Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Filtro de ar atrapalha?


Posts recomendados

Bom dia!

Gostaria de saber se filtros de ar atrapalham o desempenho das ventoinhas e se realmente ajudam a manter o pc limpo.

 

Estou querendo comprar 2 filtros pelo menos pra cobrir a fonte e a ventoinha ao lado dela (parte inferior do gabinete).

Estou morando há 2 meses uma casa em obra e com gatos. A quantidade de poeira dentro do pc aumentou absurdamente, um filtro vai resolver o problema?

Pra piorar, já notei que a minha placa de vídeo (com cooler blower) já está cheia de pelos de gato na "grade" de saída de ar, daqui a pouco entope.

Como as ventoinhas são as que já vieram no gabinete, sei que são de péssima qualidade, tenho medo que com os filtros o fluxo de ar seja reduzido demais.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, depende do filtro, mas sempre haverá perda de carga(=pressão do ar).

Eu nunca usei filtros, a limpeza periódica do PC é de lei, principalmente com pelo de gato, que tem oleosidade natural.

Pelos de animais e pó de obra  são muito finos e acabam passando por filtros normais que existem no mercado.

Ganharia mais se comprasse FAN de 4 pinos e com PWM que são mais potentes que esses que vem no gabinete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eles reduzem o fluxo de ar um pouco, mas nada absurdo. Em gabinetes que já vi sendo testados e que testei pessoalmente, a remoção dos filtros pode reduzir a temperatura de alguns componentes (em especial CPU e GPU) em até 5º, variando muito por modelo, quantidade de ventoinhas e solução de arrefecimento de cada componente.

 

Sobre reduzir o acúmulo de poeira, os filtros sempre ajudam, mas a configuração de suas ventoinhas também é importante. Se as ventoinhas estiverem dispostas para um fluxo negativo (mais ar saindo do que entrando), haverá acúmulo de podeira em todas as frestas do gabinete (frestas dos tampos, placas de expansão, do painel frontal e portas I/O), quais não são filtradas. Para evitar isso você deve configurar suas ventoinhas com fluxo positivo (mais ventoinhas puxando para dentro do que jogando para fora). Com esta configuração você assegura que todo o ar que entra passará por filtros.

O correto é que todas as ventoinhas do painel frontal e parte de baixo (quando existente) joguem ar para dentro, e as demais (parte de cima e trás) joguem para fora. Se você tiver mais ventoinhas jogando para fora do que para dentro, basta limitar a velocidade das que jogam ar para fora (pode ser por cabo limitador, controlador ou configuração de BIOS).

 

41 minutos atrás, FMattos disse:

Estou morando há 2 meses uma casa em obra e com gatos. A quantidade de poeira dentro do pc aumentou absurdamente, um filtro vai resolver o problema?

O correto é você filtrar todas as entradas de ar e tampo superior, mas também reduzir as frestas de entrada de ar que não possuem filtros. No caso do meu gabinete, por exemplo, eu coloquei uma espuma entre o tampo frontal e o gabinete, na parte de baixo, onde comumente o ar entra sem filtragem, isso num gabinete com frente em mesh. Se feito corretamente você verá queda significativa no acúmulo de poeira, ou em caso de filtros de espuma e demais recomendações que fiz, a parada completa do acúmulo de poeira.

 

41 minutos atrás, FMattos disse:

Pra piorar, já notei que a minha placa de vídeo (com cooler blower) já está cheia de pelos de gato na "grade" de saída de ar, daqui a pouco entope.

Recomendo a remoção da placa de vídeo e limpeza. A carenagem da GPU pode ser removida com certa facilidade, mas requer muita atenção e delicadeza (usando pincel ou escova). Uma vez removida você pode retirar manualmente os pelos. Não recomendo que somente jogue ar comprimido ou remova apenas com a mão, pois o maior acúmulo de sujeira costuma ser nas barbatanas do dissipador.

 

41 minutos atrás, FMattos disse:

Como as ventoinhas são as que já vieram no gabinete, sei que são de péssima qualidade, tenho medo que com os filtros o fluxo de ar seja reduzido demais.

