Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

SSD reconhece no Windows mas não reconhece na BIOS.


Posts recomendados

Estou aposentado do mundo do hardware há algum tempo, mas estava precisando de um upgrade de espaço no SSD, então resolvi adquirir um novo SSD.

 

Dando uma estudada no assunto, percebi que um SSD M.2 poderia trazer benefícios, constatei que a minha placa-mãe (Gigabyte GA-Z97X-UDH5-BK 1.0) dava suporte, então para substituir o SSD Sata Samsung 850 PRO 256GB, adquiri um SSD M.2 Samsung 970 EVO Plus 500GB.

 

Pois bem. Instalei o SSD M.2 na porta disponível na placa-mãe e parti para a instalação do Windows. Inicialmente coloquei um pendrive bootável com Windows 10 e consegui instalar o Windows sem problema, contudo, não conseguia fazer a BIOS reconhecer o dispositivo para colocar como unidade de boot.

 

Hoje, iniciando o Windows a partir do 850 PRO, consigo acessar normalmente o 970 EVO.

 

Minha ideia é tornar o 970 EVO Plus 500GB como meu SSD principal. Alguém pode me dar uma luz?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Provavelmente o instalador do windows reaproveitou a partição responsável pelo boot do disco antigo 

Refaça a instalação do windows mas tenha somente o novo disco conectado no computador

Para verificar se foi isso mesmo que aconteceu mande uma imagem do seu Gerenciamento de Disco

Verifique seu Gerenciamento de Disco, pressione as teclas Windows+r e digite diskmgmt.msc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, f_neto disse:

Provavelmente o instalador do windows reaproveitou a partição responsável pelo boot do disco antigo 

Refaça a instalação do windows mas tenha somente o novo disco conectado no computador

Para verificar se foi isso mesmo que aconteceu mande uma imagem do seu Gerenciamento de Disco

Verifique seu Gerenciamento de Disco, pressione as teclas Windows+r e digite diskmgmt.msc

 

O grande problema é que a BIOS não reconhece o SSD M.2.

 

Quando tento iniciar somente com o M.2, diz que não tem boot.

 

Cheguei inclusive a clonar o SSD SATA para o SSD M.2 e ainda assim não consigo dar boot.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Pedro Josino disse:

Cheguei inclusive a clonar o SSD SATA para o SSD M.2 e ainda assim não consigo dar boot.

Eu desconfio que voce não clonou a partição responsável pelo boot

Em disco mbr ela é a Reservado pelo Sistema, de uns 500MB, em NTFS

Em disco gpt ela é a EFI de uns 100MB, em FAT32

Coloque os dois discos no pc, o sistema deverá dar boot pelo disco antigo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, f_neto disse:

Eu desconfio que voce não clonou a partição responsável pelo boot

Em disco mbr ela é a Reservado pelo Sistema, de uns 500MB, em NTFS

Em disco gpt ela é a EFI de uns 100MB, em FAT32

Coloque os dois discos no pc, o sistema deverá dar boot pelo disco antigo

 

Pode ter sido, utilizei o Data Migration da Samsung para essa tarefa.

 

Agora pouco desliguei os dispositivos SATA e tentei instalar o Windows 10 através do pendrive no M.2. Apesar de não ser reconhecido na BIOS, o instalador do Windows o reconhece. Deletei as duas partições existentes e ao tentar criar a nova partição deu o seguinte erro: "Não podemos criar uma nova partição ou encontrar uma existente. Para saber mais, confira os arquivos de log da Instalação".

 

Hoje a tarde eu atualizei o Magician e apareceu o 970 EVO Plus. Existia uma firmware mais recente para ele, então fiz a atualização. Estou colocando em anexo a captura das telas que fiz.

 

Até entrei no site da Samsung pra tentar baixar o drive desse SSD, mas só aparece um executável que não me permite tentar utilizar no instalador do Windows através do pendrive.

 

Resumindo, estou mais perdido que cego em tiroteio. 

Magician01.jpg

Magician02.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Pedro Josino disse:

Deletei as duas partições existentes e ao tentar criar a nova partição deu o seguinte erro

Após deletar todas as partições, selecione o Espaço Livre e Avance

Não crie nenhuma partição, o instalador do windows vai criar automaticamente as partições necessárias, se não houver erro no disco....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...