Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Focar em processador ou placa de vídeo?


Posts recomendados

Afim de debater uma questão frequente, decidi criar este tópico para contar um pouco a minha experiência com compras de peças pensando em jogos.

 

Eu tinha um PC com um Intel Core 2 Duo E7500, GTS 250 usando um monitor FullHD. Rodava tudo na época, e nem esquentava tendo que colocar em 1280x720 no médio, mas conforme o avanço dos jogos foram indo, era hora de mudar de processador.

 

As pressas e um tanto leigo, comprei um AMD FX-6100. Consegui uma boa diferença em jogos como COD Black Ops 2. Próximo passo foi pegar uma placa de vídeo, a antiga  Radeon HD 7870 2GB, sendo talvez a melhor placa que já tive no contexto de necessidade. Depois de um tempo reparei em algo peculiar... Alguns jogos antigos tiveram um desempenho muito ruim, principalmente Mass Effect 1, o que acabei entendendo a questão de IPC, multitarefas e tal.

Fiquei muito incomodado com a situação do processador e comprei pagando o que podia por um i5-4690. Não havia jogo que não pudesse rodar, o que me deu vontade de dar aquele upgrade de vídeo para rodar tudo no ultra.

 

No final de 2017 aproximadamente, comprei a atual GTX 1070. Excelente placa, contudo, com o avanço dos jogos e principalmente a popularização de multithreads, notei um gargalo notável em várias situações com o i5, mas ainda sim conseguia jogar sem problemas qualquer título. Para garantir ao menos 60 FPS nos jogos, troquei meu i5 por um i7-4790 na metade de 2019 (poderia ter migrado de plataforma, mas não convém explicar os motivos neste tópico).

Pois bem, este combo  de i7-4790 + GTX 1070 é meu set atual e certamente consigo excelentes resultados. Apesar de tudo, o i7 sofre em jogos atuais pesados ou mal otimizados (Far Cry 5 tive um desempenho ruim), não que me incomode, mas já sinto uma necessidade de trocar o i7 ainda mais agora que comprei um monitor de 144Hz.

 

O que pude concluir com todas estas mudanças ao longo do tempo é que ter um processador forte é essencial em qualquer situação, tanto para mexer no dia-a-dia quanto para garantir desempenho em jogos. Todas as placas de vídeo que tive a partir da GTS 250 nunca tive problemas com desempenho gerado desde que o processador aguentasse o tranco, sendo que o fato de ter que reduzir resolução ou diminuir qualidade nunca foi motivo de estresse ou necessidade real de troca. Quando queria trocar, só comprava uma nova placa e pronto.

Sempre que precisei mudar de processador, escolher um modelo novo acontecia de ter que trocar outra peça junto, o que me incomodou demais, fora que a necessidade de troca era mais frequente por escolher modelos intermediários. Na minha próxima escolha já quero pegar um processador que realmente dure um bom tempo e garanta desempenho com novas gerações de placas de vídeo.

 

Toda vez que vejo gente escolhendo um processador mais barato para investir em placa de vídeo, lembro toda essa minha experiência e penso comigo "eles vão se incomodar cedo". Claro, salvo casos onde o orçamento é muito apertado ou tem escolhas muito limitadas.

Não quero dizer que a pessoa tenha que pegar o melhor processador, mas digo que dependendo da escolha dele, a coisa pesa além do custo/benefício.

 

O que leva a minha resposta final para a pergunta:

"Focar em processador ou placa de vídeo?"

Resposta: Focar em processador de início é muito melhor em várias situações, principalmente pensando a longo prazo. Pelo menos é o que mais me causou impacto até hoje.

 

Eu poderia citar também a dor de cabeça entre escolher manter ou migrar de plataforma devido a limitação do processador, ou minha experiência com emuladores aos mínimos detalhes. Mas creio que já seria questão de poder financeiro e gosto pessoal de cada um.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Lost Byte Acho que isto varia de caso pra caso. Você estava ativo neste tópico, certo?

No caso dele a placa de vídeo seria o limitante bem antes do processador. Se você comprar processadores mais caros e placas de vídeo de entrada logicamente iria trocá-las mais cedo, e vice versa. De qualquer forma, um 3700X, 3600X, 1600, qualquer que seja o processador, daqui uns 3 anos provavelmente estaremos em outro soquete, então teríamos que trocar tudo de qualquer maneira, correto?

Eu acredito que deva ser montada uma configuração equilibrada para o bolso. Você no caso dele, compraria uma 2060 ou uma 1660 pra encaixar o 3600? Obviamente que o 3600 terá mais processamento, mas menos fps por conta da placa de vídeo. Vale a pena? Quando ele vai ter dinheiro pra mexer neste PC novamente? Daqui cinco anos ele me espeta uma RTX5060 e vai perceber que o 3600 não segura mais a placa no jogo X com monitor Y, e aí?

 

Tem que analisar caso a caso. No seu caso com o FX 6100, se tivesse aqui no fórum antes nem o teria comprado, certo? Com monitor 144Hz eu nem teria especulado o I7 4xxx, mas enfim, você teve os seus motivos aí e não sei qual veio antes.

 

Não dá pra colocar tudo num mesmo barco.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, Lost Byte disse:

O que leva a minha resposta final para a pergunta:

"Focar em processador ou placa de vídeo?"

