Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte Corsair TX 550M suporta Ryzen 2700X e RTX 2070 em overclock?


Posts recomendados

Saudações, amigos. Estou com uma pequena dúvida a respeito da fonte ideal para minha atual configuração (da assinatura). Antes, estava com uma antiga Seasonic M12II Evo 850w 80 Plus Bronze que começou a dar sinais de velhice, pois estava comigo desde 2011. Super aquecimento e travamentos do PC (provavelmente, não estava mais entregando com eficiência). Daí decidi usar uma boa TX 550m Corsair 80 plus gold que tinha aqui de outra máquina. Sei que ela segura bem um Ryzen 2700x + RTX 2070. Acontece que a configuração atual tem mais coisas, ficando assim:

 

- Ryzen 2700x (OC 4.15Ghz)

- RTX 2070

- 16 GB @3200Mhz

- 3 HDDs

- 2 SSDs M.2

- 1 SSD Sata

- 1 Fan controller Lamptron (60w por canal)

- 5 Fans Noctua 140mm (na controladora)

- 1 Sound Card (Asus Xonar DGX)

- 1 Wi Fi Card PCI-E Dual band

- 2 Fitas de Led (conectadas na mobo)

 

A questão é que estou aqui usando, jogando, sendo suportado pela TX 550M, que é uma boa fonte, mas algo me diz (não tenho certeza) de que a fonte está bem no limite. Estou cogitando subir para uma 750w Sharkoon Silentstorm 80 Plus Gold. Vocês acham válido ou é exagero e paranóia da minha parte?

 

OBS.: naqueles calculadores de potêncida da Web (Outer Vision e Seasonic PSU Calculator), há um indicativo de 635 a 640w

 

Abraços e grato desde já pelas possíveis respostas / opiniões

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noit,e a um tempo atras passei pelo mesmo empasse, eu tinha uma configuração pre definida, mas é difícil de saber qual vai ser a demanda do pc no quesito fonte, por que pode ser que você faça um OC na GPU ou CPU ja que você usa o R7 2700x que ja tem um potencial muito bom para OC é bom pegar umas fonte que sobre um pouco afinal a diferença de preço vai ser bem baixa, enfim eu aconselho uma 750w de boa qualidade 80 plus, sei que a corsair é boa pois uso uma, espero ter ajudado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alexsander Luis Silva valeu, amigo, obrigado. O que eu sei é que a fonte de 550w "segura", mas talvez não dê mais caso peça. Na verdade, estou quase convicto de que preciso de um pouco mais de folga, mas estou naquela fase de tentar não gastar sem motivo e como não tenho total segurança no assunto "fonte" e "energia", vim pedir uma opinião do pessoal que manja bem mais do assunto por aqui... Mas você ajudou sim, valeu 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, marianoazevedo disse:

@Alexsander Luis Silva valeu, amigo, obrigado. O que eu sei é que a fonte de 550w "segura", mas talvez não dê mais caso peça. Na verdade, estou quase convicto de que preciso de um pouco mais de folga, mas estou naquela fase de tentar não gastar sem motivo e como não tenho total segurança no assunto "fonte" e "energia", vim pedir uma opinião do pessoal que manja bem mais do assunto por aqui... Mas você ajudou sim, valeu 

Entendi, no caso pense que o fonte é o que vai dar a energia que o sistema precisa para funcionar bem, entao tente nao economizar demais neste, comparar os preços e sempre deixar sobrar um pouco, fica como uma margem de erro ja que nunca uma fonta entra 100% da energia pois sempre a perdas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GenesisG7 Obrigado, amigo. Então, a questão é que eu faço overclocks leves para certos games. Mas suspeito (não tenho dados) que essa TX 550m gold dê até mais que os 550w especificados. Certa vez um amigo mais experiente com esse tema de fontes e energia falou que as certificações gold conseguem entregar até mais do que a etiqueta diz... A questão mesmo é só a insegurança que tenho com relação a essa informação .. kkk 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nas fontes com certificado 80plus Bronze, gold, platina cada uma tem uma eficiência que é a quantidade que elas conseguem tranferir de energia sem perdas, o maximo que eles entregam é 96% do potencial energético pois elas perdem um pouco da energia na transferência de calor dos componentes, quanto melhor os componentes mais a fonte entrega a de energia mas o maximo seria na casa dos 96% da quantia determinada nas especificações da fonte, nao tem como umaa fo te entregar mais de 100% de eficiências, tem alguns artigos de eletronica que falam sobre isso, quando sair do trabalho posto aqui os artigos. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GenesisG7

3 horas atrás, GenesisG7 disse:

@marianoazevedo

Não só fontes de Gold, fontes de qualidade de variadas taxas de eficiência conseguem entregar até mais do que se é rotulado, que é o caso da sua unidade. Ela conseguirá te suprir.

Bom saber disso, fico mais tranquilo, muito obrigado!

 

@LNPott

3 horas atrás, LNPott disse:

@marianoazevedo Sinceramente, com um sistema desse em OC eu realmente faria um upgrade sim, a mencionada por ti eu pessoalmente não vi testes, procure testes para saber se realmente é uma fonte segura.

