Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Bahamutt

FX6300 clock do processador baixando

Posts recomendados

Este problema vem acontecendo há algum tempo. Simplesmente quando tento abrir algo mais pesado que o normal (normalmente jogos) o uso da CPU vai à 100%, fica um tempo assim, depois os ghz da CPU cai drasticamente, de 3.5ghz para 1.4ghz.

Enquanto está com ghz baixo, o uso cai para 30-60%, depois de um tempo volta aos 3.5ghz e 100% de uso, mas não demora muito para ocorrer de novo.

Quando isso acontece, o que estiver aberto fica com FPS muito baixo, PC lento, dependendo da situação até o som fica extremamente distorcido por alguns segundos...

Acontece só quando o dia está mais quente. Hoje por exemplo está 35°c, é impossivel abrir algo pesado sem se estressar com este problema. Semana passada estava 20°c, mais ou menos, e não aconteceu nenhuma vez.

Até onde pesquisei e tentei solucionar, tenho que testar a CPU/Motherboard/Fonte e trocar o que está com defeito, mas quero ter certeza o que é, o que causa, como arrumar... Quero informações/estudo/opiniões sobre este problema para não ocorrer de novo ou, se ocorrer, saber o que é e o que causa.

Então peço a ajuda de vocês sobre experiências e conhecimentos sobre o problema.

Vou deixar fotos de alguns testes básicos que fiz com Gerenciador de tarefas e HWMonitor.

(Jogo testado: Monster Hunter: World)

(Para os não-familiarizado com o HWMonitor, o primeiro valor é o atual, o segundo é o minimo que chegou desde o programa aberto, o terceiro é o maximo.)

CONFIG:

CPU: FX-6300 six-core 3.5ghz(sem overclok)

COOLER: CoolerMaster Blizzard T2

RAM: 2x 4gb Hyperx Fury, 4gb, DDR3, 1866mhz

GPU: Zotac GTX 1050ti

FONTE: EVGA 430w 80plus

MOTHERBOARD: n68-s3 FX

OBS:

*Usava overclok de 3.8/4.0 mas a frequencia que isto acontecia aumentou, então voltei para o padrão de fabrica -3.5ghz- pois achei que poderia ser temperatura.

*Limpeza e pasta térmica, já fiz.

*Já formatei diversas vezes.

*O PC tem mais ou menos 3 anos.

*Plano de energia está em desempenho máximo (mudar para equilibrado ou economia de energia não funcionou).

*Desfragmentador de disco, exclusão de cache, msconfig... Tudo ajustado.

1970362210_TESTENOGERENCIADOR1.PNG.2d9d4eb161907a9521fcb175fe728c7b.PNG

(PC normal sem muita coisa aberta)

487917500_TESTENOGERENCIADOR2.PNG.7676ea869a7a38739770072b0e8bd7c9.PNG

(PC quando ocorre o problema)

66613890_MHWtesteCPU.PNG.41b7f0dccdf7c30698758b876edcf052.PNG196220489_MHWtesteGPU.PNG.262b80af05749213985410d6ad70f7f5.PNG1331091726_MHWtesteHD.PNG.1a47ebd4be27c7b9a877bd60093c20b5.PNG166091125_MHWtesteMOTHERBOARD.PNG.b44c106717bdde782d827d8383d979d1.PNG

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
10 minutos atrás, Bahamutt disse:

CONFIG:

CPU: FX-6300 six-core 3.5ghz(sem overclok)

MOTHERBOARD: n68-s3 FX

Seu problema está aqui. Chipset série 600 com FX six-core. As VRMs não estão aguentando e superaquecendo e você está sofrendo de throttling (quando a placa reduz a frequência para não queimar as VRMs). O ideal para FX six/octa cores são placas com chipset 800/900.

Tente melhorar a refrigeração geral do gabinete, melhorando a refrigeração das VRMs, pra ver se diminui o problema. 

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

@Bahamutt

Já tive essa ASRock n68 s3 fx. Ela definitivamente é uma péssima placa para processador FX. Procure outra placa-mãe.

Sugiro a que eu uso e que se encontra por preço não caro: GA 78LMT USB3. Ela está com bom preço na Pichau - link.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Kleber Peters

Boa explicação e com bastante sentido.

Mas tenho uma duvida, se eu habilitar o uso de apenas 4 núcleos, meu problema será solucionado? O desempenho será MUITO afetado?

Compartilhar este post

Link para o post
36 minutos atrás, Bahamutt disse:

@Kleber Peters

Boa explicação e com bastante sentido.

Mas tenho uma duvida, se eu habilitar o uso de apenas 4 núcleos, meu problema será solucionado? O desempenho será MUITO afetado?

Acredito que não resolva o problema, mas não posso afirmar com certeza.

E sim, afetaria o desempenho. Mas é um teste válido. Eu tentaria. 

Compartilhar este post

Link para o post

@Bahamutt Acho que não resolveria 100%.

Como menos núcleos trabalhando ele levaria mais tempo para esquentar, mas em algum momento vai ocorrer e o desempenho vai cair. 

Se não puder trocar a placa, acho válido comprar um dissipador de VRM e tentar adaptar aí.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Redes de Computadores - Gabriel Torres

PROMOÇÃO DE QUARENTENA

De R$ 39,90 por apenas R$ 9,90 só até as 23h59min desta sexta-feira 03/04/2020

CLIQUE AQUI E COMPRE AGORA MESMO!