Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

É seguro comprar celular usado?


Posts recomendados

É seguro comprar celular usado?

 

Não digo no sentido do Celular ter sido roubado/furtado, mas sim no sentido de: será que ele não tem algum malware que possa te espionar, roubar informações ou usar sua internet para causar danos a terceiros (ataques na internet).

 

Como proceder após a compra  para garantir que o mesmo não tenha nenhum processo malicioso rodando?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LUSOM Se o aparelho estiver em bom estado, até é seguro, mas eu mesmo não recomendo, melhor é pegar aparelho novo, não tem como saber se o antigo dono teve cuidado no uso.

 

E quanto a programas maliciosos, a primeira coisa que você deve fazer para evitar isso é dar um hard reset, assim evita problemas com programas que fiquem rodando, afinal, você vai formatar o aparelho.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

@LUSOM Se o aparelho estiver em bom estado, até é seguro, mas eu mesmo não recomendo, melhor é pegar aparelho novo, não tem como saber se o antigo dono teve cuidado no uso.

 

E quanto a programas maliciosos, a primeira coisa que você deve fazer para evitar isso é dar um hard reset, assim evita problemas com programas que fiquem rodando, afinal, você vai formatar o aparelho.

 

Obrigado por responder.

 

Quando eu perguntei sobre ser seguro, é mais no sentido de ter garantia que o sistema não foi comprometido por virus ou programas que resistem ao reset de fábrica. Entendeu? porque vi uma reportagem na TV uma vez que mostrava um app que era instalado no celular e que mesmo o ladrão formatando ele o app voltava.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Erso disse:

@LUSOM já vi anúncios de empresas que vendem aparelhos "remanufaturados", uma espécie de limpeza e revisão dos componentes, com ofertas de aparelhos usados e semi-novos e garantia sobre o serviço, obviamente.

Como eu disse para o outro membro, a questão nem é bem sobre o hardware está em condições de uso e sim se o Android é legitimo, seguro e se o mesmo não fui burlado. 

 

Então, nesse sentido, quem comprar um celular usado, qual primeira atitude tomar para ter certeza que o mesmo não foi modificado? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LUSOM O procedimento mais simples seria regravar a ROM Stock de fabrica, e checar se o boot loader ainda esta bloqueado, muitas vezes o próprio programa de gravação do fabricante do celular faz essa checagem.

 

E por sinal, muitas empresas que vendem celulares usados costumam gravar novamente a rom Stock pra se eximir de culpa por eventuais problemas que venham vir com atualizações futuras feitas pelo usuário, se observar esses celulares vem com versões do android bem antigas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/01/2020 às 22:42, F4b10 disse:

@LUSOM O procedimento mais simples seria regravar a ROM Stock de fabrica, e checar se o boot loader ainda esta bloqueado, muitas vezes o próprio programa de gravação do fabricante do celular faz essa checagem.

 

E por sinal, muitas empresas que vendem celulares usados costumam gravar novamente a rom Stock pra se eximir de culpa por eventuais problemas que venham vir com atualizações futuras feitas pelo usuário, se observar esses celulares vem com versões do android bem antigas...

Olá! 

 

Obrigado por responder!

 

O que é room stock? É o sistema em si? OU seja, Android? E o que é boot loader?  E como assim se ele ainda está bloqueado?

 

Como eu regravo uma room stock? E como eu checo se  o boot looader está bloqueado? Quando eu instalado a Android do zero, é regravar a room stock? Quando a gente faz isso apaga o bootloader?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LUSOM Rom stock é o android customizado que vem de fabrica no aparelho, e dependendo do fabricante ele pode ser baixado do site do fabricante e gravado com um programa especifico do fabricante, esse programa em muitos aparelhos também checa se o boot loader esta desbloqueado, e dependendo do aparelho, como por exemplo meu asus zenfone, uma vez debloqueado o boot loader não da mais pra bloquear de novo...

 

O boot loader é um firmware fixo no celular que tem a função de carregar o sistema operacional, em muito aparelhos esse boot loader vem bloqueado e não permite a instalação de ROMs de terceiros, como lineageOS ou outras, ou mesmo obter acesso root ao aparelho, por conta disso algumas pessoas usam programas pra desbloquear o boot loader, e aparelhos com boot loader desbloqueados costumam ter a garantia negada pelo fabricante.

 

Outra modificação comum é instalar um boot loader de terceiros como o "TWRP recovery" que facilita a instalação de ROMs customizadas sem necessidade de um PC.

 

Pra regravar a ROM stock o procedimento varia dependendo do fabricante, mas em geral você baixa um programa de atualização no site do fabricante, juntamente com a ROM, coloca o aparelho em modo recovery e conecta ele no PC com cabo USB e usa o programa pra atualizar/regravar a rom, pesquisa no google o nome do aparelho + stock recovery que costuma ter tutoriais específicos pra cada modelo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...