É o que estou prestes a fazer. Sei que farei uns overclocks e não quero me preocupar com falta de fonte nem tão cedo. Estou apenas em dúvidas sobre a fonte mencionada de 750 ou 850w, mas creio a de 750. Sobre a confiablidade do produto: minha única referência é uma fonte da mesma linha (Silentstorm), modelo SFX, que usei por um tempo e é reconhecida mundialmente pela qualidade, além de ser muito elogiada entre o pessoal que curte SFF. Vários amigos elogiam as fontes da marca, embora no Brasil seja pouco conhecida nesse segmento. Avaliei reviews técnicos estrangeiros que a classificam com muitos elogios aos componentes e eficiência. Vi um review BR em video, mas não gostei muito porque não é tecnico, apenas fez propaganda do produto. Notei que nos EUA ela tem pouca penetração, pois é território dominado por Corsair e Cooler Master (como aqui). Mas na Europa, especialmente no centro/norte/leste, ela é muito usada e elogiada.

 

Curiosidade interessante: ela vem com dois interruptores que acionam recursos que nunca vi em outra fonte: "Fan Delay" (o fan gira por mais 60 segundos após o desligamento do PC para conclusão da refrigeração completa dos componentes internos); e "0 RPM" (desligamento manual do fan em usos pouco exigentes). Achei isso muito legal, embora nunca tenha conferido na prática.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marianoazevedo  - sua fonte é boa e suporta seu sistema, fornecendo energia com segurança. A pergunta é: quão longe está indo com o overclock?

 

Hoje em dia, tanto pra Intel quanto para AMD, os processadores já chegam entregando quase tudo que o chip tem a oferecer. Isso se traduz em grandes aumentos de consumo para pequenos acréscimos na frequência de operação. E, enquanto os processadores Ryzen são muito eficientes, o overclock pode de fato subir demasiadamente o consumo de componentes. Mas, apesar da situação descrita, duvido bastante que seu sistema chegue de fato a alcançar os limites de sua fonte. Veja:

 

Segundo testes do Anandtech, um sistema com esta placa de vídeo, em jogo, somada as consumo de um Core i7 7820X, consome:

 

101952.png

https://www.anandtech.com/show/13431/nvidia-geforce-rtx-2070-founders-edition-review/14

 

Ainda pelos teste do Anandtech, o Ryzen 2700X (desta vez isolado) consome:

 

111362.png

https://www.anandtech.com/show/14605/the-and-ryzen-3700x-3900x-review-raising-the-bar/19

 

Levando em conta que o i7 7820X possui TDP de 140W (o que demonstra apenas o clock base quando seus núcleos entram em carga) e o Ryzen 7 2700X possui TDP de 105W (que neste caso é uma aproximação de seu consumo em turbo com núcleos em carga), dá pra ficar bem tranquilo com sua atual TX550M. Periféricos, discos rígidos, fitas LED, SSDs tem consumo muito baixo. Somados não vão chegar a 75W, jogando pra cima.

 

E, na pior das hipóteses, em funcionamento normal, se conseguir alcançar o limite da fonte ela vai apenas desligar. Então realmente não vejo porquê trocar sua ótima fonte. Sem a presença de fatores de risco, como estabilizadores de tensão ou no-breaks de baixa qualidade, é um modelo confiável.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marianoazevedo veja a máquina usada neste teste:

 

https://www.anandtech.com/show/13431/nvidia-geforce-rtx-2070-founders-edition-review/3

 

Processador de alto desempenho overclockado (Intel Core i7-7820X @ 4.3GHz), placa-mãe de alto desempenho (Gigabyte X299 AORUS Gaming 7 (F9g), 4 pentes de memória, enfim, uma máquina com tendência de consumo consideravelmente maior que a sua.

 

O consumo dela, com a RTX 2070, não passa de 340w.

 

https://www.anandtech.com/show/13431/nvidia-geforce-rtx-2070-founders-edition-review/14

 

Considerando que seu hardware é muito mais eficiente e consome menos, é praticamente impossível você atingir 550w de consumo, principalmente se o seu overclock não é extremo. 

 

Em resumo, sua fonte é de qualidade e te atende tranquilamente, com enorme folga.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bakura Ryo Muito obrigado, amigo, seu comentário foi muito útil para mim, trouxe dados concretos. A TX 550m parece ser até melhor do que sempre achei ... 

 

Sobre minha experiência em Overclock: eu não faço nada demais, apenas gosto de setar um clock fixo, sem chegar ao extremo, para ganhar uns fps a mais em certos jogos. Não sou vidrado em pontuação de benchmark nem nada. Com base nisso, acredito que a fonte não vá me deixar mão, considerando os dados que você trouxe. Obrigado mais uma vez!

 

@braconius Cara, fiquei surpreso, pois achei que o consumo seria muito maior. Vejo, então, que grande parte das pessoas usam fontes extremamente exageradas para os sistemas que possuem. Obrigado, seu comentário foi um complemento importante do que @Bakura Ryo apresentou

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, marianoazevedo disse:

@Bakura Ryo Muito obrigado, amigo, seu comentário foi muito útil para mim, trouxe dados concretos. A TX 550m parece ser até melhor do que sempre achei ... 

 

Sobre minha experiência em Overclock: eu não faço nada demais, apenas gosto de setar um clock fixo, sem chegar ao extremo, para ganhar uns fps a mais em certos jogos. Não sou vidrado em pontuação de benchmark nem nada. Com base nisso, acredito que a fonte não vá me deixar mão, considerando os dados que você trouxe. Obrigado mais uma vez!

 

@braconius Cara, fiquei surpreso, pois achei que o consumo seria muito maior. Vejo, então, que grande parte das pessoas usam fontes extremamente exageradas para os sistemas que possuem. Obrigado, seu comentário foi um complemento importante do que @Bakura Ryo apresentou

Sim, é exatamente isso que acontece. Já postei um tópico sobre isso há uns 4 anos atras:

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...