Na verdade ventoinhas de baixa qualidade costumam ventilar tão bem quanto as de alta qualidade. O problema, ao meu ver, é a baixa durabilidade e o alto ruído. Recomendo que faça o teste com o MSI afterburner logando temperaturas da CPU, GPU, HDs e MB, antes e depois da instalação dos filtros. Se tiver uma boa quantidade de ventoinhas dificilmente perceberá diferença notável, sendo que se você aproveitar para equilibrar o volume de entrada e saída de ar talvez tenha até uma redução das temperaturas.

 
 

Adendo: filtros de espuma são mais eficientes, mas requerem limpeza mais frequente. Minha experiência com eles é de gabinetes sempre limpos por dentro (mesmo com anos de uso), mas apenas alguns meses sem limpeza dos filtros e a poeira já causa perda significativa no fluxo de ar e compromete o arrefecimento. Para filtros de espuma recomendo a limpeza mensal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods  Acho que minha configuração é "neutra". tenho 4 ventoinhas, 2 pra entrada e 2 pra saída.

Inferior e frontal = entrada

Superior e traseira = saída

Pra tornar positiva, se necessário, posso colocar mais uma na frontal.

Acho que o filtro na frontal vai ter que ficar entre o painel e as ventoinhas que ficam fixas no gabinete. Acho que o ideal seria por na frente do painel, mas ele é triangular e o filtro não ficaria certo.

Vou vedar tudo com fita larga 🤣. O gabinete já não é bonito mesmo.

 

Com relação à placa de vídeo, acho que não posso abrir pra limpar ainda. Devo ter uns 6 meses de garantia pela frente.

Ao invés de ar comprimido, pensei em colocar o cooler dela em 100% pelo afterburner e usar um aspirador de pó na saída. Será que essa combinação ajuda?

 

21 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Na verdade ventoinhas de baixa qualidade costumam ventilar tão bem quanto as de alta qualidade. O problema, ao meu ver, é a baixa durabilidade e o alto ruído.

Nesse caso, se não há problema de desempenho comparado à uma ventoinha de qualidade, não terei dor de cabeça.

Defini alarme no afterburner para quando a VGA chega a 65° e só chegou a alarmar umas 2 vezes em dias realmente muito quentes. Como 65° é uma margem de segurança muito grande, posso aumentar para 75° quando colocar os filtros e ainda saber que não tem risco de estragar.

 

25 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Recomendo que faça o teste com o MSI afterburner logando temperaturas da CPU, GPU, HDs e MB, antes e depois da instalação dos filtros.

Tem como ver tudo isso? eu só consigo monitorar e mexer na GPU. a CPU no máximo mostra a temp, mas não posso mexer. O resto então, nem se fala.

adicionado 1 minuto depois
30 minutos atrás, PedraX disse:

Ganharia mais se comprasse FAN de 4 pinos e com PWM que são mais potentes que esses que vem no gabinete.

Os fan que vieram no gabinete são daqueles que ligam direto na fonte. Seria esse o caso?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, FMattos disse:

Os fan que vieram no gabinete são daqueles que ligam direto na fonte. Seria esse o caso?

Sim, esses FAN de gabinete originais normalmente tem baixa capacidade de ventilação por ter baixa RPM(em torno de 1200 a 1500RPM- e capacidade volumétrica de uns 20 a 30 CFM=cada CFM dá uns 28,3 litros/minuto). E sempre trabalham na RPM máxima, ficando barulhentos

Os de 4 pinos com PWM alcançam até 80CFM e como tem PWM, sempre ficarão com RPM que for necessário para resfriar a CPU, desde que estejam ligados na sys_fan da placa-mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, FMattos disse:

Pra tornar positiva, se necessário, posso colocar mais uma na frontal.

Se estiver neutra não se preocupe. Enquanto todas estiverem com mesma velocidade pode deixar como está. Apesar de que me lembrei agora que sua placa de vídeo trabalha com exaustão não é? E sua fonte, ela está instalada na parte de baixo ou de cima? Se for de cima, também contará como mais uma saída de ar. Se tiver a GPU ou fonte nessas situações, instale mais um cooler sim.

adicionado 4 minutos depois
4 horas atrás, FMattos disse:

Com relação à placa de vídeo, acho que não posso abrir pra limpar ainda. Devo ter uns 6 meses de garantia pela frente.

