Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 1600 pode rodar memorias ram de 3200mhz?


RAI REC
Ir à solução Resolvido por Shaman93,

Posts recomendados

Ó grandes mestres, os senhores poderiam, por obséquio, sanar minhas dúvidas em volta dos mistérios sobre os Ryzen e sua compatibilidade com memória ram !?

 

Eu comprei um 1600 AF, modelo fabricado com 12nm (é um 2600 capado), e pretendo usar uma dupla de memórias acima de 3000mhz, acontece q a amd diz que os 1600 funcionam com 2666mhz apenas, a minha duvida consiste em saber se esses 2666mhz são uma trava que realmente bloqueie o aumento acima disso ou se esse é simplesmente a frequência padrão do controlador de memória do processador e pode ser aumentada(overclock)?

 

Minha vontade é colocar o 1600 AF a ~4Ghz~ com um dual Channel de 3200mhz. Eu ainda não comprei a placa-mãe mas acho que vou ficar com a steel legend b450m da Asrock.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

O controlador de memória fica dentro do processador e a AMD só garante velocidades até 2666 MHz. Isso significa que não vá funcionar? Não, mas a AMD não dá garantias. 3000 provavelmente você consegue, acima disso é questão de sorte. De qualquer forma, pode comprar memórias 3200 se achar por um preço bom e rodar em velocidade mais baixa, brincando um pouco deve conseguir apertar as latências mesmo que não consiga atingir 3200.

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Exatamente como dito pelo @Shaman93 . O controlador da primeira geração é meio bugado, então não há garantias. As minhas depois de um tempo tive que baixar para 3GHz, testei de tudo quanto é forma, voltagens, temporizações e nada.

Como o seu é um AF deve ter melhor sorte.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Shaman93 disse:

O controlador de memória fica dentro do processador e a AMD só garante velocidades até 2666 MHz. Isso significa que não vá funcionar? Não, mas a AMD não dá garantias. 3000 provavelmente você consegue, acima disso é questão de sorte. De qualquer forma, pode comprar memórias 3200 se achar por um preço bom e rodar em velocidade mais baixa, brincando um pouco deve conseguir apertar as latências mesmo que não consiga atingir 3200.

Show, foi isso mesmo que pensei, até 2666 a amd garantea estabilidade com 100% de certeza, acima disso fico por minha conta e risco em achar uma frequência estável.

 

A verdade é que essa sacada de colocar o controlador de memória no processador é um tiro no pé, na placa-mãe era menos dor de cabeça.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ai glr, sou novo aqui e acabei de me registrar, entao nao sei as politicas do forum. Mas estou montando meu primeiro pc, so utilizei notebooks ate agora. Comprei um ryzen 1600 af com um mobo asus prime b450m gaming br sem o dissipador no vrm (fiz **********) e vou parear com uma rx 580. Escolhi o processador por ser mais multitarefa que o core i3 9100f e ser quase um ryzen 2600, porém jogo csgo e nele precisa de single core melhor. Entao queria fazer um overclock no 1600 af para obter esse aumento de fps. Nunca fiz um overclock, seria o meu primeiro. Pesquisei bastante e vi que o 1600 normal chega facilmente ate os 3.7 GHz, ja o 1600 af ja vem setado a 3.6 GHz. Minha duvida seria se a placa-mãe e o processador aguentariam um overclock ate uns 3.9 ou 4 GHz com vcore de 1.3 V. Vou usar o stock cooler do 1600 e o gabinete eh um aerocool 500.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Phoenyx disse:

@Gabriel Faro Com cooler stock é difícil chegar perto dos 4GHz, vai assar aí.

@PhoenyxEntendo. Eu estava pensando que daria, pois o processador ja vem a 3.6 e estão testando ele a 4.2 GHz. Mas queria a opinião de pessoas mais experientes. Eu estava errado, pesquisei mais e realmente o 1600 af com uma 2060 super no bf 5 ja ta pegando 80 c no stock, se der overclock não aguenta. 

 

voce recomenda algum cooler que aguente um over nesse processador para os 3.9 GHz e uns 1.3 V no core? e a placa-mãe sem dissipador no vrm voce acha que frita tambem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

4.2GHz só com cooler bom, fica difícil recomendar algo sem ser 360mm de radiador ou aircooler top.

Tu vai pegar aí uns ~3.8GHz com cooler box, não só o vcore aumenta a temperatura, o próprio clock faz isso.

 

E para a 2060 este clock (~3.8GHz) tá suficiente na minha opinião.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
Em 16/01/2020 às 19:21, Shaman93 disse:

O controlador de memória fica dentro do processador e a AMD só garante velocidades até 2666 MHz. Isso significa que não vá funcionar? Não, mas a AMD não dá garantias. 3000 provavelmente você consegue, acima disso é questão de sorte. De qualquer forma, pode comprar memórias 3200 se achar por um preço bom e rodar em velocidade mais baixa, brincando um pouco deve conseguir apertar as latências mesmo que não consiga atingir 3200.

Eu comprei 2x8gb 3200 da geil, estou tendo problemas para rodar o warzone. O jogo está apresentando problemas vou baixar as frequências e ir testando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...