Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Instalação do Windows 10 já vem com driver de rede?


Visitante
Ir à solução Resolvido por mick 07,

Posts recomendados

Olá pessoas do Clube do Hardware, tenho a seguinte dúvida, se eu instalar o Windows em um disco zerado o Windows já vem com o driver de rede?

Sempre tive essa duvida, apesar de ser bem besta...

adicionado 0 minutos depois
3 minutos atrás, Yago Alencar Mendes disse:

Serve para todos os sistemas operacionais?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução
Citação

Quando você instala o Windows, ele instala os drivers básicos para o próprio sistema operacional funcionar, e depois que o sistema operacional é carregado pela primeira vez, ele detecta e instala os drivers da imensa maioria dos periféricos e componentes do PC.

O Windows consegue fazer isso mesmo sem estar conectado à internet, pois ele suporta nativamente dezenas de milhares de periféricos que são automaticamente instalados. Isso é possível pois durante a instalação do sistema operacional, o Windows cria a pasta \System32\DriverStore que tem cerca de 2 GB, armazenando ali os drivers utilizados pelo Windows.

Os drivers que constam na pasta DriverStore são focados puramente em integridade e compatibilidade, que são os quesitos necessários para o periférico funcionar perfeitamente.

Exemplo simples: se nessa primeira fase de detecção de hardware o Windows detecta uma placa de rede sem fio gigabit instalada no computador, ele procura dentro da pasta DriverStore um driver que seja compatível com o chipset utilizado nessa placa, independentemente do fabricante da placa.

Ele faz isso pois um único driver pode funcionar em diversas placas diferentes, se o chip que controla o funcionamento dessas placas for o mesmo - e se esse driver for encontrado e instalado, o periférico (que nesse caso é a placa de rede sem fio gigabit) funciona mesmo sem funcionalidades extras.

E como esse driver foi exaustivamente testado e é certificado pela Microsoft como driver WHQL (detalhado na segunda parte desse artigo), ele é íntegro e estável, ou seja, ele não vai causar nenhum problema no Windows.

Feito isso, com a placa de rede sem fio gigabit funcionando no nosso exemplo com um driver compatível, o Windows então acessa via internet o banco de dados de drivers da Microsoft e eventualmente baixa e instala um driver mais atualizado ou específico para essa placa de rede.

Isso também é bastante comum com placas de som, em que o Windows detecta e instala um driver que permite o funcionamento básico da placa de som, para depois baixar o driver completo que permite controles adicionais, efeitos 3D e outras funcionalidades extras.

E quando o Windows faz isso para todos os componentes e periféricos instalados, o usuário tem um Windows estável, rápido e eficiente, sem bugs nem travamentos, e trabalha feliz da vida no seu computador. Isso é o que acontece na imensa maioria das vezes, mas obviamente existem exceções, pois nem sempre o Windows encontra o driver correto, e nesse caso o usuário precisa instalar os drivers – e aí é que começam os problemas.

Um dos maiores principais problemas são drivers para notebook, pois algumas vezes o fabricante decide utilizar um periférico ou componente com uma configuração específica, impossibilitando que um driver padrão funcione ali: nesse caso somente o driver do fabricante funciona perfeitamente. Infelizmente isso é relativamente comum em placas de vídeo em notebooks.

 

Fonte: Drivers do Windows A FUNDO

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@f_neto Conhece esse https://drp.su/pt-br 

 

Não sei se hoje é um buscador, mas antigamente era um pack de drivers, eu tinha vários mas só preservei um, é esse ai embaixo, já há mas de 10 anos atras ele já tinha mais de 2 Gb de tamanho, imagine esse ai abaixo, quase 10 GB de drivers tem nesse pack.

 

rW9TYnk.jpg

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por isso que indiquei o 3DP ele tem em torno de 120MB enquanto os outros já estão em torno de 20GB e é claro que eles trazem drivers de tudo que é dispositivo

Eu tenho SamDrivers_19.12 com em torno de 21GB

Esses pacotões também tem um pacote menor só com drivers de rede, mas eu recomendo o acima citado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@f_neto Esses packs gigantes é voltado para quem trabalha com isso, para usuário comum é besteira, agora se o cara não tem o dvd de instalação da placa-mãe e não baixa os drivers de sua máquina, não estou dizendo que é o caso do rapaz que postou, mas tem que pastar, é o mesmo que o individuo compra um notebook e não cria as midias de recuperação, ai a coisa pega ele fica perdido..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...