Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador se desligando sozinho


Posts recomendados

Bem, tem uns meses que venho sofrendo com o meu pc low end que fica se desligando sozinho, eu normalmente uso um pc que é mais forte, mas quando meu irmão não está fazendo o utilizando para fins de sua faculdade - a questão é, quando ele usa aquele pc, eu vou pro meu low end, que roda até bem, o google funciona direitinho, mas quando eu vou jogar um jogo mais pesadinho, na verdade, nem tão pesado assim (roblox) ele começa a se desligar sozinho depois de um tempo, eu ligo de novo e faço a mesma coisa, desliga de novo. Já troquei o cooler, não resolveu, troquei a pasta térmica também n, fiz uma limpeza de placa resolveu por um tempinho, depois voltou. Agora eu baixei um app pra ver qual a temperatura da minha CPU (core 2 quad q6600) ele está normalmente a uns 50ºc, mas quando vou jogar aumenta um pouco, beleza, o problema é que: Aqui onde eu moro é um lugar frio, (num dia normal fica 18º no verão). Então eu suspeitei que fosse a tomada que está passando pouca tensão ao computador. Eu já suspeitava disso até porque meu celular que tem bateria optimizada demora um pouco mais pra carregar nessa tomada, então eu fiz um teste, peguei uma extensão e coloquei numa tomada que tava funcionando normalmente, o computador funcionou até que bem, até que eu rodei um jogo mais pesado e desligou sozinho. Alguém já passou pela mesma situação? E se sim, como vocês resolveram?

Agradeço quem conseguir me dar a resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sua ideia de como se deve fazer o diagnóstico precisa ser elucidada. Para saber as temperaturas você deve usar programas como o MSI Afterburner ou Rivatuner, pois eles criam um log das temperaturas durante o uso e podem ser configurados para gerar um arquivo em tempo real que poderá ser consultado mesmo depois do computador desligar/reiniciar abruptamente. É com as temperaturas obtidas durante o uso que você determina se ele está superaquecendo ou não. Temperaturas até 60º C são perfeitamente normais, sendo que acima disso vai depender do componente. Você deve sempre monitorar CPU, GPU, HDs e Chipset.

 

A questão de correlacionar temperatura e tensão da tomada também está um pouco equivocada. Acontece que cabos elétricos conduzem melhor em baixas temperaturas, não o contrário. Já ouviu falar de supercondutores? 

Sua tomada estaria comprometida unicamente se estivesse com cabeamento danificado e/ou em curto, mas isso você perceberia de outras formas, e dificilmente afetaria uma única tomada. Se quer tirar a prova, compre uma chave de teste digital que custa 10 reais e veja a tensão real da tomada. Um multímetro também serve, desde que você saiba usá-lo.

 

Agora vamos ao verdadeiro problema. Qual é sua fonte? Modelo e marca exatos por favor. Quando um computador falha durante uso intenso geralmente o problema está em um de dois lugares: ou na temperatura dos componentes ou na fonte. Se sua fonte for de má qualidade e não conseguir fornecer as tensões necessárias para a operação do computador sob stress, ou a qualidade da energia fornecida por ela é muito baixa, esse tipo de problema pode sim ocorrer. Além disso, com as temperaturas medidas pelos programas que citei acima você poderá certificar-se de que o problema não é superaquecimento.

 

Aí está a tarefa, fazer o diagnóstico como citei e nos fornecer modelo e marca da fonte para podermos avaliar se ela é adequada para seu PC. Aproveite para nos falar a configuração dele toda: CPU, GPU, MB, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/01/2020 às 12:01, Entiet1560 disse:

. Agora eu baixei um app pra ver qual a temperatura da minha CPU (core 2 quad q6600) ele está normalmente a uns 50ºc, mas quando vou jogar aumenta um pouco, Alguém já passou pela mesma situação? E se sim, como vocês resolveram?

Agradeço quem conseguir me dar a resposta.

 

@Entiet1560 tive um problema semelhante, mas sigo a mesma lógica do WOZ Dods. Primeiro nos dê as configurações exatas do seu pc

modelo e potência da fonte, modelo placa-mãe e modelo de cooler.

Se a fonte for fraca não conseguirá suprir e o pc desliga mesmo

se o cooler for fraco, o pc vai chegar a 90º e vai desligar também

são as duas situações mais comuns

eu tenho um Q9650, minha fonte é bom de 500w então sabia que não teria problema ali.

até que um belo dia começou a travar. ou travava ou reiniciava.

baixei o CPUID HWMonitor e acompanhei a temperatura, estava chegando a 80º em uso normal

baixei o MSI Afterburner e o rivaturner para acompanhar a temperatura em jogos e bingo

chegava a 90º e desligava ou travava

troquei o cooler, agora não passa dos 58º em jogos.

 

Manda ai as configurações pra termos ideia,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...