Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ligação de caixas acústicas em série


Posts recomendados

Olá, eu fiz algumas pesquisas aqui no fórum e vi que para ligar caixas acústicas em série deve-se ligar o positivo em uma caixa e o negativo na outra caixa, e fazer a ligação de um positivo com o negativo da outra caixa. Até aí tudo certo.

Minha dúvida é como fazer essa ligação se for mais de duas caixas em um mesmo canal. Como devo proceder neste caso? Basta ir ligando o positivo e negativo em uma caixa e outra e ligar a última com a primeira no amplificador? Ou não é possível ligar mais de duas caixas em série em um mesmo canal?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bruno, Seria basicamente isso mesmo, ir ligando positivo da 1 com negativo da 2. Positivo da 2 com negativo da 3, e assim por diante. No final você liga o negativo da 1 e o positivo da última no amplificador.

POREEEEEEM, tem um problema.

 

Nas ligações em série, a impedância das caixas se somam. Portanto, A cada caixa que você adicionar a essa ligação em série, a impedância total vai aumentando. Quanto maior a impedância, menor será a potência de som enviada pelo seu amplificador. Se a impedância estiver muito alta provavelmente nem vai tocar nada, ou vai ficar muito baixo.

 

Bom, o que você precisa fazer então é mesclar ligações em série e ligações em paralelo, para que a impedância final seja o mais próximo possível da impedância de trabalho do seu amplificador. (A impedância das caixas pode até ser um pouco maior, mas nunca menor do que a indicada no amplificador)

 

Se souber e puder dizer a impedância de cada caixa, a impedância de trabalho do seu amplificador e quantas caixas pretende ligar, talvez podemos lhe ajudar mais.

Boa sorte.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Carlos Daniel Viera Obrigado pela resposta. Duas das caixas tem a impendância de 8ohms e cada uma 40W RMS de potência, e as outras duas eu não sei ao certo a impendância que elas possuem, a potência delas são 25W RMS. Essas de 25W possuem um alto falante maior e emitem um som grave, já as outras de 40W são de falantes menores e possuem um som mais agudo. A minha intenção é ligar elas para ter um pouco de grave.

        A impendância de trabalho do amplificador é 8 ohms no mínimo. O amplificador possui o total de 100 W RMS. Essas 4 caixas eu quero ligar em um mesmo canal.

 

No outro canal eu já tenho duas caixas ligadas em série de 60W RMS com a impendância de 8ohms cada. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...