Resposta: Focar em processador de início é muito melhor em várias situações, principalmente pensando a longo prazo. Pelo menos é o que mais me causou impacto até hoje.

Bom, isto depende da prioridade do jogador, pois...

 

28 minutos atrás, Lost Byte disse:

sendo que o fato de ter que reduzir resolução ou diminuir qualidade nunca foi motivo de estresse ou necessidade real de troca.

Para alguns o caso acima, que para você não é problema, poderá ser para ele, então ele vai preferir trocar a placa de vídeo.

 

Não existe uma verdade absoluta neste assunto, tudo vai depender das necessidades de cada um, o tipo de jogo preferido, etc.

 

Concordo que um processador mais forte dá mais longevidade e é mais fácil fazer a troca da placa de vídeo, mas para muitos um processador intermediário com placa de vídeo mais forte é preferível do que um processador top e qualidades gráficas mais baixas. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Kleber Peters Meu caso é justamente este aí. Se é pra comprar uma placa de vídeo ela vai ter que rodar no talo naquela configuração/monitor. Não quero pegar hoje uma placa de vídeo nova e ter que colocar os games no medium, e muito menos colocar o monitor fora de resolução.

 

No caso do @Lost Byte , ele deve rodar jogos fps como CS:GO, R6, e prefere monitor com maior taxa de atualização com gráficos no mínimo para menor tempo de resposta, é uma situação completamente diferente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O momento da primeira montagem de cada computador é importante para saber sua durabilidade. Quando fazemos a primeira montagem o processador tem o mesmo foco que a GPU sim, pois como citado pelo @Phoenyx, se um for sacrificado em detrimento do outro, logo se tornará obsoleto. 

Por esta razão sempre opto por aguardar para fazer upgrades até poder bancar uma mudança decente de plataforma. Creio que este seja o maior problema para quem vai fazer upgrades, a pressa de fazê-lo e consequente gasto com componentes medianos acaba trazendo necessidades de upgrades mais frequentes.

 

Além disso, uma CPU de 2009 como o Phenom II x4 teve uma vida útil muito boa, sendo considerado na época um processador de bom custo/benefício. Posteriormente vieram os i3, i5, i7, isso depois do fiasco dos Bulldozer. Os Phenom II X4 continuaram tendo um bom desempenho até duas ou três gerações da Intel depois, mas já era considerado obsoleto na primeira.

Acredito que a vida útil média de cada um dos CPUs intermediários ou de alto desempenho desde então tem sido de 2 anos, mas isso porque a Intel nunca mais teve competição. Sem competição, os incrementos de desempenho entre cada geração Intel foram sempre pequenos. Não houveram grandes saltos exceto nas plataformas entusiastas. Agora que a competição voltou, a AMD está dando saltos cada vez mais largos para ficar à frente da Intel. Ela por sua vez tem tentado colocar no mercado modelos que provavelmente só veríamos daqui há muitos anos, mas por não ter se preparado adequadamente está falhando em acompanhar o passo da competição.

 

Quem montou PCs na época dos Phenom II X4, na 3ª e 4ª gerações da Intel bem como na últimas, e agora com os Ryzen 5 e 7, teve a sorte de encontrar plataformas com desempenho mais durável, que aguentaram gerações posteriores de placas de vídeo e de jogos. 

 

Os jogos em si, não percebi nenhum salto de necessidade de desempenho significativo após o primeiro Crysis. Depois disso tudo foi bem mais gradual do que o que vimos no mercado de CPUs. Mesmo meu antiquado Phenom II X4, do qual me desfiz ano passado, aguentou bem com desempenho "jogável" de pelo menos 30 FPS até o dia que instalei Witcher 3 e GTA V. 

 
 

Ah, e a Intel nunca mais teve CPUs budget como a AMD sempre teve (e agora voltou a ter). A Intel sempre teve processadores fracos e de preço médio, ou bons e de preço alto. Nunca vi um "sweet spot" como víamos antes, ou voltamos a ver agora.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Acho que em regra geral é melhor investir em placa de vídeo em builds midrange, mas no fim acaba dependendo do orçamento e do objetivo da pessoa que está comprando o pc.

 Vou partir do que eu sei e de como está o mercado atual de processadores e placa de vídeo, e também depois, em parte de como acredito que eles irão se desenvolver com o tempo.

 Leia se quiser, porque acabei escrevendo demais o que os outros membros descreveram até melhor com bem menos palavras.

 

CPU X GPU = questão orçamentária?

 Gostaria de tentar provar o meu ponto analisando a linha dos ryzen 5, já que acho que é o caso que gera mais essa dúvida do que tudo. Irei olhar basicamente dois chips, o ryzen 5 1600(af ou não, relativamente pouca diferença) e o ryzen 5 3600.

 O primeiro custa 520 reais nas promoções constantes da kabum, e o segundo está perto dos 1000, mas sendo generoso, diremos que teoricamente está em 850 reais, que se não me engano é o menor preço que eu vi. Isso é uma diferença teórica de 330 reais, que coincidentemente é um valor muito próximo a média da diferença entre uma 1660 normal e uma 1660 super, e até mesmo a diferença entre uma rx 580 e a 1660, e chega a se aproximar muito a diferença de 400 reais entre uma 1660 super e uma rtx 2060.

