Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador acende luz, mas não liga


Posts recomendados

Estou quebrando minha cabeça com uma placa ASROCK N68-S3 FX que já passou da garantia; o led do gabinete acende porém nada liga.

Começou não rodando mais a placa de vídeo (pensei que era até problema nessa peça) mas ainda dava para usar com vídeo onboard. Depois o computador só ficava na BIOS, agora nem o cooler da fonte gira. A fonte está bem fazendo o teste do jumper e gira o cooler fora da placa.

Não vejo nenhum capacitor estufado ou algo fora do comum. Realizando um teste que vi no youtube testei continuidade na entrada da fonte de 4 pinos (EPS), e onde estaria um dos cabos amarelos dá curto em um cabo entrada terra por um segundo, mas no vídeo o curto defeituoso era contínuo então não concluí se o problema estava na regulação de tensão.

 

Que componente eu prossigo para testar na placa? Procurei antes 4 lojas de reparos perto de onde moro e nenhuma faz reparos em placa de pc, apenas de notebooks, citando o custo-benefício. Se eu não resolver, essa peça virará sucata.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, misterjohn disse:

Eu penso que jumpear o fio verde e preto da fonte não é um teste definitivo, teste com outra fonte, tente ligar a placa com uma chave de fenda nos terminas Pwr da placa-mãe.

No caso eu testei as tensões com um multímetro, elas deram um valor normal.

Este terminal seria o USB_PWR2? Vejo um jumper nele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Problema bem semelhante do meu, só que o seu foi morrendo aos poucos, enquanto o meu, faleceu de um dia pro outro de uma vez 😅

 

Comigo, ela nao funciona com minhas duas fontes, mas com da loja da assistência, sim. Porém, minha fonte alimenta normalmente outro PC meu, mesmo com placa de vídeo

 

Só consigo pensar que é alguma bronca na área da CPU, em relação a alimentação de energia dela, porque nossas mobos ainda recebem energia da fonte pra pelo menos "acender". Algum curto em algum mosfet ou até um problema no cabo 4/8 pinos da fonte. Tu conseguirias ter mais certeza disso, testando uma outra fonte mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Meltan disse:

No caso eu testei as tensões com um multímetro, elas deram um valor normal.

Este terminal seria o USB_PWR2? Vejo um jumper nele.

Você ao testar a tensão em vazio (sem carga) pode dar ok, mas na hora de ligar "apaga", eletrônica é melindrosa, a gente as vezes tem pequenas coisas alimentadas a bateria ou pilha que funciona por exemplo com 3 V, tem coisas que caindo pouca coisa essa tensão a coisa ja não funciona, ai você coloca a mesma pilha/bateria em outro dispositivo e funciona...isso eu constatei na prática, não sou especilista em eletrônica.

Sobre jumpear, me refiro aos dois pinos na placa-mãe, normalmente na borda dela, junto com os demais pinos (led de hd, de power, reset), onde é ligada a fiação do gabinete, veja na imagem abaixo parte do painel de ligações.

O jump que me referi é pegar uma chave de fenda e dar um "cutucão" nos pinos PWR e GND, isso faz a vez do botão power que está na frente do gabinete.

 

Painel parcial: 

 

9daRI.jpg&key=d125ebbe3cceeb1bba01c270f7

 

 

Já comprei placas que vinham com esse conector para facilitar já que é um pouco ruim encaixar principalmente em gabinetes pequenos e estreitos, é uma peça onde a gente insere os cabos do gabinete, os já citados acima, encaixa  facilmente e depois acopla esse conector no caso da imagem, branco, e também fica mais fácil "espetar" nos finos conectores do painel de conectores da placa-mãe.

Esse na cor azul é para ligar duas usbs esse não pode jumpear.

conectores-painel-frontal02.jpg

 

Abaixo um painel de conexão completo (a posição é padrão mas a nominação pode ter diferenças)

 

images?q=tbn:ANd9GcQoOKwGulX5Xl8vsha2cNX

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esqueci de uma informação importante no título: em uma dessas lojas de reparos que mencionei fiz um orçamento onde constataram que o problema era na placa, claro que eles poderiam ter me sacaneado para trocar a peça, mas já arrumaram outros aparelhos meus antes (impressora e monitor) onde o problema era apenas a fonte.

@misterjohn fiz o teste da chave de fenda e nada, na dúvida tirei a bateria e todos os cabos do gabinete para fazer o curto mas continuou sem sinal de vida. Como proceder?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...