Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
leandrocdt

Diminuir a potência da fonte melhora o consumo do Noobreak?

Posts recomendados

Bom dia! Eu queria tirar uma dúvida porque eu sou leigo no assunto. 

PC

Core I7 i920

RAM 8GB

GTX 1050 TI

HD SSD Kingston 480 GB

HD SATA 1TB

Leitor de DVD

Fonte Corsair 750 watts reais

NOBREAK  Senoidal 1400va bivolt Manager III

O meu problema é que o Noobreak está aguentando menos de 5 minutos com o PC ligado, e as vezes não consigo desligar quando a energia acaba porque o nobreak desliga antes. Pelos cálculos que fiz em um site de cálculo uma fonte de 500 watts reais seria o suficiente para o meu PC. A dúvida é se eu trocar a fonte de 750 por uma de 500 se o meu noobreak aguentaria mais tempo ligado ou não alteraria em nada pois o consumo da energia seria o mesmo? Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que resolve mesmo é aumentar a autonomia de seu no-break agregando bateria externa...

Do manual do mesmo:

"Expansão de autonomia:

Permite expandir o tempo de autonomia para até 10h* utilizando os módulos de bateria opcionais, que podem facilmente ser conectados ao nobreak.

* Tempo de autonomia para 01 PC onboard + 01 monitor LED de 15,6" utilizando o Módulo de 12V/80Ah."

Compartilhar este post

Link para o post

6 horas atrás, leandrocdt disse:

A dúvida é se eu trocar a fonte de 750 por uma de 500 se o meu noobreak aguentaria mais tempo ligado ou não alteraria em nada pois o consumo da energia seria o mesmo? Obrigado

Não mudaria, o consumo do PC é determinado pelo seu componentes, não pela potência da fonte. 

O que pode ajudar é usar componentes mais modernos que consumam menos (por exemplo seu i7 consome muito comparado com os processadores mais modernos).

Mas como o colega de cima falou, o que vai lhe proporcionar o melhor aumento de autonomia é adicionar outra bateria.

Compartilhar este post

Link para o post
6 horas atrás, leandrocdt disse:

O meu problema é que o Noobreak está aguentando menos de 5 minutos com o PC ligado

O maior problema deve ser a bateria que deve ter chegado ao fim da vida útil.Abra o nobreake e veja o modelo da bateria e adquira novas.Provável ter mais de 3 anos de uso(é o tempo médio de vida para baterias comuns).

Colocar uma bateria externa também resolve, se não tiver incomodo de movimentação.Pode ser bateria automotiva comum, mas baterias de nobreake são mais baratas por terem menos potencia:são as A.h(ampere hora), quanto mais maior a duração do funcionamento.

Compartilhar este post

Link para o post
20 horas atrás, leandrocdt disse:

.....A dúvida é se eu trocar a fonte de 750 por uma de 500 se o meu noobreak aguentaria mais tempo ligado ou não alteraria em nada pois o consumo da energia seria o mesmo? Obrigado

Especificamente respondendo a essa sua pergunta, não e sim...

Não, não aumentaria a autonomia de seu no-break e poderia até mesmo diminuí-la se a nova fonte comprada tivesse uma eficiência menor que a fonte de 750 Watts.

A variável determinante na disponibilidade de energia do no-break, no caso, é a eficiência da fonte e nunca sua potência máxima.

Sim, poderia aumentar a autonomia de seu no-break se a nova fonte tiver maior eficiência, mas na prática não vale a pena pois a diferença pode ser muito pequena, beirando o imperceptível..

Na hora de dimensionar ou comprar uma fonte olhe sua eficiência declarada e não somente sua capacidade de entregar potência. 

Um exemplo prático para que entendas melhor..

Essa sua fonte deve ter uma eficiência ai por volta dos 82% e seu PC, digamos, deve demandar, no pico do pico coisa de 370 Watts como pode se visto ai:  https://outervision.com/b/tUDbmc

A primeira pergunta é.. Para que uma fonte com capacidade de tocar duas dessas suas configs??? Deverias ter usado a grana e comprado uma fonte com maior eficiência e não estarias tendo problemas.

Poderia ser uma Corsair, esse modelo dai com 91% de eficiência  https://clearesult5.sharepoint.com/sites/PLS/Shared Documents/Forms/AllItems.aspx?id=%2Fsites%2FPLS%2FShared Documents%2FCORSAIR_RPS0111 (CP-9020181) (SF450)_450W_SOCE 5393_Report 9-28-18.pdf&parent=%2Fsites%2FPLS%2FShared Documents&p=true&originalPath=aHR0cHM6Ly9jbGVhcmVzdWx0NS5zaGFyZXBvaW50LmNvbS86Yjovcy9QTFMvRVF1TVdrUDhZcTVMZ0xJOWRNQ3lhOUVCdFYwMkRqY1NBZ3VycmdFREo5RUFIdz9ydGltZT1vNEtVREdtZTEwZw

Na máxima potência que sua config demanda, coisa de 370 Watts, a sua fonte de 750 Watts vai demandar do no-break algo como 370/0,82 = 451 Watts enquanto a outra, de maior eficiência, pediria somente 370/0,91 = 406 Watts que lhe daria maior tempo de autonomia..

Agora, fonte comprada resta a solução da bateria externa

Compartilhar este post

Link para o post

Eu agradeço a todos que responderam a minha dúvida e pelo que foi falado a melhor solução será ligar uma bateria externa no no-break. As baterias vão completar 1 ano agora. Eu cometi o erro de comprar um fonte de alimentação pensando em fazer upgrades futuros. Eu realmente não precisaria de uma fonte de 750, foi uma pena eu não ter consultado o Clube do Hardware antes de ter montado a minha configuração. Eu já estou pensando em fazer umas trocas de peças visto que o meu PC é da primeira geração. Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Aprenda_a_Ler_Resistores_e_Capacitores-capa-3d-newsletter.jpg

ebook grátis "Aprenda a ler resistores e capacitores", de Gabriel Torres

GRÁTIS! BAIXE AGORA MESMO!