Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

CPU Over Spec - Core 2 Quad Q8400 na placa-mãe PcChips P49G


Posts recomendados

Olá, tudo bem? Eu tenho atualmente uma PcChips P49G (mais velha que o rascunho de bíblia diagasi de passage) e 2 pentes de memória sendo um módulo de 2 GB 1333 e o outro 4GB 1333, ambos DDR3. Eis que eu resolvi adquirir um novo processador, no caso o Core2Quad Q8400. Como todos sabemos a PcChips encerrou suas atividades e não há mais site do fabricante (pelo menos até onde eu tenho conhecimento) e então geralmente eu uso como guia ou o Pc-Specs pra consultar compatibilidade ou então o CpU-Upgrade. Nos dois sites que eu mencionei é informado que existe compatibilidade entre minha placa e o processador em questão, embora eu tenha desconfiado por conta do TDP ser mais alto do que o que normalmente é indicado para esta placa. Pois bem, eis que eu adquiri o processador e realizei um teste ontem e me aparece a seguinte mensagem, EM VERMELHO, "Warning: CPU over spec! manufacturer does not guarantee operation and not liable for any damage."

Outra coisa que eu notei é que meus módulos de memória embora sejam DDR3, rodam como 1066, embora no manual da placa-mãe esteja descrito que o max é 1333, será que ele só reconhece o 1333 mas só funciona 1066?

A respeito do processador e da mensagem, Isso é algo muito ruim, posso usar normalmente o processador? Teria de realizar alguma atualização. Eu deixei a imagem em anexo pra mais detalhes e a configuração atual do meu computador é:

 

PcChips P49G 1.0

2 RAM DDR3 1333 6GB

Nvidia Geforce GT 710 PCI-2.0

Core2Duo E8400 (atual) - Core2quad Q8400 (processador novo)

Fonte: Corsair 430W CX430 80Plus Bronze - CP-9020046-WW

WhatsApp Image 2020-01-29 at 09.35.22.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então, eu to ultilizando normalmente, com desempenho consideravelmente melhor que o meu antigo core2duo, o meu medo é super aquecer ou até mesmo queimar minha placa, tem um risco muito grande de acontecer será? Um amigo me falou que quando aparece essa mensagem é geralmente quando se faz overclock, sera que foi feito overclock nesse processador (aliás isso é possível?) porque até onde sei overclock é feito na MOBO não é?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, eu fui até uma assistência técnica na verdade e o profissional me informou a respeito do TDP e tal, me sugeriu que existe uma versão desse processador até que teria o TDP de 65W. Eu vou verificar isso com a loja que eu adquiri, de qualquer forma, obrigado guys!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Não é por causa do TDP, vim procurar uma solução também, comprei o quad q6600 TDP igual ao antigo e ainda assim me apareceu a mesma msg, o técnico daqui disse que é por causa da potência que a placa não estava adaptada, mas não interferia em nada no desempenho faz quase 1 ano que troquei o processador, tinha um Intel atom antes de fazer o upgrade, a placa e liga 775antiga na mesma situação, sem opção de atualizar a BIOS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...