 O interessante é que todas as placas de vídeo citadas acima são o fator limitante para se alcançar o objetivo em circunstâncias normais, que por mim é jogar em 60 fps com a melhor qualidade visual possível. Dessa maneira, não adianta eu "sacrificar" uma placa de vídeo melhor para pegar um processador melhor, em um exemplo mais prático, porque eu me limitaria a uma rx 580 com um ryzen 5 3600, quando posso pegar uma 1660 com um ryzen 5 1600, onde eu posso colocar efeitos gráficos em níveis mais altos, mas mesmo assim alcançando os mesmos 60 fps? Nesse caso, a vantagem do ryzen 5 3600 sobre o 1600 é basicamente imaginária.

 Vale ressaltar, como os colegas acima disseram, que a situação muda um pouco dependendo do objetivo. No caso dos jogadores que querem jogar em 144hz, é interessante pegar um processador melhor que alcance o frametime mais estável com a maior taxa de fps possível, mas ainda assim, isso não adianta de nada caso você não tenha uma placa de vídeo que pode te trazer perto ou tenha margem decente sobre esses 144fps. Novamente usando o mesmo exemplo, rx 580 contra 1660 e/ou 1660 contra 1660 super, no primeiro exemplo, a placa da amd é fraca se comparado com a opção da nvidia (ainda mais em jogos shooter que geralmente correm na unreal engine), enquanto no segundo exemplo, a diferença entre as duas placas é menor, pois ambas chegam mais perto dos 144 mágicos frames/segundo acabando que a melhor escolha depende do que você demanda do jogo. Então no fim ainda posso argumentar que não vale a pena o investimento no processador mais forte, sendo a melhor opção definitivamente um equilíbrio entre um processador um pouco mais fraco e placa de vídeo mais forte. 

 Lembrando que isso é tudo comparando dois processadores 6 núcleos / 12 threads com clocks decentes, eu já não sacrificaria um ryzen 5 1600 por uma APU.

 

Durabilidade

 Agora vou comentar (tentando escrever menos) sobre o que eu vejo na questão de durabilidade desses processadores (ryzen 5 1600 contra o 3600), que é onde vejo o seu principal argumento para defender a compra do melhor processador.

 Dessa vez, eu acredito que a tendência da industria de jogos seja mesmo o melhor uso de mais núcleos e threads, já que estamos basicamente quase no teto do clock speed. Então nessa categoria, nenhum dos dois levam vantagem.

 Em minha visão de futuro (esse ponto é refutável porque ninguém sabe o que acontece no futuro, claro), quando os seis núcleos começarem a ser insuficientes (muito tempo pra frente mesmo), não é a vantagem de IPC do ryzen 5 3600 que vai acabar salvando ele. Claro que talvez ele leve as próximas placas de vídeo melhorzinho, mas ainda assim não vai ser lá essa maravilha. Basta olhar hoje o i3 9100f e comparar ele com o ryzen 5 1600, acho que é um exemplo claro que mostra como a falta de núcleos e threads podem afetar a CPU, mesmo que ainda seja possível jogar com o i3, é preferível jogar com o ryzen 5 1600, frametimes melhores com ganhos de fps em jogos que realmente se aproveitam do uso de núcleos e threads.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Genérico man Já fui da opinião de que focar em GPU era absoluta prioridade. Já indiquei muitas montagens de i3 + GPU forte. O problema é que, como citado pelo @Lost Byte, tais combinações geram a necessidade prematura de upgrade. E o problema disso é que um upgrade prematuro é sinônimo de desperdício de dinheiro. Pense que ao comprar hoje um processador de 400 reais você terá uma perspectiva de durabilidade (de desempenho) de 2 anos, enquanto um de 800 reais talvez dure 6 anos. Daqui há dois anos você faz então o upgrade para o de 800 reais, que talvez esteja custando um pouco menos. O problema é que agora você gastou 1200 reais sem qualquer perspectiva de reaver os 400, já que aquela CPU não vale basicamente mais nada. 

 

Acredito que ninguém precisa de nada topo de linha para jogar bem. A RTX 2080 tem um preço surreal em relação a seu desempenho efetivo (ao menos aqui, com o fator "custo Brasil"). O mesmo vale para o Ryzen 9 e os threadrippers. Nesses casos, o dinheiro desprendido a mais talvez até se pagasse ao longo dos prováveis 10 anos que tais processadores durariam, mas nada garante que placas mães e memórias durarão tanto, e o mesmo valor de cada um desses processadores poderia ser utilizado para fazer vários upgrades incrementais ao longo dos anos, com tecnologias superiores e mais baratas. Se uma pessoa tivesse comprado um i7 3rd gen top de linha, teria pagado mais do que se tivesse adquirido algo um pouco inferior e guardado o restante para comprar um Ryzen, por exemplo, e teria saído muito no lucro por estar em um patamar completamente diferente de desempenho com tal investimento.

 

DL;DR: Já fui da opinião que GPUs eram muito mais importantes, mas as demandas dos jogos eram outras, as ofertas de CPUs e GPUs eram outras. Hoje o cenário mudou e eu mudei junto com ele. Minha opinião é: quer investir bem, procure conciliar ambos, GPU e CPU, com um foco ligeiramente maior na GPU.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

50 minutos atrás, Phoenyx disse:

ele deve rodar jogos fps como CS:GO, R6, e prefere monitor com maior taxa de atualização com gráficos no mínimo para menor tempo de resposta, é uma situação completamente diferente.