Ao invés de ar comprimido, pensei em colocar o cooler dela em 100% pelo afterburner e usar um aspirador de pó na saída. Será que essa combinação ajuda?

Você não teria de abrí-la, somente retirar a carenagem que é presa por uns poucos parafusos. Se preferir não fazer para não perder a garantia (e realmente a perderá se o fizer), então pode, com a placa de vídeo fora do gabinete, ligar o aspirador diretamente sobre o exaustor. Passe ali naquela região, passe nas laterais onde vir orifícios e sujeira, passe também na saída de ar, tudo com delicadeza e paciência. Se encontrar o ângulo correto, verá que o exaustor rodará no sentido contrário que rodaria normalmente, deixe alguns segundos acelerando assim para aspirar parte da sujeira que sairá. Retire os pelos que estiverem grudados com a mão mesmo, puxando delicadamente.

 

Sinceramente, eu desmontaria a carenagem, pois se a placa queimar com pelos de gato você vai perder a garantia do mesmo jeito. Pior, se queimar logo depois do vencimento da garantia por causa de sujeira, aí sim você vai ficar na mão.

adicionado 8 minutos depois
4 horas atrás, FMattos disse:

Nesse caso, se não há problema de desempenho comparado à uma ventoinha de qualidade, não terei dor de cabeça.

Defini alarme no afterburner para quando a VGA chega a 65° e só chegou a alarmar umas 2 vezes em dias realmente muito quentes. Como 65° é uma margem de segurança muito grande, posso aumentar para 75° quando colocar os filtros e ainda saber que não tem risco de estragar.

O que recomendo é que aumente a curva de desempenho da GPU no Afterburner para atingir 100% de velocidade aos 70º. O alarme em si vai de você. Não acredito que aumentará muito só de colocar filtros.

 

A propósito: se comprar filtros de telinha sua única alternativa para instalá-los será logo atrás do painel frontal e na parte externa do painel inferior. Lembrando que se não colocar filtro em cima também, a poeira que cair sobre seu gabinete quando ele estiver desligado vai entrar aos pouquinhos.

adicionado 10 minutos depois
4 horas atrás, FMattos disse:

Tem como ver tudo isso? eu só consigo monitorar e mexer na GPU. a CPU no máximo mostra a temp, mas não posso mexer. O resto então, nem se fala.

 

Em configurações, na aba monitoramento, você marca todas as opções que deseja que ele mostre nos gráficos, podendo também ativar a opção "show in OSD", que mostrará o referido monitoramento dentro do jogo na posição de sua escolha (que por sua vez tem que ser configurada no Riva Tuner Statistic Server que é instalado junto com o afterburner).

Meu Afterburner sempre mostra dentro dos jogos a hora (tem a opção também), temperaturas da GPU e CPU, FPS e uso de RAM e VRAM, tudo com cor mais escura e bem pequenininho para eu só enxergar quando eu realmente quiser.

adicionado 16 minutos depois

Se algum dia quiser trocar de gabinete, recomendo muito o Thermaltake Versa J24, o Corsair Carbide Series SPEC-DELTA e tem mais um novo no mercado que tem baixo custo, mas alta qualidade. Vou pesquisar aqui assim que minha net voltar ao normal.

adicionado 50 minutos depois

Encontrei o modelo. É o COUGAR MX330-G LATERAL EM VIDRO, MX330-G.

O problema é que por esse preço ainda compensam mais os outros que indiquei, já que cada um deles vem com pelo menos 3 ventoinhas RGB e mais uma não RGB de 120mm. Nesse caso a diferença de preço compensa pegar o corsair ou o thermaltake, pois com tantas ventoinhas eles ainda saem mais barato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, WOZ Dods disse:

Apesar de que me lembrei agora que sua placa de vídeo trabalha com exaustão não é? E sua fonte, ela está instalada na parte de baixo ou de cima? Se for de cima, também contará como mais uma saída de ar. Se tiver a GPU ou fonte nessas situações, instale mais um cooler sim.

