Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Memória RAM com frequência diferente no CPU-Z


Krauller

Posts recomendados

Olá boa noite, me chamo Vinicius e recentemente optei por comprar um PC de entrada com Ryzen 3 2200G, uma fonte de 400w e uma A320m-HD e em conjunto uma memória ram de 8 gb, paguei no total de 1500 reais na promoção. a um tempo venho estudando sobre overclock de memória, já que minha placa-mãe não suporta OC no processador. Quando decidi fazer testes, entrei na bios e para minha surpresa, minha memoria RAM estava setada em 2400 mhz, não me lembro exatamente a tensão, mas acho que estava em 1.2 e decidi descartar o save e sai da bios. fui até o CPU-Z e vi o modelo da minha Memória RAM que era "bls8g4d30aesek.m8fe" logo em seguida fui até o Google e procurei o mesmo, e pelo que vi o modelo dessa memoria é 3000 mhz. eu fui até a memoria e ativei o XMP2 que setava a memória para 3000mhz, porém quando setei o XMP a tensão automaticamente foi para 1.35 e estava em vermelho, decidi abaixar a tensão para 1.3 e ai ficou tudo normal, depois de um tempo eu comecei a mexer com programas que utilizava muito do pc, e a um bom tempo venho tendo muitos problemas no windows 10 principalmente o problema de disco 100 ao abrir programas pesados (já tentei de tudo e não consegui resolver, fiz todos tutoriais possível e também dei uma olhada se o problema era no disco, e está tudo ok.) bom, hoje no dia em que estou postando isso, ao abrir muitos programas, acabou dando a primeira tela azul do meu pc, e achei tudo isso muito estranho e até agora estou achando que provavelmente foi algo do overclock, porém também pode ser o disco 100%. A minha dúvida aqui é se realmente minha memoria é 2400 mhz como está aparecendo na seguinte imagem, ou se o modelo que citei é de 3000 mhz, e se caso seja 3000 mhz, com a placa-mãe que tenho, eu poderei fazer OC para 3200 mhz sem precisar mexer na tensão, sendo que já está em 1.3?

Captura de Tela (13).png

Captura de Tela (14).png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1.35 V é a tensão padrão dessa memória. O que você fez é um undervolt, e ficou instável. Bota de volta em 1.35 V. Azar que a placa-mãe marca vermelho, isso não significa nada. A memória é 3000 MHz/1.35 V, mas quando você tirou o print do CPU-Z ela stava rodando em 2800 MHz.

Sinceramente... Esquece OC de memória. É complicado, exige estudo, tentativa e erro, pode degradar o controlador de memória (fica dentro do processador), especialmente se for um OC mal feito, e os ganhos acima de 3000 MHz são pequenos. Se só tem 1 pente de memória, bota +1 igual que isso sim vai fazer uma diferença brutal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Shaman93 disse:

1.35 V é a tensão padrão dessa memória. O que você fez é um undervolt, e ficou instável. Bota de volta em 1.35 V. Azar que a placa-mãe marca vermelho, isso não significa nada. A memória é 3000 MHz/1.35 V, mas quando você tirou o print do CPU-Z ela stava rodando em 2800 MHz.

Sinceramente... Esquece OC de memória. É complicado, exige estudo, tentativa e erro, pode degradar o controlador de memória (fica dentro do processador), especialmente se for um OC mal feito, e os ganhos acima de 3000 MHz são pequenos. Se só tem 1 pente de memória, bota +1 igual que isso sim vai fazer uma diferença brutal.

ok amigo, irei seguir seu conselho. tenho mais uma dúvida, quando eu liguei o PC pela primeira vez, por algum motivo a memória estava setada para 2400 MHz e 1.2 de tensão, será mesmo que ela é 3000 MHz?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Shaman93 disse:

Sim, isso é o padrão em todas as memórias. Algumas vem até em 2133, mesmo que tenham perfil 3200 ou superior.

Entendi. Sobre o Dual Channel, estou pensando em comprar esse modelo BLS8G4D30AESBK que está no site da kabum, pelo que vi, a única coisa diferente entre os dois modelos é o SBK no final do nome (BLS8G4D30AESEK), pois as duas são 3000 mhz, será que pode ter algum problema de conflito por não serem idênticas? 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Krauller disse:

Entendi. Sobre o Dual Channel, estou pensando em comprar esse modelo BLS8G4D30AESBK que está no site da kabum, pelo que vi, a única coisa diferente entre os dois modelos é o SBK no final do nome (BLS8G4D30AESEK), pois as duas são 3000 mhz, será que pode ter algum problema de conflito por não serem idênticas? 

 

Há o risco, mas sendo da mesma marca, frequência e latência é muito improvável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...