Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Mary Souza

Processador + Placa de Vídeo compatível com IPM41-D3 SOCKET 775

Posts recomendados

Galera, tô com um PC antigo (funcionando em bom estado) com as seguintes especificações:

Pentium(R) Dual-Core E5300 @2.60GHz

4GB RAM x64 formato DIMM

placa-mãe PEGATRON IPM41-D3

Porém quero fazer um update com as coisas que já tenho, podem ajudar com um processador e uma placa de vídeo compatível com essa placa-mãe?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Mary Souza Olá Mary, boa tarde e seja bem vinda ao Fórum do Clube do Hardware.

Cara colega, neste caso acredito que essa placa-mãe seja apropriada apenas para processadores de no máximo da linha Core 2 Duo E8***. Como por exemplo os Core 2 Duo E8600. O que você pretende fazer com o computador?

É para um uso básico?

Já cogitou em colocar um SSD?

É possível também colocar até 8GB DDR3 1066Mhz (2x4GB).

Compartilhar este post

Link para o post
14 minutos atrás, GabrielLP14 disse:

@Mary Souza Olá Mary, boa tarde e seja bem vinda ao Fórum do Clube do Hardware.

Cara colega, neste caso acredito que essa placa-mãe seja apropriada apenas para processadores de no máximo da linha Core 2 Duo E8***. Como por exemplo os Core 2 Duo E8600. O que você pretende fazer com o computador?

É para um uso básico?

Já cogitou em colocar um SSD?

É possível também colocar até 8GB DDR3 1066Mhz (2x4GB).

Pelo que vi essa placa suporta só até 4GB, acima disso não tenho certeza de que possa pegar.

Jogo apenas LoL e não uso pra mais nada, porém o FPS acaba ficando por volta de 28, o que atrapalha um pouco, por isso queria colocar um processador melhorzinho e algo de vídeo pra melhorar o desempenho, acha que apenas o Core 2 Duo e o SSD pode ajudar?

Compartilhar este post

Link para o post

@Mary Souza No caso suporta 2 módulos de 4GB. Totalizando 8GB.

Para melhorar desempenho em jogos, teria que adicionar uma placa de vídeo. Para isso eu recomendaria que tenha uma fonte de boa qualidade. Qual a marca e modelo da sua fonte atual?

O Core 2 Duo E8600 ajudaria um pouco em games que exigem mais do CPU, mas a placa de vídeo que é responsável para rodar os games.

O SSD em si não trás performance a mais nos games, mas sim diminuição no tempo de carregamento de games e programas, em alguns casos até sendo 10x mais rápido que um HD.

Quanto você pretendia investir?

Compartilhar este post

Link para o post

Essa sua placa-mãe utiliza memorias DDR3, portanto ela suporta 2 pentes de 4Gb totalizando 8Gb em dual channel...
Em relação ao processador, essa sua placa-mãe possui o chipset G41, então ela suporta os processadores Core2Quad. O melhor deles é o Q9650 que possui clock de 3,0Ghz com 4 Cores e 4 Threads. Na aliexpress voce encontra ele por 150 reais...
Tem também o Q9550 que possui clock 2,86Ghz e custa metade do preço, possui um custo-benefício bem melhor.

Sobre a placa de video, para esse computador eu recomendo a GTX 750ti que é o melhor que o seu computador pode extrair. Na aliexpress dá pra encontrar ela por 220 reais.

Melhorando o processador, memoria RAM e placa de video dá pra voce conseguir jogar até os jogos mais atuais, com qualidade gráfica no Low/Médio e 30-40 FPS. LoL acredito que dá pra conseguir perto de 100FPS...
A fonte para esse Setup se recomenda uma de 350-400W de boa qualidade

Compartilhar este post

Link para o post

@gutopereira Não necessariamente colega, não é só pelo chipset que se indica isto, pois este CPU ele tem um TDP muito alto e uma exigência do VRM maior que os Core 2 Duo. No caso temos que tomar cuidado para não recomendarmos algo e não funcionar.

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde amigo, como muito bem apontado pelo @GabrielLP14 e recomendo junto, no máximo o que dá para ser feito quanto a CPU é colocar um dual core melhor da linha E8***. Acredito que não mudaria muito, porém seria para melhor.

Uma mudança considerável seria uma GPU, disponíveis apenas no mercado de usados (e importado da china) em virtude do tempo pode ser difícil encontrar em bom estado, o que viria acompanhado de uma nova fonte para suprir a alimentação de energia como bem observado pelo @gutopereira.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
30 minutos atrás, GabrielLP14 disse:

@gutopereira Não necessariamente colega, não é só pelo chipset que se indica isto, pois este CPU ele tem um TDP muito alto e uma exigência do VRM maior que os Core 2 Duo. No caso temos que tomar cuidado para não recomendarmos algo e não funcionar.

Quando recomendei esse processador eu ja tinha olhado a compatibilidade da placa-mãe com os processadores Core2Quad...
O TDP dele não é tão alto assim, são 95W. Mas existe também uma outra opção que é o Xeon E5450 que possui a mesma performance com TDP 80W. A vantagem dele é que além de esquentar menos ele custa mais barato, em torno de 55 reais na aliexpress. A desvantagem é que precisa atualizar a BIOS com os microcodes para ele funcionar corretamente...

Compartilhar este post

Link para o post

@gutopereira Vale salientar que para usar XEON é preciso ter BIOS modificada para isso... sem falar que ainda corre riscos de não funcionar. Cara eu optaria em ir num E8600 do aliexpress mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Galera, infelizmente na minha cidade não tem muito suporte técnico pra essas coisas e eu não confio muito no meu potencial pra mudar BIOS e dar certo... tô tentando gastar pouco e até por isso não monto um setup do 0 (mas pretendo no futuro), vou dar uma olhada nas peças que falaram, tks ^^

Compartilhar este post

Link para o post

@Mary Souza Faça isso então, primeiramente qual a marca e modelo de sua fonte?

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, Mary Souza disse:

Galera, infelizmente na minha cidade não tem muito suporte técnico pra essas coisas e eu não confio muito no meu potencial pra mudar BIOS e dar certo... tô tentando gastar pouco e até por isso não monto um setup do 0 (mas pretendo no futuro), vou dar uma olhada nas peças que falaram, tks ^^

Por isso que eu sugeri o Q9550, pois nao precisaria alterar a BIOS e teria muito mais desempenho do que qualquer dual core...

Repare nesse comparativo. É quase o dobro de FPS...

É logico que tem jogos onde a diferença vai ser menor... Mas acho que vale a pena, voce consegue ele na aliexpress por 80 reais.

Compartilhar este post

Link para o post

Pior que curiosamente deve suportar mesmo.....

Fiquei impressionado. É o melhor kit? Não eu ainda optaria por uma placa-mãe melhor pra um CPU como este mas aparentemente funciona

Compartilhar este post

Link para o post
9 horas atrás, GabrielLP14 disse:

@Mary Souza Faça isso então, primeiramente qual a marca e modelo de sua fonte?

Acredito que seja a genérica, uma ATX 20+4P 200-450W

Compartilhar este post

Link para o post

@Mary Souza Então antes de qualquer coisa troque de fonte, pegue uma Gamemax GM500.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Aprenda_a_Ler_Resistores_e_Capacitores-capa-3d-newsletter.jpg

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!