Nesse caso preciso de um cooler extra devido ao tipo da placa de vídeo? A fonte é em baixo, então não influencia né?

 

2 horas atrás, WOZ Dods disse:

com a placa de vídeo fora do gabinete, ligar o aspirador diretamente sobre o exaustor.

Certo. Mas acha que ajuda alguma coisa fazer o esquema que descrevi depois de seguir os passos sugeridos (sem abrir a placa)? "ligar o exaustor da placa em 100% e junto utilizar um aspirador de pó na saída?

 

2 horas atrás, WOZ Dods disse:

embrando que se não colocar filtro em cima também, a poeira que cair sobre seu gabinete quando ele estiver desligado vai entrar aos pouquinhos.

Muito bem lembrado!! eu estava pensando em não por, já que era saída de ar, mas nem me liguei no detalhe de pegar poeira desligado.

 

Quanto ao gabinete, creio que vai demorar bastante até trocar. Como o atual não é tão ruim e eu ainda tenho coisas "importantes (SSD, teclado mecânico e 'bobeiras do tipo')" pra comprar, ele vai ter que esperar.

 

 

Vou dar uma olhada hoje nessas configs do afterburner. Existe uma certa incompatibilidade entre mim e ele, então só defini alarme e a curva de desempenho pra atingir 100% da velocidade com 80° (que vou alterar para 70° conforme sugerido).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, FMattos disse:

Nesse caso preciso de um cooler extra devido ao tipo da placa de vídeo? A fonte é em baixo, então não influencia né?

A GPU conta como mais um cooler puxando para fora. A potência pode ser menor ou maior, mas no final você tem que equilibrar com mais um cooler ou reduzindo a velocidade de um dos exaustores existentes.

 

1 hora atrás, FMattos disse:

Certo. Mas acha que ajuda alguma coisa fazer o esquema que descrevi depois de seguir os passos sugeridos (sem abrir a placa)? "ligar o exaustor da placa em 100% e junto utilizar um aspirador de pó na saída?

Cooler rodando sempre a 100% vai durar menos. De placa de vídeo é mais complicado porque quando estragar ou perder performance é muito difícil achar outro que substitua. Ai da-lhe gambiarra. Tente deixar o perfil como mencionei, 100% a 70º, 50% a 50º.

 

1 hora atrás, FMattos disse:

Quanto ao gabinete, creio que vai demorar bastante até trocar. Como o atual não é tão ruim e eu ainda tenho coisas "importantes (SSD, teclado mecânico e 'bobeiras do tipo')" pra comprar, ele vai ter que esperar.

Pense bem, pois temperatura e durabilidade do PC inteiro andam de mãos dadas. Vai lá adquirir vários periféricos para jogar um ano e ver o PC queimando. Não é uma boa perspectiva na minha opinião. Faça tudo que puder para preservar a durabilidade, depois preocupe-se com periféricos.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tinha colocado isso em outro tópico, e quase fui crucificado, sobre manter pressão de ar positiva dentro do gabinete. Se você tem a mesma quantidade e tipo de ventoinhas de entrada e saída, e tem filtro de ar nas de entrada, provavelmente seu gabinete vai estar com pressão negativa, e vai estar sugando ar por entradas não filtradas. O quanto o filtro de ar restringe varia do tipo de filtro e da limpeza do mesmo. Você pode ligar suas ventoinhas de entrada e de saída em controladores separados, e configurar as ventoinhas de saída para rodarem com menos velocidade que as de entrada, para tentar manter um fluxo de ar neutro ou positivo. Ou colocar mais ventoinhas de entrada para garantir maior fluxo de ar entrado.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, Marco Tada disse:

Se você tem a mesma quantidade e tipo de ventoinhas de entrada e saída, e tem filtro de ar nas de entrada, provavelmente seu gabinete vai estar com pressão negativa, e vai estar sugando ar por entradas não filtradas. O quanto o filtro de ar restringe varia do tipo de filtro e da limpeza do mesmo. 

