,

Posts recomendados

Um tempo atrás eu havia percebido que meu computador estava diferente (com drops frequentes de FPS em jogos relativamente leves, como lol e cego), aí eu fui dar uma olhada, e minha placa de vídeo não consegue alcançar os 90% e meu processador fica sempre muito utilizado

 

Configurações:

FX 6300

12gb

1hd de 160gb e um de 750

placa-mãe  M5a78l-m Lx/br

GTX 750TI gigabyte oc edition 1gb

 

Esse é um vídeo que eu gravei no GTA V, tem um momento que o processador sobe para 99% e o dos caem pra 20

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sua GTX 750 Ti está com temperaturas muito elevadas. Essa placa tem TDP de 75W, é normal atingir temperaturas na faixa dos 60ºC mas está batendo os 80ºC, pode ser o motivo. Outro motivo é que essa placa-mãe, apesar de "compatível", não é a mais adequada para processadores FX. Há a possibilidade de haver super aquecimento no VRM gerando queda de desempenho do processador (queda no clock), verifique o clock do processador rodando o jogo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Daniel Draiher

A sua placa-mãe não é recomendada para processadores FX. Ela performa muito mal com com seu processador. Ela até é compatível com FX 6300, mas são diversos os casos de queda de desempenho (queda de FPS) em jogos.

O ideal para um FX seria mobos com chipset 970 ou 990 ou até uma Gigabyte ga-78lmt-usb3 desempenha bem.

Você pode tentar amenizar essas quedas de desempenho com configurações na BIOS, como estas - link. Mas fique de olho nas temperaturas.

 

A linha FX é bem ultrapassada, recomendo você trocar a plataforma por uma mais atualizada. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Husardo @GuilhermeGB Então acho que o melhor a se fazer é trocar tudo (de novo), eu estava vendo e tem uns i7 6700 + placa-mãe (R$1600/R$1500) ou um Ryzen 7 1800x (R$840), mas aí a placa-mãe seria a parte.

Acham que ainda vale a pena pegar esse 6700 em 2020 ou seria melhor ir para o Ryzen? Queria algo que eu pudesse ficar estável sem me preocupar com upgrade por um bom tempinho. (Vou trocar essa 750ti também)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Daniel D

O melhor seria um upgrade para Ryzen, no mínimo um Ryzen 3. Esse i7  6700 envelheceu mal, e estão vendendo por preços surreais.

A questão é que você teria que trocar a mobo e as memórias também (no caso dos Ryzen, DDR4). Tem alguns kits com Ryzen 3 3200g por volta de 950, 1000 reais. Um upgrade melhor para não se preocupar com o futuro seria Ryzen 5 1600 (gastando mais o r5 2600 ou r5 3600) + b350 + 8 GB DDR4, sairia uns 1250 reais. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Husardo

27 minutos atrás, Husardo disse:

@Daniel D

O melhor seria um upgrade para Ryzen, no mínimo um Ryzen 3. Esse i7  6700 envelheceu mal, e estão vendendo por preços surreais.

A questão é que você teria que trocar a mobo e as memórias também (no caso dos Ryzen, DDR4). Tem alguns kits com Ryzen 3 3200g por volta de 950, 1000 reais. Um upgrade melhor para não se preocupar com o futuro seria Ryzen 5 1600 (gastando mais o r5 2600 ou r5 3600) + b350 + 8 GB DDR4, sairia uns 1250 reais. 

Sabe onde consigo achar uma b350 por um preço bacana?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Daniel D com R$1500 mais ou menos você monta um kit com Ryzen 5 3500 ou 2600 com 8GB de RAM, não há necessidade de mais do que um Ryzen 5 para jogos no momento. Como foi dito, o Core i7 não é uma boa opção para computadores gamers, ainda mais modelos antigos, que vão estar caros tanto novos na loja quanto usados (o nome "i7" encarece o produto).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB

2 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@Daniel D com R$1500 mais ou menos você monta um kit com Ryzen 5 3500 ou 2600 com 8GB de RAM, não há necessidade de mais do que um Ryzen 5 para jogos no momento. Como foi dito, o Core i7 não é uma boa opção para computadores gamers, ainda mais modelos antigos, que vão estar caros tanto novos na loja quanto usados (o nome "i7" encarece o produto).

Não sou muito exigente com gráficos, acho que no low em 1080p e os fps estáveis acho que já está de bom tamanho, acha que o Ryzen 5 3500 ou o 2600 vai conseguir durar até quando mais ou menos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Daniel D vou te dizer a verdade: a diferença de um Ryzen 5 para um Ryzen 7 e Ryzen 9 está apenas na quantidade de núcleos, threads e no clock do processador. Quando você põe lado a lado os 3 da mesma geração e rodando no mesmo clock, todos vão ter praticamente o mesmo desempenho em jogos. Os games atuais não consegue usar tantos threads ainda.

 

Atualmente um Ryzen 5 3500 ou até o 2600 (o 3600 também, porém está mais caro) são suficientes para rodar todos os jogos atuais acima de 60 FPS. A qualidade gráfica praticamente não interfere no desempenho de nenhum processador, isso é com a placa de vídeo, ele só vai limitar a quantidade de FPS que sua placa de vídeo vai conseguir chegar. Se você está contente com 1080p 60 FPS, esses processadores são ideais pra você.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Daniel D disse:

@Husardo

Sabe onde consigo achar uma b350 por um preço bacana?

 

B350 está em falta nas principais lojas, é realmente difícil de achar... O que casa bem com um Ryzen 5 é uma mobo b350 para cima. Se não achar B350, essa B450 serve - link

Se for escolher um Ryzen 3, uma A320 já é suficiente. Sai bem mais barato, mas terá uma longevidade menor em questão de jogos.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse Gigabyte B350M-DS3H é um dos modelos com preço mais bacana que você poderia encontrar:

 

https://www.kabum.com.br/produto/101715/placa-mãe-gigabyte-ga-ab350m-ds3h-v2-amd-am4-matx-ddr4/?tag=b350

 

Até ontem estava disponível por R$390, e tem boas características pelo preço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...