Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Memorias dual channel e sua velocidade


Posts recomendados

Boa noite,

 

Eu adquiri um Ideapad S145, ele já tem uma memória de 4gb 2400 Mhz da Lenovo soldada, entretanto eu já tenho uma memória de 4gb 1600mhz de um notebook antigo, ambas são DDR4.

 

Gostaria de saber.

 

Elas trabalharão em dual channel, mesmo possivelmente sendo de fabricantes diferentes?

Se elas trabalharem , será a 1600mhz pois nivelará por baixo, fará tanta diferença em relação a eu comprar um módulo de 4gb 2400mhz?

Se eu ao invés de adicionar 4gb colocar uma de 8gb de 2400mhz comprada pelo mesmo fabricante da soldada ele terá mais eficiência que dois módulos de 4gb 2400mhz?

 

Considerem também que ele possue um Ryzen 5 3500u então a memória ram será bem utilizada pela placa integrada, e que eu gostaria de não ter que comprar outra memória haja vista a do meu notebook antigo não estar sendo utilizada.

 

Se tiverem dados, acho que tem uma multiplicação de taxa de transferência de dados etc podem disponibilizar? Valeu!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, F4b10 disse:

Veja as especificações dessa sua DDR4 de 1600, pois não existe memorias DDR4 tão lentas, as mais lentas são DDR4 2133 e já são difíceis de achar, o mais comum pra módulos DDR4 é 2400 ou 2666, 1600 é velocidade de memoria DDR3.

Realmente, agora rodei o cpu z no meu notebook antigo e percebi isso, terei de comprar.

 

Então segue a pergunta:

 

Se eu ao invés de adicionar 4gb colocar uma de 8gb de 2400mhz comprada pelo mesmo fabricante da soldada ele terá mais eficiência que dois módulos de 4gb 2400mhz?

 

2x4gb 2400mhz ou 4gb 2400mhz + 8 gb 2400mhz

 

Qual mais vantajosa, considerando o processador como placa integrada?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que um modulo de 8GB seria mais vantagem pois sobraria alguma memoria pro video integrado, com módulos de capacidades diferentes o dual channel funciona de forma parcial, os primeiros 8GB dos 12GB serão acessados em dual channel, enquanto os 4GB restantes serão acessados em single channel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@F4b10 Acabei comprando a de 4gb por conta de estar metade do preço, é tão ruim essa troca?

 

Tem alguma calculadora ou site que eu possa ver os testes na prática do uso de memória...?

 

Meu ryzen 5 3500u trabalhando com 2x4gb 2400mhz será tão mais ineficiente que um 4gb 2400mhz + 8gb 2400mhz em games leves como fortnite etc?

 

@edit

Leve em consideração o preço, nos próximos meses tentarei adquirir um ssd nvme para ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/01/2020 às 22:53, F4b10 disse:

Olha só testando pra ter certeza, mas tem videos no YT desse processador rodando vários jogos e com 8GB de RAM, por enquanto deixa os 8GB mesmo que eu acho que deve lhe atender, se porventura você for trabalhar com programas muito pesados ai pensa no up pra 12GB.

Eu acabei comprando com 8gb ela trabalhará em dual channel mesmo assim? Como eu meço a eficiência nesse quesito ? Quero conseguir jogar também. Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/01/2020 às 22:21, F4b10 disse:

Com módulos de capacidades diferentes o dual channel funciona de forma parcial, os primeiros 8GB dos 12GB serão acessados em dual channel, enquanto os 4GB restantes serão acessados em modo single channel.

 

Medir eficiência? cacho que pra saber o desempenho só mesmo testando em jogos, Tem um teste sintetico no programa AIDA 64 que testa a velocidade de leitura/escrita da memoria, com dual channel a velocidade quase dobra em comparação ao single channel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, F4b10 disse:

 

Medir eficiência? cacho que pra saber o desempenho só mesmo testando em jogos, Tem um teste sintetico no programa AIDA 64 que testa a velocidade de leitura/escrita da memoria, com dual channel a velocidade quase dobra em comparação ao single channel.

Mas eu digo de dual channel 4 x 4 para 4x8 em flex. Sabes me dizer se o ryzen 5 3500u trabalha similar a dual channel no modo flex nessa config? Eu sei que é um conhecimento bem especifico, mas talvez saiba..

 

De qualquer forma, obrigado novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, F4b10 disse:

Em teoria qualquer CPU moderno trabalha em dual channel simétrico/assimétrico ( flex mode ), bastando que tenha um modulo de memoria em cada canal, já na pratica acaba dependendo também do BIOS, só testando pra ter certeza.

Já fiz alguns testes, está funcionando perfeitamente! E no cpu z está como dual Channel, quem comprou o Lenovo s145 pode botar 8gb extra sem medo, o desempenho pra tudo melhorou muito. O tempo de ligar mesmo eu já ocupando 300gb chega a ser 30-40 segundos, bem Interessante...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...