Não é bem isto... Minha fissura sempre foi a fluidez da jogabilidade do que a qualidade (se houver oportunidade, eu coloco no máximo), independente do jogo. Digo, não é exatamente o tempo de resposta e tal, e sim saber que vai se conseguir rodar algo sem nenhuma surpresa lá no meio do jogo. Crysis 3, por exemplo, ainda adoro fazer uns testes e somente após conseguir o i7 que finalmente consigo cravar ao menos 60 frames em todo o jogo.

CS:GO e R6 eu nem jogo (na real multiplayer online não gosto muito). Sou mais um jogador casual com vontade de ter um PC a nível entusiasta. Minha compra de um monitor de 144Hz foi apenas para ter ele mesmo, sendo que já estará lá caso eu consiga rodar mais que 60 FPS e aproveitar uma melhor movimentação de imagem. Em jogos antigos a diferença é gritante também.

 

1 hora atrás, Phoenyx disse:

Eu acredito que deva ser montada uma configuração equilibrada para o bolso. Você no caso dele, compraria uma 2060 ou uma 1660 pra encaixar o 3600? Obviamente que o 3600 terá mais processamento, mas menos fps por conta da placa de vídeo. Vale a pena? Quando ele vai ter dinheiro pra mexer neste PC novamente? Daqui cinco anos ele me espeta uma RTX5060 e vai perceber que o 3600 não segura mais a placa no jogo X com monitor Y, e aí?

Neste exemplo, pelo menos com o 3600, uma RTX5060 seguraria menos sofrido do que se fosse um 1600, o que pode retardar a troca do processador por mais algum tempo. Não se dá para prever a hora certa de trocar as peças ou manter compras periódicas.

Por outro lado, ainda vemos pessoal com um Core 2 Duo aqui querendo trocar peças por considerar algo insuportável, enquanto alguns com um Core 2 Quad, apesar de ser ruim a experiência, ainda consegue segurar um pouco mais.

Estabilidade financeira é complicado, eu sei, mas muitas vezes várias pequenas compras chegam a ser mais cara do que uma só compra grande.

 

Eu concordo com este modo de pensar também e acho válido e existem muitas variáveis e níveis de satisfação. Comprar o primeiro PC ou fazer upgrades do que já tem é uma das variáveis.

Eu mesmo, agora poderia muito bem comprar um Ryzen 3600 que seria seguro, mas fixei na ideia que preciso realmente é de um 3700X, pois não quero cometer o mesmo erro de comprar o "bom para hoje" e o primeiro jogo lançado em 2021 o CPU já mostrar gargalo que não se resolveria apenas mudando uma ou duas opções.

Placa de vídeo apesar de sofrer mais rápido a defasagem, é muito mais flexível neste aspecto de gargalo, já que o desempenho você em muitos casos ainda é ajustável, sacrificando algo aqui e ali.

 

1 hora atrás, Phoenyx disse:

No seu caso com o FX 6100, se tivesse aqui no fórum antes nem o teria comprado, certo? Com monitor 144Hz eu nem teria especulado o I7 4xxx, mas enfim, você teve os seus motivos aí e não sei qual veio antes.

De certa forma agradeço por ter comprado o FX, senão talvez eu nunca teria tido tanta vontade de pesquisar melhor o que vou comprar ou talvez nem estaria aqui com a mesma frequência. Aprender com os erros não tem preço.

Eu sei que um monitor de 144Hz com i7 Haswell não casa bem. Comprei o i7 para estender mais o tempo até migrar de vez para outra plataforma (a intenção é pegar algo em 2021) e o monitor foi pela oportunidade por ter um set com desempenho aceitável ainda, caso contrário não sei quando eu iria comprar um monitor desses, afinal sempre adiava a compra devido a sempre ter que precisar investir em outras peças primeiro.

 

1 hora atrás, Kleber Peters disse:

Não existe uma verdade absoluta neste assunto, tudo vai depender das necessidades de cada um, o tipo de jogo preferido, etc.

São as metas, e isto varia muito realmente.
Mas como disse lá no início, é apenas minha colocação sobre a questão de acordo com minha experiência. É provável que eu esteja errado em vários pontos, presumo eu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que não dava pra esperar um desempenho tão bom de um processador da quarta geração em uma época onde já se estava na nona. Você disse que trocou em meados do ano passado o seu processador, mas ele já era considerado obsoleto. Penso eu que se você não quer passar mal com esse lance de upgrade em processadores o ideal é montar um o mais HIGH-END possível. Se eu montar um computador da nona geração hoje, eu não teria dor de cabeça nem tão cedo.

BTW, eu não sei porque tem tanto hater da Intel e fanboy da AMD aqui, mas é fato que os processadores HIGH-END da Intel são superiores a AMD, que desde que eu me conheço por gente, vive apenas correndo atrás e nunca na frente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Lost Byte disse:

É provável que eu esteja errado em vários pontos, presumo eu.

Muito pelo contrário. As suas necessidades é que são diferentes e, pra você isto é o correto. 

 

2 horas atrás, Lost Byte disse:

Mas como disse lá no início, é apenas minha colocação sobre a questão de acordo com minha experiência.

