Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Aterramento eletrônico realmente funciona ?


Matthwus

Posts recomendados

Galera as vezes sofro alguns ruídos no som, principalmente com cubos/caixa amplificada, acredito que seja por falta de aterramento (ainda vou testar se e falta de terra mesmo), mas aqui na minha região basicamente não tem terra em nenhum canto, então mesmo que eu tenho terra nos equipamentos não adianta de nada, já que as tomadas não tem, dando uma pesquisada na internet encontrei um tal de "Aterramento Eletrônico" queria saber se alguém já teve alguma experiencia com ele, saber se funciona, e também queria saber como funciona, sera que ele une o terra ao neutro ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matthwus , perguntas como a sua mostram um desconhecimento generalizado daquilo que ocorre na prática e como devemos lidar com isso de forma segura. Sua dúvida é a de muitos e para isso que serve este forum.

 

A primeira coisa que deve notar no desenho abaixo é que terra e neutro se encontram na vareta de aterramento. Podemos utilizar uma como sendo a outra? NÃO.

 

NEUTRO é uma linha de energia que se encontra no potencial zero e para garantir esse zero deve ser ligado na vareta de aterramento. Cada uma das fases está a 127V do neutro, ao garantir que o neutro está em zero isso garante que as fases não irão extrapolar os 127V em relação ao neutro. Sem essa garantia feita pela ligação do neutro na vareta de terra um vazamento de energia entre uma das fases do primário do transformador de rua (13kV) e o secundário poderia levar o secundário inteiro para 13kV acima do nivel zero (terra). O desenho do transformador garante as tensões entre seus terminais, não garante a tensão entre os terminais e a terra.

 

TERRA é uma linha de energia que se encontra no potencial zero e para garantir esse zero deve ser ligado na vareta de aterramento. Sua finalidade é garantir que vazamentos de energia sejam descarregados no terra para segurança dos usuários. Exemplo típico: chuveiro elétrico. Funciona utilizar o fio de terra como neutro? Infelizmente sim mas não se deve fazer isso por questão de segurança. Lembre-se de que tudo é perfeito enquanto está perfeito. Caso use o fio de terra como neutro, no caso de uma interrupção da fiação (os famosos defeitos) a linha que deveria prover proteção (terra) se tornará assassina.

Exemplo: Um chuveiro elétrico não aterrado sempre dá um tranco de choque no momento em que liga ou desliga e depois funciona sem choque. Estando aterrado esses trancos não ocorrem, a linha de terra absorve o vazamento temporário de energia para segurança e conforto do usuário. Suponha um simples liquidificador 127V usando o terra como neutro e que haja um problema no encontro do terra com a vareta de aterramento (ataque de ratos, isso é comum). No momento em que o liquidificador for ligado aquele que estiver tomando banho vai fritar.

Sem título.png

adicionado 2 minutos depois

Quanto ao foco da sua pergunta, a única coisa que faz terra elétrico é um condutor te ligando a uma vareta de terra ou algo que de forma efetiva descarregue as energia no solo. Qualquer outra coisa é estelionato.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

@Matthwus , perguntas como a sua mostram um desconhecimento generalizado daquilo que ocorre na prática e como devemos lidar com isso de forma segura. Sua dúvida é a de muitos e para isso que serve este forum.

 

A primeira coisa que deve notar no desenho abaixo é que terra e neutro se encontram na vareta de aterramento. Podemos utilizar uma como sendo a outra? NÃO.

 

NEUTRO é uma linha de energia que se encontra no potencial zero e para garantir esse zero deve ser ligado na vareta de aterramento. Cada uma das fases está a 127V do neutro, ao garantir que o neutro está em zero isso garante que as fases não irão extrapolar os 127V em relação ao neutro. Sem essa garantia feita pela ligação do neutro na vareta de terra um vazamento de energia entre uma das fases do primário do transformador de rua (13kV) e o secundário poderia levar o secundário inteiro para 13kV acima do nivel zero (terra). O desenho do transformador garante as tensões entre seus terminais, não garante a tensão entre os terminais e a terra.

