Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

placa-mãe com trilha em curto


Posts recomendados

Estava usando meu pc jogando a tarde ele desligou do nada, esperei alguns segundos, tentei tentei e nada de ligar, desliguei o estabilizador (n confio mt na fonte, apesar de me servir todos esses anos, é uma one Power 600w "alta eficiência, 'duvido' ", mas me serve e já foi ligada na chave errada anos atrás, assim que chegou em casa, trocou um capacitor) esperei alguns segundos liguei dnv, tudo ok, após uso moderado o resto do dia e madrugada, cansei um pouco de séries e fui me deitar um pouco, beber agua, mexer no celular, após instantes parado o PC apaga de vez, não liga mais, olhei na placa e a luz que indicava energia nela não estava acesa, liguei a. Fonte fora e jumpeei, aparentemente nenhum problema, infelizmente uma das minhas pontas de prova está partida então não posso testar voltagens, tentei olhar atrás da placa, não achei nada de relevante, EXCETO um detalhe preto na trilha do lado dos mosfets 1472A acima do processador/cooler acho q nunca indentifiquei trilhas queimadas pois nunca aconteceu comigo, mas não sei se está queimada parece mais q tem algo por cima como uma cola ou eu sei lá, e tem um pedacinho exposto mas n é de trilha, é do material marrom do pcb, gostaria da ajuda de vocês para identificar esse problema, pois só estarei conseguindo comprar as pontas de prova no início do mês q vem, quaisquer perguntas irei prontamente responder. Seguem as configurações Motherboard Intel DH55TC, core i5 650, fonte one Power 600w alta eficiência (fotos), memórias: 1x2gb 2m tecnologia "wtf?", 1x2gb SMART, 1x4gb markvision (que por sinal está morrendo mas bem lentamente, vez ou outra coisa de semanas ou meses, tenho q retirá-la, limpo os contatos com álcool isopropílico, na falta uso acetona mesmo, pois já foi passada tanta borracha que está com os contatos brancos, não sei se interfere, após alguns tentativas, tenho sucesso em dar noite e fica assim por uns meses) 1 HD 500 WD blue, 1 500gb Seagate (ambos com problema, vez ou outra o Seagate se desconecta sozinho) e um de notebook que uso o sistema um FUJITSU, agradeço desde já, desculpem a qualidade das fotos, e a escrita prolongada.

IMG_20200120_211155758.jpg

IMG_20200120_210745606.jpg

adicionado 1 minuto depois

Fonte:

IMG_20200120_210420198.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ronaldo Lukas Que fonte caro amigo, que fonte.

 

Esse ai é o estrago de uma economia "burra" na escolha de fontes, e fica pior quando alia estabilizadores.

 

Já sobre a trilha, fica meio difícil para ver com o flash, mas parece que tem um ponto que está em curto, justamente onde tem a parte em que aparece mais da pcb, junto da trilha ao lado.

 

Ponta de prova altamente necessária para testar essa mobo, acho que teste de continuidade nesse caso.

 

E jogar no lixo a fonte e estabilizador, para comprar fonte nova e decente.

 

E também torcer para não ter condenado a mobo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelos cálculos q fiz minha fonte entrega 381 W de potência, mas fiz os cálculos desconsiderando além do 3.3V também desconsiderei a 12V v2, do contrário entrega 621W, estou um pouco confuso com esse lance de v1 e v2 afinal ela entrega quanto, estava todo esse tempo usando uma fonte que não suporta direto? Sendo que não mostrou nenhum estresse? (Salvo alguns problemas de gráficos como artefatos as vezes mas isso já é depois de bom tempo de uso, e meus discos rígidos não ajudam, travando, ficando em 100%.. enfim por favor alguém sabe dizer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ronaldo Lukas Sua fonte não entrega 621W nunca, ela entrega menos de 550W.

 

É uma fonte genérica, então na soma não aumenta, mas sim diminui, porque não é uma fonte de qualidade.

 

Teste de uma fonte de 500W:

 

 

Modelo MP500, pouca coisa diferente da sua que é MP600.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

@Ronaldo Lukas Que fonte caro amigo, que fonte.

 

Esse ai é o estrago de uma economia "burra" na escolha de fontes, e fica pior quando alia estabilizadores.

 

Já sobre a trilha, fica meio difícil para ver com o flash, mas parece que tem um ponto que está em curto, justamente onde tem a parte em que aparece mais da pcb, junto da trilha ao lado.

 

Ponta de prova altamente necessária para testar essa mobo, acho que teste de continuidade nesse caso.

 

E jogar no lixo a fonte e estabilizador, para comprar fonte nova e decente.

 

E também torcer para não ter condenado a mobo.