Desculpe por discordar, mas qualquer entrada filtrada (mesmo que seja por mesh de aço) terá fluxo menor que as de saída não filtradas. Se o objetivo for equalizar, um cenário onde haja a mesma quantidade de entrada e saída, mas somente as de entrada sejam filtradas, já estará mais equalizado do que necessário. Estará efetivamente positivo. Pense, todo filtro reduz o fluxo de ar, mas as saídas não tem qualquer tipo de filtragem. Se todos os demais fatores forem idênticos (quantidade, qualidade e velocidade das ventoinhas), então o fluxo ficou positivo. 

Ademais, não é necessário tornar o fluxo extremamente positivo. Se o fluxo de entrada for minimamente superior, ou até igual, ao de saída, já não haverá entrada de partículas pelas frestas e arestas do gabinete, que é justamente o objetivo desse tipo de perfil. 

Isso quem fala é quem defendia o fluxo negativo até pouco tempo atrás, pois ele melhora as temperaturas mesmo que minimamente ao reduzir a formação de bolsões de ar quente no interior do gabinete. Depois de alguns anos de experiência a mais, percebi que fluxo negativo vem acompanhado de acúmulo de poeira no interior do gabinete, que nunca é ideal. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, WOZ Dods disse:

Cooler rodando sempre a 100% vai durar menos.

No caso, não pretendo deixar em 100%. Sugeri limpar ele (sem abrir) colocando ele em 100% e pra ajudar, colocar um aspirador de pó na saída de ar. Seria questão de 2 ou 3 minutos, pra tirar o excesso de sujeira.

Só não sei se o cooler poderia ser danificado pela pressão do aspirador de pó na saída, mas creio que ele seja até mais forte que o aspirador.

 

Quanto ao gabinete, não acho que ele seja um problema mesmo.

é um DAZZ Black Shark.

Tem 5 pontos para colocar ventoinhas e as baias dos HDs são de lado, de forma que os cabos não atrapalham a circulação de ar.

Meu alarme de temperatura fica em 65° e com exceção daqueles 2 dias absurdamente quentes, nunca ouvi tocar, mesmo jogando. Acho que pra quem está com jogos abertos, não chegar a 65° é excelente.

Claro que digo isso como leigo, não sei se realmente "deveria" passar dos 65 jogando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, FMattos disse:

No caso, não pretendo deixar em 100%. Sugeri limpar ele (sem abrir) colocando ele em 100% e pra ajudar, colocar um aspirador de pó na saída de ar. Seria questão de 2 ou 3 minutos, pra tirar o excesso de sujeira.

Só não sei se o cooler poderia ser danificado pela pressão do aspirador de pó na saída, mas creio que ele seja até mais forte que o aspirador.

Você pode sim danificar o cooler, mas se fizer pressão onde não deve pode causar desconexão da placa enquanto passa energia pelos contatos, e isso pode ser catastrófico. Por isso recomendo novamente que faça a limpeza com a placa desconectada do gabinete, até para não forçar o slot.

 

11 minutos atrás, FMattos disse:

Quanto ao gabinete, não acho que ele seja um problema mesmo.

é um DAZZ Black Shark.

Tem 5 pontos para colocar ventoinhas e as baias dos HDs são de lado, de forma que os cabos não atrapalham a circulação de ar.

Qualquer gabinete que tem fonte de instalação inferior, frente em mesh e pontos de instalação de ventoinhas em abundância merece algum respeito. Minha preocupação no seu caso foi apenas ele não ter filtragem nativa, que quase todos hoje tem.

 

12 minutos atrás, FMattos disse:

Meu alarme de temperatura fica em 65° e com exceção daqueles 2 dias absurdamente quentes, nunca ouvi tocar, mesmo jogando. Acho que pra quem está com jogos abertos, não chegar a 65° é excelente.

Claro que digo isso como leigo, não sei se realmente "deveria" passar dos 65 jogando.

Depende de vários fatores. Muitas pessoas usam gabinetes com apenas um ou dois coolers, e o computador "funciona". A preocupação é só sobre a durabilidade, pois quanto mais frio mais ele vai durar. 65º é uma boa temperatura máxima, especialmente para uma GPU com exaustor ao invés de ventoinhas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...