 

TERRA é uma linha de energia que se encontra no potencial zero e para garantir esse zero deve ser ligado na vareta de aterramento. Sua finalidade é garantir que vazamentos de energia sejam descarregados no terra para segurança dos usuários. Exemplo típico: chuveiro elétrico. Funciona utilizar o fio de terra como neutro? Infelizmente sim mas não se deve fazer isso por questão de segurança. Lembre-se de que tudo é perfeito enquanto está perfeito. Caso use o fio de terra como neutro, no caso de uma interrupção da fiação (os famosos defeitos) a linha que deveria prover proteção (terra) se tornará assassina.

Exemplo: Um chuveiro elétrico não aterrado sempre dá um tranco de choque no momento em que liga ou desliga e depois funciona sem choque. Estando aterrado esses trancos não ocorrem, a linha de terra absorve o vazamento temporário de energia para segurança e conforto do usuário. Suponha um simples liquidificador 127V usando o terra como neutro e que haja um problema no encontro do terra com a vareta de aterramento (ataque de ratos, isso é comum). No momento em que o liquidificador for ligado aquele que estiver tomando banho vai fritar.

Sem título.png

adicionado 2 minutos depois

Quanto ao foco da sua pergunta, a única coisa que faz terra elétrico é um condutor te ligando a uma vareta de terra ou algo que de forma efetiva descarregue as energia no solo. Qualquer outra coisa é estelionato.

Eu me refiro a basicamente essa coisa que encontrei a venda: 

aterramento-eletrnico-terra-lux-D_NQ_NP_

É muito estranho, pois como pode ver a parte que vai na tomada tem apenas 2 pinos, a parte onde vai o equipamento tem 3 pinos, então deduzi, ou não esta ligado, ou vai para o neutro, ai que fiquei com a duvida, provavelmente deve ir para o neutro né ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

Está se esquecendo duma questão: o plug de 2 pinos de encaixa dos 2 lados. dito isso, como saber de qual lado estará o neutro?

Então é isso que eu queria entender, por que se não estaria jogando a fase viva em toda a carcaça do equipamento, reparei que ele tem alguns leds, sera que seria tipo tentativa até acender o led correto ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Matthwus disse:

Eu me refiro a basicamente essa coisa que encontrei a venda: 

aterramento-eletrnico-terra-lux-D_NQ_NP_

É muito estranho, pois como pode ver a parte que vai na tomada tem apenas 2 pinos, a parte onde vai o equipamento tem 3 pinos, então deduzi, ou não esta ligado, ou vai para o neutro, ai que fiquei com a duvida, provavelmente deve ir para o neutro né ?

Deve ter capacitor de cerâmica dentro dessa coisa. 

Eu já fiz alguns testes se conectar capacitor entre fase/neutro terra do aparelho os ruídos, tipo esses de áudio diminuem. 

 

Só que acaba sendo perigoso, já que passa a circular uma pequena corrente elétrica na carcaça do aparelho. 

 

Porém se o aparelho tiver a caixa totalmente plástica e não tiver partes metálicas a mostra pode funcionar sem perigo. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Em 28/01/2020 às 13:58, Sérgio Lembo disse:

Está se esquecendo duma questão: o plug de 2 pinos de encaixa dos 2 lados. dito isso, como saber de qual lado estará o neutro?

Recentemente comprei 1 aparelho igual a esse e pelo que entendi ele usa o neutro mesmo. Pois aquele metal na lateral dele é feito para testar se o aparelho ta funcionando. A embalagem do aparelho informa para conectar na tomada e tocar com a ponta do dedo nesse metal lateral, se o led verde do aparelho acender é porque esta funcionando normalmente, mas se o led verde não acender é dito para girar o aparelho invertendo assim os pinos entao é feito o mesmo teste novamente. 

Eu fiz isso e realmente foi o que aconteceu. Em uma posição o led não acende, já na outra sim. Então suponho que este aparelho esteja usando o neutro. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...