Sim, e levantas-te uma questão convidando para o debate, o que é deveras salutar. Eu particularmente, por não possuir um monitor de alta resolução e não me importar tanto com a qualidade gráfica, tendo a preferir um processador mais potente, como você. Mas para a minha realidade, que gosto de simuladores de voo e jogos de estratégia. Talvez quando precisar trocar de monitor e adquira um com resolução fullHD pelo menos, acabe passando a privilegiar a qualidade gráfica, tal qual o colega @Phoenyx .

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Vinny disse:

BTW, eu não sei porque tem tanto hater da Intel e fanboy da AMD aqui, mas é fato que os processadores HIGH-END da Intel são superiores a AMD, que desde que eu me conheço por gente, vive apenas correndo atrás e nunca na frente.

Não há nenhum "hater" de Intel aqui. Eu montei mais de 100 computadores Intel nos últimos anos e sou eu quem escolhe todas as peças de todos os PCs que monto. Eu ajo por lógica. É mais barato e oferece o mesmo desempenho, é o que eu quero. Além disso nunca montei nenhum único computador onde os componentes tinham desempenho absurdamente desproporcional ao preço (vide linha high end da Intel), sempre optando por melhor custo/benefício e um conjunto equilibrado. Já tive clientes que me deram limites de orçamento muito superiores ao que eu considerava necessário para montar um PC high end, muitas vezes porque o valor que estavam dispostos a gastar em lojas/PCs de grife era muito superfaturado, e ainda sim saíram com PCs de desempenho ainda superior e custo muito inferior. 

Enfim, eu gosto de quem oferece o que eu preciso, e quem oferece hoje é a AMD, assim como a Intel oferecia 3 anos atrás.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, WOZ Dods disse:

E o problema disso é que um upgrade prematuro é sinônimo de desperdício de dinheiro. Pense que ao comprar hoje um processador de 400 reais você terá uma perspectiva de durabilidade (de desempenho) de 2 anos, enquanto um de 800 reais talvez dure 6 anos. Daqui há dois anos você faz então o upgrade para o de 800 reais, que talvez esteja custando um pouco menos. O problema é que agora você gastou 1200 reais sem qualquer perspectiva de reaver os 400, já que aquela CPU não vale basicamente mais nada. 

Concordo contigo. Em que pese nem sempre o orçamento ser possível comprar o de 800,00, mas acho seu pensamento válido. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Você pode ter montado 1000, mas você certamente não deve acompanhar nem mesmo a metade dos PC que você montou, o que certamente é um diferencial na hora de comparar as duas plataformas. A única vantagem que a AMD possui em relação a intel é o preço, mas ao meu ver, mesmo a Intel sendo mais cara, me sai mais barata. O custo benefício da AMD  é melhor mas se olharmos a curto prazo. A durabilidade, a temperatura e potência energética dos processadores Intel estão em outro patamar quando comparados aos AMD. Em testes de benchmark a Intel também se sai superior. Então eu não compreendo quando você diz que a Intel vem falhando em acompanhar a competição, quando eles continuam na frente. Eles só perdem no preço, e não parecem preocupados com isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Kleber Peters disse:

Concordo contigo. Em que pese nem sempre o orçamento ser possível comprar o de 800,00, mas acho seu pensamento válido. 

Falei isso numa situação onde o gasto é possível, pois muitas pessoas não dispõe de dinheiro para fazê-lo e tem que optar pelo que cabe no bolso. Casos que vejo com meus clientes onde por 200 reais a mais o ganho de desempenho é desproporcionalmente maior, tento sempre convencê-los, mesmo que tendo de fazer concessões em outras áreas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vinny Já tive N modelos Intel e N modelos AMD. Nenhum fica devendo nada para o outro. Estou escrevendo isto de um AMD A8 7600 e tenho também um i5 da Intel. Meus notes são todos Intel. Sabe qual delas eu gosto mais? De nenhuma. Gosto do meu bolso. A que estiver oferecendo o desempenho que preciso pelo menor preço, é a que será escolhida.

Ryzen x Core? Ryzen.

Quando tive que escolher entre FX e Core? Core sem dúvida. 

Phenom x Core? Core novamente.

A8 x Celeron? Fui de A8 sem dúvida. 

 

E todos eles envelheceram bem, sendo muito bem usados.

 

Falar que a Intel é melhor porque tem o melhor high-end é igual a falar que nenhum carro é melhor que uma Lamborguini. Mas... e se você mora num sítio e precisa levar caixas de verduras pra feira, ele será melhor que uma Fiat Strada? 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Vinny disse:

@WOZ Dods Você pode ter montado 1000, mas você certamente não deve acompanhar nem mesmo a metade dos PC que você montou.

O amiguinho, eu acompanho todos porque quase todos os meus clientes são fiéis e sou a única pessoa que coloca a mão nos PCs deles. Quando adoeci e precisei ficar afastado teve cliente empresarial que deixou 12 PCs parados até o dia que eu melhorei, só para você ter ideia. 

3 minutos atrás, Vinny disse:

A única vantagem que a AMD possui em relação a intel é o preço, mas ao meu ver, mesmo a Intel sendo mais cara, me sai mais barata. O custo benefício da AMD, é melhor mas se a curto prazo. A durabilidade, a temperatura e potência energética dos processadores Intel estão em outro patamar quando comparados aos AMD.

Você claramente não tem muita experiência com computadores do ponto de vista de hardware. Nenhuma palavra nessa sentença inteira foi coerente, tampouco condizente com a realidade. Durabilidade? Temperatura? "Potência energética"? Nem sei como te contestar sem te insultar.

