Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tabela de comparação de SSDs Rev 1.2 (04-05-2021)


Ir à solução Resolvido por Detetive Virtual de SSDs,

Posts recomendados

  • Solução
  • ATENÇÃO: ESTE TÓPICO NÃO DEVE SER UTILIZADO PARA TIRAR DÚVIDAS SOBRE SSDs. CASO VOCÊ PRECISE DE ALGUM TIPO DE AJUDA, FAVOR ABRIR TÓPICO PRÓPRIO NO SETOR CORRESPONDENTE. AGRADECEMOS A COMPREENSÃO, ABRAÇOS!

 

Olá, boa tarde à todos, tendo em vista que existiam excelente tabelas de VRM como a do Tom's Hardware por exemplo, algo que não consegui encontrar foi uma que possui-a dados de SSDs, com isso decidi por conta própria criar esta tabela onde eu adicionei até agora centenas de SSDs contendo informações importante com o intuito de ajudar pessoas que buscam este tipo de informação e venho através deste tópico divulgar com intuito de poder colaborar com os usuários do Fórum.

 

Como foi feito apenas por mim a tabela, em alguns casos houve informação conflitando, especialmente em SSDs de baixíssimo custo, onde torna-se difícil encontrar informações sobre tais modelos de maneira 100% precisa. Tendo isto em mente, segue à seguir à planinha que fiz:

 

COMPARATIVO SSDs Rev 1.0 por Gabriel Ferraz

Capturar.thumb.PNG.5c6f70bb8dfd4b8e5b5693602c447505.PNG

Caso possível, eu criei um formulário, onde eu solicito a ajuda de você internautas para que eu possa colocar mais modelos de SSDs e peço a ajuda em dicas e sugestões de mais algum tipo de informação útil que gostariam de ver na tabela.

 

Sugestões para Tabela de Comparação de SSDs

 

PS: Desde já gostaria de agradecer o @Rafael Coelho, pois os testes de SSDs em que você coloca todas as informações com fotos me ajudaram demais, principalmente em SSDs que o fabricante tente a omitir informações essenciais como marca e modelo do controlador.

PS-2: Ao responder o formulário, será necessário logar com a conta do google para que eu não venha a ter problema de pessoas que ficam enviando mais de 1 vez as respostas.

PS-3: Caso saiba de alguma informação de algum modelo de SSD cuja na tabela esteja com uma resposta incerta ou não esteja com dados, por favor avisem para que eu possa adicionar ou corrigir.

PS-4: Para melhor visualização, recomendo deixar o "ZOOM" entre 75% à 90%.

PS-5: Há também uma tabela de comparação de placas mãe que vocês podem ver à seguir:

LINK A BAIXO - TABELA VRM LGA-1200 - Z490/W480/H470/B460

LINK A BAIXO - TABELA VRM TRX40:

 

 

 

  • Curtir 10
  • Obrigado 3
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Grande Mestre Lucas Sim exatamente, também fiquei relutante com isso, porém como se trata de um SSD que possui tipos de NANDs MLC ao invés do TLC/3D TLC, a durabilidade dele é bem maior que os 970 EVO ou 970 EVO PLUS. O 970 PRO atualmente é o melhor da samsung, e não é só velocidade que se caracteriza um SSD. Há diversos fatores. Em questão de qualidade os PROs são melhor por sua durabilidade e confiabilidade.

 

Tendo isso em mente eu espero que tenha achado útil a tabela. :) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx que malandragem é essa? Se tem maior durabilidade deveriam ter feito com velocidade de escrita maior que o outro modelo. Brincadeira viu. Tava de olho nesse 970 pro, mas vou cogitar olhar os do concorrentes ou esperar lançarem novos ssds.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLP14 no site UserBenchmark a diferença é de 98 dólares, algo que chega aqui em 392 reais, isso sem colocar os dez centavos na multiplicação. O preço real de um 970 pro de 1T é mais de dois mil reais em sites confiáveis. Pelo uso do pro, deveria ser melhor não só na durabilidade e sim em todos os outros quesitos técnicos. 

