Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Telefone Elgin TCF-3000 não sai do viva-voz


rmlazzari58

Posts recomendados

Boa noite, pessoal, tenho um telefone TCF-3000 que de repente não sai mais do viva-voz. O sinal (linha, ocupado, chamando etc.) não deixou de ir para o gancho mas não para de ir TAMBÉM para o viva-voz. A princípio pensei que pudesse ser algum problema no cabo entre o corpo do aparelho e o gancho. O teste que fiz foi trocar o cabo de lado mas não adiantou nada, o problema continua. Como não tá na garantia pensei em abrir mas como não sei nada de telefone achei melhor vir ver se alguém me ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 20/01/2020 às 16:09, ISO9K disse:

Pode ser que a tecla que muda está travada, ou tem gordura na ilha

Depois de limpar (eu uso álcool mesmo), limpe também a borrachinha condutiva da tecla. Em seguida coloque raspas de grafite nela:ajuda a recuperar a eventual condutividade perdida.

Hoje esta dica está dissiminada nos youtubes da vida. Mas eu (eu) a obtive em primeira mão dum senhorzinho há anos já ido láaaaá nos anos ... num interessa...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Depois de limpar (eu uso álcool mesmo), limpe também a borrachinha condutiva da tecla. Em seguida coloque raspas de grafite nela:ajuda a recuperar a eventual condutividade perdida.

Hoje esta dica está dissiminada nos youtubes da vida. Mas eu (eu) a obtive em primeira mão dum senhorzinho há anos já ido láaaaá nos anos ... num interessa...

Telefones sem fio, e aparelhos que usam manta, e ilhas das placas sempre usei detergente neutro de lavar louças mesmo...que não agridem e tiram gorduras. Após passar um buchinha com o detergente, passa outra só com água para o enxague, enxugue e deixa secar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom... abri, descobri que a tal manta não era de lã ou algodão, como o nome sugere, rs... é de silicone. Lavei com detergente de lavar louça, sequei e desengordurei com álcool. Aí "pintei", com cotonete e grafite em pó, as pequenas "bolinhas" que fazem o contato. Remontei o teclado e antes de fechar fiz um teste e... nada. ☹️ O telefone continuou direto no viva-voz. Aí desliguei o alto-falante e... voalá! O viva-voz silenciou. Testei e ele estava ótimo, fazendo chamadas. Só um detalhe: agora ele não tocava mais quando chamado. Ia tocar como com o af desligado, né? Então fiz uma gambiarra: coloquei uma chavinha dessas HH para o alto-falante. A chave fica fechada, se alguém liga ele toca. E, assim que atendo, abro ela. Só não dá para, depois de terminada a chamada, esquecer de ligá-la de novo, rs...

 

Mas agora, pensando bem, o problema não era no botão, mesmo: se fosse, o viva-voz ficaria desligado direto (e não ligado). O padrão original do viva-voz é desligado...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O correto seria analisar o circuito, não sei como é a eletrônica do aparelho, mas tem que ter algo em curto ou talvez solto que esteja atrapalhando o funcionamento correto. 

 

Uma outra gambiarra mais elaborada, seria procurar no circuito por onde entra o sinal do viva voz no amplificador/alto-falante e interromper deixando somente a instalação da campainha. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Só para registrar, quem sabe serve para alguém? (Vi outras pessoas na Internet reclamando do mesmo defeito, viva-voz ligado direto.)

 

Recapitulando, para o viva-voz não ficar ligado direto, desliguei o alto falante. Só que com isso a campainha do telefone parou de tocar. Então eu botei uma chave do lado de fora do telefone, deixava o alto falante ligado direto e, quando ia atender, desligava essa chave (e consequentemente o viva-voz) e falava normalmente. Só tinha que lembrar de, acabada a ligação, ligar essa chave de novo, coisa que eu esquecia de fazer, rs...

 

Agora fiz uma alteração: colei um botão sem trava e normalmente aberto embaixo da alavanca que, quando a gente põe o fone no gancho, abaixa. Então, quando o telefone tá no gancho, esse botão fica apertado e o viva-voz ligado. E quando a gente atende, o botão corta o viva-voz.

 

Pensando agora: já que a chave externa continua lá, quem sabe dá para bolar algum esquema para, mesmo com o telefone fora do gancho (portanto em uso), usá-la para ligar a viva-voz? Algo, talvez, como interruptores paralelos que acendem a luz de um lado da sala e apagam no outro... pessoalmente não preciso do viva-voz mas para alguém que precise... sei lá, fica aqui essa "novela", rs...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como não uso o viva-voz nunca, Xará, nem me importei: o alto falante só fica ligado quando o fone estiver no gancho. Mas agora, pensado nisso...

 

tiro o fone do gancho e a chavinha sem trava desconecta o alto falante. Mas se a pessoa quiser usar o viva-voz, a chave externa poderia conectá-lo, num esquema tipo "ou": o falante fica conectado se a chavinha sem trava estiver abaixada OU se a chave externa for ligada...

 

Aí só precisaria lembrar de, terminada a chamada, desligar a chave externa. E nesse caso o esquecimento não faria tanto mal quanto estava sendo esquecer de religar o falante...

 

"Pô, cara, você não atende mais telefone?", rs...

 

Como você disse, o ideal seria...

 

Em 25/01/2020 às 03:11, Renato.88 disse:

seria procurar no circuito por onde entra o sinal do viva voz no amplificador/alto-falante e interromper deixando somente a instalação da campainha.

 

Essa fica para os mestres, :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...