Na época eu não montei este Pc, montei um belo i5 3330, com essa r7 260x, Corsair 500x, placa-mãe da gigabyte, enfim,  mas meu pai bêbado estourou o PC no chão, a fonte só tinha quebrado o pcb na parte dos encaixes de parafuso, mas jogaram fora após deixar a mercê de ratos no depósito, o processador roubaram quando levaram ao técnico, e eu não estava presente, enfim tive esse Pc em troca, não tive MT o que fazer, e sem dinheiro p comprar nada a solução foi ficar com ele, a fonte eu já fiz alguns testes nela tempos atrás e se mostrou estável nas tensões (jumpeei e testei com multímetro) por um longo tempo, a fonte já segurou queda de luz e sobrecargas com o fusível queimando e eu efetuando a troca por um maior por não achei aqueles pequenos, mas era mesma corrente, o que pretendo por agora é começar a comprar uma build nova com um Ryzen 2600, e uma fonte decente, mas por agora o que posso fazer? A trilha parece mesmo estar em curto? Ou aquilo já estava lá?

adicionado 0 minutos depois
2 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

@Ronaldo Lukas Sua fonte não entrega 621W nunca, ela entrega menos de 550W.

 

É uma fonte genérica, então na soma não aumenta, mas sim diminui, porque não é uma fonte de qualidade.

 

Teste de uma fonte de 500W:

 

 

Modelo MP500, pouca coisa diferente da sua que é MP600.

Creio que entrega os 381 da conta q fiz, irei ver este vídeo já.

adicionado 3 minutos depois
13 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

@Ronaldo Lukas Que fonte caro amigo, que fonte.

 

Esse ai é o estrago de uma economia "burra" na escolha de fontes, e fica pior quando alia estabilizadores.

 

Já sobre a trilha, fica meio difícil para ver com o flash, mas parece que tem um ponto que está em curto, justamente onde tem a parte em que aparece mais da pcb, junto da trilha ao lado.

 

Ponta de prova altamente necessária para testar essa mobo, acho que teste de continuidade nesse caso.

 

E jogar no lixo a fonte e estabilizador, para comprar fonte nova e decente.

 

E também torcer para não ter condenado a mobo.

 

IMG_20200120_214039736.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ronaldo Lukas A trilha parece estar em curto, mas só dá para ter certeza com multímetro.

 

Por enquanto usar o pc não dá, então só restaria sentar e chorar ou jogar dominó com alguém.

 

MAS, tirando a parte do choro e o dominó, vai ser bom guardar dinheiro para mirar a plataforma, mas joga esse estabilizador no lixo, ou vai condenar o pc novo também.

 

Você teve muita sorte usando essa fonte com estabilizador e não ter queimado nada do pc antes, agora parece que a sorte acabou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ronaldo Lukas O problema de fontes genéricas nem é aguentar o PC, ate porque um PC básico sem placa de video gasta em media menos de 150W, o problema é que o fabricante desonesto alem de usar um projeto obsoleto de fonte ainda tira componentes do estagio de filtragem pra economizar uns trocados, e as vezes desabilita proteções de curto e sobrecarga...

 

Dai a fonte ser chamada de bomba, pois entrega energia com ruídos, esses ruídos tem de ser filtrados pelo VRM da placa-mãe, o que vai matando as peças do PC aos poucos, esse "sintoma" de memoria morrendo é um dos sinais de uma placa com VRM cansado e capacitores em fim de vida.

 

PS: na foto das trilhas, a foto esta ruim de ver, mas parece que foi feito um remendo de solda nas trilhas, sinal que a placa já foi consertada antes, e pelo jeito foi um serviço bem porco.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

@Ronaldo Lukas A trilha parece estar em curto, mas só dá para ter certeza com multímetro.

 

Por enquanto usar o pc não dá, então só restaria sentar e chorar ou jogar dominó com alguém.

 

MAS, tirando a parte do choro e o dominó, vai ser bom guardar dinheiro para mirar a plataforma, mas joga esse estabilizador no lixo, ou vai condenar o pc novo também.

 

Você teve muita sorte usando essa fonte com estabilizador e não ter queimado nada do pc antes, agora parece que a sorte acabou.

 

3 minutos atrás, F4b10 disse:

@Ronaldo Lukas O problema de fontes genéricas nem é aguentar o PC, ate porque um PC básico sem placa de video gasta em media menos de 150W, o problema é que o fabricante desonesto alem de usar um projeto obsoleto de fonte ainda tira componentes do estagio de filtragem pra economizar uns trocados, e as vezes desabilita proteções de curto e sobrecarga...

 

Dai a fonte ser chamada de bomba, pois entrega energia com ruídos, esses ruídos tem de ser filtrados pelo VRM da placa-mãe, o que vai matando as peças do PC aos poucos, esse "sintoma" de memoria morrendo é um dos sinais de uma placa com VRM cansado e capacitores em fim de vida.

 

PS: na foto das trilhas, a foto esta ruim de ver, mas parece que foi feito um remendo de solda nas trilhas, sinal que a placa já foi consertada antes, e pelo jeito foi um serviço bem porco.

