Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
rafaangelo01

Atualizei a Bios e pc nao liga

Posts recomendados

Bom dia pessoal, fiz uma destruição em massa no meu pc, primeiro quando fui atualizar a bios da placa-mãe AB 350 gaming 3, pedia uma versão mais atual da versão do chipset, então eu atualizei, até ai tudo ok, reiniciei a máquina normalmente, depois fui e atualizei a Bios, conforme o tutorial da propria gigabyte, porém quando reiniciei o pc, ele simplesmente ligou os leds dos coolers, ligou os coolers tb, porém o pc não dava mais video, teclado nao funciona e nem o mouse, simplesmente morreu kkk.

Alguem poderia me dar um help?

Vamos lá, meu proc é  A8-9600, que eu comprei apenas para atualizar a bios da placa-mãe, para colocar o ryzen 3600x.

A placa veio com a bios F8, eu fiz upgrade do chipset para a versão [19.10.16], logo em seguida atualizei a bios para a F30, ai quando reinicei tive essa surpresa.

PC:

placa-mãe: GA AB350 Gaming 3, Rev1

Processador: A8-9600 (querendo atualizar a bios para por o 3600x)

VGA: GTX 1050ti 4GB

Memorial: 2x Crucial 8gb 3000hz

Fonte: EVGA 600W

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

A versão da BIOS que passa a suportar os processadores Ryzen 3000 é a F40:

F40.jpg

A versão que você colocou, a F30, foi feita para suportar os Athlons 200. E como a quantidade de CPUs que o chipset aceita é muito grande, apenas uma porção é suportada (escrito em vermelho).

F30.jpg

Agora você tá com uma placa-mãe que não suporta nem o Ryzen 3000 e nem o A8-9600 (Bristol Ridge). Porém você já tentou espetar o Ryzen 3600X pra ver se ele ao menos funciona com ele? Vai que funciona né.

Se não funcionar você vai ter que arrumar um Athlon 200GE só pra atualizar, a AMD fornece um para quem está nessa situação (não sei se funciona). Mas basta preencher um formulário que ela te empresta um processador só pra atualizar a BIOS!

https://www.amd.com/en/support/kb/warranty-information/rma-form

Compartilhar este post

Link para o post

@rafaangelo01 Não entendo muito de BIOS...mas tentou resetá-la?Talvez resolva...

Compartilhar este post

Link para o post
23 minutos atrás, grievous disse:

A versão da BIOS que passa a suportar os processadores Ryzen 3000 é a F40:

F40.jpg

A versão que você colocou, a F30, foi feita para suportar os Athlons 200. E como a quantidade de CPUs que o chipset aceita é muito grande, apenas uma porção é suportada (escrito em vermelho).

F30.jpg

Agora você tá com uma placa-mãe que não suporta nem o Ryzen 3000 e nem o A8-9600 (Bristol Ridge). Porém você já tentou espetar o Ryzen 3600X pra ver se ele ao menos funciona com ele? Vai que funciona né.

Se não funcionar você vai ter que arrumar um Athlon 200GE só pra atualizar, a AMD fornece um para quem está nessa situação (não sei se funciona). Mas basta preencher um formulário que ela te empresta um processador só pra atualizar a BIOS!

https://www.amd.com/en/support/kb/warranty-information/rma-form

Quando eu li, eu achei que ele suportaria esses caras, mas não que isso afetaria meu processador. Não existe algum outra opção pra voltar a Bios anterior? Quando eu coloco o 3600x ele nem da sinal de vida, nem liga os coolers kkk

Se você notar, na bios f40 ele pede para estar na bios F31 ou superior e quando você vai atualaizar para a F31, ela pede a F30. Ai que me compliquei, por que agora que li direito, ele fala se for por atualizar por Q-Flash. Poxa acho que estava tão ansioso, que acabei fazendo *****, tem algum jeito de eu resetar?

adicionado 0 minutos depois
21 minutos atrás, Frib 004 disse:

@rafaangelo01 Não entendo muito de BIOS...mas tentou resetá-la?Talvez resolva...

Então, queria saber se da pr reseta-la, porque quando eu fiz o update da bios, via APP CENTER, ele pede pra fazer back-up da bios anterior.

Compartilhar este post

Link para o post

Compartilhar este post

Link para o post
3 minutos atrás, Italo Natan disse:

O problema que o meu é 3600X rsrs, ai azéda o pé do frango. kkk

Compartilhar este post

Link para o post

Mas você pesquisou antes para ver se ela suporta a versão X das séries 3000? Ela tem dissipadores nos VRM?

