Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade ou compro um novo?


Posts recomendados

Opa galera, boa tarde a todos, então eu tenho 1 pc a 5 anos, eu queria saber se é melhor fazer upgrade nele, ou se é melhor comprar um novo, tendo em vista que ele já tem 5 anos e esta velinho kkkk, bom a configuração dele é a seguinte

 

Processador Intel Core I5-4460 haswell, 3.2GHz, 6MB, Quad-Core

placa-mãe Gigabyte GA-H97M-Gaming 3, chipset H97, LGA 1150

Memoria Kingston HyperX Fury 16GB (2x8) 1866MHz Black

Placa de Vídeo Gigabyte Geforce GTX 970 G1 Gaming 4GB GDDR5 256Bit

HD Western Digital 1TB Caviar Blue Sata III 3.5

SSD 110 gb (eu nao lembro qual o modelo)

Fonte Seasonic Silent 550W S12G, 80 Plus Gold, S12G-550-SSR-550RT

 

Caso valha mais a pena fazer upgrade, uma das minhas duvida seria, por todos os componentes terem 5 anos de muito uso, eles nao podem estar perto do fim de sua vida util?

Desde já eu agradeço a todos, abraço

 

O valor que eu teria pra comprar um novo seria de R$ 6.000,00 reais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

46 minutos atrás, Kajen disse:

Caso valha mais a pena fazer upgrade, uma das minhas duvida seria, por todos os componentes terem 5 anos de muito uso, eles nao podem estar perto do fim de sua vida util?

O HD é o componente de importância dentro do computador que tem menor vida útil por ter componentes mecânicos. A vida útil em um ambiente de uso contínuo é de 3,5 anos para os WD, mas em ambientes domésticos essa estimativa é facilmente triplicada. Assim sendo, não creio que seu PC esteja prestes a falhar, nem de longe.

 

No final das contas vai de você se deseja mesmo trocar ou não. Seu PC atenderia a necessidade de muitos aqui, mas cada pessoa tem seus jogos de preferência e cada jogo tem suas exigências mínimas. 

Resta saber: você está insatisfeito com seu PC? 

Melhorá-lo é possível sem grandes problemas. Você pode, por exemplo, colocar uma GPU superior e curtir o desempenho extra por algum tempo. 

Seu CPU é o grande fator limitador de quanto tempo você ainda vai conseguir utilizar esse PC, e fazer upgrade de CPU de gerações anteriores raramente vale a pena (a menos que você consiga um componente de qualidade a baixo preço). Muitas pessoas compram CPUs no Aliexpress para esse tipo de situação, mas isso tem seus riscos inerentes e eventuais, o que eu prefiro evitar. 

Tem muitos jogos que não requerem grande desempenho de processamento, mas tem outros que vão exigir tanto que seu PC manterá o mesmo patamar de desempenho não importa qual GPU coloque nele, e este é o seu problema com upgrade. MMOs e jogos open world em geral demandam muito da CPU, então se esse é o estilo de jogo de sua preferência você vai se beneficiar muito com a troca dele inteiro (afinal, não dá para combinar CPU nova com RAM e MB antigas, pois são incompatíveis).

 

Se optar por trocar, nos diga quais componentes deseja aproveitar (os que você pode aproveitar são: fonte, SSD, HDD e gabinete), bem como qual é a resolução do monitor onde você pretende jogar. Com 4 mil hoje você já monta um PC de alto desempenho, sendo que só precisará de 6 mil se for enchê-lo de enfeites e comprar componentes superdimensionados.

adicionado 3 minutos depois

Uma coisa que eu fiz ano passado, só para ilustrar, foi montar um PC novo e passar o meu antigo para minha esposa (que para ela tem 10x mais desempenho do que necessário). Com isso melhorei o desempenho para ela e para mim com um único gasto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kajen

Desse PC dá pra aproveitar HD, SSD e fonte.

Venderia CPU + Mobo + ram + Placa de vídeo.

 

  • CPU = R$200,00
  • Mobo = R$200,00
  • Placa de vídeo: R$500,00
  • Memória R$300,00


Com 6 mil...
 

  1. Ryzen 7 3800x
  2. placa-mãe X570
  3. RTX 2060 super ou RX 5700 XT
  4. 2x8gb DDR4 4000 MHZ 
     

Restante do orçamento um bom air cooler e mais um SSD de 480gb
 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Openkore disse:
  • Ryzen 7 3800x
  • placa-mãe X570
  • RTX 2060 super ou RX 5700 XT
  • 2x8gb DDR4 4000 MHZ 

ou amiguinho, tá meio desproporcional isso aí não? Para jogos o 3600 dá de sobra, e ainda fica algum dinheiro para investir na GPU, que é prioridade em games. 3800X para cima é bom para quem tem dinheiro para jogar pela janela, não?

adicionado 0 minutos depois

4 GHz para..? Server?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Openkore disse:

Cabe no orçamento, dá um over legal e sobra threads pra multi tarefas e principalmente é um processador pra um bom tempo.

A questão que eu sempre levanto é o objetivo da máquina. É server? Mete um Ryzen 3950X com memórias de 4000 MHz+ e seja feliz. É games? Fica com Ryzen 3600, que é muito mais que essa finalidade exige efetivamente, e investe a grana adicional em uma GPU que é quem manda para esta finalidade. 

A menos que o OP me desminta, creio que a finalidade dele é games.

