Ir ao conteúdo

FX 6300 gargalando com GTX 750ti

Ir à solução Resolvido por Husardo,

Posts recomendados

Postado

Um tempo atrás eu havia percebido que meu computador estava diferente (com drops frequentes de FPS em jogos relativamente leves, como lol e cego), aí eu fui dar uma olhada, e minha placa de vídeo não consegue alcançar os 90% e meu processador fica sempre muito utilizado

Configurações:

FX 6300

12gb

1hd de 160gb e um de 750

placa-mãe  M5a78l-m Lx/br

GTX 750TI gigabyte oc edition 1gb

Esse é um vídeo que eu gravei no GTA V, tem um momento que o processador sobe para 99% e o dos caem pra 20

Postado

Sua GTX 750 Ti está com temperaturas muito elevadas. Essa placa tem TDP de 75W, é normal atingir temperaturas na faixa dos 60ºC mas está batendo os 80ºC, pode ser o motivo. Outro motivo é que essa placa-mãe, apesar de "compatível", não é a mais adequada para processadores FX. Há a possibilidade de haver super aquecimento no VRM gerando queda de desempenho do processador (queda no clock), verifique o clock do processador rodando o jogo.

• Curtir 1
  • Solução
Postado

@Daniel Draiher

A sua placa-mãe não é recomendada para processadores FX. Ela performa muito mal com com seu processador. Ela até é compatível com FX 6300, mas são diversos os casos de queda de desempenho (queda de FPS) em jogos.

O ideal para um FX seria mobos com chipset 970 ou 990 ou até uma Gigabyte ga-78lmt-usb3 desempenha bem.

Você pode tentar amenizar essas quedas de desempenho com configurações na BIOS, como estas - link. Mas fique de olho nas temperaturas.

A linha FX é bem ultrapassada, recomendo você trocar a plataforma por uma mais atualizada. 

• Curtir 1
Postado

@Husardo @GuilhermeGB Então acho que o melhor a se fazer é trocar tudo (de novo), eu estava vendo e tem uns i7 6700 + placa-mãe (R$1600/R$1500) ou um Ryzen 7 1800x (R$840), mas aí a placa-mãe seria a parte.

Acham que ainda vale a pena pegar esse 6700 em 2020 ou seria melhor ir para o Ryzen? Queria algo que eu pudesse ficar estável sem me preocupar com upgrade por um bom tempinho. (Vou trocar essa 750ti também)

Postado

@Daniel D

O melhor seria um upgrade para Ryzen, no mínimo um Ryzen 3. Esse i7  6700 envelheceu mal, e estão vendendo por preços surreais.

A questão é que você teria que trocar a mobo e as memórias também (no caso dos Ryzen, DDR4). Tem alguns kits com Ryzen 3 3200g por volta de 950, 1000 reais. Um upgrade melhor para não se preocupar com o futuro seria Ryzen 5 1600 (gastando mais o r5 2600 ou r5 3600) + b350 + 8 GB DDR4, sairia uns 1250 reais. 

• Curtir 1
Postado

@Husardo

27 minutos atrás, Husardo disse:

@Daniel D

O melhor seria um upgrade para Ryzen, no mínimo um Ryzen 3. Esse i7  6700 envelheceu mal, e estão vendendo por preços surreais.

A questão é que você teria que trocar a mobo e as memórias também (no caso dos Ryzen, DDR4). Tem alguns kits com Ryzen 3 3200g por volta de 950, 1000 reais. Um upgrade melhor para não se preocupar com o futuro seria Ryzen 5 1600 (gastando mais o r5 2600 ou r5 3600) + b350 + 8 GB DDR4, sairia uns 1250 reais. 

Sabe onde consigo achar uma b350 por um preço bacana?

Postado

@Daniel D com R$1500 mais ou menos você monta um kit com Ryzen 5 3500 ou 2600 com 8GB de RAM, não há necessidade de mais do que um Ryzen 5 para jogos no momento. Como foi dito, o Core i7 não é uma boa opção para computadores gamers, ainda mais modelos antigos, que vão estar caros tanto novos na loja quanto usados (o nome "i7" encarece o produto).

• Curtir 1
Postado

@GuilhermeGB

2 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@Daniel D com R$1500 mais ou menos você monta um kit com Ryzen 5 3500 ou 2600 com 8GB de RAM, não há necessidade de mais do que um Ryzen 5 para jogos no momento. Como foi dito, o Core i7 não é uma boa opção para computadores gamers, ainda mais modelos antigos, que vão estar caros tanto novos na loja quanto usados (o nome "i7" encarece o produto).

Não sou muito exigente com gráficos, acho que no low em 1080p e os fps estáveis acho que já está de bom tamanho, acha que o Ryzen 5 3500 ou o 2600 vai conseguir durar até quando mais ou menos?

Postado

@Daniel D vou te dizer a verdade: a diferença de um Ryzen 5 para um Ryzen 7 e Ryzen 9 está apenas na quantidade de núcleos, threads e no clock do processador. Quando você põe lado a lado os 3 da mesma geração e rodando no mesmo clock, todos vão ter praticamente o mesmo desempenho em jogos. Os games atuais não consegue usar tantos threads ainda.

Atualmente um Ryzen 5 3500 ou até o 2600 (o 3600 também, porém está mais caro) são suficientes para rodar todos os jogos atuais acima de 60 FPS. A qualidade gráfica praticamente não interfere no desempenho de nenhum processador, isso é com a placa de vídeo, ele só vai limitar a quantidade de FPS que sua placa de vídeo vai conseguir chegar. Se você está contente com 1080p 60 FPS, esses processadores são ideais pra você.

• Curtir 1
Postado
agora, Daniel D disse:

@Husardo

Sabe onde consigo achar uma b350 por um preço bacana?

B350 está em falta nas principais lojas, é realmente difícil de achar... O que casa bem com um Ryzen 5 é uma mobo b350 para cima. Se não achar B350, essa B450 serve - link

Se for escolher um Ryzen 3, uma A320 já é suficiente. Sai bem mais barato, mas terá uma longevidade menor em questão de jogos.

• Curtir 1
Postado

@Daniel D só não esqueça de verificar se a placa mâe que você escolher já vem com bios correta para suportar o ryzen de 1ª 2ª ou 3ª geração.

A maioria dos lugares não atualizam a bios.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!