Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Amplificador que forneça 1000w/4ohms


Matthwus

Posts recomendados

Boa Galera, já estou com meu som praticamente completo, faltando apenas um amplificador para o grave, preciso que ele forneça 1000w em 4 ohms, ou 500w em 8 ohms, preferência em uma unica placa de 1000w trabalhando em 4 ohms, por conta do espaço, achei esse esquema interessante no site do rockola, mas não sei o quanto ele fornece de potencia:

amp_expandible.pdf

 

vi no pdf que com 10 transistores ele trabalha em 4 ohms, acima disso ele trabalha em 2 ohms, mas não sei o quanto de potencia ele fornece, sera que ele entrega os 1000w com os 10 transistores, ou tem como aumentar os transistores, mas manter a impedância de 4 ohms ?

 

Ou algum outro projeto que fornece essas especificações ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, vai chorar quando ver a especificação do transformador para seu projeto. Se deseja ter 1000W de saída num amplificador linear vai necessitar de 2KVA de transformador ou de uma baita fonte SMPS de pelo menos 1600W. Para redução dos custos de dissipador vai cair na ventilação forçada. Nessa potência vale a pena pesquisar por projetos classeD. Aquece muito menos, necessita de apenas 10% a mais de fonte contra 100% do linear, dá uma baita economia de $$$ na dissipação do calor o que resulta num projeto de menor volume, peso e custo.

Nessa faixa de potência, no mínimo 70V de linha, se possível mais para economizar nas bitolas dos fios que vão para a caixa. Além do custo dos fios vai descobrir que conectores de alta corrente não são baratos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

já montei alguns amplificadores deste site... até onde sei, cada par dos transistores 2sc5200 e 2sa1943 funcionando a 4 ohms, entrega +ou- 100w... claro que dependendo do circuito e da alimentação. 

o mais potente que cheguei a montar foi o estéreo de 400w / 4 ohms, que utiliza 8 transistores de potencia... 

 

ou seja:

3 horas atrás, Matthwus disse:

uma unica placa de 1000w trabalhando em 4 ohms

para isto, teria que ser usado 10 pares destes transistores (20 transistores)... o que não iria ficar muito barato... já que 1 par destes transistores gira em torno de 15 piulas...

 

3 horas atrás, Matthwus disse:

vi no pdf que com 10 transistores ele trabalha em 4 ohms, acima disso ele trabalha em 2 ohms, mas não sei o quanto de potencia ele fornece, sera que ele entrega os 1000w com os 10 transistores

 justamente pelo fato do custo, a partir de 10 transistores eles são construídos para se trabalhar a 2 ohms... 

 

3 horas atrás, Matthwus disse:

sera que ele entrega os 1000w com os 10 transistores

se for construído para se trabalhar com 4 ohms, entregará apenas (+ou-) 500w...

para se consegui os 1000w (+ou-), terá que ser projetado para 2 ohms

 

este por exemplo, é de 600w :

 

Capturar.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Airtonarl disse:

já montei alguns amplificadores deste site... até onde sei, cada par dos transistores 2sc5200 e 2sa1943 funcionando a 4 ohms, entrega +ou- 100w... claro que dependendo do circuito e da alimentação. 

o mais potente que cheguei a montar foi o estéreo de 400w / 4 ohms, que utiliza 8 transistores de potencia... 

 

ou seja:

para isto, teria que ser usado 10 pares destes transistores (20 transistores)... o que não iria ficar muito barato... já que 1 par destes transistores gira em torno de 15 piulas...

 

 justamente pelo fato do custo, a partir de 10 transistores eles são construídos para se trabalhar a 2 ohms... 

 

se for construído para se trabalhar com 4 ohms, entregará apenas (+ou-) 500w...

para se consegui os 1000w (+ou-), terá que ser projetado para 2 ohms

 

este por exemplo, é de 600w :

 

Capturar.PNG

Mas aí no caso ele teria que ser mais de 1000w, pois o meu grave é dois falantes de 8 ohms, no caso não iria casar em 2ohms, por isso precisava de 1000w em 4ohms, ou então 500w em 8 ohms.

 

Tipo se fizer ele com 1000w em 2 ohms e ligar uma carga com o dobro da impedância a potencia cai não é ?

adicionado 15 minutos depois
28 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

Cara, vai chorar quando ver a especificação do transformador para seu projeto. Se deseja ter 1000W de saída num amplificador linear vai necessitar de 2KVA de transformador ou de uma baita fonte SMPS de pelo menos 1600W. Para redução dos custos de dissipador vai cair na ventilação forçada. Nessa potência vale a pena pesquisar por projetos classeD. Aquece muito menos, necessita de apenas 10% a mais de fonte contra 100% do linear, dá uma baita economia de $$$ na dissipação do calor o que resulta num projeto de menor volume, peso e custo.

Nessa faixa de potência, no mínimo 70V de linha, se possível mais para economizar nas bitolas dos fios que vão para a caixa. Além do custo dos fios vai descobrir que conectores de alta corrente não são baratos.

