Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

SSD M.2 Kingston A2000 não instala o Windows 10!


Diego Jam
Ir à solução Resolvido por Diego Jam,

Posts recomendados

Pessoal, bom dia!

 

Estive adquirindo na semana passada o SSD M2 Kingston A2000 de 240GB. Ele funciona normalmente como unidade de disco em um pc com Windows já instalado. Porém eu queria instalar o Win10 nele, e no momento da instalação do Windows 10 (qualquer versão) o m.2 não é encontrado na lista de discos para instalação. Já tentei o mesmo processo de instalação pelo meu desktop (AMD R5 2600x, placa-mãe Asus Prime B450M Gaming/BR) e no notebook que acabei de comprar (Lenovo S145 i5 8ª geração), e em nenhum dos dois funcionou, seja com as outras unidades plugadas ou não! Também, nas duas máquinas, já tentei realizar processo de clonagem do HD para o referido m.2; usei os programas Macrium Reflect, Acronis True Image e EaseUS Partition. Todos sem sucesso, mas desta vez por conta da alocação (cluster) do m.2 ser de 4096 bytes, e os discos rígidos que eu tenho em ambas as máquinas serem de 512 bytes, impossibilitando a clonagem!😪

 

NOTAS:

- As tentativas de instalação do Win10 foram realizadas por um pendrive de 8GB, e também tentei com outro de 16GB;

- Já particionei ele, pra ver se dava sorte de ser encontrado;

- O m.2 já está em formato GPT;

- Opções UEFI e AHCI configuradas na BIOS. Também tentei com a opção Legacy (recomendada num fórum da Microsoft);

- Já dei Shift + F10 na instalação do Windows para abrir o CMD, mas na hora de listar os discos, o m.2 também não é encontrado!! Mas os outros discos são detectados normalmente.

 

Enfim... Gostaria de saber se já esgotei todas as possibilidades. Até procurei em alguns sites gringos e percebi que algumas pessoas também tiveram problemas na instalação do Windows, mas não encontrei nenhuma solução ainda, visto que esse modelo A2000 da Kingston é relativamente recente. Alguém daria alguma luz, por gentileza? Seria o caso de pagar alguma assistência técnica? Realmente não sei mais o que fazer 😓...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Diego!

 

Estou exatamente com o mesmo problema! Mesmo SSD e mesmo Laptop. Apesar disso não acho que o problema seja do nosso laptop, visto que também tentei formatar o SSD e instalar o windows colocando ele em um desktop e não tem jeito que faça ele funcionar!

 

Se souber uma solução posta aqui!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

46 minutos atrás, ecv.paulo disse:

Olá Diego!

 

Estou exatamente com o mesmo problema! Mesmo SSD e mesmo Laptop. Apesar disso não acho que o problema seja do nosso laptop, visto que também tentei formatar o SSD e instalar o windows colocando ele em um desktop e não tem jeito que faça ele funcionar!

 

Se souber uma solução posta aqui!

 

Fala Paulo! Então... Ainda não cheguei em casa, mas tenho 95% de certeza que seja por conta de que a unidade de instalação do Windows (no meu caso, um pendrive USB) esteja com uma build (versão) antiga do sistema operacional. Pra isso teria q fazer o procedimento como o @f_neto postou. Entra no link q ele mandou e tenta fazer mano, de repente você consiga até antes que eu rs. O programinha da MSI é bem simples de manusear. Sucesso aí, e assim q possível eu posto meu resultado também!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia a todos!

 

Bom, aqui eu consegui achar o M2 baixando o instalador do Windows 10 atual direto do site da Microsoft (o meu estava desatualizado). Como ele vem atualizado na versão 1903, ele já tem os drivers q reconhecem a unidade M2 NVMe na placa-mãe. Daí fiz a instalação apenas com o M2 plugado, e o PC ainda continua mandando a msg "Reboot and select proper boot device or insert boot media in selected bot device an press a key", ou seja, ainda tá pedindo uma unidade bootável mesmo eu tendo instalado o sistema certinho no M2. Alguém teria alguma luz nesse caso?