 

5 minutos atrás, Vinny disse:

Em testes de benchmark a Intel também se sai superior. Então eu não compreendo quando você diz que a Intel vem falhando em acompanhar a competição, quando eles continuam na frente. Eles só perdem no preço, e não parecem preocupados com isso.

Querido, você precisa ter conhecimento de mercado para entender isso. Todas as empresas vendem várias faixas de desempenho para vários mercados e nichos distintos. Uma empresa possuir o melhor componente, em detrimento de ser competitiva em outros nichos e faixas de preço sempre fará com que ela perca vendas. Esta é a exata razão pela qual a AMD cresceu nos últimos 3 anos enquanto a Intel encolheu. 

 

Enfim, a conversa perdeu completamente o sentido nessa última troca. Você gosta de Intel, claramente ama a marca. Eu não vou tentar te dissuadir disso. Para mim mesmo prefiro ser prático, e realista.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kleber Peters Pois eu vi dois AMD indo pro espaço, inclusive um ryzen e um que era meu. Então, pagar mais barato em um processador porque coube no meu bolso, na verdade, não me trouxe benefício algum. Justamente por ter apreço ao meu dinheiro, eu prefiro investir em um Intel. Fazer uma analogia de uma lamborghini a um processador HIGH-END, chega a ser desonestidade intelectual. Se você não precisa de um processador de alta perfomance, não faz sentido investir muito em um. Mas a partir do momento em que você investe pouco em um processador de alta perfomance da AMD, você não só pode, como deve comparar com os processadores HIGH-END da Intel. Quem mora em um sítio e precisa de uma fiat strada, não tem porque ter uma lamborghini. Mas se você por exemplo investe dinheiro em um Ryzen 9 3950x ou um Ryzen TR 3970X você não pode deixar de comparar a perfomance com um i9 9900k, porque vai ficar devendo. Então, até mesmo um processador mais "antigo da intel", como um i7 8700k, pesaria menos no meu bolso do que um Ryzen (mesmo esse sendo mais barato), pois eu costumo olhar o investimento como um todo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Eu posso não ter montado 1000 computadores, mas com certeza o que eu sei não é desprezível.

30 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Você claramente não tem muita experiência com computadores do ponto de vista de hardware. Nenhuma palavra nessa sentença inteira foi coerente, tampouco condizente com a realidade. Durabilidade? Temperatura? "Potência energética"? Nem sei como te contestar sem te insultar.

Ah, pronto. Vai dizer lá no reddit que a AMD não possui nenhuma dessas características e você sai como louco. Se você não sabe como contestar sem insultar, o melhor que você fez foi se retrair e ficar quieto. Pois realmente não tem nem como entrar em pauta a questão da temperatura e potência energética dos processadores AMD, uma vez que eles consomem mais energia e são bem mais esquentadinhos que a Intel, o que influencia na durabilidade do mesmo.

 

30 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Enfim, a conversa perdeu completamente o sentido nessa última troca. Você gosta de Intel, claramente ama a marca. Eu não vou tentar te dissuadir disso. Para mim mesmo prefiro ser prático, e realista

Não é isso, só que a AMD precisa melhorar e muito pra acabar com o reinado da Intel. Eu particularmente gosto da AMD em placas de video, mas prefiro os da nvidia hoje em dia, por geralmente precisarem de menos W de uma fonte, como é o caso da RX 5700 xt em comparação a RTX 2060 super, que além de exigir mais W, também é mais quente.

 

Mas não entenda errado, eu acho que competições são importantes, pois sem elas, até mesmo nós ainda seriamos organismos unicelulares. Mas dai dizer que a Intel perdeu espaço e que não vem dando conta de acompanhar a competição, foi demais pra mim.

adicionado 2 minutos depois

@WOZ Dods Não to aqui pra ganhar nada não, esse forum serve pra troca de conhecimento e conhecimento se adquire através de experiências. Todos podem agregar algo a alguém aqui, então de certa forma, ninguém perde, e todo mundo sai ganhando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, Vinny disse:

processadores AMD, uma vez que eles consomem mais energia e são bem mais esquentadinhos que a Intel

 

Sério isto? Por que será que o R7 3700 do meu amigo Adelir está com cooler a ar padrão e o i7 8700 do meu outro amigo Gustavo só funciona bem num water cooler? 

 

30 minutos atrás, Vinny disse:

Vai dizer lá no reddit que a AMD não possui nenhuma dessas características e você sai como louco.

Hummmm... isso explica muita coisa... 

 

45 minutos atrás, Vinny disse:

chega a ser desonestidade intelectual.

Dizer que um é melhor só porque não quer ser chamado de louco no Reddit que é...

 

Enfim... pode ficar com sua Intel. Vou continuar comprando e recomendando aquele que for melhor no momento. Hoje? AMD. Amanhã pode ser Intel. Particularmente torço pra que os Comet Lake sejam, inclusive, para que a AMD melhore e passe novamente a frente, e assim a Intel melhore e sucessivamente. 

 

Ah... e se não fossem os Ryzen, você estaria comprando Sandy Bridge requentado até hoje. 

 

Passar bem e bom 2020!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Vinny parece levantar a bandeira da Intel como um fanático, chega a ser engraçado. Como o @Phoenyx disse: quanta abobrinha! Talvez tenha sido pela sua má experiência com os processadores AMD que "foram pro espaço" e por isso o destilamento de ódio. Entendemos. 