O trafo é o de menos, tenho vários para bobinar aqui, andei vendo algumas placas classe D para importar pronta no aliexpres, mas não encontrei nenhuma a contento, quanto a fabricar um não sei se consigo facilmente, pois fazer o trafo deles para mim é um desafio...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matthwus ,

 

Olha, eu uso aqui em casa placas muito semelhantes a que eu vou te indicar, com 250W Rms cada uma, excelente qualidade.

 

Duvido muito que você vai encontrar algo com qualidade superior a isto aqui :

 

https://www.ebay.com/i/253489351999?chn=ps&dispctrl=1

 

900W Rms sobre 4 ohms ...

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, aphawk disse:

@Matthwus ,

 

Olha, eu uso aqui em casa placas muito semelhantes a que eu vou te indicar, com 250W Rms cada uma, excelente qualidade.

 

Duvido muito que você vai encontrar algo com qualidade superior a isto aqui :

 

https://www.ebay.com/i/253489351999?chn=ps&dispctrl=1

 

900W Rms sobre 4 ohms ...

 

Paulo

Perfeito casa certinho com meus dois falantes, eles são 8 ohms e 450rms cada um, por acaso ja efetuou compra nesse site é confiável ?

 

O sinal que vai chegar nesse amplificador esta entre 30hz até os 100hz, com um leve ganho em 50hz, 60hz e 80hz, só ter uma fonte bem parruda para segurar né ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matthwus ,

 

Sim, já fiz mais de 500 compras no Ebay ... e numas 40 fui taxado .....

A fonte também tem quem vende no Ebay, a minha eu comprei em 2015 , fornece +-75V com 1000W, chaveada ( e fui taxado nela kkkk )  .

Não recomendo você fazer uma com transformador, porque não pode passar de 80V sem consumo de corrente, e uma fonte normal não regulada vai cair bastante a tensão com carga máxima.

Meu sistema usa 4 placas de amplificadores , sendo 3 de 250W Rms stereo, e uma de 250W montada em Bridge para o subwoofer.

Eu diria que qualquer placa baseada no IRS2092 que use transistores da IRF vão lhe atender muito bem na qualidade.

 

Mas escute um conselho sobre o Ebay :

 

Procure sempre comprar de quem tem reputação acima de 98%. Quanto maior, mais confiável.

 

Paulo

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, aphawk disse:

@Matthwus ,

 

Sim, já fiz mais de 500 compras no Ebay ... e numas 40 fui taxado .....

A fonte também tem quem vende no Ebay, a minha eu comprei em 2015 , fornece +-75V com 1000W, chaveada ( e fui taxado nela kkkk )  .

Não recomendo você fazer uma com transformador, porque não pode passar de 80V sem consumo de corrente, e uma fonte normal não regulada vai cair bastante a tensão com carga máxima.

Meu sistema usa 4 placas de amplificadores , sendo 3 de 250W Rms stereo, e uma de 250W montada em Bridge para o subwoofer.

Eu diria que qualquer placa baseada no IRS2092 que use transistores da IRF vão lhe atender muito bem na qualidade.

 

Mas escute um conselho sobre o Ebay :

 

Procure sempre comprar de quem tem reputação acima de 98%. Quanto maior, mais confiável.

 

Paulo

 

Tipo um mercado livre da vida, tem algum link com sugestão de fonte ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já chovendo no molhado... 

 

Se tem 2 alto falantes, deve usar um amplificador pra cada. 

Essas associações em série ou paralelo acabam diminuindo a qualidade do som, se faz isso somente em último caso quando o sistema já tá pronto e precisamos de um quebra galho. 

 

Ainda mais que amplificador e alto falante de 8R tem melhor desempenho, já que a corrente de trabalho é bem menor do que os AF de 2 e 4R.

 

Dentre as opções já citadas vou de @aphawk com um par de amplificador classe D e fonte chaveada, é o melhor custo benefício para alta potência. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Renato.88 disse:

Já chovendo no molhado... 

 

Se tem 2 alto falantes, deve usar um amplificador pra cada. 

Essas associações em série ou paralelo acabam diminuindo a qualidade do som, se faz isso somente em último caso quando o sistema já tá pronto e precisamos de um quebra galho. 

 

Ainda mais que amplificador e alto falante de 8R tem melhor desempenho, já que a corrente de trabalho é bem menor do que os AF de 2 e 4R.

 

Dentre as opções já citadas vou de @aphawk com um par de amplificador classe D e fonte chaveada, é o melhor custo benefício para alta potência. 

Já escutei alguma coisa assim, mas é que num futuro um pouco distante, vou aumentar o som, vão ser 4 caixas de médio grave/médio/médio agudo e agudo, e 4 grave, ai se imagina a pilha de amplificadores e o peso que vai ficar o rack, fora a fortuna que ficaria isso, para meu uso até não ligava muito, mas no caso de alguma venda futuramente, ninguém leva isso em consideração...e quer comprar de graça.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, Matthwus disse:

mas no caso de alguma venda futuramente, ninguém leva isso em consideração...e quer comprar de graça.