Compartilhar este post

Link para o post

@Italo Natan Cara, você está confundindo as coisas...

Essa planilha aborda a questão dos VRM's, se o mesmo suporta tal processador em tal ocasião, similar a uma matriz de risco.

O problema do autor do tópico, é referente à compatibilidade do BIOS, já que sua mobo é com um chipset mais antigo e tem necessidade de atualizar para ter suporte à novas CPUs do socket...

Compartilhar este post

Link para o post
2 minutos atrás, Italo Natan disse:

Mas você pesquisou antes para ver se ela suporta a versão X das séries 3000? Ela tem dissipadores nos VRM?

Pesquisei, essa placa-mãe na epoca era excelente, na realidade eu tenho essa placa desde 2017. Resolvi montar ela esse mês, dai que tive essas surpresas. rsrs Queria só um jeito de voltar a bios anteior

Compartilhar este post

Link para o post

@rafaangelo01 Ou você arruma um processador apenas para atualizar a BIOS, ou vai ter que enviar a MOBO para uma assistência que faça gravação de BIOS, como por exemplo a GeTech.

Compartilhar este post

Link para o post

@gustavoomt Por isso mesmo, se atualizar e não suportar, ficará na mão do mesmo jeito, talvez pode ser pior.

Compartilhar este post

Link para o post
1 minuto atrás, Peterson Henrique disse:

@rafaangelo01 Ou você arruma um processador apenas para atualizar a BIOS, ou vai ter que enviar a MOBO para uma assistência que faça gravação de BIOS, como por exemplo a GeTech.

Da até uma tristeza em pensar que vou ter que mandar para assistencia, pensei que essas placas vinham com um botão de reset, igual qualquer outro aparelho. kkk

Compartilhar este post

Link para o post

@rafaangelo01 Mesmo se você resetar, o reset apenas apaga as configurações da BIOS, não muda a versão da BIOS. para resatar a BIOS é só tirar a bateria da MOBO e por novamente depois de alguns segundos. A GeTech vai remover o chip da BIOS e gravar a BIOS em uma gravadora fora da placa, nem o processador eles usam.

Compartilhar este post

Link para o post
4 minutos atrás, Peterson Henrique disse:

@rafaangelo01 Mesmo se você resetar, o reset apenas apaga as configurações da BIOS, não muda a versão da BIOS. para resatar a BIOS é só tirar a bateria da MOBO e por novamente depois de alguns segundos. A GeTech vai remover o chip da BIOS e gravar a BIOS em uma gravadora fora da placa, nem o processador eles usam.

Quando eu usei o APP Center para atualizar a Bios, ele salvou um backup da bios, será que esse backup não é acionado caso eu faça esse reset? O ***** que eu nao to em casa pra testar.

Compartilhar este post

Link para o post

@rafaangelo01 Agora que eu me dei conta, as MOBOs da Gigabyte tem duas BIOS a main_bios e a backup_bios, procure no manual como jampear na MOBO para a Placa ligar usando a Backup BIOS, talvez funcione.

Compartilhar este post

Link para o post

@rafaangelo01 Agora que eu me dei conta, as MOBOs da Gigabyte tem duas BIOS a main_bios e a backup_bios, procure no manual como jampear na MOBO para a Placa ligar usando a Backup BIOS, talvez funcione.

Sério? Mano vou pesquisar isso, deus te ouça, mas ai eu vou ter que resetar a bios atualizada e por o jumper no lugar depois? Melhor ou pesquisar né. kkkk

Compartilhar este post

Link para o post

@rafaangelo01 Sim, sua MOBO possui duas BIOS, resta saber como ligar a MOBO pela b_bios.

bbios.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

@rafaangelo01 Sim, sua MOBO possui duas BIOS, resta saber como ligar a MOBO pela b_bios.

bbios.jpg

Caramba, ja achou que rápido. rsrs Acho que no manual deve explicar como fazer, chegando em caso vou ler ele.

Compartilhar este post

Link para o post

Galera a Bios tinha sido corrompida coma  atualização que fiz, levei na assistencia tecnica e o problema foi solucionada em 20 minutos.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Aprenda_a_Ler_Resistores_e_Capacitores-capa-3d-newsletter.jpg

ebook grátis "Aprenda a ler resistores e capacitores", de Gabriel Torres

GRÁTIS! BAIXE AGORA MESMO!