Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
alt255

2 SSDs Nvme vão limitar minha placa de vídeo?

Posts recomendados

Boa noite, galera,

Criei um tópico perguntando sobre a placa-mãe Asus B450-F Rog Strix mas ninguém respondeu , já consegui esclarecer algumas das minhas dúvidas sozinho mas essa eu ainda não consegui e preciso de ajuda. Pretendo comprar uma Asus B450-F Rog Strix e ela tem 2 slots para SSD Nvme trabalhar ambos em PCIE-E x4. Eu possuo um SSD Nvme x4 com leitura de 3480mbs e gravação de 2000mbs e o meu segundo também Nvme x4 tem leitura de 2100 e gravação 1500mbs.

Nas especificações da placa-mãe (https://www.asus.com/br/Motherboards/ROG-STRIX-B450-F-GAMING/specifications/) diz: *4 When the M.2_2 is occupied by M.2 device, PCIe x16_1 will run at x8 mode"

Pretendo montar com um Ryzen 5 3600x, a placa de vídeo estou pensando numa GTX 1660TI ou RTX 2060, ela realmente irá perder desempenho e irá trabalhar a x8? Existe alguma forma de contornar essa situação?

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

sim, vai trabalhar a 8x conforme o aviso no site, ja que os SSDs sao nvme e estes precisam das pistas pci-e para trafegar os dados..

5 minutos atrás, alt255 disse:

Existe alguma forma de contornar essa situação?

so se usar um processador que forneca mais pistas pci-e, me parece q esse 3600x tem 24 pistas.. logo você nao teria problemas em tese, ja que cada ssd consumirá 4 pistas, totalizando 8.. e a placa de video, 16.. total 24

mas precisa confirmar se é isso mesmo, nao tenho certeza de quantas pistas pci-e tem esse 3600x

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@rodrigo.dcvieira  Acho que tem alguma outra coisa que já pega 2 pistas ou 4, ai so sobra 20 do processador, não tenho certeza, se for isso ai não fez nenhum sentido eu ter comprado 2 SSD Nvme... putz. Não pretendia gastar mais do que o valor do 3600x... será que se for numa placa-mãe high end tipo x470 mais simples ai não aconteceria isso? Conhece alguém do fórum que poderia citar pra me ajudar? To querendo comprar logo essa placa-mãe mas agora fiquei nessa dúvida... outra coisa, na Steel Legend o segundo slot M2 trabalha a x2, então com a Steel Legend eu não teria problemas? Porque se for o caso eu pego a Steel Legend mesmo, eu só vi essa porque percebi que no cartão as duas placas ficariam no mesmo valor (versão ATX)

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que tem alguma outra coisa que já pega 2 pistas ou 4

ate onde sei, so SSDs..

adicionado 1 minuto depois

será que se for numa placa-mãe high end tipo x470 mais simples ai não aconteceria isso?

nao porque nao tem nada a ver com a placa-mãe, quem fornece as pistas pci-e é o processador

pode ver q um atlhon de entrada se nao me falhe a memoria tem 8 pistas

adicionado 2 minutos depois
7 minutos atrás, alt255 disse:

outra coisa, na Steel Legend o segundo slot M2 trabalha a x2, então com a Steel Legend eu não teria problemas?

nao, apenas o ssd ficaria funcionando na metade da velocidade maxima teorica dele.. a nao ser q você compre um nvme para o sistema operacional e um m.2 padrão sata para outras coisas, se é isso q você quer fazer.. sendo o ssd padrão sata, as pistas pci-e nao serao afetadas

• Triste 1

Compartilhar este post

Link para o post

@rodrigo.dcvieira kkkk to quase desistindo já, ninguem sabe a resposta certa pra minha pergunta, so comprei o segundo SSD Nvme porque tava mais barato que um SATA, por incrível que pareça. Agora to travado sem poder montar o resto do setup porque não sei como vou conseguir usar os 2 sem f... a placa de vídeo. Se eu tivesse muito dinheiro pegaria o R7 3700X que deve ter muito mais pistas PCI-E mas se o problema puder ser resolvido de uma forma melhor eu ficaria bem contente, o pior é que quase nunca além de uma pessoa respondem meus tópicos

Compartilhar este post

Link para o post

como havia dito

8 pistas no atlhon 3000G, 44 pistas no 3950x

adicionado 1 minuto depois
1 minuto atrás, alt255 disse:

@rodrigo.dcvieira kkkk to quase desistindo já, ninguem sabe a resposta certa pra minha pergunta, so comprei o segundo SSD Nvme porque tava mais barato que um SATA, por incrível que pareça. Agora to travado sem poder montar o resto do setup porque não sei como vou conseguir usar os 2 sem f... a placa de vídeo. Se eu tivesse muito dinheiro pegaria o R7 3700X que deve ter muito mais pistas PCI-E mas se o problema puder ser resolvido de uma forma melhor eu ficaria bem contente, o pior é que quase nunca além de uma pessoa respondem meus tópicos

sim, mas as minhas respostas ja elucidam as suas duvidas.. a nao ser q você nao ache isso.. ou eu nao esteja sendo claro o suficiente

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
1 minuto atrás, rodrigo.dcvieira disse:

como havia dito

8 pistas no atlhon 3000G, 44 pistas no 3950x

Putz, não sei o que faço então. Já comprei os 2 SSDs

adicionado 2 minutos depois
2 minutos atrás, rodrigo.dcvieira disse:

sim, mas as minhas respostas ja elucidam as suas duvidas.. a nao ser q você nao ache isso.. ou eu nao esteja sendo claro o suficiente

Sim, com certeza. Mas ouvi uma opinião de que não daria gargalo na placa de vídeo porque o processador não utilizaria toda velocidade de todos esses dispositivos,etc, mas nada comprovado, nada de certezas, eu não quero arriscar, queria algo certo. Mas pelo jeito vou ter que escolher outro processador então

Compartilhar este post

Link para o post

Que eu saiba, a limitação é do proprio chipset B450, a solução seria migrar para uma x470 basica mesmo.

