Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Minha placa-mãe G31D2 Micro ATX aceita placas de vídeo PCI Express?


genks

Posts recomendados

relatório aida64.txt

 

E ai pessoal,

 

Queria confirmar se a minha placa-mãe ("G31D2 Micro ATX LGA 775 Intel G41 Duplo Canal DDR2 Placa-mãe - Azul 1"), realmente aceita placas de vídeo com barramento PCI-Express x16, pois apesar de constar a inscrição "PCIE_1" logo abaixo do conector que visualmente possui o formato do PCI-Express, ao verificar no Aida64 em Chipset não encontrei nada fazendo referência ao PCI-Express, bem como no CPU-Z. Contudo ao gerar o relatório no Aida64 é informado o seguinte:

 

"Controladora PCI Express:
      PCI-E 1.0 x1 port #1                              Vazio
      PCI-E 1.0 x1 port #2                              Em uso @ x1  (Realtek RTL8139/810x Fast Ethernet Adapter)"

 

Sendo assim gostaria de confirmar se o barramento realmente é PCI-Express x16 e se está funcionando, se não tem risco de estar estragado, motivo pelo qual não estaria aparecendo diretamente no Aida64 e no CPU-Z. Informo que no manual da placa-mãe e até na caixa consta "PCI-Express". Inclusive anexei fotos e o relatório do Aida64 para ajudar na confirmação.

 

Por fim, se estiver tudo certo, queria uma indicação de uma placa de vídeo adequada, na faixa de até 200 reais.

 

Desde já agradeço.

 

fonte.jpeg

foto aida e cpu-z.png

foto especificações manual placa-mãe.jpeg

placa-mãe1.jpeg

placa-mãe2.jpeg

placa-mãe3.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@genks Suporta sim.

Você está vendo na parte errada do AIDA64. Vá em placa-mãe > placa-mãe > Informação física sobre a placa-mãe > Slots de Expansão.

 

Placa de vídeo nova por R$ 200 você não vai encontrar nada que preste. Tem essa GT 710 1GB GDDR5 que dá para rodar alguns jogos leves em 720p. Caso queira arriscar, você encontra modelos usados bem melhores no Aliexpress.

 

Qual o resto da sua configuração? Diga também o modelo da fonte de alimentação e que jogos pretende rodar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rodrigops a intenção nem é comprar pra jogar, mas sim pra evitar umas travadas que meu pc tá dando que eu desconfio que seja por causa de estar utilizando parte do poder de processamento que não é muito para o processamento de imagens e vídeos. Contudo se der pra comprar uma placa na faixa de 200 reais que também possibilite jogar um cs, tá ótimo. As configurações do pc são as seguintes:

 

Placa-mãe: G31D2 Micro ATX LGA 775 Intel G41 Duplo Canal DDR2 

Tipo de processador: DualCore Intel Core 2 Duo E8500, 1900 MHz (9.5 x 200)

Memória RAM: 4GB, DDR2 (265.9 Mhz)

Armazenamento: SSD Kingston A400, 120GB, SATA, Leitura 500MB/s, Gravação 320MB/s - SA400S37/120G

Fonte: Corsair 400W 80 Plus White VS400

 

Essa placa de vídeo que você indicou tá com um preço mais em conta que a Placa de Vídeo MSI NVIDIA GeForce GT 710 2GD3 LP 2GB, DDR3, mas tem 1GB só de memória, a minha dúvida é se isso importa, uma vez que talvez dadas as configurações básicas do meu PC talvez nem consiga utilizar o processamento todo da placa de vídeo.

 

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@genks se é só para assistir vídeos, essa GT 710 já dá, mesmo tendo só 1GB.

Mas reparei que seu Core 2 duo E8500 não está trabalhando no clock correto. Está muito baixo e isso pode estar causando as travadas.

Vá no AIDA64 na parte placa-mãe > placa-mãe, e tira um print para eu ver o real modelo dela.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@genks sua placa-mãe usa um Chipset mais antigo, o G965 e não o G31 ou G41. Pode ser que ela dê suporte ou não o E8500.

 

Vá na BIOS e procure a opção "Load optimized defaults", salve e quando o PC reiniciar, confira se o clock do processador foi para 3,16Ghz, que é o correto.

Se não foi, volte na BIOS e procure uma opção FSB, ou algo parecido, que está com o valor de 200Mhz, e tente mudar para 333Mhz. Salve as alterações e reinicie.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

@rodrigops fui na BIOS e selecionei o "Load optimized defaults", salvei e saí, ao reiniciar o pc fui verificar lá no CPU-Z mas o clock do processador continuava o mesmo. Ai reiniciei fui na BIOS e procurei essa opção que você disse mas não encontrei, verifiquei em todos os itens possíveis e nenhum constava alguma frequência, nem a mencionada (200MHz) nem qualquer outra. Procurando na internet encontrei o vídeo abaixo falando a respeito dessa limitação do clock do processador, diz que uma tecnologia dos processadores da intel que chama Speedstep que serve para poupar energia, diminuindo o clock do processador quando não se está utilizando algum programa pesado ou jogo. Não seria esse o meu caso?

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...