Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Microfone nao funciona de jeito nenhum


Posts recomendados

Olá pessoal, tudo bem?

 

Recebi semana passada um pc montado por mim na pichau, com uma mobo asus H310M-E R2.0, e até então tava tudo ok, estava testando tudo e tudo ok. Ontem fui jogar com uns amigos, entrei no discord e me dei conta que o microfone não funcionou. Tentei nas configurações do win 10, estava tudo habilitado em relação a acesso, aparentemente tudo ok. Reinstalei o driver de som e nada. Fazendo testes me dei conta que se eu colocasse no console da realtek, que o FONE era um MIC, aí as pessoas me ouviam, e eu não as ouvia. Alguém ja ouviu falar de algo assim? Por favor, se alguém puder ajudar, ficarei muito grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Configure corretamente o microfone, reinicie o computador e tente novamente. É comum que você mude as configurações e o programa não pegue todas imediatamente. Discord em especial é culpado desse problema. 

 

Vá no painel de áudio realtek, configure os dois plugs de fone e microfone com ambos plugados, desative a detecção automática e diálogo popup, salve, reinicie, tente novamente. Observe nas configurações do discord se está configurado corretamente fone e microfone, verifique também em dispositivos de reprodução e gravação do windows se ambos estão como dispositivo padrão. Sempre que descobrir que as configurações estão incorretas e tiver que fazer alterações, reinicie a máquina inteira antes de rodar os programas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Dods, muito obrigado por responder!

 

Eu tentei configurar e reiniciar como você disse, vi alguns videos no youtube e outros foruns... e tudo que eu li, eu tentei, e nada.

Agora eu to no trabalho, mas mais tarde eu vou reinstalar o painel da realtek, que sumiu nessas trocas de driver, além de que hoje vou pegar um fone emprestado pra ver se o problema não é o meu (o que eu to achando difícil).

 

Hoje eu ia trazer ele aqui no trabalho pra testar e esqueci 😠

 

Valeu. []s

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, o windows 10 tem muito conflito com o realtek mesmo, e configurar o discord às vezes é chato mesmo. Tem que fazer o processo todo do começo para evitar pequenos erros. O que recomendo é:

 

Desinstale tanto o discord quanto o driver realtek e o da placa de vídeo (sim, também tem a ver).

Reinicie seu computador.

Baixe o driver realtek mais recente.

Baixe os drivers mais recentes de cada um no respectivo side da respectiva fabricante.

Realtek: https://www.realtek.com/en/component/zoo/category/pc-audio-codecs-high-definition-audio-codecs-software

Nvidia: https://www.nvidia.com.br/Download/index.aspx?lang=br

AMD: https://www.amd.com/en/support

Discord: https://discordapp.com/

 

Se não tiver feito isso ainda, baixe os drivers atualizados da sua placa-mãe, em especial os de chipset, direto do site da fabricante da placa-mãe.

 

Para TODAS as instalações abaixo, clique com o botão direito sobre os instaladores e selecione a opção "executar como administrador". Antes de começar desabilite seu antivirus.

Instale primeiro o driver do chipset da placa-mãe. Reinicie o PC.

Instale o da placa de vídeo, seja Nvidia ou AMD. Reinicie o PC.

Instale o da Realtek. Reinicie.

Teste o microfone com a opção de dispositivos de gravação, clicando com o botão direito sobre o ícone de volume do windows (na barra de tarefas perto do relógio) e selecionando dispositivos de gravação. Aproveitando que está nessa tela, clique com o botão direito sobre seu microfone e selecione a opção "definir como dispositivo padrão".

Tem a opção de escutar o dispositivo na segunda aba, salvo engano, então use ela para testar. Desative todas as opções da aba "aperfeiçoamentos" clicando na caixinha do lado de "desativar todos os efeitos sonoros". Confirme tudo, reinicie.

Após reiniciar, instale o discord com opção de administrador como mencionei acima. Após instalar, vá em configurações e inicie a configuração automática de fone e microfone. 