 

Amei a sua analogia, @Kleber Peters: num sítio, um Fiat Strada vai fazer bem mais sentido do que uma Lamborghini. E cabe exatamente nessa situação.

 

Acompanho o fórum já tem alguns anos (apesar de ter me registrado apenas recentemente) e aqui e acolá vejo pessoas com pouca experiência em hardware pedindo dicas de setups com bons custoxbenefício e quando alguém recomenda um kit com processadores AMD não é raro ver os usuários novatos perguntando: "Mas não esquenta muito? Ouvi falar que os processadores AMD são super quentes", etc. Acredito que esse pensamento é um resquício dos FX e que marcou profundamente aqueles usuários que escutam algo em algum lugar da internet e levam aquela realidade por anos e anos.

 

O fato é: custoxbenefício nesse momento é, NA MAIORIA DOS CASOS, AMD. Lamento por sua péssima experiência com a marca, @Vinny, mas é a verdade.

 

Quem não lembra, antes dos Ryzen serem lançados, a quantidade de recomendações feitas aqui no fórum acerca do combo G4560 + 1050 (Ti ou não)? Esse processador da Intel foi o melhor custo benefício por um bom tempo. Mas o mercado dá margem para competições, e com o Ryzen no cenário, o G4560 começou a parecer piada.

 

Enfim... É apenas minha opinião.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kleber Peters

5 horas atrás, Kleber Peters disse:

Dizer que um é melhor só porque não quer ser chamado de louco no Reddit que é...

Não, eu disse que dizer que a AMD não consome mais energia e não esquenta mais é pra ser chamado de louco.

 

5 horas atrás, Kleber Peters disse:

Sério isto? Por que será que o R7 3700 do meu amigo Adelir está com cooler a ar padrão e o i7 8700 do meu outro amigo Gustavo só funciona bem num water cooler? 

Interessante, se ainda fosse o i7 8700k com overclock, daria até pra cogitar considerar essa afirmação como verdadeira, mas logo um i7 8700. Gammaxx 400, Hyper 212 mandaram forte abraços... e inclusive, funcionam bem no 8700k também

 

5 horas atrás, Kleber Peters disse:

Enfim... pode ficar com sua Intel. Vou continuar comprando e recomendando aquele que for melhor no momento. Hoje? AMD

Bacana, uma opinião sua. Uma pena que dizer que a AMD seja melhor no momento não passe apenas de achismo seu.

 

 

5 horas atrás, violetgoeswild disse:
5 horas atrás, violetgoeswild disse:

O Vinny parece levantar a bandeira da Intel como um fanático, chega a ser engraçado.

. Como o @Phoenyx disse: quanta abobrinha! Talvez tenha sido pela sua má experiência com os processadores AMD que "foram pro espaço" e por isso o destilamento de ódio. Entendemos

É, foi uma pena eu ter tido más experiências com a AMD mesmo, mas eu passo longe de ser um fanático pela Intel, só não acho que, infelizmente, exista algum tipo de concorrente a altura mesmo ou que a AMD seja superior. 

 

5 horas atrás, violetgoeswild disse:

não é raro ver os usuários novatos perguntando: "Mas não esquenta muito? Ouvi falar que os processadores AMD são super quentes", etc.

Cara, mas isso é uma realidade até hoje kkkk, não só foi com os FX como é com os Ryzen. É suicidio pegar um ryzen e não investir num bom sistema de refrigeração, é dor de cabeça na certa.

 

5 horas atrás, violetgoeswild disse:

O fato é: custoxbenefício nesse momento é, NA MAIORIA DOS CASOS

Em momento algum eu disse que os processadores da Intel são mais baratos, inclusive, estão bem acima na faixa de preço.

 

 

5 horas atrás, violetgoeswild disse:

O Vinny parece levantar a bandeira da Intel como um fanático, chega a ser engraçado.

Pô, eu posso dizer o mesmo de vocês e a AMD. Custo benefício não significa a entrega de um produto de melhor qualidade, apenas atende mais o povo que prefere montar algo mais baixa renda. Basicamente o que venho dizendo, é que no mercado mainstream de processadores, ainda falta para a AMD, e a própria AMD admite e reconhece isso.

 

6 horas atrás, Kleber Peters disse:

Ah... e se não fossem os Ryzen, você estaria comprando Sandy Bridge requentado até hoje.

Esse comentário foi risível, rs. Existem análises de perfomance, comparações entre as arquiteturas, e certamente se fosse esse o caso, ninguém faria upgrade em seus setups. Inclusive, a tendência de mercado, sempre foi e vai ser exigir mais, requentar uma estrutura da segunda geração, seria o mesmo que atirar no próprio pé. Mas enfim, a AMD que lute e corra atrás do primeiro lugar no mercado mainstream e durante essa escalada que parece não ter fim, quem ganha somos nós. Viva o capitalismo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente, essa pendenga ainda tá rolando pra quê? Uma pessoa que nunca leu um único artigo profissional sobre informática discutindo e afirmando saber tanto ao confrontar pessoas que o fazem todos os dias é uma perda de tempo tão grande! A quem estiver acompanhando deixo um informativo básico, um dos tantos artigos publicados por revistas profissionais que fazem comparativos claros e objetivos, para que todos tenham a oportunidade para diferir asneira de rede social e informações reais e baseadas em fatos: https://www.techspot.com/review/1871-amd-ryzen-3600/

Quem não entende sequer processo de fabricação de chips ao ponto de falar que processo de 12 nm consome menos que processo de 7 nm realmente não merece atenção. Deixa o troll morrer de fome, pois não há nada para fazer até que o nível fique tão baixo que o ban se torne inevitável. 

