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Bruno A.S. Rodrigues

Velocidade só normaliza quando reinicio o dispositivo de rede.

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Pessoal, boa tarde. Já procurei em outros tópicos e não achei um problema parecido com o meu. Caso exista, peço desculpas pela duplicidade e peço que me encaminhem o link do mesmo.

Possuo uma banda larga da NET de 240Mbps com o modem Arris. Minha placa de rede é uma Realtek RTL8111GR onboard (estou usando o driver do fabricante) (ASRok FM2A58M-VG3+ R2.0). Estou usando também um cabo novo CAT 5e. Estou com o Windows 10 1909.
Estou com o seguinte "problema": quando inicio o Windows, abro o navegador (estou usando o Edge mas o mesmo acontece tanto no Opera como no Chrome) e faço o teste de velocidade (Brasil Banda Larga). No teste, a latência fica em torno de 12ms e a velocidade não passa de 160Mbps.
Porém, quando altero a velocidade (Velocidade & Duplex) tanto para 1.0Gb ou auto negociação, aplico a alteração e o dispositivo reinicia, tanto a latência como a velocidade melhoram. A latência fica em torno de 8ms e a velocidade chega a 260Mbps. Quando desativo o dispositivo e ativo novamente, a velocidade é corrigida também. Mas quando reinicio o computador o "problema" volta e a velocidade não passa dos 160Mbps. Aí tenho que desativar e ativar o dispositivo de rede para corrigir o "problema". Parece ser um problema no Windows mas não sei o que fazer para corrigir (reinstalação seria a última coisa que faria). Pensei em instalar uma placa de rede off board mas não sei se resolveria. Desde já agradeço a atenção.

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Sugiro tentar mudar o IP para ver se faz alguma diferença.

Tenho um problema parecido, também com a NET, a minha é de 2Mbps com cablemodem Surfboard SVBS121 conectado a um roteador WIFI particular, não fornecido pela empresa.

Após algumas horas de uso a rede trava, nenhum dado é transmitido ou recebido, nem sequer é possível acessar pela rede o cablemodem ou o roteador, fiz testes utilizando outros roteadores WIFI e até mesmo ligando o cabo de rede direto na placa de rede do computador, sem qualquer alteração neste ciclo de travamento. Tanto faz com Windows ou Linux.

A única coisa que resolveu temporariamente foi, desligar e religar o cablemodem para então trocar o IP. Consigo trocar o IP conectando o cabo de rede em placas de rede diferentes ou então pelo roteador WIFI mudando o serial da placa de rede, não consigo via linha de comando. Apenas desligar e ligar de novo continua sem transitar os dados, só volta a transmitir quando troca o IP.

Fazendo estas manobras eu consigo normalizar a velocidade por algumas horas ou até mesmo um dia inteiro mas, inevitavelmente após algum tempo de uso, volta a travar.

A minha desconfiança recai sobre a operadora, já que tanto os roteadores como os computadores funcionam normalmente por dias quando conectados em outra operadora.

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4 horas atrás, Pincipi disse:

Sugiro tentar mudar o IP para ver se faz alguma diferença.

Tenho um problema parecido, também com a NET, a minha é de 2Mbps com cablemodem Surfboard SVBS121 conectado a um roteador WIFI particular, não fornecido pela empresa.

Após algumas horas de uso a rede trava, nenhum dado é transmitido ou recebido, nem sequer é possível acessar pela rede o cablemodem ou o roteador, fiz testes utilizando outros roteadores WIFI e até mesmo ligando o cabo de rede direto na placa de rede do computador, sem qualquer alteração neste ciclo de travamento. Tanto faz com Windows ou Linux.

A única coisa que resolveu temporariamente foi, desligar e religar o cablemodem para então trocar o IP. Consigo trocar o IP conectando o cabo de rede em placas de rede diferentes ou então pelo roteador WIFI mudando o serial da placa de rede, não consigo via linha de comando. Apenas desligar e ligar de novo continua sem transitar os dados, só volta a transmitir quando troca o IP.

Fazendo estas manobras eu consigo normalizar a velocidade por algumas horas ou até mesmo um dia inteiro mas, inevitavelmente após algum tempo de uso, volta a travar.

A minha desconfiança recai sobre a operadora, já que tanto os roteadores como os computadores funcionam normalmente por dias quando conectados em outra operadora.

Obrigado Pincipi por sua observação. Vou tentar fazer o teste de mudança do IP mas pelo que parece, no meu caso, o problema está no Windows. Alguma coisa acontece na inicialização que afeta o dispositivo de rede mantendo a velocidade em torno de 160Mbps. Só quando altero alguma configuração da placa ou desativo e ativo novamente a mesma é que normaliza a velocidade.
Grande abraço.

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Pela descrição Realtek RTL8111GR ela é gigabit ou seja 10 / 100 / 1000

Seu windows 10  é 64 bits ?

Sabe informar qual o padrão está sendo utilizado no cabo de rede ?

Poderia informar o modelo correto do modem ?

 

 

 

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6 minutos atrás, roblox_gamer disse:

Pela descrição Realtek RTL8111GR ela é gigabit ou seja 10 / 100 / 1000

Seu windows 10  é 64 bits ?

Sabe informar qual o padrão está sendo utilizado no cabo de rede ?

Poderia informar o modelo correto do modem ?

 

 

 

Sim, a placa é gigabit e está configurada para conectar a 1Gbps.
Windows 10 64bits, versão 1909 atualizado com todos os updates.
Cabo CAT 5e.
Arris TG1692A.

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Eu acredito que descobri qual é o problema que ocorre com você

Ao que tudo indica é o modem que não está suportando tal velocidade

Maioria das pessoas que conheço que tinham tal modem com velocidade superior a 10Mbps tiveram que trocar

por um outro modelo visto que o mesmo não habilitava velocidades maiores na central

Não estou falando que seja isso, mas tudo leva a crer que sim

 

 

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@roblox_gamer Obrigado. Vou fazer mais uns testes. Se persistir vou entrar em contato com a NET e solicitar uma visita técnica para troca do modem.

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