 

Segue img de como ficou...  (OBS.: O Disco 0 é o meu SSD SATA q já tinha Windows. Lembrando que durante a instalação do Win10 no M2 eu deixei o SSD SATA desconectado pra q não tivesse problemas. Só religuei ele pra acessar essa tela aí e ver o q tinha acontecido.)

 

 

IMG-20200128-WA0003.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, a partição responsável pelo boot, no seu caso, é a EFI

Primeira coisa é verificar no BIOS, na aba Boot se o M2 está como primeira opção de boot

É possível formatar e recriar a EFI, veja um tutorial

https://postsinfo.blogspot.com/2016/07/recuperar-boot-efi-no-windows.html

adicionado 14 minutos depois

Agora que notei que realmente no M2 a partição que voce instalu o windows não tem todos os parâmetros normais

Se for reinstalar baixe novamente a ferramenta Media Creation Tool pois a versão atual é a 1909

https://www.microsoft.com/pt-br/software-download/windows10

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ecv.paulo Tive que abrir um RMA no suporte da Kingston. Mandei um e-mail pra lá e vou encaminhar a peça por correios pra eles verificarem, porque pode ser algum defeito na controladora, segundo o rapaz do suporte técnico informou. Qq problema eles fazem a troca. Acho recomendável você fazer o mesmo. Boa sorte.

 

Em 28/01/2020 às 10:51, f_neto disse:

Pois é, a partição responsável pelo boot, no seu caso, é a EFI

Primeira coisa é verificar no BIOS, na aba Boot se o M2 está como primeira opção de boot

É possível formatar e recriar a EFI, veja um tutorial

https://postsinfo.blogspot.com/2016/07/recuperar-boot-efi-no-windows.html

adicionado 14 minutos depois

Agora que notei que realmente no M2 a partição que voce instalu o windows não tem todos os parâmetros normais

Se for reinstalar baixe novamente a ferramenta Media Creation Tool pois a versão atual é a 1909

https://www.microsoft.com/pt-br/software-download/windows10

 

valeu mano, vou tentar ver antes de enviar a peça. Quem sabe...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com o mesmo problema, mesmo note, mesmo ssd.

 

Tentei fazer o tutorial de recuperar o boot, que realmente não estava sendo criado, mas continua não funcionando. Já verifiquei a versão da build do windows está na mais recente, inclusive refiz a midia de instalação.

 

Minha última esperança é a EasyUEFI Live que o tutorial cita. Vou tentar hoje a noite.

 

Valeu gente

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • Solução

Bom dia. Passado 1 mês do RMA, recebi um novo produto da Kingston ontem. Agora tudo funcionando normalmente, sem nenhuma dificuldade. Recomendo a todos fazerem o mesmo caso tenham algum problema, pois pode ter sido algum problema de lote de fabricação.

 

Obrigado a todos pela ajuda e atenção dedicada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá!

 

Importante dar esse feedback caso outras pessoas passem pelo mesmo problema.

 

Parece haver um lote desse modelo de SSD que tem algum problema de fábrica relacionado à operação da partição de boot. Assim como o autor do post, não consegui de forma alguma fazer o PC reconhecer o SSD como unidade de boot, apesar de que na instalação do windows ter corrido tudo bem.

 

Depois de muito pesquisar acabei testando em outros dois PC, de mesa, ambos compatíveis com NVMe com bios atualizadas, um deles inclusive rodando com um SSD NVMe diariamente, e os resultados foram os mesmos. Com esse último teste resolvi admitir que se tratava de um problema do SSD, e não uma burrice minha em alguma ponto da utilização.

 

Abri o chamado da Kingston, expliquei bem detalhado o ocorrido. Enviei para São Paulo muito bem embalada e depois de dois dias de ter chegado lá já me avisaram que me enviariam um novo. No total deve ter dado uma semana e meia para enviar e chegar o novo (moro em Florianópolis).

 

Com a chegada da nova unidade foi tudo tranquilo, como deveria ser. Funcionou tudo como deveria e agora está operando normalmente.

 

Ou seja, problema de fábrica de algumas unidades ou lote desse modelo.

 

Abraço!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...