 

 

Obrigado pelas respostas, na questão do teste com multímetro, como farei? Será q se o tópico ficar aberto quando eu comprar as pontas e responder de novo aqui as pessoas serão notificadas? A questão da memória pode acontecer mesmo com apenas uma q está com os contatos brancos, e quando era removida as outras 2x2gb ligavam perfeitamente? Isso não pode ser problema dela não? Creio q eu tive sorte ou não carregou a bala na agulha da roleta russa pois, acho que uso esse Pc a 5 anos, essa fonte já subiu fumava e estourou capacitor ao ser ligada em outra tensão, e depois aguentou queda de luz (tava mais p oscilação depois queda) e queimou o fusível, após eu trocar (e ter feito uma solda porca poisa não tinha sugador) ela ainda funcionou por mais um ano e uns meses até aqui...

adicionado 4 minutos depois
15 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

@Ronaldo Lukas Sua fonte não entrega 621W nunca, ela entrega menos de 550W.

 

É uma fonte genérica, então na soma não aumenta, mas sim diminui, porque não é uma fonte de qualidade.

 

Teste de uma fonte de 500W:

 

 

Modelo MP500, pouca coisa diferente da sua que é MP600.

Essa MP 600 que tenho,  eu acho que entrega os 381W da conta que fiz mesmo pois a MP500 entrou em colapso com 360... Se a "600" não aguentasse 30w a mais que a outra seria o cúmulo da pilantragem, seria possível eu ter tido alguma sorte na "roleta russa" e ter pego uma mesmo q lixo, fizesse o trabalho? Mesmo que horrível, como foi citado na outra resposta, passando tudo pra placa. Essa questão do curto simplesmente acontece com o tempo? Pois não ouvi barulho nem nada, sera q aconteceu na primeira vez q desligou e após usar o pc novamente forcei a placa?

adicionado 7 minutos depois
14 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

@Ronaldo Lukas A trilha parece estar em curto, mas só dá para ter certeza com multímetro.

 

Por enquanto usar o pc não dá, então só restaria sentar e chorar ou jogar dominó com alguém.

 

MAS, tirando a parte do choro e o dominó, vai ser bom guardar dinheiro para mirar a plataforma, mas joga esse estabilizador no lixo, ou vai condenar o pc novo também.

 

Você teve muita sorte usando essa fonte com estabilizador e não ter queimado nada do pc antes, agora parece que a sorte acabou.

 

13 minutos atrás, F4b10 disse:

@Ronaldo Lukas O problema de fontes genéricas nem é aguentar o PC, ate porque um PC básico sem placa de video gasta em media menos de 150W, o problema é que o fabricante desonesto alem de usar um projeto obsoleto de fonte ainda tira componentes do estagio de filtragem pra economizar uns trocados, e as vezes desabilita proteções de curto e sobrecarga...

 

Dai a fonte ser chamada de bomba, pois entrega energia com ruídos, esses ruídos tem de ser filtrados pelo VRM da placa-mãe, o que vai matando as peças do PC aos poucos, esse "sintoma" de memoria morrendo é um dos sinais de uma placa com VRM cansado e capacitores em fim de vida.

 

PS: na foto das trilhas, a foto esta ruim de ver, mas parece que foi feito um remendo de solda nas trilhas, sinal que a placa já foi consertada antes, e pelo jeito foi um serviço bem porco.

 

 

Afinal, remendo de solda com serviço porco, ou curto? Também acho q foi um remendo de solda, nunca vi curto em placa-mãe, nas já vi em outras coisas e o curto aparenta ser de dentro pra fora, o que não é o caso aqui, este é mais por fora, todavia quando eu conseguir o multímetro o que devo testar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ronaldo Lukas A foto me pareceu ser solda bem mal feita, o cara ainda deixou pasta ou fluxo na solda e ela sujou e oxidou, da uma limpada nela e ver se ela volta a ficar brilhante igual solda... curto em geral gera calor e aparência que fica é de que acenderam um fosforo em cima da placa...

 

Se tiver um ferro de solda da pra tentar refazer essas soldas e ver se muda alguma coisa, se tiver com o multímetro, segue as trilhas emendadas por essa solda suspeita e faz um teste de continuidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/01/2020 às 22:18, F4b10 disse:

@Ronaldo Lukas A foto me pareceu ser solda bem mal feita, o cara ainda deixou pasta ou fluxo na solda e ela sujou e oxidou, da uma limpada nela e ver se ela volta a ficar brilhante igual solda... curto em geral gera calor e aparência que fica é de que acenderam um fosforo em cima da placa...

 

Se tiver um ferro de solda da pra tentar refazer essas soldas e ver se muda alguma coisa, se tiver com o multímetro, segue as trilhas emendadas por essa solda suspeita e faz um teste de continuidade.

Não creio que seja curto, assim como você disse, fica calor dentro, agora essa "solda" não me parece levar trilha alguma a lugar algum, mas vou olhar direito, por que tem uma parte com um pequeno "furo" no azul, aparecendo algo amarelado, meio brilhante, mas vou dar uma olhada com a lupa, pois as únicas trilhas que passam nessa área estão um pouco mais acima, e está pasta oxidada está em cima de nada, aparentemente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...