Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Antonio V

Preciso saber dos cuidados ao trocar minha placa-mãe e processador sem vídeo

Posts recomendados

Olá pessoal, este é meu primeiro tópico em busca de algumas informações. Peço desculpas se criei o tópico com a categoria errada ou algo do tipo.

Eu comprei um kit onde vem uma placa-mãe Aorus B450 Pro Wifi Gigabyte, processador Ryzen 5 3600X e 2 módulos de memória de 8 gb cada 3000 Mhz. Nunca realizei a montagem de nenhuma parte de um PC antes e estou com algumas duvidas referente a instalação desse kit (que ja vem montado e com a BIOS atualizada).

- Caso eu realize a troca dessa placa-mãe eu precisarei reinstalar o windows 10 e todos os drivers?

- O processador não tem vídeo integrado e precisa de uma placa de video (no qual ja tenho uma antiga), sendo assim se eu trocar a placa-mãe, os drivers da minha GPU seriam perdidos e eu não conseguiria gerar video necessitando reinstalar os drivers (de alguma maneira, mesmo sem video) para fazer o sistema gerar vídeo?

Agradeço a ajuda.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

1 - sim, você vai precisar reinstalar o windows após instalar a nova placa-mãe, visto que ela trabalha com drivers diferentes da sua placa-mãe antiga.

Inclusive aqui você encontra os drivers dela: https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/B450-AORUS-PRO-WIFI-rev-10/support#support-dl-driver

2 - não necessariamente você vai ter que instalar os drivers da sua placa de vídeo antiga. Quando você colocar a gpu na placa-mãe, você vai ter vídeo automaticamente. Porém recomendo que instale os drivers da sua placa de vídeo posteriormente para poder usufruir 100% dela (resolução correta pro monitor, jogos etc)..

• Obrigado 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Antonio V, falo por experiência própria, pois eu tinha um FX8350 com Win10 Pro instalado e troquei tudo menos o HD e SSD. Não precisei reinstalar o Win10, ele mesmo já faz a atualização dos componentes do PC quando carregar o Windows.

Já os drivers em geral você teria que instalar os da placa-mãe, pois o Win10 só instala o básico; já a placa de vídeo se continuar com a mesma em geral não precisa.

Essa placa-mãe (Aorus B450 Pro) que você comprou tem q atualizar a bios pra rodar Ryzen de 3ª geração, se atente a isso caso dê peça para atualizarem pra você.

• Obrigado 1

Compartilhar este post

Link para o post

Olá colegas, ontem realizei a troca da minha placa-mãe antiga e processador (intel) para uma placa-mãe nova da Aorus B450 com um Ryzen 5 3600.

Após realizar a instalação liguei o PC e vi que tudo funcionava, porém percebi uma lentidão na hora de ligar e desligar/reiniciar, mesmo comparando com minha antiga placa e processador que eram muito inferiores (não possuo SSD). Hoje realizei a reinstalação do Windows mas não instalei nenhum driver, pois aparentemente tudo estava funcionando normalmente.

Devo procurar todos os drivers no site da fabricante da placa e instala-los mesmo assim?

É normal essa lentidão no boot tão brusca na troca desses componentes? Tem algo a ver com a forma que instalei meu HD?

Agradecido.

Compartilhar este post

Link para o post

@Antonio V

Se você só jogou o HD do PC Intel, no PC AMD, sem formatar nem nada, creio que sim, pois TUDO relacionado à placa-mãe e processador, mudou.. O Windows poderia estar tentando corrigir algo..

Veja se o Windows instalou algo, pois realmente precisa.. Basicamente: chipset, rede e audio.. Chipset, no site da AMD, os demais no site da fabricante da placa-mãe..

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@RS Faria Eu reinstalei o windows hoje de manhã e verifiquei que o windows já instalou driver de áudio e rede, por isso fiquei na duvida se eu deveria instalar os drivers da fabricante em cima desses. Obrigado pela ajuda.

Compartilhar este post

Link para o post
3 minutos atrás, Antonio V disse:

@RS Faria Eu reinstalei o windows hoje de manhã e verifiquei que o windows já instalou driver de áudio e rede, por isso fiquei na duvida se eu deveria instalar os drivers da fabricante em cima desses. Obrigado pela ajuda.

Seria bom você instalar pelo menos o driver da placa-mãe como eu tinha informado, pois o Windows em geral só instala o necessário para funcionar.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Aprenda_a_Ler_Resistores_e_Capacitores-capa-3d-newsletter.jpg

ebook grátis "Aprenda a ler resistores e capacitores", de Gabriel Torres

GRÁTIS! BAIXE AGORA MESMO!