 
 

Memórias de 2400 MHz, por sinal, terão perda de 5% no máximo em relação às de 4000 MHz para games, enquanto o mesmo valor poderia ser investido em uma GPU superior com 30% (minto), 15% ou mais de ganho efetivo...

Just saying...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

image.thumb.png.df237f023de9b8d0e31aa2ba7d4e975c.png

Mesma informação que eu já tinha. Observe que o ganho máximo, no caso do jogo battlefield V, foi de 9 FPS entre memórias de 2133 MHz e memórias de 4000 MHz.

Ouve ganho? Sim. Foi significativo? Não. Foi igual em todos os testes? Menos ainda.

 

A despeito de tudo isso, a questão toda é sobre custo/benefício, então se você investir mais 200 a 400 reais em RAM ou o mesmo valor em GPU, qual será o ganho efetivo de cada?

Para isso apresento esse outro gráfico:

 

image.thumb.png.572c740cc24eb1e8990ba175c4031de4.png


Podemos comparar benchmarks a noite inteira. No final meu critério é sempre de que a GPU é quem carrega o sistema em games, e que o ganho em investir nela supera todos os demais, mesmo que por pouco em alguns casos. Um sistema equilibrado, com memórias de qualidade e bom desempenho, CPU similarmente bom, sempre terá ganho com uma GPU superior. Se formos observar apenas um fator isoladamente, ele sempre terá algum ganho, mesmo que desproporcionalmente aos demais, quando todo o resto do sistema é equilibrado. A questão é, quando reduzimos o desempenho da GPU, não importa o resto, o desempenho total cai proporcionalmente.

 

Fica aí minha conclusão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falando em vídeos, recomendo este: 

 

adicionado 13 minutos depois

Resumindo o vídeo: XMP é Overclocking, e todo overclocking pode simplesmente não funcionar com uma base tão simples quanto a de amostragem. Mesmo que você tenha o expertise, o tempo e a paciência para lidar com eventuais problemas, você pode acabar descobrindo que sua RAM mais cara não consegue rodar na velocidade rotulada em sua placa-mãe, enquanto uma GPU, ou até CPU, superior vai rodar sem o menor problema custando basicamente o mesmo e ofertando no mínimo o mesmo ganho em performance. 

Ganho teórico/possível ou ganho efetivo/garantido? Hummmmm....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia pessoal, entao, eu devo salientar que eu nao entendo nada de PC, absolutamente nada mesmo, a unica coisa que eu faço no PC (no meu pc particular e nao do escritorio) é jogar, geralmente jogo FPS ou RPGs e alguns survivals, eu nao entendi nada sobre a discussao de GPU na verdade eu nem sei o que é uma  GPU kkkkkkk, e por nao saber nada de PC que eu vim buscar dicas de quem entende que sao vcs, até porque se eu vou em uma loja provavelmente vão querer me empurrar coisas caras que nao sao estão boas kkkkk, bom, eu to meio perdido no que fazer, devo trocar o PC inteiro, ou só fazer um upgrade e o que eu deveria pegar, tendo em vista que nao entendi nada sobre a discussao kkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods

É tão SIMPLES, mas tão simples brincar com OC em memórias (desde que o chip seja bom) :)

Mas sei que nem todo mundo tem conhecimento para tal, POR ISSO MESMO eu indiquei memórias com clock de fábrica já alto.
 

3 minutos atrás, Kajen disse:

Bom dia pessoal, entao, eu devo salientar que eu nao entendo nada de PC, absolutamente nada mesmo, a unica coisa que eu faço no PC (no meu pc particular e nao do escritorio) é jogar, geralmente jogo FPS ou RPGs e alguns survivals, eu nao entendi nada sobre a discussao de GPU na verdade eu nem sei o que é uma  GPU kkkkkkk, e por nao saber nada de PC que eu vim buscar dicas de quem entende que sao vcs, até porque se eu vou em uma loja provavelmente vão querer me empurrar coisas caras que nao sao estão boas kkkkk, bom, eu to meio perdido no que fazer, devo trocar o PC inteiro, ou só fazer um upgrade e o que eu deveria pegar, tendo em vista que nao entendi nada sobre a discussao kkkkkk


Vai com a configuração abaixo e seja feliz. (e vende o kit antigo como eu disse no primeiro post), já que não vai brincar com OC nem nada.

  1. Ryzen 5 3600
  2. placa-mãe B450
  3. 2x8gb DDR4 3000 MHZ
  4. RTX 2080 ou RTX 2070 super


Aproveita sua fonte (que é boa) o HD de 1tb (para jogos) o SSD de 120 gb (sistema operacional) e se quiser coloca mais um HD de 2tb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Openkore disse:

@WOZ Dods

É tão SIMPLES, mas tão simples brincar com OC em memórias (desde que o chip seja bom) :)

Mas sei que nem todo mundo tem conhecimento para tal, POR ISSO MESMO eu indiquei memórias com clock de fábrica já alto.
 


Vai com a configuração abaixo e seja feliz. (e vende o kit antigo como eu disse no primeiro post), já que não vai brincar com OC nem nada.

  1. Ryzen 5 3600
  2. placa-mãe B450
  3. 2x8gb DDR4 3000 MHZ
  4. RTX 2080 ou RTX 2070 super


Aproveita sua fonte (que é boa) o HD de 1tb (para jogos) o SSD de 120 gb (sistema operacional) e se quiser coloca mais um HD de 2tb.

Show, brigadão mano, acho q vou fazer isso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...