Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Possível defeito em Corsair AX850 e recomendação de nova fonte se necessário


Posts recomendados

Olá, pessoal. Atualizei recentemente o meu hardware e tinha aproveitado minha fonte antiga, que é uma Corsair AX850, uma fonte já meio antiga (comprei em outubro de 2011), mas muito boa. Porém, nos últimos dias meu computador começou a apresentar desligamentos aleatórios e quando eu o ligo novamente a BIOS da placa-mãe acusa erro de problemas de instabilidade da fonte.

 

Então eu tenho algumas dúvidas:

 

- Primeiramente, se essa mensagem de erro é 100% confiável. Eu acredito que sim, senão não teria razão de existir, mas como estou um pouco desatualizado desses recursos novos gostaria de saber o nível de confiabilidade dessa informação. Eu não estava afim de comprar nada agora, mas se for necessário eu vou fazer;

 

- Gostaria de saber compatibilidade de fontes com a minha placa-mãe, pois no conector de energia próximo aos VRMs ela tem uma conexão de oito pinos e outra de quatro pinos, algo que eu ainda não havia visto antes, então tenho receio de comprar uma fonte nova e ela não ter todos os cabos disponíveis;

 

- Em pesquisas achei muito interessante o preço da EVGA 750W 110-BQ-0750-V (80 Plus Bronze, Semi Modular, PFC Ativo). Antes que venham me dizer que uma fonte de 550W dá para a minha configuração, quero deixar bem claro que eu gosto de usar fonte sobrando até mesmo porque conecto muita coisa no PC e gosto de ter margem para upgrades futuros. Fora que vou usar por muito tempo. Eu estava com um Phenom II X6 até o começo de dezembro de 2019, não fico trocando hardware toda hora. Não achei reviews sobre essa fonte, acredito que seja boa mas não tenho certeza e nas fotos do cabos não achei o tal cabo extra da parte ali do VRM. Talvez eu não tenha localizado direito, então gostaria de uma orientação sobre isso. Faço questão de fonte modular, pelo menos semi-modular.

 

Minha configuração: AMD Ryzen 7 2700X | DeepCool GAMMAXX 400 White | MSi X470 Gaming Pro | 32GB (4x8GB) DDR4 3200MHz (trabalhando a 2933MHz por questões de estabilidade) | EVGA GeForce GTX 1060 3GB SSC (pretendo fazer upgrade daqui uns meses para uma GeForce RTX 2060 Super ou talvez uma Radeon RX 5700, ambas de 8GB) | 480GB SSD Kingston SATA III (pretendo comprar um M.2 NVME ao longo do tempo) | 2x4TB HD Western Digital Caviar Red SATA III | Corsair Carbide 275R Black (com lateral em vidro temperado)

 

Grato pela atenção!

 

000002.thumb.jpg.9c338b69b2ff4c476d3a333c4dc9cc5a.jpg

000001.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Pistigrilo Sua fonte é de qualidade e essa mensagem na maioria das vezes aparece erroneamente,tem tópico falando disso aqui e aqui,isso aí é tralha purinha,totalmente inútil.Pesquise seu modelo de placa-mãe na internet e veja se tem como desativar esta mensagem.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Frib 004 disse:

@Pistigrilo Sua fonte é de qualidade e essa mensagem na maioria das vezes aparece erroneamente,tem tópico falando disso aqui e aqui,isso aí é tralha purinha,totalmente inútil.Pesquise seu modelo de placa-mãe na internet e veja se tem como desativar esta mensagem.

 

Eu sei desativar esse recurso de desligar em caso de surto na placa-mãe. Mas não tem risco fazendo isso? Esse recurso é para proteger o hardware, não? Os tópicos citados são antigos e falam de ASUS. Minha placa-mãe é da MSi. Esse recurso funciona mal em qualquer marca?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Frib 004 disse:

@Pistigrilo Uma fonte de qualidade já faz bem o papel de proteger o hardware,pode desativar isso aí sim,minha placa-mãe não tem este recurso e nunca deu pau em nada.

 

Minha preocupação é somente pelo fato de minha fonte já ser antiga. Eu uso o computador todos os dias e a fonte foi comprada em outubro de 2011. Fico com receio de estar com vida útil prejudicada, embora seja meio decepcionante para mim, pois comprei esse modelo exatamente pensando em longevidade. Enfim, agradeço a atenção. Vou desativar o tal recurso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Pistigrilo Sua fonte é excelente,o dia que a vida útil dela estiver chegando ao fim ela simplesmente parará de funcionar e não queimará nada,pode usá-la até dar defeito.

Se esse recurso que vem em algumas placas realmente fosse crucial para o PC,todas teriam,concorda?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Frib 004 disse:

@Pistigrilo Sua fonte é excelente,o dia que a vida útil dela estiver chegando ao fim ela simplesmente parará de funcionar e não queimará nada,pode usá-la até dar defeito.

Se esse recurso que vem em algumas placas realmente fosse crucial para o PC,todas teriam,concorda?

 

Realmente. Essa fonte nunca deu problema na GIGABYTE GA-890FXA-UD5 que eu usava até pouco mais de um mês atrás. Porém, funcionou bem por um mês com a nova placa. Foi essa semana que começou a desligar do nada. Já aconteceu cinco vezes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Frib 004 disse:

@Pistigrilo Apenas use-a da forma correta(direto na tomada ou em um bom filtro de linha como os da Clamper) e ela durará muitos anos ainda.

 

Uso filtros de linha da CLAMPER, mas eles são antigos, um comprado em 2009 (Protector PRO G) e outro em 2010 (PC/Modem Protector). São no padrão antigo de tomadas ainda, para você ter ideia. Nunca me deram problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Frib 004 disse:

@Pistigrilo Sem problemas,apenas não use estabilizador,módulo isolador ou no break fajuto.

 

Isso eu não uso faz mais de dez anos. Eu sei que é ruim. Minha dúvida era só com relação a um possível defeito de fonte mesmo e recomendação de uma nova se necessário. Não sendo necessário acho muito melhor. Era tudo o que eu queria ouvir, só não quero colocar meus componentes em risco, pois comprei com sacrifício.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...