Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Velocidade só normaliza quando reinicio o dispositivo de rede.


Posts recomendados

Pessoal, boa tarde. Já procurei em outros tópicos e não achei um problema parecido com o meu. Caso exista, peço desculpas pela duplicidade e peço que me encaminhem o link do mesmo.

Possuo uma banda larga da NET de 240Mbps com o modem Arris. Minha placa de rede é uma Realtek RTL8111GR onboard (estou usando o driver do fabricante) (ASRok FM2A58M-VG3+ R2.0). Estou usando também um cabo novo CAT 5e. Estou com o Windows 10 1909.
Estou com o seguinte "problema": quando inicio o Windows, abro o navegador (estou usando o Edge mas o mesmo acontece tanto no Opera como no Chrome) e faço o teste de velocidade (Brasil Banda Larga). No teste, a latência fica em torno de 12ms e a velocidade não passa de 160Mbps.
Porém, quando altero a velocidade (Velocidade & Duplex) tanto para 1.0Gb ou auto negociação, aplico a alteração e o dispositivo reinicia, tanto a latência como a velocidade melhoram. A latência fica em torno de 8ms e a velocidade chega a 260Mbps. Quando desativo o dispositivo e ativo novamente, a velocidade é corrigida também. Mas quando reinicio o computador o "problema" volta e a velocidade não passa dos 160Mbps. Aí tenho que desativar e ativar o dispositivo de rede para corrigir o "problema". Parece ser um problema no Windows mas não sei o que fazer para corrigir (reinstalação seria a última coisa que faria). Pensei em instalar uma placa de rede off board mas não sei se resolveria. Desde já agradeço a atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sugiro tentar mudar o IP para ver se faz alguma diferença.

Tenho um problema parecido, também com a NET, a minha é de 2Mbps com cablemodem Surfboard SVBS121 conectado a um roteador WIFI particular, não fornecido pela empresa.

Após algumas horas de uso a rede trava, nenhum dado é transmitido ou recebido, nem sequer é possível acessar pela rede o cablemodem ou o roteador, fiz testes utilizando outros roteadores WIFI e até mesmo ligando o cabo de rede direto na placa de rede do computador, sem qualquer alteração neste ciclo de travamento. Tanto faz com Windows ou Linux.

A única coisa que resolveu temporariamente foi, desligar e religar o cablemodem para então trocar o IP. Consigo trocar o IP conectando o cabo de rede em placas de rede diferentes ou então pelo roteador WIFI mudando o serial da placa de rede, não consigo via linha de comando. Apenas desligar e ligar de novo continua sem transitar os dados, só volta a transmitir quando troca o IP.

Fazendo estas manobras eu consigo normalizar a velocidade por algumas horas ou até mesmo um dia inteiro mas, inevitavelmente após algum tempo de uso, volta a travar.

A minha desconfiança recai sobre a operadora, já que tanto os roteadores como os computadores funcionam normalmente por dias quando conectados em outra operadora.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Pincipi disse:

Sugiro tentar mudar o IP para ver se faz alguma diferença.

Tenho um problema parecido, também com a NET, a minha é de 2Mbps com cablemodem Surfboard SVBS121 conectado a um roteador WIFI particular, não fornecido pela empresa.

Após algumas horas de uso a rede trava, nenhum dado é transmitido ou recebido, nem sequer é possível acessar pela rede o cablemodem ou o roteador, fiz testes utilizando outros roteadores WIFI e até mesmo ligando o cabo de rede direto na placa de rede do computador, sem qualquer alteração neste ciclo de travamento. Tanto faz com Windows ou Linux.

A única coisa que resolveu temporariamente foi, desligar e religar o cablemodem para então trocar o IP. Consigo trocar o IP conectando o cabo de rede em placas de rede diferentes ou então pelo roteador WIFI mudando o serial da placa de rede, não consigo via linha de comando. Apenas desligar e ligar de novo continua sem transitar os dados, só volta a transmitir quando troca o IP.

Fazendo estas manobras eu consigo normalizar a velocidade por algumas horas ou até mesmo um dia inteiro mas, inevitavelmente após algum tempo de uso, volta a travar.

A minha desconfiança recai sobre a operadora, já que tanto os roteadores como os computadores funcionam normalmente por dias quando conectados em outra operadora.

Obrigado Pincipi por sua observação. Vou tentar fazer o teste de mudança do IP mas pelo que parece, no meu caso, o problema está no Windows. Alguma coisa acontece na inicialização que afeta o dispositivo de rede mantendo a velocidade em torno de 160Mbps. Só quando altero alguma configuração da placa ou desativo e ativo novamente a mesma é que normaliza a velocidade.
Grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pela descrição Realtek RTL8111GR ela é gigabit ou seja 10 / 100 / 1000

Seu windows 10  é 64 bits ?

Sabe informar qual o padrão está sendo utilizado no cabo de rede ?

Poderia informar o modelo correto do modem ?

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, roblox_gamer disse:

Pela descrição Realtek RTL8111GR ela é gigabit ou seja 10 / 100 / 1000

Seu windows 10  é 64 bits ?

Sabe informar qual o padrão está sendo utilizado no cabo de rede ?

Poderia informar o modelo correto do modem ?

 

 

 

Sim, a placa é gigabit e está configurada para conectar a 1Gbps.
Windows 10 64bits, versão 1909 atualizado com todos os updates.
Cabo CAT 5e.
Arris TG1692A.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acredito que descobri qual é o problema que ocorre com você

Ao que tudo indica é o modem que não está suportando tal velocidade

Maioria das pessoas que conheço que tinham tal modem com velocidade superior a 10Mbps tiveram que trocar

por um outro modelo visto que o mesmo não habilitava velocidades maiores na central

Não estou falando que seja isso, mas tudo leva a crer que sim

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...