 

Utilize a opção de teste de microfone do próprio discord como na imagem abaixo:

image.thumb.png.ea66974c2b956d966469edabc77870aa.png

 

Lembre-se de observar se nessa tela o "INPUT DEVICE" está selecionado como microfone Realtek, ou default (teste nos dois se um não funcionar) e se o output device está selecionado como o fone de ouvido ou speakers, ou default. Observe que se você estiver usando fones e o painel de controle realtek não tiver sido instalado, você poderá não conseguir ouvir nas caixinhas de som com o fone de ouvido conectado ou vice-versa. Teste ambos.

Se estiver usando caixinhas, fone ou microfone USB, lembre-se de que aparecerá uma opção específica para o dispositivo.

 

Lembrando duas coisas: o discord da outra pessoa pode estar configurado errado também, com volume baixo ou algo assim, então faça testes com outras pessoas que sabem usar o discord e estão acostumadas a configurá-lo.

 

Veja também que o discord tem a opção de ativar o microfone apenas quando uma tecla pré-definida é acionada. Se esta opção estiver ativada, a pessoa não vai ouvir do outro lado até você pressionar essa tecla. Isso pode ser configurado como nas imagens abaixo:

image.png.526b9b9224a453ab798917b2e1e9f1ca.png

 

image.png.3257e68aa299a9f38e5d21eb1ff756e1.png

 

image.png.6e21a0fbffb58cd6394943ec933b0d2a.png

 

image.png.ac04226d53032d09c74503563ac7ec6c.png

 
 

No site do discord tem vários tutoriais e eles são os mais confiáveis, apesar de estarem disponíveis apenas em inglês. Se tiver dúvidas pode procurar lá, pois a comunidade deles é bem ativa. Eles também tem um fórum acessível tanto pelo discord quanto pelo site. Tem a versão em português do FAQ logo neste link: https://support.discordapp.com/hc/pt-br/sections/200613688-FAQ

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cheguei aqui e comecei a testar, desinstalei tudo, coloquei um fone que peguei emprestado, e aparentemente, estava funcionando, mas eu não tinha com quem falar na hora, mas vi que na "barrinha" lá do discord mexia enquanto falava. Aí comecei a instalar novamente os drivers. Só que eu baixei o da realtek pelo site da asus, e não pelo próprio site da rltk. E adivinha? Agora nem mic nem fone. Como eu to sem caixinha de som, o pc tá totalmente mudo e surdo. Vou reiniciar o processo que você me passou e ver no que dá. Aparentemente tinha aqui um fone bugado (o meu) e algum driver *****. To pensando seriamente em comprar uma placa de som offboard depois dessa, de repente ajudariam se tiver driver bom. 

 

Logo volto com o resultado. Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, wcandido disse:

To pensando seriamente em comprar uma placa de som offboard depois dessa, de repente ajudariam se tiver driver bom. 

Tente com calma, você consegue. Lembra do driver do chipset e da placa de vídeo, pois são importantes tb. Placa offboard custa caro para prestar, a menos que consinta com uma USB.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, wcandido disse:

WOZ Dods, valeu pela ajuda. Eu tentei do jeito que você me pediu e não foi. Peguei e fiz uma restauração pra sábado a noite, que era a ultima que eu tinha e deu certo! Tudo funcionando agora! Era somente meu fone o problema e eu estraguei tudo. Te agradeço muito cara!

é complicado quando começamos a fazer alterações no sistema e perdemos o fio da miada, especialmente quando não compreendemos que tudo é interligado. Fico feliz que tenha solucionado seu problema, mas ainda sugiro que caso eles retornem, faça uma instalação limpa do sistema. Ao meu ver, se você foi capaz de colocar tudo para funcionar com uma restauração de sistema (que geralmente é problemática), então uma instalação limpa seria muito mais adequada do que esse tipo de paliativo. 

 

Seja como for, boa jogatina aí. Abraços.

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...