Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Raio queima TV, tensão da fonte até 360V AC


Posts recomendados

Saudações, senhores.

 

Ocorreu uma temporada de chuva aqui na minha cidade, raio caiu (se não me engano por volta de 1/1 a 5/1/2020) e queimou somente TV, com computador em paralelo ligado no estabilizador funcionando 100% após (inclusive digitando por ele), ainda com um ventilador desligado na tomada funcionando 110% até hoje também.Demorei abrir a televisão, pois um pedido de ressarcimento na distribuidora estava em andamento, negaram por não ter tido alteração na rede.

Se quiser ir direto ao ponto, vá para seção Abertura, abaixo.

 

Ocorrência: Raio caiu com a TV em stand-by, ocorreu um pipoco na tomada e a luz de stand-by desligou. Cheirei a traseira da televisão, aroma de queimado. Lembrando, como disse anteriormente, com computador funcionando na hora e ventilador ligado e nada aconteceu com eles.

 

Abertura: Abri a televisão, a princípio achei que fosse problema de fusível, soldei um pedaço de fio. Ao conectar a televisão na tomada, ocorreu um curto-circuito na região do MOSFET dele, uma "bola de fogo" e o mesmo aroma de queimado que citei anteriormente.

 

Pelo que entendi: o raio caiu, o curto aconteceu internamente, o fusível queima e a luz de stand-by desliga. Ressaltando que quando abri, sem ainda não ter soldado nada, não havia sinal nenhum de componente queimado, talvez por justamente minha mão pra tirar a tomada da parede ser mais lenta que o fusível a queimar 😅😅

 

Operação: Tirei o MOSFET 7n65 (possivelmente 7n65f) todo carbonizado, com uma rachadura no meio e coloquei o STP4NK60ZFP, que apesar de ser um modelo com a capacidade 57% menor, a única coisa que queria ver era a luz de stand-by acender.

Troquei também um capacitor de cerâmica de 100pF por um de 1000pF, por acreditar ser um filtro de ruído não dei muita importância para a discrepância de valores. Após, substituí um diodo zener, que pelas minhas medições fez com que a tensão não passasse por uma parte do circuito.

A seguir a foto dos componentes que substituí:

 

https://prnt.sc/qrjnek

 

Mistério: Em qualquer lugar que eu meça na fonte, que é embutida na placa principal, somente me retorna algum desses três valores: 120, 220 ou 360 em corrente alternada, somente esses três valores. O mais estranho é que a tensão na minha casa é 120 - 127V. A seguir, uma métrica feita em um dos diodos retificadores: https://prnt.sc/qrjpd8

Essa tensão as vezes chega a 220, e quando chega, se eu tirar da tomada, ela sobe pra 290 e vai descendo, ou seja, capacitor. O mais estranho disso tudo é que qualquer lugar que eu meça, seja no final do circuito em que a tensão deveria estar bem mais baixa, é esses valores que citei, isso inclui o diodos zeners, capacitores, resistores SMD e qualquer coisa que tenha polaridade. Outra ponto que posso citar, é que qualquer componente que eu meça, está com continuidade perfeita,em curto, (mas tem alguns componentes que não tem esse comportamento, somente alguns). Mas se tirar ela do circuito, estão funcionando perfeitamente.

 

Aguardando uma resposta, obrigado.

 

 

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chegou a testar a isolação do transformador da fonte? um raio pode conseguir facilmente por em curto as espiras do primário e secundário, inclusive um curto no transformador poderia explodir o mosfet... tem também uns capacitores que ficam entre o primário e secundário e que podem estar em curto, se for o caso da placa de fonte ter curto no trasformador, passando a tensão DC direto, então o resto da placa tambem deve ter queimado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, F4b10 disse:

Chegou a testar a isolação do transformador da fonte? um raio pode conseguir facilmente por em curto as espiras do primário e secundário, inclusive um curto no transformador poderia explodir o mosfet... tem também uns capacitores que ficam entre o primário e secundário e que podem estar em curto, se for o caso da placa de fonte ter curto no trasformador, passando a tensão DC direto, então o resto da placa tambem deve ter queimado.

Olha... , tem um monte de componente funcionando, inclusive o maior capacitor da fonte, diodos, um capacitor perto do curto. Inclusive nada aconteceu após eu trocar o MOSFET e o capacitor de cerâmica. Vou mandar umas imagens da placa, manual de serviço e mais umas coisas importantes.

Edit: Pontos em roxo indicam pontos que foram verificados e estão funcionando

https://prnt.sc/qrk258
https://prnt.sc/qrk2jb
https://prnt.sc/qrk4vh
https://prnt.sc/qrk52o

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Gabriel G.S. 1023 disse:

coloquei o STP4NK60ZFP

 

7 horas atrás, Gabriel G.S. 1023 disse:

Troquei também um capacitor de cerâmica de 100pF por um de 1000pF

esses dois componentes são considerados críticos, principalmente o capacitor... aconselharia a colocar os valores originais

capacitor 100pf (101) e mosfet (7A / 600v ou mais, canal N)...

 

7 horas atrás, Gabriel G.S. 1023 disse:

Essa tensão as vezes chega a 220, e quando chega, se eu tirar da tomada, ela sobe pra 290 e vai descendo, ou seja, capacitor. O mais estranho disso tudo é que qualquer lugar que eu meça, seja no final do circuito em que a tensão deveria estar bem mais baixa, é esses valores que citei, isso inclui o diodos zeners, capacitores, resistores SMD e qualquer coisa que tenha polaridade

Veja se voce está usando o GND(terra) correto...  o GND da área quente só deve ser usado para medições na área quente, para medir na área fria, use o GND da área fria. 

 

após a substituição dos componentes, voce chegou a conectar a placa da fonte na placa principal? ou mediu as tensões no conector que vai para ela ?

 

outro componente que pode ter danificado é o CI NW907. mais veja isso em ultimo caso...

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Airtonarl disse:

 

esses dois componentes são considerados críticos, principalmente o capacitor... aconselharia a colocar os valores originais

capacitor 100pf (101) e mosfet (7A / 600v ou mais, canal N)...

 

Veja se voce está usando o GND(terra) correto...  o GND da área quente só deve ser usado para medições na área quente, para medir na área fria, use o GND da área fria. 

 

após a substituição dos componentes, voce chegou a conectar a placa da fonte na placa principal? ou mediu as tensões no conector que vai para ela ?

 

outro componente que pode ter danificado é o CI NW907. mais veja isso em ultimo caso...

 

A placa da fonte é a placa principal. Sim, medi no GND dos próprios componentes. Medi também nos terminais de um diodo, deveria indicar 0,4 ~ 0,7V, mas apareceu os 220 como em qualquer lugar.  Vi agora um capacitor com uma cara estranha e vou dar um jeito de trocá-lo. Estranhei também o transformador na saída pra parte fria, até onde sei a corrente deveria ser DC, não??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Gabriel G.S. 1023 disse:

 Estranhei também o transformador na saída pra parte fria, até onde sei a corrente deveria ser DC, não??

 

Transformador trabalha sempre com AC ou no minimo DC pulsante de alta frequência, o que pode confundir multímetros digitais mais simples e dar medidas erradas, nos multímetros mais simples, por exemplo a etapa que mede AC é basicamente um voltímetro DC com um diodo na entrada e uma logica pra multiplicar o valor medido por 2, esse arranjo só serve pra medir AC de baixa frequência como a rede elétrica, em alta frequência o diodo desses multímetros se comporta como um curto.

 

O importante é que apos os retificadores da fonte você tenha tensão DC nos capacitores de saida.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...