 

É muito bom que existam tabelas comparativas. Se puder fazer uma tabela comparativa de games em diferentes resoluções e todos com todas as configurações no máximo, seria bem interessante. Ajudaria e muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Grande Mestre Lucas Se você tá querendo grande capacidade apenas eu pararia de ver reviews sobre velocidade. Um Intel 660P já seria de grande valia no seu caso, e custa metade de um Samsung.

E esqueça userbenchmarks pra qualquer coisa que você esteja analisando, veja reviews confiáveis e não estes sites genéricos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Em 25/01/2020 às 17:48, Grande Mestre Lucas disse:

não entendi, como o 970 pro de 1T tem velocidade de escrita menor que o 970 plus de 1T? 

Não entendi, pensei que o 970 pro era o melhor da linha da samsung. Ele até consta como mais caro.

Ser mais caro não significa sempre ter mais desempenho. O preço muitas vezes pode estar ligado aos componentes usados como também alguma tecnologia ou modo de operação que garanta mais estabilidade/duração. Isto vale para diversos setores.

Também é possível que alguns casos seja apenas questão de marketing, por isto que reviews e pesquisa de produtos são importantes para saber se um certo modelo vale a pena pelo preço que é pedido.

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lost Byte Vale ressaltar, que na versão PRO, o controlador está trabalhando com mais canais, e como não há dissipação de calor ele esquenta muito. A samsung faz excelentes controladores, acredito que sejam um dos melhores do mercado, mas o problema que especialmente esses tem o costume de superaquecer e muito, em testes ele batia quase 90ºC-95°C em ful stress.

 

adicionado 1 minuto depois

Sem mencionar o calor dissipados pelos módulos de NAND, que embora não sejam tantos também ajuda a contribuir nessa temperatura. Agora imagine usar um SSD desse de baixo de uma placa de vídeo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Ótima inciativa, essa tabela tem me ajudado bastante na minha pesquisa pelo SSD ideal pra mim!

 

Eu acabei encontrando uma coisa no mínimo curiosa nela, mas não tenho certeza se era pra ser isso mesmo ou se foi um erro de digitação comum:

 

club-hardware-lista-ssd.jpg.134e0ad80b5673f8f4573b62c8537e02.jpg

 

Quando chega nos HDs da Seagate, a numeração volta para 240 de repente. Isso faz com que não dê para fazer as comparações com os HDs da Seagate no intervalo de itens de 240-245.

 

Edit: na verdade, inclui-se também esses 3 últimos da toshiba, então dos itens 237-245.

 

De qualquer forma, por enquanto farei a comparação de memória(hehe) porque essa tabela me proporciona esse tipo de pesquisa rápida com um simples Ctrl+F. Muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

@Saco de Lixo bom dia, sei que é chata fazer isso, mas fica uma dica, talvez fazer um algum tipo de ''marca'' (mesmo ele tento varias revisões e tal fazer daquela versão que você pegou as informações)  se tu recomenda ou nao o SSD que você fez a analise e tal, é muita informação para quem é leigo 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, Janderson51 disse:

@Saco de Lixo bom dia, sei que é chata fazer isso, mas fica uma dica, talvez fazer um algum tipo de ''marca'' (mesmo ele tento varias revisões e tal fazer daquela versão que você pegou as informações)  se tu recomenda ou nao o SSD que você fez a analise e tal, é muita informação para quem é leigo 

Recomendo essa lista disponível no fórum do Linus. Se sua placa-mãe suporta NVMe, dê preferência a eles, desde que possa pegar um de pelo menos 240 GB. Procure SSDs de tier B ou C, dependendo até D se estiver bem barato, e evite os tier E.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

@GabrielLP14, só tenho a agradecer. Eu comprei o Kingston A400 de 960GB pra minha mãe e como suspeitava não tem DRAM. Mas eu não iria abrir o SSD para ver isso. Mas deveria constar no site da fabricante, a meu ver. Mas como não é para uso intenso não há problema. É só para substituir o HD mesmo. Quem descobre o SSD não quer saber mais de HD, salvo para salvar grandes quantidades de dados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...