Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Arduino Saída lógica de 5V com alimentação de 3,3V


Posts recomendados

Olá pessoal,

 

Eu estou montando o Arduino (Atmega 328 com bootloader) fora da placa, na protoboard, estou usando o Cristal, capacitores etc. Eu gostaria de alimentar

o microcontrolador diretamente numa bateria de 5 / 5,5V mas não estou conseguindo achar essa bateria, eu tenho uma aqui recarregável de 3,3V.

A minha dúvida é, A porta digital no nível alto vai me entregar 5V ou o disponível na alimentação que é 3,3V ?

 

Abrs !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sim amigo, as saídas do mc têm o mesmo nível da alimentação

2º o amigo Paulão, existe arduíno ou mc da família avr cuja alimentação é 3V3. No caso do meu post lá, tanto o esp32 como o arduíno blue pil com stm32 têm o barramento dos dados como 3v3... sua alimentação

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/01/2020 às 19:12, Fernando Riba disse:

Eu estou montando o Arduino (Atmega 328 com bootloader) fora da placa, na protoboard, estou usando o Cristal, capacitores etc. Eu gostaria de alimentar

o microcontrolador diretamente numa bateria de 5 / 5,5V mas não estou conseguindo achar essa bateria, eu tenho uma aqui recarregável de 3,3V.

A minha dúvida é, A porta digital no nível alto vai me entregar 5V ou o disponível na alimentação que é 3,3V ?

 

Opa meu amigo, existem alguns problemas, por exemplo precisa ver qual a frequência máxima que o seu microcontrolador atinge quando alimentado com 3,3 Volts. Para você entender, existem pelo menos 4 tipos de Atmega328, alguns são para baixa tensão mas o Clock não vai acima de 10 Mhz. Olhe isto com cuidado.

 

E quanto à saída ter de atingir 5V, sugiro usar na saída o famoso circuito diodo - resistor, o resistor serve como pull up na linha de 5V, e o diodo conduz para o terra quando a saída do processador vai para nível 0.

 

Assim, terá na junção resistor - diodo os níveis de 0,8V e 5V , que atendem perfeitamente à lógica Cmos quando alimentado com 5V.

 

Paulo

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...