Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Bobina de tesla, tip 41c em curto


Higor Garcia

Posts recomendados

Olá, ja vi aqui questões antigas sobre o mesmo problema, que nao sei se foram resolvidos, mas enfim...

Fiz uma mini bobina de tesla, que funcionou perfeitamente com uma tensão de 24volts... resultados bem satisfatórios, mas no dia seguinte, após ligar, funcionou por alguns minutos e parou, logo vi que o tip41c tinha entrado em curto, e ai começou o quebra cabeça, porque mesmo substituindo por novos, agora ela nem chega a ligar, assim q coloco tensão, ele queima na hora... alguém conseguiu descobrir o problema, sabe como reaolve-lo?

Obs: ela funcionou perfeitamente na noite anterior, por horas.. estava funcionando quando o primeiro tip entrou em curto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

São 3 as causas de destruição de um transistor: aquecimento, corrente e tensão elevados. Aquecimento e corrente quebram o transistor por dentro, abre tal qual um fusível. Já a tensão desarruma a estrutura interna e este entra em curto.

Se está entrando em curto é porque está recebendo mais tensão do que deveria. Se funcionou bem da primeira vez por horas então podemos supor que o circuito está bem dimensionado. Está trabalhando com alta tensão e este é um produto traiçoeiro, alguns materiais passam a conduzir após algumas horas de exposição a alta tensão. Não se tornam excelentes condutores mas passa o suficiente para atrapalhar o bom funcionamento. Revisar (e substituir) a isolação entre o primário e secundário dessa bobina é o primeiro passo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...