Não entendi isso. Comprar um equipamento pensando na aceitação que terá quando não o quiser mais? Está investindo para sua satisfação e necessidade ou a alheia?

Com a facilidade da internet sempre conseguirá encontrar um comprador que pensa como você, não há a necessidade de se convencer a todos, basta 1 para realizar a venda.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

Não entendi isso. Comprar um equipamento pensando na aceitação que terá quando não o quiser mais? Está investindo para sua satisfação e necessidade ou a alheia?

Com a facilidade da internet sempre conseguirá encontrar um comprador que pensa como você, não há a necessidade de se convencer a todos, basta 1 para realizar a venda.

Que não vai ficar para sempre comigo é fato, mas vender algo pesado assim pela internet, também não é fácil, mas as vezes encontra mesmo alguém que aprecie, e acha que compensa investir.

adicionado 6 minutos depois

Mas voltando ao que interessa (esquecendo a venda futura que esta bem longe), olha o que encontrei https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1071463733-placa-amplificador-840-watts-digital-classe-d-2x420w-nova-_JM?quantity=1&variation=43972842429

 

será que é isso mesmo duas saídas de 420wrms em 8 ohms ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Matthwus disse:

Já escutei alguma coisa assim, mas é que num futuro um pouco distante, vou aumentar o som, vão ser 4 caixas de médio grave/médio/médio agudo e agudo, e 4 grave, ai se imagina a pilha de amplificadores e o peso que vai ficar o rack, fora a fortuna que ficaria isso, para meu uso até não ligava muito, mas no caso de alguma venda futuramente, ninguém leva isso em consideração...e quer comprar de graça.

As vezes, vários amplificadores menores custam mais baratos do que um amplificador grande com a mesma potência somada. 

Só reparar na dificuldade que tem pra encontrar um amplificador de 1000W, sendo que os de 500 ou 400W estão por qualquer lugar. 

E estamos falando de amplificador e fonte chaveados, isso reduz muito o peso e o tamanho. Afinal não vai precisar do trafo de 65V/16A que seria necessário no amplificador que foi mencionado acima. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, Renato.88 disse:

As vezes, vários amplificadores menores custam mais baratos do que um amplificador grande com a mesma potência somada. 

Só reparar na dificuldade que tem pra encontrar um amplificador de 1000W, sendo que os de 500 ou 400W estão por qualquer lugar. 

E estamos falando de amplificador e fonte chaveados, isso reduz muito o peso e o tamanho. Afinal não vai precisar do trafo de 65V/16A que seria necessário no amplificador que foi mencionado acima. 

 

E esse que encontrei parece bem interessante: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1071463733-placa-amplificador-840-watts-digital-classe-d-2x420w-nova-_JM?quantity=1&variation=43972842429

 

No anuncio diz 2x420w e em 8 ohms, ja vai me render um bom grave né, considerando que eu estou mandando 400rms para os dois falantes, com esse eu vou conseguir mandar 420rms para um falante que suporta 450rms, vai tocar bem né ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Matthwus disse:

No anuncio diz 2x420w e em 8 ohms, ja vai me render um bom grave né, considerando que eu estou mandando 400rms para os dois falantes, com esse eu vou conseguir mandar 420rms para um falante que suporta 450rms, vai tocar bem né ?

Sim, o bom é que tem potência de sobra no alto falante. Aí evita problemas com aquecimentos e distorções. 

 

Se bem que numa potência dessas acho difícil não ter distorção, na prática nem vai ouvir os 420W. Pois não vai conseguir colocar isso no último volume e ter um som agradável. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Em 24/01/2020 às 15:35, Matthwus disse:

Se bem que encontrei umas placas classe D de 2000w em 2 ohms, elas me serviriam, é da triell, sera que são boas ?

 

Segue: http://www.triell.com.br/loja/detalhes.asp?id=13&produto=107&nome=amplificador-de-audio-digital-2000w-rms-placa-montada

Amigo, se me permite uma colocação: à um tempo atrás fiz a compra de 2 amps + fonte equivalente neste fornecedor triell. componentes vieram, fiz as devidas conexões seguidas à risca conforme orientado pelo fabricante e nada de funcionar. muitos emails trocados e resultado que o fabricante queria que eu enviasse as peças de novo ''para ele ver o que poderia fazer...''. Caso foi para o Pequenas causas, o fabricante não foi encontrado no endereço mencionado para entrega da intimação para resolução do meu caso. Resultado: quase R$ 900,00 jogados no lixo por equipamento que nunca funcionou.
Resolvi pegar uma placa montada do fabricante Dclass (direto pela loja online deles, via mercadolivre mais caro por causa das taxas) modelo 1500W para ativar uma caixa de graves 18'' de 1300W RMS, Kit simplesmente Plug and Play. Resultado: as janelas do barraco velho tremem a 70% do volume...kkk
Procure pelo canal Dclass no youtube e tire suas próprias conlusões. Fiquei muito satisfeito.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...