Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

CPU AMD RYZEN 2700 corroído nas laterais


Visitante

Posts recomendados

Olá a todos, td bem com vocês?

 

Minha primeira vez aqui no fórum.

 

Estou com um problema. Montei um computador novo para trabalhar com renderização através da CPU AMD Ryzen 2700, adquirida numa promoção de fim de ano. Eu mesmo montei todas as peças e todas foram entregues devidamente lacradas. Percebi que a temperatura da CPU varia de 45º para 55º graus rapidamente, mesmo quando o PC está ocioso. Nunca utilizei o recurso de overclock, sempre deixei tudo no automático na BIOS. Resolvi trocar o cooler-box da AMD por outro de melhor qualidade com intuito de estabilizar a temperatura. Retirei a CPU para remover o excesso de pasta térmica e observei que o Ryzen está sendo corroído nas laterais. Não sei se a causa é a temperatura, pois 55º graus ainda está dentro dos parâmetros normais do processador. O que me preocupa é a mudança repentina da temperatura em estado ocioso e o aparente derretimento da CPU.

 

Configurações da máquina

Motherboard: ASUS Prime X370 Pro

BIOS: 5220

CPU: Ryzen 2700 @3.20Ghz

VGA: MSI RTX 2060

RAM: G.Skill TridentZ 16 GB

SSD: Corsair Force LE 240 GB

HD: Seagate Barracuda 1 TB

Fonte: Corsair RM750x

 

Não há novas atualizações de BIOS no site da ASUS.

 

O Ryzen veio perfeito e é um ótimo processador, porém não havia essa corrosão nas laterais como se estivesse sendo devorado por cupins. Eu nunca vi isso antes em qualquer outra CPU de qualquer marca. Alguém tem ideia do que pode estar ocorrendo ou vcs acham que eu estou esquentando a cabeça a toa?

 

 

20200117_192106.jpg

20200117_192111.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leo_Gomes2020

 

Os núcleos do processador tem limite térmico de 95ºC.. O involucro dele, por consequência, terá limite térmico BEM maior que isso.. E se fosse pra derreter, ocorreria do centro pra borda, não o contrário..

 

Isso na borda, parece resíduo de pasta térmica..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado por responder. Fiquei aliviado. Como não tenho conhecimento técnico sobre hardware, acabei me preocupando a toa.

Na verdade, isso na borda, se parece com solda, tenho certeza que não é pasta térmica, pois eu limpei a CPU com álcool isopropílico e não há resíduo algum nas laterais, apenas essa marca semelhante a corrosão ou restos de solda. Quando eu montei o PC não percebi essa marca, talvez já existisse eu nem tenha notado. Enfim, obrigado por ajudar, qualquer problema eu volto a pedir socorro, rsrsrs.

Boa semana pra você! 😉

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Leo_Gomes2020 disse:

Quando eu montei o PC não percebi essa marca, talvez já existisse eu nem tenha notado.

Provavelmente já tinha e você não percebeu. Uma manchinha aqui e ali ou essas laterais com aparência de "carcomida" aparentemente é normal volta e meia vir de fábrica, se procurar 'ryzen stain' no google você acha vários casos do tipo. Nada pra se preocupar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...