Li em alguns lugares que o PCIEx16 só faz diferenca se faltar VRAM na GPU, pois a GPU ira alocar as coisas na RAM do PC como um todo.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
3 minutos atrás, Brc disse:

Que eu saiba, a limitação é do proprio chipset B450, a solução seria migrar para uma x470 basica mesmo.

Li em alguns lugares que o PCIEx16 só faz diferenca se faltar VRAM na GPU, pois a GPU ira alocar as coisas na RAM do PC como um todo.

Sério? Se o problema for resolvido indo pra uma X470 vai ser menos dor de cabeça pra mim eu acho porque acho que tem umas x470 na casa dos mil

Compartilhar este post

Link para o post

https://www.gigabyte.com/Motherboard/X470-AORUS-ULTRA-GAMING-rev-10/sp#sp

A Aorus ultra por exemplo nao limita a GPU, mas o outro pcie rodara a PCIe 2.0 x4

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Acho mais barato você vender o ssd mais fraco e comprar um sata comum,o nvme você usaria para o windows e se der colocar algumas aplicações enquanto o sata seria para arquivo bruto, um ssd sata de 1tb da western digital ou hp custa na faixa de R$675,00 no Kabum, enquanto um nvme aorus gen 4 500gb esta mais de R$1000,00, o seu mais fraco de estar na faixa de R$700,00 a R$900,00 acho eu, sendo assim não teria muito problema, e também muitos veiculos de midia como o canal do Teclab falam que trabalhar com a placa em x8 não é muito diferente do x16, é so ver controladoras de RAID de servidores, elas permitem aos discos comunicar com o resto dos sistema, ou seja por elas trafegam uma taxa de dados altissima, mas mesmo assim em sua maioria utilizam o pci express x8, ou então mineradores de criptomoedas que um adaptador de x1 para x16 mas esse adaptadores tinham a mesma função de um funil, ou seja tecnicamente as placas de videos estavam sendo em pci express x1 (o x1 sim faz muita diferença no desempenho da placa) mas mesmo assim eles conseguiam conseguir um bom desempenho, outro metodo que eu não sei se iria dar certo é usar aqueles adapatadores da one stop systems (link dos backplanes:https://www.onestopsystems.com/expansion-backplanes) se escolhesse estaultima opção so teri que dimensionar o backplane certo,mas re-afirmo nã saberei dizer se esta ultima opção daria certo.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
10 horas atrás, starvB disse:

um ssd sata de 1tb da western digital ou hp custa na faixa de R$675,00 no Kabum, enquanto um nvme aorus gen 4 500gb esta mais de R$1000,00, o seu mais fraco de estar na faixa de R$700,00 a R$900,00 acho eu

Então amigo, eu realmente pensei em comprar um SSD M2 SATA ou SSD comum ao invés de ter pego SSD Nvme para disco secundário, PORÉM, o preço que encontrei nesse SSD mais fraco estava próximo dos SATA e até menor do que outros, então optei por um melhor desempenho por um preço igual, agora to tendo essa dor de cabeça kkkk.

Esse é o mais fraco que comprei: "https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=100020&gclid=EAIaIQobChMIsJexkZOI5wIVVweRCh3qUA1oEAQYASABEgLw5vD_BwE"

@starvB Será que se eu jogar esse aí no slot M2 x2 da Steel Legend ainda perderia o desempenho da placa de vídeo? Porque eu acho que desempenho dele não perderia quase nada apesar dele ser x4. Se a Steel Legend for a solução do problema acho que fico com ela, coloco ele pra trabalhar no slot x2 e a placa de vídeo vai continuar intacta lá e ele ainda vai trabalhar melhor que qualquer SATA. Não vi na especificação da Steel Legend nenhum aviso sobre isso igual vi na Asus, acho que realmente não teria problemas, você consegue me confirmar?

Compartilhar este post

Link para o post

Prezados, boa tarde,

Dando um retorno para vocês sobre o caso: na verdade a Steel Legend tem um slot M2 Nvme x4 e o outro é M2 mas apenas SATA. Por isso descartei ela para compra. Aí pensei na B450-F Rog Strix mas com 2 slots M2 Nvme a x4 faria minha GPU trabalhar a x8 e mesmo que isso em tese não signifique nada, eu não testei e portanto não gosto de arriscar. A solução que encontrei foi pegar uma B450 Aorus Elite que é bem parecida com essas outras duas mas é um M2 x4 e outro a x2 e pelo que vi, dessa forma não irá causar nenhum impacto no slot da GPU e muito menos no meu SSD secundário que não possui velocidade tão alta para consumir tudo de um slot X4. A Aorus Elite tem a questão da Bios da Gigabyte ser mais problemática, porém como não irei fazer OC então não preciso me preocupar muito. Além de tudo a Aorus Elite tem um dissipador no slot principal do M2, então gostei bastante disso também. Obrigado para quem ajudou e respondeu.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Aprenda_a_Ler_Resistores_e_Capacitores-capa-3d-newsletter.jpg

ebook grátis "Aprenda a ler resistores e capacitores", de Gabriel Torres

GRÁTIS! BAIXE AGORA MESMO!