Prefiro passar longe!

adicionado 0 minutos depois

E opinião todos nós temos. Achar que a terra é plana não é opinião, e ignorância, pois fatos são comprováveis e demandam mínimo de conhecimento e estudo. Passar bem!

adicionado 9 minutos depois

Ah, faltou a questão tão importante da performance térmica! Mais um comparativo simplório e mal informado feito por amadores para a apreciação de todos: https://www.overclock3d.net/reviews/cpu_mainboard/amd_ryzen_5_3600_review/19

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só queria entender como o tópico desandou tanto assim para uma briga entre Intel e AMD... Eu, como criador do tópico não citei nenhuma vez a questão de AMD ou Intel ser melhor. Tem muita raiva gratuita aqui.

 

16 horas atrás, Vinny disse:

Acho que não dava pra esperar um desempenho tão bom de um processador da quarta geração em uma época onde já se estava na nona. Você disse que trocou em meados do ano passado o seu processador, mas ele já era considerado obsoleto. Penso eu que se você não quer passar mal com esse lance de upgrade em processadores o ideal é montar um o mais HIGH-END possível. Se eu montar um computador da nona geração hoje, eu não teria dor de cabeça nem tão cedo.

A compra do i7 eu já sabia do potencial dele e suas limitações. Não queria torrar 2.5K naquela hora, ainda tendo que deixar os 16GB DDR3 para começar com 8GB DDR4, logo preferi trocar apenas o i5 pelo i7 pagando R$800 (vendi o i5 por R$400). Esta compra já foi pensada sabendo que ainda teria que migrar logo.

Quanto a tentar um set high-end, pretendo realmente fazer isto no próximo upgrade, pelo menos pegar um processador acima do desempenho popular.

 

Já pude escolher entre um E7500 e Q8600: Peguei o E7500 por não quer investir R$200 a mais e diziam que em jogos não fazia diferença. Na época internet era coisa rara, não tinha como pesquisar.

Já puder escolher entre o i5-4690 e i7-4790 logo no início, mas comprei o i5 pela pressa de me livrar do antigo FX-6100.

Se eu tivesse optado pelo Q8600 inicialmente, provavelmente teria já pelo menos um set com DDR4 no próximo upgrade (Skylake provavelmente); Se eu tivesse optado pelo i7-4790 desde o começo, estaria na mesma de hoje, mas poderia ter investido em outras peças mais cedo e me incomodado menos, fora melhor estabilidade.

 

19 horas atrás, WOZ Dods disse:

E o problema disso é que um upgrade prematuro é sinônimo de desperdício de dinheiro. Pense que ao comprar hoje um processador de 400 reais você terá uma perspectiva de durabilidade (de desempenho) de 2 anos, enquanto um de 800 reais talvez dure 6 anos. Daqui há dois anos você faz então o upgrade para o de 800 reais, que talvez esteja custando um pouco menos. O problema é que agora você gastou 1200 reais sem qualquer perspectiva de reaver os 400, já que aquela CPU não vale basicamente mais nada. 

Isto também lembra bem aqueles que ficam trocando de geração... Um cara que tem um Ryzen 1600 e compra um 2600 ou tem uma GTX 1060 e compra uma 1660. Mesmo que vendam o atual e consigam sanar a diferença, o avanço real é muito pouco, precisando sempre atualizar as peças.

 

17 horas atrás, Kleber Peters disse:

Talvez quando precisar trocar de monitor e adquira um com resolução fullHD pelo menos, acabe passando a privilegiar a qualidade gráfica

Teve uma vez que deixei um monitor FullHD 21.5' antigo e peguei um de 768p 18.5' por necessidade.  Apesar da resolução ser menor, a qualidade da imagem do display foi muito superior, o que até me agradou mesmo sem tantos pixels a amostra, tirando o fato que tudo se tornou mais leve para rodar. Só migrei novamente para um monitor FullHD por causa do tamanho, onde este 768p era ruim para assistir vídeos de longe.

Uma dica desde já em monitor, se prefere qualidade visual, é analisar o display usado.

 

20 horas atrás, Genérico man disse:

Dessa maneira, não adianta eu "sacrificar" uma placa de vídeo melhor para pegar um processador melhor, em um exemplo mais prático, porque eu me limitaria a uma rx 580 com um ryzen 5 3600, quando posso pegar uma 1660 com um ryzen 5 1600, onde eu posso colocar efeitos gráficos em níveis mais altos, mas mesmo assim alcançando os mesmos 60 fps? Nesse caso, a vantagem do ryzen 5 3600 sobre o 1600 é basicamente imaginária.

Você fala dos jogos rodando "agora". Daqui a alguns meses já aparece um novo jogo que extrapola a demanda e a coisa complica para o CPU.

Acredito que a placa de vídeo é mais flexível na questão de configurar para segurar as médias de FPS do que o processador, cujo este último só vai até ali e pronto, não tem muito o que fazer na maioria dos casos.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...